Páginas

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Escalação do Botafogo: Luiz Otávio e Marco Antônio ganham vagas; Rafael Carioca fará estreia


Lateral-esquerdo é relacionado pela primeira vez e ganha vaga de Paulo Victor. Com problema médico pessoal, Carli é poupado, mas não preocupa para sequência da temporada




Sem Matheus Babi, suspenso, o Botafogo voltará a ter somente um centroavante no time no próximo sábado, às 21h05 (de Brasília), contra o Volta Redonda, pela Taça Guanabara. Com meio de campo mais encorpado, Marcelo Chamusca também deve promover a estreia de Rafael Carioca. A informação saiu primeiro no site Fogo na Rede.



O provável Botafogo tem: Douglas Borges; Jonathan, Kanu, Gilvan e Rafael Carioca; Luiz Otávio, Matheus Frizzo e Ricardinho; Felipe Ferreira, Marco Antônio e Rafael Navarro.


+ Romildo testa positivo para Covid-19 e é afastado



Rafael fará estreia pelo clube — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Na ausência de Babi, Navarro ganha mais uma chance de se provar como homem-gol do Botafogo. A tendência é que Chamusca reforce a presença no meio de campo com a presença de mais um volante, Luiz Otávio. A defesa será a mesma dos últimos jogos. Marcinho vai para o banco de reservas após ganhar sequência no ataque. Marco Antônio será o titular.



Joel Carli foi cortado da relação. O argentino teve compromissos médicos durante a semana e perdeu alguns treinos. O jogador precisou fazer exames, mas de ordem pessoal, e não física ou relacionada ao trabalho como atleta. Será poupado e não deve ser problema para o jogo de quarta-feira, pela Copa do Brasil.


Com 11 pontos, o Botafogo luta para entrar no G-4 da Taça Guanabara. O atual quarto colocado é o Fluminense, com dois pontos a mais. O adversário deste sábado, o Volta Redonda, é um rival direto por uma das vagas no mata-mata. O Voltaço é o vice-líder na tabela e soma 19.


Fonte: GE/Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Agilidade nos contra-ataques e eficiência nas finalizações são prioridades de Chamusca no Botafogo


Com semana livre para treinos, técnico quer encaixar jogo alvinegro em todas as fases do campo



São três vitórias, cinco empates e uma derrota na temporada 2021. O aproveitamento de 51,8% não é avaliado como ruim, mas o que preocupa mesmo é o desempenho do Botafogo nos primeiros jogos. Situação que o técnico Marcelo Chamusca tenta reverter com o mês de menos jogos e mais treinos.


A principal preocupação do comandante é a eficiência do ataque alvinegro, que tem 13 gols na temporada. O número não seria considerado ruim se oito deles não tivessem sido marcados em apenas dois jogos: 3 a 0 contra o Resende e 5 a 0 sobre o Moto Club. Em três partidas, o Botafogo passou em branco e em outras três, que terminaram empatadas, anotou um gol. Diante do Nova Iguaçu, o time venceu por 2 a 1 com gols que saíram a partir dos 45 minutos do segundo tempo.


+ Navarro se credencia para ser titular no Botafogo



Marcelo Chamusca busca soluções para fazer ataque alvinegro mais eficiente — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Normalmente o Botafogo precisa de 12 finalizações para marcar um gol. E é esse número que Chamusca pretende melhorar. Para acertar o gol com menos chutes, o técnico aproveita os treinamentos da semana para aperfeiçoar as tomadas de decisões nos contra-ataques. Diante da Portuguesa na última rodada, por exemplo, o time não aproveitou as chances de transição.


- Faltou, na minha opinião, a nossa capacidade de aproveitar as transições no segundo tempo. Tivemos possibilidades em que entramos em igual ou superioridade ao adversário - avaliou o técnico no último domingo.


Outro ponto que a semana sem jogos proporciona é a recuperação física dos atletas. Como o Botafogo não teve férias e contou com a chegada de 12 reforços, a parte física tem sido um problema. A avaliação é que o mês de abril pode otimizar esse aspecto.


As mudanças no elenco e a necessidade de um rápido entrosamento são outro problema para o técnico. A adaptação acontece no dia a dia, entre treinos e jogos. Chamusca está em busca de uma mecânica que se encaixe com as características dos jogadores. Para trabalhar essa mecânica em todas as fases do jogo, o professor precisa de tempo para treinar.


+ Pronto para jogar, Carli espera chance com Chamusca




Goleada sobre o Moto Club é o maior placar do Botafogo na temporada


Como isso não aconteceu no mês de março, o treinador precisou usar a estratégia durante os jogos oficiais, com o início do Campeonato Carioca e da Copa do Brasil. A principal atitude foi trocar e testar as peças que tem à disposição em busca desse encaixe.


Ao todo, Chamusca utilizou 30 jogadores nos últimos nove jogos. Dois deles - Marcelo Benevenuto e Bruno Nazario - deixaram o Botafogo, enquanto outros dois - Kevin e Davi Araujo - estão fora dos planos e receberam férias. Há ainda quem foi para o departamento médico, casos de Hugo, Guilherme, Pedro Castro, Luiz Otavio e Ronald. Os goleiros Diego Cavalieri e Gatito já haviam terminado a última temporada no DM.



Jogadores usados por Chamusca:


Goleiros: Diego Loureiro e Douglas Borges
Zagueiros: Marcelo Benevenuto, Kanu, Gilvan e Sousa
Laterais: Kevin, Jonathan, Hugo, Paulo Victor e Guilherme
Meias: Luiz Otavio, Rickson, Ze Welison, Pedro Castro, Matheus Frizzo, Kayque, Ricardinho, Bruno Nazario, Marco Antonio, Felipe Ferreira e Cesinha
Atacantes: Marcinho, Ênio, Warley, Ronald, Davi Araujo, Matheus Nascimento, Rafael Navarro e Matheus Babi



Na fase defensiva e de transição a tarefa é minimizar as falhas. Os erros de passes no campo de defesa criaram problemas para o Botafogo superar a Portuguesa no último domingo. Com a semana cheia de atividades, Chamusca mira o próximo adversário: o Volta Redonda, às 21h05 de sábado, no Raulino de Oliveira, pela nona rodada da Taça Guanabara.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️


Fonte: Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro