Páginas

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Jair vê equilíbrio e minimiza favoritismo do Grêmio: "Ninguém nos convidou até aqui"


Sereno, treinador não revela time, cita diferença de investimento, mas destaca força e amadurecimento do Botafogo. Como estímulo, torcedores entregam compilação de críticas à equipe




O que tinha que ser feito foi feito. o Botafogo está pronto para o jogo do ano, contra o Grêmio, nesta quarta, às 21h45, pelas quartas de final da Libertadores, em Porto Alegre. Na noite desta terça, Jair Ventura fez os últimos ajustes e comandou treino fechado de reconhecimento na Arena.


Na coletiva de imprensa, Jair passou serenidade e citou o amadurecimento do Botafogo ao longo do ano. Também fugiu de polêmicas. O Grêmio leva vantagem por decidir em casa? O técnico prefere não apontar favorito. O treinador aponta equilíbrio no confronto, mas ressalta que o Botafogo não chegou por acaso às quartas de final da Libertadores.


- Vejo o Grêmio com o futebol mais vistoso, e eles se equiparam com a gente na competitividade. Estão fazendo um ano fantástico, mas o Botafogo também tem suas forças, ninguém nos convidou até aqui. Mas a expectativa é de um jogo equilibrado - disse o treinador, na sala de imprensa da Arena do Grêmio.



Jair Ventura durante o treino do Botafogo em Porto Alegre (Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital)


O treinador, no entanto, minimizou o favoritismo apontando por parte da imprensa. No desembarque em Porto Alegre, torcedores alvinegros levaram aos jogadores uma compilação de críticas de jornalistas gaúchos à equipe carioca.


- Eu tenho defeito de ser muito sincero. Se você olha o investimento do Botafogo, não pode apontar o Botafogo como favorito. Mas é uma reconstrução, 2015 estávamos na Série B. A gente não fica chateado quando a imprensa não nos coloca entre os favoritos por conta do investimento. Mas se analisar trabalho, performance, temos algo de diferente.



O certo é que Victor Luis volta ao time após cumprir suspensão no jogo de ida. As dúvidas, porém, estão no meio-campo. Lindoso volta após boa partida contra o Santos? Se voltar, quem sai? João Paulo? Leo Valencia? Dúvidas que provavelmente serão desfeitas apenas minutos antes do jogo.


- Não posso dizer ou estaria dando a resposta. Amanhã explico a escolha depois do jogo. Mas é claro que já tenho o time (risos).


Devido ao 0 a 0 no Rio de Janeiro, o Botafogo joga por uma vitória simples ou um empate com gols para avançar às semifinais. Caso se repita o placar da primeira partida, a vaga será conhecida na decisão por pênaltis.



Torcedores entregaram cartazes aos jogadores com compilação de críticas à equipe por parte da imprensa (Foto: Reprodução)


Outros trechos da entrevista

Ausência ou não de Luan
A gente sabe da situação do Luan, não temos essa informação (se vai jogar), mas sei que Grêmio é tão forte com ou sem Luan. Jogamos sem ele e foi bastante difícil. Mesmo se Luan e Geromel estiverem aptos, a dificuldade será a mesma.


Ambiente leve
Mesmo de todos os jogos. Sempre falo em equilíbrio, busco isso mesmo nos grandes jogos, e esse clima é transmitido no vestiário. Clima é leve, até mesmo quando perde, algumas pessoas acham que vai acabar o mundo quando perde, mas não. Clima pesado é muito ruim, então levamos com muito trabalho, mas nos momentos antes e depois do treino são muitos felizes.


Estratégia
A gente sabe da força do Grêmio em casa, mas sabemos também que não dá para jogar só na transição. Temos nossa estratégia, estamos maduros na Libertadores, começamos antes dos demais na Pré-Libertadores. Mais um grande desafio, grande jogo, decidindo fora. Gol qualificado só serve para o Botafogo agora, vai ter momento de marcar em cima, transição, jogo apoiado.


Grupo merecedor
Sou um felizardo já de estar participando, mas queremos sempre mais. Seria muito egoísta, mas não para mim, e sim para o Botafogo. Instituição gigante, de 100 anos, que não tem esse título. Torcida merece, grupo merece. Sabemos também que para conquistar, tem que estar sempre participando. Fico feliz a disputar e brigar.


Torcida adversária
Será um grande jogo. A gente sabe da força da torcida, a nossa também fez grande festa.


Favoritismo
Não tem favorito, quem for mais efetivo, errar menos, vai conseguir a classificação.


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar e Thiago Lima, Porto Alegre