Páginas

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Futuro de Jonathan, do Coritiba, deve ser definido até sexta; Botafogo é um dos favoritos para contratá-lo



Lateral-direito, na mira do Alvinegro, ainda discute renovação com o Coxa; estafe do atleta enxerga possibilidade de atuar no Rio de Janeiro na próxima temporada como grande





Jonathan em ação pelo Coritiba (Foto: Divulgação/Coritiba)



Uma das carências do elenco do Botafogo na temporada, a lateral-direita pode contar com um novo rosto em breve. Jonathan, do Coritiba, é um dos alvos do clube de General Severiano para a próxima temporada, como publicou primeiramente o "Ge". O LANCE! apurou que o Glorioso aparece como um dos favoritos para contratar o defensor de 28 anos.


Além do Botafogo, outros clubes também têm o interesse de contar com o jogador para a próxima temporada, inclusive o próprio Coritiba. O Coxa possui uma cláusula de renovação com o lateral-direito, que ainda não foi ativada. O futuro do atleta deve ser definido até sexta-feira.


De todas as propostas que Jonathan recebeu, o L! apurou que a do Botafogo não é a mais vantajosa em termos financeiros, mas o estafe do lateral-direito entende que a projeção e tempo como titular pode ser maior no clube de General Severiano, o que pode gerar frutos no futuro.


E MAIS:
Botafogo anuncia oficialmente a chegada de Bruno Coev como supervisor técnico do clube
Botafogo abre mão de parte dos direitos econômicos para ter Ronald em fevereiro
Com dificuldade para jogar atrás do placar, Botafogo conseguiu apenas duas viradas no Brasileirão
Botafogo faz proposta por Thiago Lopes, meia do Coritiba
Rhuan é o segundo jogador mais caro do Botafogo, afirma site; veja a lista


Por isto, o Botafogo aparece como o favorito para ficar com Jonathan na próxima temporada. Mesmo com a cláusula do Coritiba, os empresários do jogador vão sentar com os dirigentes do Coxa para mostrar números e debater o melhor para o lateral-direito. "As chances dele (Jonathan) atuar pelo Botafogo na próxima temporada são grandes", afirmou o empresário do atleta à reportagem.


O atleta tem contrato com o Coritiba até o fim de fevereiro. O lateral-direito pertence ao Água Santa, mas o vínculo com a equipe paulista tem fim no mesmo período. Se a parceria não tiver continuidade com o Coxa, ele chegaria sem custos ao Botafogo, que ficaria encarregado apenas dos salários e vencimentos mensais.


Na temporada, Jonathan acumula 27 partidas - seis pelo Água Santa, no Campeonato Paulista, e 21 no Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro, com um gol, justamente contra o Palmeiras, na última quarta-feira.


Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Botafogo aguarda respostas e quer técnico para fechar planejamento da temporada 2021


Clube busca treinador de peso para impactar vestiário, mas negociação depende de outras propostas aguardadas pelos nomes sondados; definições de elenco dependem do comandante



O Botafogo tem pressa para definir o novo técnico, mas ainda aguarda uma resposta dos nomes que foram procurados para comandar o clube na temporada 2021. A chegada do treinador é fundamental para a sequência do planejamento que vai definir a identidade do time nos próximos meses.


O que falta para anunciar o novo técnico?

Diferentemente do que se pensava, o clube mira alto no mercado e foi atrás de técnicos com trabalhos mais conhecidos e que, consequentemente, custam mais caro. O entendimento é que um nome de peso pode impactar o vestiário mais rapidamente.


Para se ter uma ideia de como o Botafogo age, um dos nomes consultados pela diretoria foi o de Fernando Diniz, que fez bom trabalho no São Paulo em determinado período da última temporada e tem mercado na Série A. A negociação não avançou.


A princípio, o Botafogo enumerou nomes com mais experiência e cobiçados no mercado. Dois recusaram, e outras conversas seguem. A dificuldade na negociação está no fato de a temporada 2020 ainda estar em andamento, assim alguns técnicos aguardam possibilidades na Série A e pedem prazo maior para uma resposta à diretoria alvinegra.


Mas a paciência está acabando. A ideia é ter um acordo selado até o fim desta semana, mas com o Brasileirão terminando só no dia 25 de fevereiro, a resposta pode não chegar. Caso essas opções não se concretizem, o Botafogo tem plano B com nomes mais “acessíveis”.




Diretoria do Botafogo mira alto no mercado em busca de técnicos — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Planejamento depende do comandante

A urgência de escolher o novo treinador tem a ver com a sequência do planejamento para a disputa da Série B do Brasileirão. O Botafogo já encaminhou a reformulação do elenco, com dispensas e contratações, mas depende do comandante para definir os principais nomes.


A diretoria já iniciou conversas pela vinda de reforços e tem três nomes encaminhados: o lateral-direito Jonathan, o volante Matheus Frizzo e o atacante Ronald. Ainda negocia com o zagueiro Gilvan e o atacante Robson. A ideia inicial é de buscar atletas para compor o elenco e reforçar posições carentes, mas a cara desse time será moldada a partir do pensamento do técnico.


+ Contratações do Botafogo para 2021: veja quem chega, quem fica e quem vai embora do clube


Não só as contratações, mas o treinador também participará das decisões sobre quem deixa o clube. Algumas situações já foram encaminhadas e atletas já saíram ou estão afastados aguardando o fim do vínculo, mas o Botafogo pretende fazer outros acordos e, por isso, precisa da participação do técnico.


Uma das situações em análise é a de Bruno Nazário. O meia renovou até junho de 2021, mas o clube tem o interesse de liberá-lo ao fim do Brasileiro. Não houve ainda uma conversa com o agente do jogador, mas entende-se que o melhor caminho para ele seria encontrar outro clube. O lateral-esquerdo Guilherme Santos, com vínculo se encerrando neste mês, tem a possibilidade de renovação estudada.



Com o pouco tempo entre o fim do Brasileirão 2020 e o início do Campeonato Carioca 2021, o Botafogo terá que correr para adequar o elenco aos desejos do comandante, que, por outro lado, vai precisar de tempo para adaptação, entrosamento e desenvolvimento da filosofia de trabalho.


O regulamento do Estadual prevê multa para o clube que não escalar seus titulares a partir da quarta rodada da competição. Assim, o Botafogo teria a opção de aproveitar os primeiros jogos para laboratório dos jovens e reservas enquanto prepara a equipe principal para a sequência da temporada.



Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro