Páginas

sábado, 22 de janeiro de 2022

Botafogo volta a apostar em ataque jovem, mas se protege para não repetir saída de Navarro


Atacante de 21 anos não acertou renovação com clube no ano passado e fechou contrato com o Palmeiras sem deixar compensação financeira ao Bota




Dentro de campo, a fórmula deu certo em um Botafogo que, sem dinheiro em caixa para grandes contratações, apostou em um destaque da base para disputar o acesso à Série A de 2022. Foi assim que Rafael Navarro, 21 anos, se tornou o destaque da campanha do título da Série B do ano passado - ele marcou 15 vezes, deu nove assistências e foi o jogador que mais participou de gols no torneio.


O desempenho chamou a atenção de outros clubes, e o Botafogo viu a possibilidade de ganhar dinheiro com uma possível venda se transformar em uma saída para o Palmeiras sem nenhum retorno financeiro. O erro cometido com Navarro, que saiu de graça pelo fato de seu contrato terminar em 31 de dezembro passado, não se repetirá neste ano: todos os jovens promovidos ou contratados pelo Botafogo têm vínculo mais longo com o clube.


+ Contratações do Botafogo para 2022: veja quem chega, quem fica e quem vai embora do clube


O ataque está recheado de casos assim. Aos 22 anos, Erison, apresentado na última sexta-feira (21), fechou com o clube até 2023. Ele foi o destaque do Brasil de Pelotas na Série B passada, mesmo com o rebaixamento dos gaúchos, com oito gols em 19 partidas. Ao sair do XV de Piracicaba, que detinha seus direitos, o jogador chegou ao Rio, fez exames e assinou contrato até o fim do próximo ano.





Matheus Nascimento em treino do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Matheus Nascimento, 17 anos.
A grande promessa do Botafogo tem contrato até junho de 2023 - além de uma multa de R$ 300 milhões. O vínculo foi assinado em 2020, quando o jogador tinha 14 anos. Nesta idade, o prazo máximo permitido é de três anos de contrato. A aposta no garoto é tão grande para gerar retorno financeiro que, no ano passado, o clube rejeitou uma proposta de R$ 149 milhões. Tudo indica que uma renovação deve acontecer ainda este ano para manter o atleta por mais tempo no clube.



Com multa milionária, Matheus Nascimento é o futuro do Botafogo (https://ge.globo.com/video/com-multa-milionaria-matheus-nascimento-e-o-futuro-do-botafogo-10140290.ghtml)


+ Leia mais notícias do Botafogo


Rikelmi, 20 anos
Com contrato até 2024, o jovem atacante que atua mais pelas beiradas fez a pré-temporada com o grupo profissional mesmo podendo participar da segunda Copinha na carreira. Ainda sem atuar com o elenco principal do Botafogo, Rikelmi já jogou profissionalmente na Juventus-SP. Pela equipe paulista participou da Copinha de 2020, quando marcou os três gols da equipe na fase de grupos, que tinha o Grêmio, mas não conseguiu a classificação.





Gabriel Conceição em treino do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Gabriel Conceição, 20 anos. O provável titular do Botafogo para a estreia do Campeonato Carioca é mais um com contrato até 2024. O estilo mais de força e explosão, como ele mesmo diz, ajudaram nos 15 gols marcados em 42 jogos na base em 2021. O centroavante que começou no Serrano e passou pelo Fluminense antes de chegar ao Bota pode ser o homem-gol que o time vai precisar nesta temporada.


Vinícius Lopes, 22 anos. Contrato até 2024. Veio do Goiás, estava livre no mercado. Após fraturar o quinto metatarso - osso no peito do pé, próximo ao dedo mindinho -, passou por cirurgia nesta semana e deve desfalcar o time por, pelo menos, dois meses. Apesar disso, chega com boas credenciais da equipe goiana e pode ser utilizado tanto nas pontas quanto de centroavante.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro