Páginas

domingo, 28 de maio de 2023

Luís Castro valoriza vitória do Botafogo, mas critica calendário: "Violência para a equipe"



Técnico também enalteceu a vitória sobre o América-MG por 2 a 0




O técnico Luís Castro falou sobre a vitória do Botafogo sobre o América-MG por 2 a 0 pelo Brasileirão. Com o resultado, a equipe abriu cinco pontos de vantagem para o segundo colocado na tabela. Apesar da vitória, o comandante fez críticas ao calendário com jogos de dois em dois dias e parabenizou os jogadores pelo esforço.




Qual estilo de jogo do Botafogo? Luís Castro explica em coletiva após vitória no Brasileirão (https://ge.globo.com/video/qual-estilo-de-jogo-do-botafogo-luis-castro-explica-em-coletiva-apos-vitoria-no-brasileirao-11654656.ghtml)


- Jogarmos de dois em dois dias tem sido uma violência para a equipe. Desses 21/22 jogos, 17 são de dois em dois dias. Tenho que enaltecer os jogadores, que fizeram a obrigação profissional e correram até o fim, nos entregamos por completo ao jogo.



Botafogo 2 x 0 América-MG - Melhores momentos 


Castro também falou sobre a utilização do meia Eduardo no lugar de Tiquinho Soares, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo.


- Eduardo trabalhou comigo no Porto e o conheço há muitos anos. É um jogador que estrategicamente entende muito o que se pede e se ajusta. Domina bem e passa bem, vai bem no jogo área e por baixo também. É igual ao Tiquinho? Não, Tiquinho é mais forte para guardar a bola. Janderson é um menino que não está totalmente pronto, Júnior Santos é o jogador do corredor que consegue mais dribles e chegadas ao gol. Não mexeríamos nele. A partir dessa leitura, seria Carlos Eduardo.




Luís Castro cumprimenta jogadores após vitória sobre o América-MG — Foto: Vítor Silva / Botafogo


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Botafogo vence América-MG em casa e amplia vantagem na liderança


Agora, o Botafogo vira a chave para o jogo decisivo contra o Athletico-PR pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Com o revés no jogo de ida, de virada por 3 a 2, precisa vencer o confronto para avançar às quartas. O jogo será na próxima quarta-feira (31), às 21h30, no Estádio Nilton Santos.


Abaixo, outras respostas de Castro na entrevista coletiva:


Setor defensivo

A arte de defender é tão ou mais arte que atacar. Porque defender são 11 jogadores que precisam estar coordenados para defender o gol. Tudo precisa ser em bloco, e mais curto e estreito possível. A equipe tem entendido bem isso. Todos entendem que é para defender todos juntos e deve ser assim.



Jogo contra o Athletico-PR, na Copa do Brasil

Acho que é uma violência falar do jogo contra o Athletico-PR já. Cheguei do Peru e recém tivemos esse que acabou. Vou pensar amanhã no jogo de quarta-feira.


Evolução do time

A forma como uma equipe cresce e evolui é de uma complexidade muito grande, que começa pela dimensão mental. E isso foi muito trabalhado no Estadual porque fomos sujeitados à muitas agressões e violências verbais. A equipe soube aguardar e crescer ao mesmo tempo. Pancadas vindas de todo lado. Cada vez estão mais preparados e crescem mais com o passar do tempo. Isso é sinônimos de vitórias? Não, mas estamos mais preparados.


Avaliação de Di Plácido

Di Plácido é um jogador que chegou e não vivenciou um conjunto de situações que os colegas haviam vivenciado, então, naturalmente, precisa crescer mais tarde. Isso vai acontecer conforme ele for avançando nos desafios que fazemos e vai estar cada vez vai estar mais à vontade para desempenhar esses desafios.


Estilo de jogo: propositivo ou reativo

Estamos habituados a rotular. Nós temos uma forma de estar em campo. Quando temos espaço para ir ao gol, vamos. Quando os adversários estão mais fechados, nós circulamos para vir para dentro. Temos a bola até encontrarmos o espaço que queremos. Quando perdemos a bola, reagir. Definir um estilo de jogo, de posse ou ataque rápido, são dois mundos que existem dentro de um mesmo jogo. E nós, felizmente, conseguimos coabitar muito bem dentro desses dois mundos. Mais circulação de bola. Não precisamos ter muito a bola para chegar ao gol, mas quando temos, queremos chegar à finalização e provocar o máximo de agressão ao adversário. É fácil não é tão complexo.


Meio-campo

Marlon Freitas ganhou a confiança da torcida, como ganhou o Danilo, o Gabriel Pires, Lucas Fernandes, Tchê Tchê, Carlos Eduardo, e todos os meias. Um treinador numa formação 4-3-3 só usa três meio-campistas e qualquer um que escalar tem a confiança da torcida. Pra mim, a tarefa é fácil, confio em todos. O jogo é um conjunto de sociedade que existe em campo.


Convocação para Seleção Brasileira

Acho que vai ser um atrevimento da minha parte falar sobre os critérios de escolha. Só posso falar sobre meio dia a dia, e estando em primeiro no Brasileiro, com alguns jogadores em destaque, e tendo dois amistosos, poderia ser um bom momento para reconhecer todo trabalho e esforço que têm feito. Seria bom para todos os outros jogadoress que fazem parte do Brasileirão, para perceberem que o caminho está à aberta. Gostaria que tivessem ido, estaria muito feliz. Entenderam que não era o momento, então vamos continuar trabalhando, não com objetivo de ir para a Seleção Brasileira, mas para que sejam cada vez mais valorizados.


Brincadeira da torcida "Castrada"

Acho que as torcidas têm emoções que geram sentimentos que provocam palavras. E nada melhor que um estádio de futebol para isso acontecer. Não sou adepto à liberdade de má educação, mas empre entendi o sentimento e emoção da torcida. É natural que uma equipe ganhando provoque boas sensações, sentimentos e palavras, que podem ser interpretadas. Desde que nos "castrem" pontos, podemos seguir.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Atuações do Botafogo: Eduardo e Luís Henrique são os melhores contra o América-MG



Veja quem se destacou e quem foi mal no triunfo do líder do Brasileirão no Estádio Nilton Santos



Lucas Perri [GOL]: foi seguro quando teve que participar do jogo. Não precisou fazer nenhuma defesa difícil. Nota: 6,5.

Di Plácido [LAD]: deu a assistência para o gol de Júnior Santos em um belo cruzamento, foi uma presença de perigo no ataque em vários instantes e não comprometeu na defesa. Nota: 7,5.












Botafogo 2 x 0 América-MG - Melhores momentos - Rodada 8 do Campeonato Brasileiro Série A 2023


Adryelson [ZAG]: levou a melhor na maior parte dos duelos contra os atacantes do América-MG e foi bem nos duelos aéreos. Foi substituído ainda na metade do segundo tempo por dores no tornozelo. Nota: 6,5.

Cuesta [ZAG]: importante na cobertura pelo chão e para iniciar a saída de bola do Botafogo no campo defensivo. Foi seguro para parar os ataques do Coelho. Nota: 7,0.

Marçal [LAE]: foi bem na defesa - o lado direito do América-MG praticamente não existiu no ataque. Porém, errou muitos cruzamentos e levou um cartão amarelo bobo. Nota: 6,0.





Botafogo x América-MG: Lucas Fernandes e Luis Henrique — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Marlon Freitas [VOL]: fez boas recuperações de bola no meio-campo e deu passes para ligar o meio-campo ao ataque.. Iniciou a jogada do primeiro gol. Nota: 6,5.

Tchê Tchê [VOL]: onipresente. Correu muito e foi importante para travar o América-MG no meio-campo. Nota: 6,5.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Torcida do Botafogo vaia e grita "ah, é assassino" para Marcinho, do América-MG

+ Diego Hernández é apresentado pelo Botafogo: "Feliz que apostaram em mim"


Lucas Fernandes [MEI]: muito participativo no ataque. Municiou Eduardo com bons passes e teve dois chutes perigosos dentro da área. Nota: 6,5.

Júnior Santos [ATA]: marcou um bonito gol e foi um incômodo para a defesa do Coelho no primeiro tempo. Cansou e caiu de nível na etapa complementar. Nota: 7,0.

Eduardo [ATA]: mesmo jogando fora de posição e tendo que substituir Tiquinho, foi o melhor da partida. Driblou, passou, venceu disputas no corpo, brigou por espaço e, de quebra, deu uma assistência de calcanhar. Nota: 8,0.

Luís Henrique [ATA]: incomodou a defesa do Coelho e apareceu muito para o drible, fazendo pelo menos duas jogadas de perigo. Marcou o gol com direito a um bonito drible no goleiro. Nota: 7,5.


Entraram

Philipe Sampaio [ZAG]: entrou no lugar de Adryelson e não comprometeu. Nota: 6,0.

Victor Sá [ATA]: manteve a intensidade do Botafogo pelos lados do campo, mas desperdiçou uma grande chance no mano a mano por perder na velocidade para Iago Maidana. Nota: 6,0.

Raí [MEI]: entrou no fim. Sem nota.

Janderson [ATA]: entrou nos minutos finais. Sem nota.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Por Redação do ge — Rio de Janeiro

O que fazer sem Tiquinho? Veja as opções do Botafogo na ausência do artilheiro do Brasileirão



Camisa 9 não poderá jogar contra o América-MG, neste sábado, porque está suspenso pelo excesso de cartões amarelos



Luís Castro terá uma dor de cabeça para escalar o Botafogo contra o América-MG: o treinador não poderá contar com Tiquinho Soares, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, na partida válida pela 8ª rodada do Brasileirão às 19h deste domingo no Estádio Nilton Santos.




Sem Tiquinho Soares, Botafogo recebe o América-mg para defender a liderança (https://ge.globo.com/video/sem-tiquinho-soares-botafogo-recebe-o-america-mg-para-defender-a-lideranca-11652256.ghtml)


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Diego Hernández é apresentado pelo Botafogo: "Feliz que apostaram em mim"



O camisa 9 é o artilheiro e maior garçom do torneio. O Alvinegro tem aproveitamento de time de G4 desde a estreia de Tiquinho Soares e será a primeira vez que o atacante desfalcará o clube na competição.


Além de Tiquinho, Luís Castro também não pode contar com Matheus Nascimento, substituto imediato do camisa 9, que está com a Seleção sub-20 na Copa do Mundo da categoria. Carlos Alberto, que também serviria como opção para o setor, não pode jogar porque pertence ao América-MG.


Eis a questão: o que fazer sem Tiquinho Soares? Luís Castro tem diferentes opções para formar o ataque e o ge mostra algumas alternativas.



Júnior Santos




Júnior Santos em Botafogo x Fluminense — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Titular da ponta direita, o camisa 37 pode ser deslocado para a referência do ataque. Essa é a posição original do atacante, mas ele nunca se destacou atuando neste setor pelo Botafogo.


+ De pedreiro à várzea: a história de Júnior Santos, destaque do Botafogo que virou jogador aos 23 anos


Júnior Santos foi o atleta de referência em poucas vezes defendendo o Alvinegro - nas partidas contra o Juventude e Flamengo, no ano passado. Apesar de ter marcado um gol contra o Ju, o 'Raio' rende mais elogios aparecendo pela ponta direita e tendo espaço para correr. De qualquer forma, é uma opção de mais experiência para Tiquinho.




Aos 15 min do 2º tempo - gol de dentro da área de Júnior Santos do Botafogo contra o Juventude (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-15-min-do-2o-tempo-gol-de-dentro-da-area-de-junior-santos-do-botafogo-contra-o-juventude-10868178.ghtml)




Janderson




Janderson em Botafogo x Ypiranga — Foto: André Durão



Diferentemente de Júnior, Janderson é centroavante de área e, aí sim, é uma opção a Tiquinho no que diz respeito ao estilo de jogo. O atacante foi contratado para o time B do Botafogo no ano passado e, após se destacar, subiu para os profissionais.


+ Autor de gol do Botafogo, Janderson vendeu doces na rua, não fez base e quase desistiu do futebol


Apesar de ser visto com potencial internamente, o próprio Luís Castro já avaliou que o camisa 39 ainda não está totalmente maduro no que diz respeito para o nível mais alto do futebol brasileiro. O atleta de 24 anos tem um gol marcado pelo time principal do Alvinegro.


Eduardo



Eduardo - Botafogo x César Vallejo — Foto: Vitor Silva/BFR



Uma opção mais 'fora da curva' seria colocar Eduardo. O camisa 33 é o meio-campista mais avançado e, no momento de pressão, chega a ficar ao lado de Tiquinho Soares na busca pela posse da bola, mas nunca foi testado como a maior referência do ataque.


Eduardo tem a finalização e senso de posicionamento dentro da área como qualidades. O porém é que o meio-campista é um dos jogadores com maior carga física e que pode ser poupado visando a partida contra o Athletico, na quarta-feira, pelas oitavas da Copa do Brasil.




Aos 42 min do 2º tempo - gol de cabeça de Eduardo do Botafogo contra o São Paulo (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-42-min-do-2o-tempo-gol-de-cabeca-de-eduardo-do-botafogo-contra-o-sao-paulo-11539620.ghtml)


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Botafogo x América-MG: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e outras informações do jogo da 8ª rodada do Brasileirão



Botafogo e América-MG se enfrentam às 19h, deste domingo, no Estádio Nilton Santos em jogo que fecha a 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. O ge acompanha tudo em tempo real.


Tempo Real: o ge acompanha a partida a partir das 18h
Transmissão: Premiere





Botafogo x América-MG — Foto: ge


A partida envolve opostos na tabela. Enquanto o Botafogo é o líder do Brasileirão com seis vitórias em sete jogos, o América-MG é o 19º colocado com 4 pontos e só conseguiu o primeiro triunfo na última rodada, contra o Fortaleza.


O time comandado por Luís Castro, além de líder do Campeonato Brasileiro, também ocupa o topo da tabela do Grupo A da Copa Sul-Americana. A equipe conseguiu isso após vencer o Universidad César Vallejo por 3 a 2, em Trujillo, na última quinta-feira. Pelo Brasileirão, o time vem de vitória sobre o Fluminense.


O América-MG vem de derrota por 3 a 2 para o Defensa y Justicia, da Argentina, na última terça-feira, pela Copa Sul-Americana. No Campeonato Brasileiro, o time de Vagner Mancini superou o Fortaleza na última rodada. O Coelho tenta uma sequência positiva na disputa para deixar o Z-4.



Escalações prováveis


Botafogo - técnico: Luís Castro

Luís Castro deve colocar um time misto contra o Coelho por conta da partida contra o Athletico Paranaense, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, na quarta-feira. O treinador vai poupar jogadores que estão com grande desgaste físico e colocar um onze inicial mixado entre titulares e reservas. O treinador não terá Tiquinho Soares, artilheiro do Brasileirão, suspenso pelo terceiro amarelo.


+ Diego Hernández se torna a 3ª contratação mais cara da história do Botafogo; veja a lista



Provável Botafogo: Lucas Perri; Daniel Borges, Adryelson, Cuesta, Hugo (Marçal); Marlon Freitas, Tchê Tchê, Lucas Fernandes; Gustavo Sauer (Janderson), Júnior Santos, Luís Henrique (Victor Sá).




Desfalques: Danilo Barbosa, Matías Segovia e Patrick de Paula (lesionados); Matheus Nascimento (Seleção sub-20).


Pendurados: Leonel Di Plácido, Marçal e Eduardo


+ Leia mais notícias do Botafogo


América-MG - técnico: Vagner Mancini


Mancini vem promovendo uma série de mudanças na equipe titular. O treinador tem variado os 11 titulares a cada partida. Para o jogo contra o Botafogo, a tendência é que o técnico repita o time que venceu o Internacional e Fortaleza,, com Lucas Kal e Breno no meio, e Pasinato no gol.


Provável América: Pasinato; Marcinho, Maidana, Wanderson e Danilo Avelar; Lucas Kal, Breno, e Martínez; Everaldo, Aloísio e Felipe Azevedo.




Desfalques: Matheusinho (edema no joelho), Dadá Belmonte (pubalgia), Adyson (fratura no tornozelo direito) e Luan Campos (lesão na lombar)


Pendurados: Iago Maidana, Lucas Kal, Alê e Marcinho


+ Leia mais notícias do América


Arbitragem

Árbitro: Raphael Claus (FIFA-SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Daniel Luis Marques (SP)
Quarto árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
VAR: Wagner Reway (FIFA-PB)


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro