Páginas

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Botafogo prepara estratégia para lucrar com Arão







Gazeta Press

A diretoria do Botafogo já esperava, mas a notícia de que o Flamengo anunciou oficialmente a contratação do volante Willian Arão, em litígio com o clube, caiu como uma bomba em General Severiano. Não pela novidade, mas pela certeza, na visão do presidente do Alvinegro, Carlos Eduardo Pereira, de que o Rubro-Negro não agiu de maneira ética. Agora, a ordem é trabalhar duro na Justiça para conseguir lucrar com a situação.


O vice-presidente jurídico do Botafogo, Domingos Fleury, garante que a cláusula que prevê pagamento de R$ 20 milhões para a saída do jogador será respeitada. O clube está amparado por uma cláusula do contrato que previa a renovação do mesmo por mais um ano, a partir de dezembro de 2015, sem a necessidade de concordância do atleta. Para efetivar a cláusula, o Botafogo deveria aumentar o salário de Willian Arão, o que seria feito, e depositar R$ 400 mil de luvas. Por duas vezes o depósito foi feito e o volante devolveu o dinheiro.

Os advogados de Arão alegam que a cláusula de renovação automática foi derrubada por uma mudança na legislação da Fifa, feita em maio de 2015, porém, depois da assinatura de contrato. A lei, segundo os botafoguenses, não é retroativa.

- O Flamengo está correndo um risco em contratar o jogador nessas condições. Posso dizer que o Botafogo está amparado por uma cláusula que prevê o pagamento de multa - avisou Domingos Fleury.

Carlos Eduardo Pereira, por sua vez, lamentou a postura do presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello.

- Tinha uma relação pessoal com o Bandeira e por diversas vezes ele teve a oportunidade de falar comigo sobre a situação. Poderíamos ter conversado e quem sabe chegarmos a um entendimento. Porém, isso não aconteceu. Não fiquei decepcionado com o jogador, pois a postura dele nunca me fez esperar nada diferente, pois não tinha relações com ele e nem com seu empresário. Mas com o presidente do Flamengo houve uma decepção e isso com certeza vai acabar influenciando o relacionamento entre os dois clubes mais na frente - avisou Pereira.

O fato é que a permanência de Willian Arão no Flamengo ou seu retorno ao Botafogo vai gerar uma grande novela jurídica que promete se estender pelos próximos meses e conturbar a carreira do jogador.

Dentro de campo, o elenco do Botafogo se reapresentará em 2 de janeiro, quando começa a preparação para o Campeonato Carioca e para a Copa do Brasil. A pré-temporada será realizada no Espírito Santo. Alguns amistosos, inclusive, já estão acertados para o período. O primeiro compromisso oficial em 2016 será a estreia no Campeonato Carioca, contra o Bangu, no último fim de semana de janeiro, em local a ser definido.


Gazeta Esportiva

Agente envia oferta ao Bota e aguarda definição sobre Renan Fonseca


Alexandre Luzz, empresário do zagueiro, diz que clube tem em mãos contraproposta do jogador por renovação. Negociação pode ter capítulo final ainda nesta semana





Para evitar que a arrastada negociação de renovação com Renan Fonseca ganhe ares de novela, o Botafogo pode definir a permanência do zagueiro ainda nesta semana. Pelo menos é essa a expectativa de Alexandre Luzz, empresário do zagueiro.

Na última sexta-feira, o agente enviou uma contraproposta ao gerente de futebol Antônio Lopes. Segundo Alexandre, os valores estão próximos do que o Botafogo oferece.

- A bola está com o Botafogo. Os valores não estão distantes. A renovação está nas mãos do clube. O Renan quer ficar, e esperamos uma solução nesta semana - disse Alexandre Luzz.

Renan Fonseca já deixou clara a vontade de ficar, mas quer ser valorizado pelo Botafogo (Foto: Gustavo Rotstein / GloboEsporte.com)

As negociações ocorrem desde outubro, mas ambas as partes buscam um desfecho rápido. Apesar de sondagens, Renan Fonseca tem o Botafogo como prioridade. Grato pelo fato de o clube ter lhe ter aberto as portas, o zagueiro e seu empresário garantem que não irão abrir conversas com outros interessados antes de um ponto final nas conversas com o Botafogo.

- A prioridade é do Botafogo. Tivemos sondagens, o que é normal, mas não enviei contraproposta a nenhum clube. A ideia é resolver com o Botafogo. Só depois, caso não haja um acordo, conversaremos com outros interessados - frisou o agente.

O tempo de contrato já está acertado. Caso cheguem a um acordo, o novo vínculo do zagueiro, de 25 anos, será até dezembro de 2017.

Como fez com a maior parte dos jogadores contratados nesta temporada, o Botafogo colocou uma cláusula de prioridade no contrato de Renan Fonseca. O prazo para exercê-la, no entanto, era até o meio do ano, o que não aconteceu.


Renan Fonseca foi o atleta que mais entrou em campo pelo Botafogo na temporada. Em 61 jogou 61 partidas e marcou dois gols.


Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE