Páginas

quinta-feira, 19 de março de 2015

Ainda sem Mattos e Bill, René testa Fernandes e mantém Tássio


Dupla está com desgaste muscular e ainda não treinou no campo nesta semana. Por isso, eles são dúvida para a partida contra a Cabofriense, no próximo domingo, em Macaé




Fernandes - Botafogo (Foto: Wagner Meier/LANCE!Press)
Fernandes em treino do Botafogo
(Foto: Wagner Meier/LANCE!Press)
O técnico René Simões comandou mais um treino tático na tarde desta quinta-feira, no Estádio Nilton Santos. Ainda sem poder contar com o volante Marcelo Mattos e o atacante Bill, com desgaste muscular, o treinador alvinegro escalou Fernandes na cabeça de área e manteve Tássio ao lado de Jobson, no ataque. 

Como Mattos e Bill não treinaram no campo nesta semana, dificilmente eles terão condições de jogo no domingo, na partida contra a Cabofriense, no Moacyrzão, em Macaé. 

A partida marca a volta do goleiro Renan, já que o titular da meta alvinegra, Jefferson, estará a serviço da Seleção Brasileira.


Paulo Victor Reis -  LANCENET! 

Airton, Dankler e Lucas Zen são afastados pelo Botafogo


Trio treinará à parte com jogadores que também estão fora dos planos do Glorioso




Botafogo x Sport - Dankler e Diego Souza (Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)
Zagueiro não faz parte dos planos de René Simões
(Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)
Com o elenco inchado, a comissão técnica do Botafogo decidiu afastar três jogadores: os volantes Airton e Lucas Zen e o zagueiro Dankler. O trio treinará à parte com outros que estão fora dos planos de René Simões.

Airton e Dankler foram titular durante boa parte da campanha que culminou no rebaixamento alvinegro para a Série B. O volante está emprestado pelo Benfica, de Portugal, até 30 de junho e será devolvido ao fim do vínculo. Já o defensor tem vínculo até 31 de dezembro.

O caso de Lucas Zen é mais curioso. O jogador, revelado pelo Glorioso, iniciou 2015 no grupo dos afastados, mas foi reintegrado por René durante a pré-temporada, para ser utilizado como lateral-direito, já que Régis acertou com o Capivariano, de São Paulo. No entanto, Luis Ricardo foi contratado e Zen perdeu espaço. Ele tem vínculo até 31 de dezembro de 2016.

Agora, o chamado "Grupo B" contém 11 jogadores: o zagueiro Dankler, os laterais Guilherme, Renan Lemos e John Lennon, os volantes Airton, Dedé, Sidney, Fabiano e Dill, o apoiador Andrade e o atacante Henrique.


Alexandre Braz e Luiz Gustavo Moreira -  LANCENET! 

Botafogo rebate presidente do Flu: "Declarações ofensivas e levianas"


Presidente alvinegro fala em postura oportunista de Peter Siemsen, acusando o Tricolor de "desagregador e irresponsável" diante dos problemas no Carioca




Presidente Carlos Eduardo Pereira fala em postura oportunista
e declarações levianas do Flu (Foto: Luciano Belford / SSPress
Na guerra envolvendo o Fluminense e a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), sobrou para o Botafogo. Em entrevista ao jornal "Extra", o presidente do Tricolor, Peter Siemsen, criticou o Alvinegro por sua aproximação com a entidade. Segundo ele, o "Botafogo está totalmente alinhado com a federação, não sei o que eles querem com isso. Talvez uma conta bancária mais alta."

A revolta de Siemsen aumentou com a decisão da Ferj de estabelecer umpreço fixo para o custo operacional do Maracanã, o que foi rechaçado pelaconcessionária que administra o estádio e também por Fluminense e Flamengo, clubes com os quais tem contrato. E o imbróglio também respingou em General Severiano.

– Para o Botafogo, hoje parece conveniente apoiar essa medida. Mas isso pode se voltar para o Engenhão também. A não ser que eles saibam que serão amigos da Ferj para sempre. Hoje atinge o Fluminense, mas amanhã poderá atingir outro filiado.

Em nota publicada no site oficial e assinada pelo presidente Carlos Eduardo Pereira, o Botafogo repudiou as declarações do mandatário tricolor, consideradas "ofensivas e descabidas". Para o Alvinegro, "nenhum dirigente de qualquer outra entidade, opinar ou julgar os atos da direção do Botafogo. (...) As levianas declarações (...) demonstram, claramente, a postura oportunista do Fluminense."

Leia a íntegra do comunicado do Botafogo.
O Presidente do BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS lamenta e repudia as referências feitas à conduta do Clube em sua relação com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, pelo Presidente do Fluminense Football Club, em entrevista ao Extra Online.

Foram declarações ofensivas e descabidas, uma vez que não compete a nenhum dirigente de qualquer outra entidade, opinar ou julgar os atos da direção do BOTAFOGO.

Ao buscar discutir e reduzir os custos do novo Maracanã, o BOTAFOGO é quem verdadeiramente está buscando a melhoria do futebol carioca e a proteção do interesse de todos os torcedores, enquanto quem segue olhando apenas para seus próprios interesses é o Fluminense.

As levianas declarações que nos foram lançadas demonstram, claramente, a postura oportunista do Fluminense, pseudo engajado com os problemas, mas, de fato, desagregador e irresponsável. A alegação de que o BOTAFOGO se posiciona em troca de dinheiro é mentirosa e inaceitável.

Ao fazer acusações e suposições sobre a atuação dos representantes do BOTAFOGO, esqueceu-se o Presidente do Fluminense, das regras mais elementares de polidez e convivência democrática no âmbito do esporte e que sirva a presente como interpelação pública para que se retrate de suas declarações.

O futebol carioca e também o brasileiro precisam de dirigentes capazes de dialogar de forma construtiva, urbana e habilidosos o bastante para conciliar o contraditório com suas posições, o que, infelizmente não ocorreu neste caso. Se o objetivo final do Fluminense é a criação de uma Liga e a união dos clubes do Rio, certamente que lançar mentiras contra um desses clubes é uma atitude pouco inteligente e avessa aos seus interesses comuns.

Por fim, reitero que os tempos são outros. A nova Diretoria do BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS tem como fundamentais compromissos a defesa inarredável dos interesses do Clube e a melhoria das práticas no futebol.

Carlos Eduardo da Cunha Pereira
Presidente
Botafogo de Futebol e Regatas


Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE

Botafogo descarta "bye bye Brasil" e aposta no Engenhão para a Série B


Diretoria ressalta importância de compromissos comerciais e com sócios para descartar mandar partidas em outras cidades no Brasileirão




O fato de o Botafogo disputar a Série B do Campeonato Brasileiro dará ao torcedor alvinegro de várias partes do Brasil a possibilidade de assistir às partidas de seu clube de coração em cidades pouco frequentadas pela equipe. No entanto, nestes jogos, a equipe comandada por René Simões será somente a visitante. Isso porque a diretoria que assumiu em novembro decidiu que utilizará somente o Estádio Nilton Santos como sua casa, descartando a venda de seu mando de campo para outras cidades em troca de cotas financeiras vantajosas. A ideia é valorizar a torcida local e seus parceiros comerciais.

Com a reabertura do Engenhão após quase dois anos, o Botafogo começa a retomar aos poucos as conversas com empresas para a ocupação de placas de publicidade estática em seu estádio. Dessa forma, acredita que atuar em arenas Brasil afora como mandante prejudicaria aquelas empresas que decidirem investir no clube caso o Alvinegro diminua a quantidade de partidas em casa.

Estádio Nilton Santos será a verdadeira casa do Botafogo na Série B (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Além disso, o Botafogo tem procurado valorizar seu programa sócio-torcedor. Dessa forma, entende que deixar de atuar no Estádio Nilton Santos significaria perder adesões de possíveis insatisfeitos com o fato de não poderem usufruir, em sua totalidade, das vantagens disponíveis para assistirem às partidas da equipe como mandante.

- Como vamos vender espaços de publicidade para uma empresa que não terá sua marca exposta nas partidas ou incentivar a adesão de sócios se eles não poderão assistir aos jogos que quiserem? Por isso temos que valorizar os compromissos no nosso estádio - ressaltou o vice de comunicação do Botafogo, Marcio Padilha.

De acordo com o site Movimento por um Futebol Melhor, que monitora as adesões ao programa sócio-torcedor dos clubes brasileiros, o Botafogo teve, em 2015, a inscrição de quase 3.100 pessoas, sendo que 2.124 somente no mês de março. O clube é o quarto lugar no ranking do mês, atrás de Palmeiras, Ponte Preta e São Paulo. O número total aferido até a última quarta-feira é de 11.552 integrantes do programa sócio-torcedor.

Nos últimos dois anos o Botafogo apostou em jogos nas arenas construídas para a última Copa do Mundo como forma de amenizar sua crise financeira. Muitas vezes os recursos foram utilizados para quitar salários atrasados de jogadores e funcionários. No Brasileiro de 2014 o Alvinegro mandou três partidas no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, e duas na Arena Amazônia, em Manaus. Em 2013 o time atuou como mandante uma vez no Distrito Federal e outra na Arena Pernambuco.

Entretanto, a situação pode mudar na reta final do Campeonato Brasileiro. Em uma reunião com o Comitê Rio 2016, o Botafogo foi informado que o Engenhão poderá ficar à disposição do Comitê Olímpico Internacional a partir de novembro. A última rodada da Série B nacional está marcada para 28 de novembro, com o Alvinegro enfrentando o América-MG em casa. No mundo ideal alvinegro, será a celebração do retorno à elite no gramado do Estádio Nilton Santos.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE