Páginas

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Botafogo chega ao maior número de vitórias em uma edição do Campeonato Brasileiro



Agora são 18 vitórias, superando campanhas de 2013 e 2016



Com a vitória por 2 a 1 contra o América-MG, o Botafogo chegou a mais um recorde no Campeonato Brasileiro. Agora, o clube tem 18 vitórias, o maior número do próprio clube na edição de pontos corridos da competição. A marca superou 2013 e 2016.






América-MG 1 x 2 Botafogo | Melhores Momentos | 27ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023


O Alvinegro tinha conseguido chegar no máximo a 17 vitórias, por duas vezes. Há 10 anos, terminou em quarto lugar, com 61 pontos. Já em 2016, foram 59 e terminou em quinto.


São 27 jogos nesta edição do Brasileirão, e o Botafogo ainda pode superar a melhor campanha do time, que é também de 2013. Na época, o time fez 61 pontos, e com a vitória desta quarta-feira sobre o time mineiro, o líder isolado chegou a 58. Caso vença o jogo de sábado, contra o Athletico-PR, chega aos mesmos 61 pontos de 2013.





Botafogo comemora gol contra o América-MG — Foto: Vitor Silva / Botafogo


Em 2023, a equipe venceu: São Paulo (C), Bahia (F), Flamengo (F), Atlético-MG (C), Corinthians (C), Fluminense (C), América-MG (C), Fortaleza (C), Cuiabá (F), Palmeiras (F), Vasco (C), Grêmio (F), Bragantino (C), Coritiba (C), Internacional (C), Bahia (C), Fluminense (F) e América-MG


Veja, abaixo, o detalhamento das campanhas do Botafogo desde 2006:



O Botafogo volta a campo no próximo sábado, contra o Athletico-PR, em duelo válido pela 27ª rodada. O jogo será no Nilton Santos, às 21h.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Lúcio Flávio comemora retomada da postura do time em vitória do Botafogo e elogia Júnior Santos



Líder do Brasileirão venceu o América-MG por 2 a 1 fora de casa




O Botafogo venceu o segundo jogo seguido sob o comando de Lúcio Flávio. Na noite desta quarta-feira, fez 2 a 1 sobre o América-MG, na Arena Independência, em jogo válido pela 26ª rodada do Brasileirão. O ex-jogador e agora técnico do time exaltou a retomada do comportamento dos jogadores em campo, que estão sendo convertidas em vitórias.


- Em razão de eu fazer parte do clube, mesmo não sendo da equipe B, eu acompanhava todos os jogos em casa, sabia como os jogadores tinham seus posicionamentos, eu apenas dei continuidade a uma situação que já era deles, já estava dentro deles. Por isso eu acredito que houve essa retomada em relação à forma como os jogadores estão se portando campo - comemorou.







América-MG 1 x 2 Botafogo | Melhores Momentos | 27ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023



Destaque do jogo da noite, com dois golaços que garantiram o resultado, Júnior Santos foi elogiado por Lúcio, que também destacou o elenco do Botafogo.


- O momento que o Botafogo vive, de liderar a competição há um bom tempo, automaticamente mostra uma capacidade boa do grupo e do elenco. Mas em alguns determinados jogos alguns jogadores acabam se sobressaindo por essa questão técnica. Nós do Botafogo ficamos felizes por ver o Júnior fazer dois gols como fez hoje mostrando uma capacidade que ele tem, de um jogo forte de um para um. É de uma alegria poder ter jogadores para contarmos com eles nestes momentos.





Lúcio Flávio comemora com Júnior Santos — Foto: Vitor Silva / Botafogo



Leia mais sobre o Botafogo:

+ Atuações do Botafogo: Júnior Santos faz dois golaços e é o melhor; dê suas notas



Na coletiva de imprensa, ainda no Independência, o técnico também analisou o andamento do jogo.


- Sabíamos que não seria um jogo fácil aqui. Até pela boa equipe que tem o América-MG. A posição não condiz com o rendimento deles. Até os 30 minutos que tivemos capacidade de trocas rápidas e conseguimos nos impor. Depois, começamos a jogar por dentro e foi uma coisa que eu passei, que era uma das forças deles. Recuperar essa bola pelo meio e acelerar.


- Foi um jogo equilibrado, onde conseguimos em alguns momentos controlar bem e em outros o América conseguiu chegar, até com um jogo aéreo muito forte. Até por isso, fiz aquela troca no final (três zagueiros), em função daquela bola aérea que eles tinham.


+ Botafogo chega ao maior número de vitórias em uma edição do Campeonato Brasileiro


Lucas Perri foi destaque do time na reta final e revelou ter sentido sinais do cansaço após viagem, e dois jogos em menos de 24h. Veja o que o técnico falou sobre.


- Falar de um jogador que serviu a nossa seleção já é um motivo de muita satisfação e alegria para o nosso clube. A gente sabia que seria uma logística difícil para eles estarem aqui aptos, 100% para poder jogar. Quando eu conversei com eles pela manhã, pedi para ser o mais transparente possível até porque temos o Gatito. Ele falou que queria jogar e nós vimos a importância que ele tem.




"Seremos campeões", celebra Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/seremos-campeoes-celebra-pedro-dep-a-voz-da-torcida-12041391.ghtml)



O Botafogo volta a campo no próximo sábado, às 21h, no Estádio Nilton Santos. Líder do Brasileirão, agora com 58 pontos, enfrenta o Athletico-PR, que venceu o Grêmio por 2 a 1 nesta rodada.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: ge/Por Giba Perez — Belo Horizonte

Atuações do Botafogo: Júnior Santos faz dois golaços e é o melhor; dê suas notas



Veja quem foi bem e quem foi mal na partida contra o América-MG no Estádio Independência




Ranking de Atuação
















Ordenar por:



Lucas Perri - GOL

nota ge 7.5
público 9.2


Defesa absurda com os pés para evitar o empate do América ainda no primeiro tempo. Não teve o que fazer no gol de empate. Fez boas intervenções no fim.



Di Placido - LAT

nota ge 6.0
público 7.8


Foi o jogador mais regular do sistema defensivo e ainda apareceu bem no ataque para trabalhar junto com Júnior Santos.



Adryelson - ZAG

nota ge 5.5
público 7.2


Esteve um pouco abaixo do que apresenta normalmente, mas não comprometeu o sistema defensivo. Foi substituído no meio do segundo tempo por conta do desgaste de chegar no dia da partida.



Philipe Sampaio - ZAG

nota ge 6.0
público 6.6

Entrou ligado e ajudou a defesa a segurar a vantagem no placar.



Víctor Cuesta - ZAG

nota ge 4.5
público 7.0

Errou duas antecipações no primeiro tempo que abriram buracos na linha de defesa e resultaram em chances claras do América, uma delas o gol de empate.



Hugo - LAT

nota ge 5.5
público 6.7


Carrinho providencial para evitar o que seria o gol do América no começo do primeiro tempo. Teve dificuldades na defesa na primeira etapa, mas voltou mais ligado depois do intervalo



Marlon Freitas - MEI

nota ge 5.5
público 7.1


Sofreu drible de Benitez na entrada da área que resultou no gol de empate. Com a entrada de Danilo Barbosa, cresceu de desempenho e ajudou a segurar o resultado.



Gabriel Pires - MEI

nota ge 5.0
público 5.9


Qualifica bastante o passe no meio-campo, mas compromete muito o sistema defensivo. Saiu para a entrada de Danilo Barbosa no meio do segundo tempo.



Danilo Barbosa - MEI

nota ge 6.0
público 6.6

Entrou para dar mais dinâmica e marcação no meio-campo enquanto o Botafogo tinha a vantagem. Cumpriu bem o papel.


10º
Eduardo - MEI

nota ge 6.5
público 6.9


Além de dar a assistência para o primeiro gol de Júnior Santos na partida, foi responsável por conduzir as transições ofensivas e participou bastante do jogo.


11º
Júnior Santos - ATA

nota ge 8.0
público 9.3


Levou muito perigo com velocidade pelo lado direito e abriu o placar em um golaço de canhota. No segundo tempo, repetiu a jogada e fez outro gol, ainda mais bonito. Saiu na reta final em mudança de sistema de Lúcio Flávio.


12º
Bastos - ZAG

nota ge  --
público 7.5


Entrou no fim.


13º
Tiquinho Soares - ATA

nota ge 7.0
público 8.0


Se mexeu bastante em busca de espaços. Deixou Victor Sá na cara do gol, mas o camisa 7 não conseguiu converter. Iniciou a jogada do primeiro gol salvando uma bola na lateral e fazendo uma linda inversão de bola.


14º
Diego Costa - ATA

nota ge --
público 6.7


Entrou no fim.


15º
Victor Sá - ATA

nota ge 5.5
público 6.4

Recebeu ótima bola de Tiquinho e não conseguiu colocar no gol no primeiro tempo. No mais, foi discreto até ser substituído por Luís Henrique.


16º
Luis Henrique - ATA

nota ge 5.0
público 6.5

Entrou no segundo tempo e pouco tocou na bola.


17º
Lúcio Flávio - TEC

nota ge --
público 8.3





América-MG x Botafogo gol Júnior Santos — Foto: Vitor Silva / Botafogo


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Garrincha 90 anos: a aposta do ídolo do Botafogo com Jordan, do Flamengo, que mudou as cores de uma padaria



Vitória em um clássico de 1962 fez uma padaria no Rio de Janeiro ser pintada de preto e branco



Imagina ter um estabelecimento frequentado por Garrincha, um dos melhores jogadores de todos os tempos? E mais: imagina as cores do local mudarem por uma aposta envolvendo o ídolo do Botafogo? Foi exatamente o que aconteceu com a Padaria Bassil, no Centro do Rio de Janeiro. Esta é mais uma das histórias que envolvem o ex-jogador, bicampeão do mundo com a Seleção em 1958 e 1962.


Neste dia 18 de outubro, o craque completaria 90 anos de idade, segundo sua família. No entanto, há registros em cartório do seu nascimento no dia 28 de outubro. Independente das datas, o ge recorda esta história do Anjo das Pernas Tortas.







Reproduzir vídeo












Reproduzir








--:--/--:--

Silenciar som


Minimizar vídeoTela cheia





Veja a padaria que tem as cores por conta de uma aposta entre Garrincha e Jordan (https://ge.globo.com/video/veja-a-padaria-que-tem-as-cores-por-conta-de-uma-aposta-entre-garrincha-e-jordan-12005069.ghtml)



Na disputa da final do Carioca de 1962 entre Botafogo e Flamengo, Garrincha e Jordan, adversários no campo e clientes assíduos da padaria, estabeleceram um acordo: quem perdesse, iria pagar a reforma do local com as cores do adversário.


A sugestão partiu de Garrincha, justamente em um confronto com quem considerava seu melhor marcador: Jordan, lateral esquerdo do Flamengo. Na decisão do Carioca, no entanto, dia 15 de dezembro de 1962, o Botafogo venceu por 3 a 0, com três gols de Garrincha. Uma das manchetes de jornal sobre a partida segue emoldurada em uma das paredes da padaria, até hoje pintada nas cores do clube.





Quadro do jogo entre Botafogo e Flamengo, pelo Carioca de 1962; jogo motivou a aposta entre Garrincha e Jordan — Foto: Vinícius Rodeio



DEZEMBRO DE 1962 - Gérson: o futuro canhotinha de ouro, está no chão. Jordan vem correndo desesperado para cobrir o companheiro. Obra de Garrincha na final contra o Flamengo - é a legenda da foto presente em uma das paredes da padaria


- Contam que Garrincha e Jordan frequentavam aqui e, no campeonato de 1962, resolveram fazer uma aposta. Era uma parede toda branca e, em cima, parece que era um oásis. Eles pediram permissão para que, se o Flamengo ganhasse, o Garrincha ia pagar os azulejos em preto e vermelho. E o contrário, o Jordan pagaria e ficaria preto e branco - explica Iran Sebastião, um dos atuais donos da padaria.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp





Padaria Bassil no centro do Rio de Janeiro em preto e branco por conta de uma aposta entre Garrincha e Jordan — Foto: Vinicius Rodeio



Inaugurada em 1913, a história da padaria passa de geração em geração. Na época da aposta, Maurício, de origem libanesa, administrava e também era amigo dos jogadores. Hoje, quem toma conta é a 3ª e 4ª geração da família: o neto Hugo, de 30 anos, e o filho Iran Sebastião, de 64 anos.


- História é motivo de orgulho. Sou botafoguense. Se fosse preto e vermelho, eu acho que já tinha mudado. Não ia manter a história não - brincou Iran


Aos 64 anos, Iran também explica que, apesar da tentativa de manutenção, os azulejos não são mais os originais. Ele relata que eram menores em comparação com os de hoje e na diagonal. Mas ressalta que o preto e branco nunca foi modificado.





Iran é uma das caras da Padaria Bassil e leva adiante a história envolvendo Garrincha e Jordan — Foto: Vinícius Rodeio


"A padaria do Botafogo"

Esta foi uma das frases escutadas por duas jovens que frequentavam a padaria, o que mostra não só como a história é passada adiante como os próprios fregueses conhecem. E não é caso raro. O professor Walter Alves e a historiadora Amanda Farah representam um desses exemplos. Enquanto ele montou o roteiro, ela gravou um vídeo contando a história da padaria, que viralizou nas redes sociais.


- A padaria faz parte da minha memória de criança e adolescente. Meu pai fazia questão de ir lá comigo e meu irmão para mostrar um feito do Garrincha. Isso também me ajudou a ser botafoguense na medida em que o futebol do Mané transbordou as quatro linhas e se eternizou nas cores das paredes da padaria - explicou Walter, que completou:


- Hoje em dia eu fico sempre pensando quantas pessoas já passaram por ali, quantas pessoas comem como Garrincha e Jordan, como o lugar se mantém intacto resistindo ao tempo e se distanciando cada vez mais do dia da aposta.





Jordan, do Flamengo, marcando Garrincha, com a camisa do Botafogo — Foto: Reprodução / Manchete Esportiva


Jordan: o melhor marcador de Garrincha

Jordan é o quarto jogador com mais jogos pelo Flamengo. Ao todo, foram 11 anos no clube, com 609 partidas e nenhuma expulsão, um dos fatores que fazem muitos o considerarem o melhor marcador de Garrincha. Inclusive, o próprio.


+ Jordan do Flamengo: o melhor marcador de Garrincha também foi leal à camisa rubro-negra


- Porque não bate. Jordan vai na bola. Adivinha o que eu vou fazer e por isso é difícil de ultrapassar - disse Garrincha, em depoimento reproduzido na biografia "Estrela Solitária", de Ruy Castro.




Jordan Flamengo — Foto: Reprodução


+ Leia mais notícias do Botafogo



🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: ge/Por Vinícius Rodeio — Rio de Janeiro

Prova de fogo! Botafogo encara o América-MG e tenta comprovar que está com rota ajustada para o título


Alvinegro tem desafio de virar a página de tabu e se aprumar de vez no Brasileirão em duelo nesta quarta-feira (18), às 20h






Eduardo e Tiquinho: esperança botafoguense logo mais (Foto: Vitor Silva / Botafogo)


O Botafogo vai a campo no Independência nesta quarta-feira (18), às 20h e, diante do América-MG, tem seu primeiro passo na luta para ratificar que ajustou de vez a rota para o título. A partida válida pela 27ª rodada do Brasileirão colocará à prova a tentativa dos comandados de Lúcio Flávio se reencontrarem com outro marco do início de campanha: os números expressivos fora de casa.


Recentemente promovido ao cargo, o ex-jogador tentará resgatar o Glorioso que conseguiu uma sequência promissora longe de seus domínios no início da competição. Para isto, terá de driblar o jejum da equipe não obter um resultado positivo como visitante desde 9 de julho, quando aplicou um 2 a 0 no Grêmio, na Arena.


+ A sua carreira no futebol pode começar hoje. Garanta a sua vaga no curso Gestor de Futebol e capacite-se!


Na época, o Botafogo ainda era comandado pelo interino Cláudio Caçapa. Lucas Perri e Adryelson se destacaram na partida ao ajudarem a contornar a pressão gremistas, e coube a Eduardo e Carlos Alberto (que não joga por questões contratuais) decretarem a vitória.


Com Bruno Lage, veio o pior momento do Glorioso longe de casa: três empates e duas derrotas. Os resultados negativos contra Atlético-MG e Corinthians (ambos por 1 a 0) ajudaram a precipitar a saída de Lage do comando.


Integrante das comissões técnicas de Caçapa e de Bruno Lage, Lúcio Flávio conta a seu favor com a vivência do gramado e também do trabalho recentemente promovido no dia a dia do Botafogo. Após revigorar o ânimo da equipe com a vitória por 2 a 0 diante do Fluminense, o treinador interino tenta rearranjar a força da equipe, que sabe aliar seu toque de bola à velocidade em jogadas de ataque.


Diante de um adversário que promete ser perigoso em especial em contra-ataques, o Botafogo tenta escrever uma nova página na sua campanha e por fim a outro tabu: o de nunca ter derrotado o América-MG no Independência. Confiante no ímpeto de Eduardo e no poder afiado de Júnior Santos, Victor Sá e Tiquinho Soares, o Alvinegro parte para mais uma de suas "finais".


Fonte: Escrito por Lance!