Páginas

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Botafogo avança na Copa do Brasil Sub-20 com goleada sobre a Ponte




Após perder jogo de ida por 1 a 0, Alvinegro carioca faz 4 a 0 em Duque de Caxias, elimina Macaca e aguarda vencedor de São Paulo e Paraná



O Botafogo está na segunda fase da Copa do Brasil Sub-20. Na tarde desta terça-feira, o Alvinegro carioca não encontrou dificuldades para tirar a vantagem conquistada pela Ponte Preta no jogo de ida e carimbou a classificação com uma goleada por 4 a 0, em Duque de Caxias.

Andreazzi, Jefferson, Daniel e Kerlyson fizeram os gols e garantiram a vaga do Bota. Depois de vencer em Campinas por 1 a 0, a Ponte sentiu a expulsão do zagueiro Lucas no segundo tempo e não ofereceu resistência à pressão dos donos da casa. A ausência do atacante Rafael Ratão, que marcou na partida de ida e está integrado aos profissionais, também pesou.

Agora, o Botafogo espera o vencedor do duelo entre São Paulo e Paraná para conhecer seu adversário na segunda-feira. A definição sai na tarde de quarta, quando as equipes se enfrentam em Barueri. No jogo de ida, empate por 0 a 0 em Curitiba.

O resultado, de alguma maneira, representou um troco entre as categorias de base de Botafogo e Ponte. Na Copa do Brasil Sub-17, a Macaca levou a melhor depois de vencer em casa por 5 a 0 e perder por ‘apenas’ 3 a 0 no Rio de Janeiro. Posteriormente, os campineiros caíram na semifinal para outro carioca. O algoz foi o Flamengo.

Por GLOBOESPORTE.COM Duque de Caxias, RJ

Gilberto volta a trabalhar com bola, e Gabriel segue fora no Botafogo


Lateral-direito inicia trabalhos em campo, enquanto volante permanece na fisioterapia. Atacante Henrique também reaparece durante treino




O treino do Botafogo na tarde desta terça-feira teve novidades no campo anexo do Engenhão. Recuperando-se de contusão, o lateral-direito Gilberto reapareceu, fez trabalho separado com bola e não demonstrou estar sentindo dores. Mas ainda não deve começar jogando. Após o fracasso na negociação com o Real Madrid B, o atacante Henrique também voltou a dar as caras. Os titulares na partida contra o Criciúma, no último domingo, realizaram trabalho na academia, e Gabriel, ainda na fase de fisioterapia após estiramento coxa, segue como desfalque.

Gilberto treinou com bola, mas ainda não deve jogar contra o Corinthians (Foto: globoesporte.com)
Disponíveis para a partida contra o Corinthians, Renan e Seedorf, que cumpriram suspensão na última rodada, treinaram entre os reservas. O holandês deve voltar ao time na vaga do jovem Octávio, que estreou como titular e fez o primeiro gol alvinegro no Heriberto Hulse. A provável escalação do Bota nesta quarta-feira é: Renan, Edílson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Renato, Seedorf e Hyuri; Rafael Marques e Elias.

Henrique reapareceu
Foto: globoesporte.com)
Jefferson, com a seleção brasileira, segue como ausência. O outro selecionável do elenco, Lodeiro, ainda vive a expectativa de poder atuar. Caso o uruguaio não jogue contra a Colômbia nesta terça-feira, pelas Eliminatórias, há a possibilidade de que chegue a tempo no Brasil e entre em campo pelo Brasileirão.

Bota e Timão se enfrentam na quarta-feira, às 21h50 (horário de Brasília), no Maracanã. A partida é válida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, a primeira do segundo turno. Na estreia da competição, as equipes ficaram no 1 a 1.

Por GLOBOESPORTE.COM*Rio de Janeiro

Gabriel não treina e não deve enfrentar o Corinthians nesta quarta-feira


Volante, que já desfalcou o Botafogo contra o Criciúma, realizou tratamento nesta terça e dificilmente joga contra o time paulista; Seedorf e Renan treinam e garantem escalação




Gabriel - Treino do Botafogo (Foto: Paulo Sergio/ LANCE!Press)
Com dores na coxa direita, Gabriel
não treinou novamente
(Foto: Paulo Sergio/ LANCE!Press)
Gabriel não treinou nesta terça-feira e dificilmente enfrenta o Corinthians, nesta quarta, no Maracanã, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com dores no músculo posterior da coxa direita, o volante, que foi desfalque contra o Criciúma, no último fim de semana, ficou realizando tratamento mais uma vez. Desde que sentiu o problema, o jogador tem trabalhado em tempo integral em busca da recuperação. Se ele não jogar, Renato deve ser mantido entre os titulares.

Seedorf e Renan, que não jogaram contra o time catarinense no domingo, já que estavam suspensos, treinaram normalmente e estarão em campo na quarta. Eles participaram de uma atividade técnica com os reservas no campo anexo do Engenhão enquanto os titulares ficaram na academia do estádio realizando atividades físicas.

Para enfrentar o Timão, Oswaldo ainda terá que definir mais uma vez o substituto de Lodeiro, que joga nesta terça pela seleção uruguaia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. Hyuri e Octávio disputam a vaga do uruguaio, que desfalcou o time nas duas últimas rodadas. 


O atacante Henrique, que teve seu empréstimo ao Real Madrid B cancelado, se reapresentou ao técnico Oswaldo de Oliveira e treinou com os companheiros. Apesar de garantir estar bem fisicamente, já que foi para a Espanha há duas semanas, o jogador não deve estar à disposição do treinador no jogo contra o Corinthians.


Leia mais no LANCENET! 

VÍDEO #VemproMaraca: Os motivos para o torcedor do Botafogo ir ao Maracanã


#VemproMaraca: Os motivos para o torcedor do Botafogo ir ao Maracanã

Com volta de Seedorf, Octávio e Hyuri brigam por vaga no Botafogo


Jovens disputam posição de Lodeiro, que ainda está a serviço da seleção do Uruguai e não enfrenta o Corinthians, quarta-feira, no Maracanã



Octávio posa para foto com torcedora do
Botafogo (Foto: Thales Soares)
Hyuri, de 21 anos, e Octávio, de 19, foram fundamentais nas vitórias sobre Coritiba e Criciúma, respectivamente, que levaram o Botafogo ao segundo lugar no fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Agora, os dois disputam uma vaga no time para o confronto com o Corinthians, quarta-feira, no Maracanã.

Os jovens atuaram juntos no time titular contra o Criciúma, mas com a volta de Seedorf, que cumpriu suspensão, um deles deve ficar no banco de reservas. A vaga restante é no lugar de Lodeiro, que segue a serviço da seleção do Uruguai e não enfrentará o Corinthians.

- Fiquei muito feliz pela oportunidade que o Oswaldo me deu. Fiz o que ele pediu e conseguimos sair com a vitória. Tenho que continuar trabalhando, aproveitando as oportunidades que estão por vir - disse o meia Octávio, que atuou pela primeira vez como titular entre os profissionais.

Octávio marcou o primeiro gol da vitória por 2 a 1 sobre o Criciúma. O Botafogo havia saído em desvantagem e conseguiu a virada. O jogador não conseguiu descrever a emoção do momento.

- Não pensei nada. Apenas senti muita felicidade. A maioria dos meus familiares é botafoguense. Pensei neles - comentou Octávio, garantindo que tentou o chute direto e não um passe no lance que originou o gol.

O Botafogo está quatro pontos atrás do Cruzeiro, que lidera o Campeonato Brasileiro. O rival enfrenta o Goiás, no Serra Dourada, quarta-feira, mas Octávio prefere pensar apenas no confronto com o Corinthians.

- A gente tem que focar no nosso trabalho e vencer nossas partidas que a liderança vem naturalmente. O grupo está unido para buscar esse título - afirmou o jovem.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Problema de audição e a paixão pelo Bota: o caminho de Octávio, o Xuxa


Aos 19 anos, jogador supera deficiência auditiva, passa por escolinha de Gonçalves e ouve não do Fla até fazer gol em sua estreia como titular



Aos 50 anos, seu Eugênio é um apaixonado pelo Botafogo. A cozinha em preto e branco, os objetos com o símbolo do clube e, agora, o filho Octávio vestindo a camisa alvinegra número 37. Domingo, essa paixão chegou ao auge com o gol marcado pelo jovem, de 19 anos, que fez o primeiro na vitória por 2 a 1 sobre o Criciúma, em Santa Cantarina, pelo Campeonato Brasileiro, em sua estreia como titular (veja o vídeo).

Mas não foi fácil a realização do feito. Para chegar aos profissionais do Botafogo, Octávio precisou trilhar um longo caminho. Aos cinco anos de idade, a família descobriu que havia um problema de audição. Hoje, seu ouvido esquerdo tem a capacidade apenas de 20%. O direito não foi atingido.

- Acredito que tenha sido pelos antibióticos que precisou tomar quando era bebê. Falei isso com a médica e disse que havia essa possibilidade. Mas isso não é um problema. Ele chegou a usar aparelho, mas causava muita dor de cabeça. O importante é preservar o outro ouvido. Acho que isso até ajudou a ficar mais esperto em campo para compensar esse problema - disse Eliana, mãe do jogador, que ainda tem a filha Rafaella, de 15 anos.

A família trata a determinação como fundamental para o crescimento do jovem, criado na Freguesia, em Jacarepágua, e conhecido como Xuxa na infância. Com o rigor de Eugênio, que acompanha de perto todos os jogos de Octávio no Estado do Rio de Janeiro desde seus seis anos de idade, iniciou na escolinha comandada por Gonçalves, ex-jogador de Botafogo.

Rafaella, Eugênio e Eliana, a família do jovem Octávio, do Botafogo (Foto: Thales soares)
De lá, Octávio foi encaminhado para um teste no Flamengo, onde acabou reprovado aos 13 anos de idade. Com isso, ganhou uma chance no Estácio, que Gonçalves administrava na época. Aos 15 anos, o CFZ o levou, mas sem muitas oportunidades pediu para sair. Voltou ao Estácio e depois da disputa do Carioca juvenil de 2009 o Botafogo o convidou.

- Quando o Botafogo soube do problema de audição foi com o Vicentinho como técnico. Aí, ele disse que passou a entender algumas coisas. Em alguns momentos, pensava que o Octávio estava sendo esnobe, mas na verdade não havia escutado. Com isso, teve mais atenção com a situação - comentou Eugênio.

Octávio com a mãe no desembarque
do Botafogo 
(Foto: Thales Soares)
Rapidamente, Octávio mostrou seu talento. O melhor momento aconteceu quando foi campeão da Spax Cup em 2012, um ano depois de assinar o seu primeiro contrato profissional. Em 2013, renovou o vínculo em março, que agora só termina em dezembro de 2015.

- Ainda não vimos o potencial todo do Octávio. Não digo isso como pai, mas como torcedor do Botafogo. Cobro muito dele. Uma vez, quando era mais novo, até perguntei se atrapalhava e ele pediu para eu pegar mais leve. Na arquibancada, não queira ficar do meu lado. Grito mesmo - disse Eugênio, que ganhou de Octávio a camisa de seu primeiro jogo este ano e outra em homenagem aos seus 50 anos de idade autografada por todo o elenco.

Na vitória por o 3 a 1 sobre o Coritiba, quinta-feira, no Maracanã, a família estava presente. Sentados no meio do campo, eles acompanharam o chamado do técnico Oswaldo de Oliveira para que Octávio entrasse em campo. A emoção foi indescritível.

Medalhas, troféus e camisas: recordações da
carreira de Octávio (Foto: Thales soares)
- Quando o Renan foi expulso, achei que o Oswaldo o colocaria no lugar do Elias, mas não entrou. Depois, chamou de novo e ele substituiu o Hyuri. A gente sofre muito e tenho consciência. Dei nota 6,5 para ele contra o Criciúma, pois sei onde ele pode chegar - afirmou o pai do jogador.

Contra o Coritiba, Octávio teve a chance de enfrentar o ídolo Alex. Eugênio perguntou se ele trocaria camisa com o astro. A resposta foi de quem ainda precisa vencer a timidez para fazer os sonhos se tornarem realidades.

- Ele disse que não pagaria esse mico. O Alex é o número um para o Octávio. Achei engraçado. É vergonha. Às vezes, falo com ele sobre o que está vivendo jogando com o Seedorf e ele não parece se empolgar muito. Mas ele vive futebol. Conhece tudo, sabe todos os jogadores, se espelha no Kaká. Sempre sonhou com isso. Uma vez, estávamos todos dormindo no mesmo quarto e de madrugada ouvi um barulho. Foi ele. Tinha uns 10, 11 anos e deu um chute no armário. Eu só ouvi o seguinte: "Perdi o gol" - brincou Eugênio.

Desta vez, Octávio não errou o alvo, e a realidade foi ainda melhor que o sonho.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Após um turno, confira as chances de título, Liberta e degola do Brasileiro

Cruzeiro consegue acumular gordura para ficar bem na fita pelo título da Série A




Cruzeiro + Botafogo + São Paulo (Fotos: LANCE!Press)
Cruzeiro e Botafogo brigam pelo tírulo, enquanto o São Paulo luta para não cair (Fotos: LANCE!Press)
O primeiro turno do Brasileirão chegou ao fim e, segundo os matemáticos, a probabilidade de mudanças nas formações dos blocos dos times que brigam por título, vaga na Libertadores e contra o rebaixamento é baixa .

O Cruzeiro, com aproveitamento superior a 70% no primeiro turno, já conseguiu ganhar uma gordurinha de quatro pontos em relação ao concorrente mais próximo. Por isso, à Raposa é atribuído pelo matemático Tristão Garcia, do site Infobola, o percentual de 56% em relação à conquista do Brasileirão.

–- Tem favorito sim ao título. É o Cruzeiro. Aos outros clubes, resta secar o Cruzeiro no segundo turno,mas, ao mesmo tempo, eles têm que melhorar o desempenho. O Cruzeiro tem dois pontos por jogo, e quem fizer isso até o fim é campeão –- disse Tristão, membro da Academia L!.

Botafogo, Grêmio e Atlético-PR são os outros postulantes ao título com mais chances. Mas se é um pouco complicado pensar no primeiro lugar, a presença na Libertadores-2014 é uma realidade que fica mais próxima a cada rodada.

–Está muito desenhado que a Libertadores vai ser consequência da briga pelo título -– completou Tristão, ressaltando que os clubes vão ter que secar os representantes brasileiros na Sul-Americana, já que a ocorrência de um título tupiniquim na competição internacional, como foi em 2012, transformar á o G4 da Série A em G3.

Lá embaixo, a chance de o Náutico escapar do descenso é quase zero. E a cada rodada diminuiu a probabilidade de salvação para quem acompanha o Timbu no Z4.




Leia mais no LANCENET!

Vitória contra o Criciúma foi a primeira virada do Botafogo neste Brasileiro


Elenco mostrou mais uma vez capacidade de se reinventar em campo



Botafogo x Criciúma - Marcelo Mattos (Foto: Fernando Ribeiro/ Criciúma EC)
Vitória contra o Criciúma foi histórica
(Foto: Fernando Ribeiro/ Criciúma EC)
A vitória de 2 a 1 sobre o Criciúma, domingo, em Santa Catarina, valeu mais que três pontos para o Botafogo. Isso porque essa foi a primeira vez que o time venceu um jogo de virada neste Campeonato Brasileiro. A sensação inédita na competição foi ainda melhor com o golaço de Elias, aos 46 minutos do segundo tempo, invertendo a ‘maldição’ dos gols sofridos pelo Glorioso no fim dos jogos. 

Ao fim da partida contra o Tigre, os jogadores alvinegros estavam em êxtase. O atacante Rafael Mar comemorou muito o fato de o Glorioso ter vencido com um gol no apagar das luzes.

– Foi muito gostoso vencer dessa forma, foi demais – declarou o artilheiro do Botafogo no Brasileirão, com oito gols.

Herói da vitória fora de casa, Elias falou sobre a força do Botafogo ao passar por cima das adversidades que estão surgindo durante esta temporada.

– O Botafogo é um time que vem batalhando e fazendo muito. Foi no sofrimento, mas deu para fazer tudo tranquilo. Fico feliz demais pela força que o elenco vem demonstrando – disse o autor do gol da vitória sobre o Criciúma.

Vice-campeão do primeiro turno do Brasileirão, o técnico Oswaldo de Oliveira – que tinha sete desfalques – fez um balanço sobre o desempenho do time. O treinador exaltou a campanha alvinegra e lembrou dos desafios superados.

– O Botafogo, se não é o melhor time, não deve nada a ninguém. Poderia perfeitamente estar na liderança. Faltou competência e experiência em alguns momentos. O que temos encontrado, com todos os problemas... O time se superou sem salário, sem estádio, sem concentração, sem campo para treinar na Copa das Confederações, com a perda de jogadores importantes – declarou o comandante alvinegro.

Contra tudo e contra todos, o Botafogo 2013 segue surpreendendo. 


Leia mais no LANCENET!