Páginas

sábado, 5 de janeiro de 2019

Botafogo se acerta com o Corinthians e anuncia empréstimo de Jean por mais um ano


Volante defendeu o Alvinegro em 2018 e fica por mais uma temporada



Reprodução/Twitter do Botafogo




O Botafogo conseguiu renovar o empréstimo do volante Jean por mais um ano. O jogador, que pertence ao Corinthians, ficará em General Severiano até o fim de 2019. A confirmação foi anunciada pelo clube carioca neste sábado.


+ Contratações e saídas do Botafogo para 2019




Botafogo F.R. ✔@Botafogo

O pit bull fica no Fogão!
Botafogo e Corinthians acertam empréstimo de Jean ao Glorioso até o fim do ano.
Foto: Vítor Silva/SSPress/BFR


Jean chegou ao Botafogo em abril de 2018, também por empréstimo. Ele já tinha trabalhado com Zé Ricardo no Vasco, reencontrou o técnico no Botafogo e fez 17 jogos na temporada passada, a maioria como titular. Também marcou um gol e deu três assistências. Mas uma lesão na coxa esquerda o tirou da reta final do Brasileiro.


A intenção da diretoria alvinegra era manter tanto o volante quanto o lateral-esquerdo Moisés, outro que pertence ao Corinthians. Mas não houve acordo na segunda negociação. Na noite da última sexta-feira, Moisés se despediu do clube carioca com uma postagem no Instagram.


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro

Bom posicionamento, velocidade e desarmes: conheça Gabriel, reforço do Botafogo para 2019


Zagueiro de 23 anos foi anunciado na sexta-feira e já se apresenta ao técnico Zé Ricardo neste sábado. Ele chega em negociação que envolveu a venda de Igor Rabello ao Atlético-MG



Bruno Cantini/ Atlético-MG


O Botafogo perdeu Igor Rabello, jogador que mais defendeu o clube em 2018 e xodó da torcida. Mas ganhou Gabriel, que chega com respaldo pelo futebol apresentado no Atlético-MG nos últimos anos, mesmo tendo perdido espaço em 2018. O zagueiro chega por empréstimo de dois anos, sendo que o Alvinegro adquiriu 20% de seus direitos econômicos.


A passagem de Gabriel pelo Botafogo começa já neste sábado. O defensor realizou os exames médicos na sexta, quando foi anunciado oficialmente pelo Alvinegro, e se junta ao grupo comandado por Zé Ricardo para a atividade em tempo integral do dia.



Reforço se apresenta neste sábado — Foto: Divulgação


Quem é Gabriel?


Gabriel Costa França tem 23 anos, nasceu em Pedro Leopoldo-MG e foi revelado pelo Atlético-MG. Fez sua estreia pelo profissional em 2014, mas subiu de vez em 2016 e já assumiu a titularidade. Terminou o ano muito bem e manteve a condição de titular durante toda a temporada de 2017, quando teve o melhor desempenho com a camisa do Galo: fez 56 jogos e marcou dois gols.


O bom ano pelo Atlético-MG fez Gabriel despertar o interesse de equipes estrangeiras. Porém, o zagueiro permaneceu no Galo, onde seguiu como titular até o meio do ano. Maidana, zagueiro recém-chegado, ganhou a posição, e Gabriel perdeu espaço, apesar de não ter feito um mau ano com a camisa atleticana. Uma das justificativas pela perda da titularidade é sua altura, 1,81m: Maidana tem 1,94m.


Gabriel é destro e, no Atlético-MG, atuava pelo lado esquerdo. Em 2017, o jogador também foi lembrado pelo técnico Tite em coletiva da seleção brasileira. O treinador citou Gabriel comparando-o com Marquinhos, defensor do PSG.


Como o zagueiro pode ajudar o Botafogo?


Conversamos com jornalistas que acompanharam o trabalho de Gabriel nos últimos anos. Veja a análise sobre o mais novo reforço do Botafogo:


Bob Faria - comentarista da TV Globo


O Gabriel é um ótimo jogador. Acho que teve uma temporada abaixo do que poderia ter, mas é um zagueiro bom ali pelo lado esquerdo, apesar de jogar com o pé direito. Tem boa saída de bola, não é tão alto e, talvez por isso, tenha perdido a posição no Atlético. Mas é um jogador com ótimo posicionamento. Acho que é uma grande promessa, gosto do futebol dele. Um jogador com potencial muito grande.


Guilherme Frossard - setorista do Atlético-MG no GloboEsporte.com


Gabriel é um zagueiro rápido, com bom posicionamento e um ótimo timing nos desarmes. É seu ponto forte. O ponto fraco é a altura, baixa para um zagueiro. Compensa isso com um excelente vigor físico - parece imune a lesões - e muita dedicação, mas o ideal é que atue ao lado de um defensor alto, para que a zaga não tenha problemas recorrentes de bola aérea.


Em relação ao comportamento, Gabriel também merece elogios. É um jogador de grupo, que, no Galo, sempre se deu bem com companheiros, comissão e diretoria. Nunca reclamou de forma contundente do banco de reservas e sempre foi muito respeitoso. Raça e entrega sempre foram pontos fortes de Gabriel.


O clima entre a torcida do Atlético-MG e Gabriel não era dos melhores nos últimos meses, mas não há uma explicação evidente. O zagueiro não fez um mau ano e não cometeu nenhuma falha grave, mas o Galo acabou sofrendo muitos gols e derrotas em algumas partidas com ele em campo, o que pode ter influenciado, mesmo sem Gabriel ter cometido falhas individuais. De qualquer forma, os mais "sensatos" atleticanos reconhecem que o zagueiro tem potencial. Talvez por isso o Atlético-MG tenha liberado o jogador por empréstimo, e não de forma definitiva. Fato é que Gabriel pode ajudar muito o Botafogo.



Rafael Araújo - setorista do Atlético-MG no GloboEsporte.com


Sem ter uma estatura avantajada, que complicava a briga do zagueiro nas disputas pelo alto, Gabriel compensa a falta de altura com muita velocidade e técnica. Neste ano começou a perder espaço no time titular após a parada da Copa. Acabou pagando o pato pela desorganização defensiva do time e foi para o banco de reservas, sendo perseguido pela torcida atleticana. A ida para o Botafogo pode ser muito boa para Gabriel e para o Botafogo, que ganha um zagueiro jovem e rápido. Caso consiga reencontrar o bom futebol dos primeiros anos da carreira, terá uma grande temporada no Rio de Janeiro.



No Galo, Gabriel jogou ao lado do 'gigante' Léo Silva — Foto: Bruno Cantini


Fonte: GE/Por Edgard Maciel de Sá e Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro