Páginas

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Renovação, elogio de Autuori e papo com Honda: Caio Alexandre avalia início no Botafogo


Novo titular do Alvinegro, volante curte os primeiros passos como profissional. Ao GloboEsporte.com, contou ainda os planos para a carreira e a rotina na quarentena



Titular do Botafogo e com contrato renovado, Caio Alexandre curte o ápice da curta carreira como jogador profissional nos primeiros meses de 2020. Neste ano, o jovem de 21 anos foi integrado definitivamente ao time de cima e convenceu de vez o técnico Paulo Autuori pouco antes da pausa do futebol brasileiro.


Ao GloboEsporte.com, o garoto avaliou e aprovou o desempenho nos primeiros jogos como jogador profissional. Além de comemorar a recente renovação de contrato com o Alvinegro, que agora vai até o fim de 2022.


- O ano de 2020 tem sido um grande ano. O primeiro ano como profissional começando desde o início. Tive oportunidades no Carioca e consegui aproveitar. E sigo trabalhando. O momento está bom, mas quero coisas maiores ainda. Almejo coisas grandes no Botafogo. Estou vivendo um sonho e sigo trabalhando para seguir nesse sonho. Quero dar muitas alegrias à torcida do Botafogo - disse Caio.


"Renovei até o fim de 2022, o que é bom porque quero ficar muito tempo aqui e conquistar muitas coisas com o Botafogo".



Volante subiu de vez para o profissional em 2020 — Foto: Vitor Silva/Botafogo


O "grande ano", nas palavras do volante, foi interrompido de maneira inesperada pela pandemia do coronavírus. Agora, o volante tenta controlar a ansiedade por parar de jogar em bom momento. Natural de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Caio está com a família e segue as regras da quarentena. O que mudou a rotina de todos, e também a do atleta profissional.


- O clube passou uma programação de treinamento. Estou seguindo isso, tentando intercalar os exercícios. Membros inferiores, superiores, exercícios aeróbicos. Estou tentando manter a forma física. A gente não sabe quando vai voltar e temos que estar preparados para jogar o mais rápido possível - explicou.



Caio Alexandre, volante do Botafogo, mostra parte dos treinos em casa durante quarentena


Elogio de Autuori

Caio ganhou a posição de titular do Botafogo em um momento de mudança de perfil do time. No comando, saiu Alberto Valentim e entrou Paulo Autuori, que chegou com a promessa de formar uma equipe mais ofensiva e mais competitiva. O jovem volante conta que o treinador viu nele a precisão necessária para acelerar o jogo alvinegro.


- Ele pede para fazer muitas inversões. Ele gosta dos meus lançamentos e pede para fazer isso sempre que puder. Assim, a gente consegue quebrar a linha do adversário, deixar o atacante no 1 contra 1... O Autuori é um treinador que dá muita liberdade no ataque e pede sempre para sermos muito verticais, jogarmos no campo do adversário.


Convívio com Honda

Sobre a maior novidade do Botafogo na temporada, o meia Keisuke Honda, Caio compartilhou um pouco do que viu no dia a dia com o japonês. Em campo, o volante elogiou a visão de jogo e o passe de qualidade do camisa 4, a quem chamou de "referência".



Caio comemora primeiro gol de Honda pelo Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


- É muito inteligente, entende bem o jogo. É uma referência. Sempre busca o melhor passe, o companheiro sozinho, a chance de fazer o gol... É de uma cultura diferente da nossa, mas se adaptou muito rápido. No campo, vira uma língua só e a gente consegue se comunicar bem - completou.


Nos bastidores, fez sucesso um papo poliglota entre Caio, Honda e Lucas Barros que o Botafogo compartilhou nas redes sociais. O volante explicou que as conversas são frequentes. O novo contratado chega a tirar dúvidas de japonês dos companheiros.




Honda zoa Caio Alexandre durante o treino e diz: "Eu falo mais português que você inglês"


Bate-bola com o volante

Início com Autuori

- O professor Paulo Autuori é um treinador com uma carreira muito vitoriosa. Passa muita coisa. Ainda mais para mim, que tenho 21 anos. Tento absorver tudo. Sei que quando ele dá esporro é porque quer o meu bem. E gosto quando elogia o meu trabalho também. Ele chegou com ideias boas. Acho que vamos fazer um grande ano.


Renovação de contrato

- As conversas estavam bem adiantadas. A gente conversou quase tudo antes da quarentena. Depois, dificultou um pouco porque tivemos que tratar tudo por mensagem, pela internet. Deu tudo certo, o Botafogo mandou o contrato e eu assinei aqui. Renovei até o fim de 2022, o que é bom porque quero ficar muito tempo aqui e conquistar muitas coisas com o Botafogo.


Quais são as referências na posição?


- Sempre busco olhar o Toni Kroos, é a minha referência. Mas também o Luka Modric, o Busquets, o Thiago Alcântara... São caras que eu admiro na minha função.



Garoto ganhou elogio de Autuori — Foto: Vitor Silva/Botafogo


E no elenco?

- O Honda é um grande jogador, conhecido internacionalmente. Vai nos ajudar muito durante o ano. O Diego Cavalieri é outro muito vencedor dentro do futebol, me dá muitos conselhos. Carli, Gatito... Sempre ajudam o pessoal mais novo, estão sempre juntos. Estamos sempre conversando sobre tudo.


Pontos fortes e fracos

- Gosto muito das bolas longas, mas diversificando com o jogo longo. Quero ser um jogador imprevisível, que tenha recursos. Além de ajudar na marcação, que é muito importante na minha função. Busco sempre estar bem posicionado e ligado nas bolas aéreas.


Resenha com Honda


- Ele é um cara muito inteligente e está sempre querendo aprender. A gente brinca que ele está falando muito bem português, mas eu digo que falo melhor o inglês do que ele. É um cara brincalhão, a gente também tira dúvidas de japonês.


Fonte: GE/Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro