Páginas

domingo, 20 de janeiro de 2013

Sem fazer muito esforço, Botafogo derrota o Duque de Caxias, por 3 a 0


Andrezinho, o estreante Bolívar e Antônio Carlos fazem os gols alvinegros, todos no primeiro tempo, na estreia alvinegra no Campeonato Carioca


O Botafogo não precisou fazer uma grande apresentação para derrotar com muita facilidade o Duque de Caxias, por 3 a 0, neste domingo, no Engenhão, pela primeira rodada da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. Andrezinho, o estreante Bolívar e Antônio Carlos fizeram os gols alvinegros, todos no primeiro tempo. A renda somou R$ 119.710,00 para um público de 4.690 pagantes (6.630 presentes).

Na próxima rodada, o Alvinegro, que pertence ao Grupo A, enfrentará o Bangu, na quinta-feira, às 17h (de Brasília), em Moça Bonita. O Duque de Caxias receberá o Friburguense, na quarta, às 17h, no Marrentão.

Bolívar, ao centro, comemora com companheiros seu gol contra o Duque (Foto: Wagner Meier / Agif)
O Botafogo começou tomando conta do jogo, mas sem objetividade. O Duque de Caxias mal saía da defesa e quando tentava, errava um passe, ou um jogador cometia um equívoco e perdia a posse da bola. O primeiro chute a gol só surgiu aos 17 minutos, no lado alvinegro, com Marcelo Mattos arriscando bem de fora da área. Em seguida, Bolívar foi fazer gracinha na defesa e por pouco Charles Chade não abriu o marcador para a equipe da Baixada.

A equipe alvinegra tinha muitas dificuldades para furar o bloqueio defensivo adversário, mas ganhou um presente aos 24 e aproveitou: após escanteio, Sergio Raphael tirou muito mal de cabeça e a bola sobrou para Andrezinho dominar e chutar para marcar, contando com desvio no mesmo zagueiro, enganando o goleiro Fernando. Não levou muito tempo para surgir o segundo. Aos 28, Andrezinho cobrou escanteio da direita, Fellype Gabriel desviou de cabeça, e Bolívar, livre no meio da área, cabeceou para jogar a bola na rede.

O time alvinegro não fazia uma partida brilhante, mas a defesa tricolor falhava constantemente, facilitando muito a vida botafoguense. E sem grandes esforços, o Botafogo, que perdera Renato machucado, chegou ao terceiro, aos 34, em jogada ensaiada. Lodeiro cobrou falta para Fellype Gabriel, que seviu Andrezinho na área, pela direita. O cruzamento foi rasteiro e passou por dois jogadores alvinegros antes de Antonio Carlos completar para o gol vazio. Estava muito fácil e o quarto esteve bem perto duas vezes com Henrique, numa furada na pequena área e depois em chute de dentro da grande área, e uma com Cidinho, em boa jogada pela esquerda.

Botafogo diminui o ritmo e jogo fica morno na etapa final

O Duque de Caxias voltou para o segundo tempo com sua marcação bem adiantada e dificultou muito as saídas de bola do Botafogo. Mas não soube tirar proveito, criando poucas chances, a maior parte em chutes de longa distância. Já o Alvinegro parecia acomodado com a grande vantagem obtida e passou a aparecer no setor ofensivo com bem menos frequência. Quem mais parecia estar com vontade de buscar o quarto gol era o lateral-direito Gilberto, que quase fez um golaço, aos 19, em bela jogada individual.

O jogo ficou morno, num ritmo lento, e as oportunidades rareavam. Pelo menos, o time da Baixada já não se restringia à defesa e chegou perto do gol, aos 30, quando Charles Chade chutou de dentro da área, e Jefferson fez boa defesa. Nos minutos finais o Botafogo procurou segurar a bola e o resultado, o que não representou tarefa das mais difíceis, já que o adversário já estava entregue há muito tempo.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Hoje, só a vitória interessa




O Botafogo reencontra hoje sua saudosa torcida na caminhada em busca de mais um título no Campeonato Carioca enfrentando o Duque de Caxias, às 19h30, no "tapete verde" do Engenhão.

Será mais uma oportunidade de aumentar seu cacife no Estadual (o Botafogo é dos grandes, o que menos ganhou a competição) e, quem sabe, vingar a derrota no primeiro e decisivo jogo da final do ano passado quando perdeu o título para o Fluminense.

Este ano as perspectivas apresentam um horizonte mais promissor na medida em que a base da equipe foi mantida e houve uma recomposição do elenco com contratações pontuais. Naturalmente, alguns jogadores desgastados com a torcida e que já não faziam parte dos planos para essa temporada, foram negociados paulatinamente, sem maiores traumas para ambas as partes.

Formam a base para 2013, o goleiro Jefferson e seu reserva Renan, os zagueiros A. Carlos e Dória e os laterais Lucas e M. Azevedo. Na contenção, M. Mattos que volta de um longo período de recuperação e Renato, além dos garotos Jadson e Gabriel, já recuperado de contusão. Os meias de ligação também foram mantidos com destaque para Seedorf, que fica fora da estreia, Andrezinho, F. Gabriel e Lodeiro. Na frente, Bruno Mendes permanece, já com a condição jurídica regularizada.

Dentro dessa filosofia, o técnico Oswaldo de Oliveira também permaneceu apesar de não ter conquistado nenhuma das quatro competições que disputou e não contar com a simpatia da grande maioria da torcida. Essa será uma grande oportunidade para ele reverter esse quadro e abandonar de vez a intenção de fazer de Rafael Marques, um artilheiro.

Ainda fazem parte desse projeto jogadores recém chegados da base como Vitinho, Sassá, Gilberto e Andrey que se juntam à Cidinho, Jeferson Paulista, Fabiano, Matheus Menezes e o "veterano" Lucas Zen.

Para o jogo de hoje já estão escalados dois dos novos contratados: o experiente zagueiro Bolivar e o jovem atacante Henrique, nossa nova esperança de gols. Aguardam a vez o também zagueiro Rodrigo Defendi e o lateral esquerdo Julio Cesar. Alan Bahia segue fora, aguardando regularização.

Por tudo que envolve esse jogo, só a vitória interessa. E assim será!

Por Felipaodf/BotafogoDePrimeira

Oswaldo de Oliveira vê sombra de Paulo Autuori e usa bom senso na estreia do Botafogo




É hoje.

Daqui a pouco no Engenhão, o Botafogo abre 2013.

Pode não ser o time dos sonhos do torcedor, certamente está longe disso, mas algumas caras novas estarão em campo.

O zagueiro Bolívar é uma boa aposta. Experiente, deve ajudar muito o setor tão criticado em 2012.

No meio campo um velho conhecido reaparece: Marcelo Mattos.

O jogador ficou praticamente todo ano passado no departamento médico. Está devendo e ainda não justificou o esforço financeiro da diretoria.

Henrique é uma incógnita. Fez um campeonato nada mais do que razoável pelo Sport e está escalado como titular muito mais em função da ausência de Bruno Mendes.

Gilberto, revelado na base, irá substituir Lucas na lateral. Precisa de apoio e paciência dos torcedores.

Paciência aliás é a palavra chave.

Mesmo contra vontade da torcida, o presidente Maurício Assumpção bancou Oswaldo de Oliveira. Por causa do técnico, Loco Abreu partiu e Caio não voltou.

Oswaldo sabe que depende de um bom início de campeonato, mas somente conquistando títulos irá sobreviver em 2013. Caso contrário, cai antes do que muitos possam imaginar.

Paulo Autuori, unanimidade e desejo antigo, está no mercado.

Oswaldo evita entrar em rota de colisão, mas continua sendo incoerente.

Rafael Marques era usado como titular até semana passada.

O fraco desempenho do jogador diante do Macaé em amistoso fez Oswaldo repensar.

Henrique vai para o jogo.

Rafael nem no banco de reservas vai ficar.

Cauteloso, Oswaldo usou o bom senso no reencontro com a torcida.

Pré-jogo: Botafogo estreia contra o Duque apostando em um novo camisa 9


Ex-Sport, Henrique tenta preencher lacuna deixada pelo time de 2012. Bolívar é a outra cara nova na partida deste domingo, no Engenhão


Cinquenta dias depois, o Botafogo volta a campo neste domingo, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão, para enfrentar o Duque de Caxias na estreia das equipes no Campeonato Carioca de 2013. A aposta alvinegra é na manutenção da base, já que poucas peças importantes saíram e alguns reforços chegaram, como Bolívar e Henrique, que estão escalados. O segundo, que vestirá a camisa 9, terá a missão de ser a referência no ataque, preenchendo uma lacuna deixada pelo time de 2012, apesar dos 11 gols do improvisado Elkesson no Brasileiro.

O Botafogo viveu a carência de um centroavante no ano passado depois que Herrera foi negociado com os Emirados Árabes, e Loco, emprestado ao Figueirense. Rafael Marques, contratado para exercer essa função, não teve atuações satisfatórias e passou em branco, sem marcar um gol sequer.

Os jogadores terão a oportunidade de atuar em um gramado em excelente estado, totalmente recuperado da maratona de jogos da última temporada. Seedorf terá de esperar um pouco mais para jogar lá, pois continua em trabalho de preparação física. O Botafogo está no Grupo A da Taça Guanabara, enquanto do Duque está no B.

O árbitro será André Rodrigo Rocha, auxiliado por Rodrigo Pereira Jóia e Daniel Pereira. A partida terá transmissão para todo o país do SporTV (menos para o Rio de Janeiro) e do Premiere. O GLOBOESPORTE.COM detalha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos.




Botafogo: com a base mantida, o time não terá modificações bruscas para este início de ano, inclusive no esquema tático. Bolívar e Henrique são as principais novidades. Na lateral direita, Gilberto, de 19 anos, entra no lugar de Lucas, que não está liberado pela preparação física. A equipe deve atuar com: Jefferson, Gilberto, Bolívar, Antônio Carlos e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Fellype Gabriel, Lodeiro e Andrezinho; Henrique.

Duque de Caxias: o técnico Josué Teixeira deve mandar a campo um time escalado com: Fernando, Jefinho, Sérgio Raphael, Paulão e Pedro Júnior; Renan Silva, André Gomes, Marcus Vinicius e Carlos Alberto; Otávio e Charles Chad.



Botafogo: Gabriel e Lucas Zen ainda se recuperam de lesão. Seedorf, que se reapresentou depois dos demais jogadores, ainda está em processo de recondicionamento físico e não joga. O mesmo acontece com Lucas, que ficou fora dos últimos treinamentos no campo. Dos contratados, apenas André Bahia ainda não foi regularizado. Eliminados do Sul-Americano sub-20, Dória, Jadson e Bruno Mendes só podem ser utilizados a partir da segunda rodada.

Duque de Caxias: apesar de não contar com desfalques por lesão ou suspensão, o Duque de Caxias não terá à disposição alguns jogadores que não foram regularizados na Ferj. Os nomes do lateral-esquerdo Rodrigo, do meia João Marcos e do atacante Rodrigo Dinamite ainda não apareceram no boletim informativo da Federação.



Botafogo: em sua estreia em 2013, o Bota terá uma cara nova no comando de ataque. Ex-Sport, Henrique ganhou nos treinos a concorrência com Rafael Marques e será a referência na frente. O principal cartão de visitas do jogador de 21 anos foi ter sido artilheiro e Bola de Ouro do Mundial sub-20, disputado em 2011.

Duque de Caxias: com passagem por cinco clubes cariocas, Charles Chad está pronto para mais um Campeonato Carioca. Na pré-temporada, o atacante de 31 anos marcou cinco gols em quatro jogos-treinos, e deve ser a referência no ataque da equipe.




Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: “É sempre uma tarefa difícil. O Duque tem montado equipes boas, não chega a ser uma surpresa. Observamos um dos jogos-treinos deles. Atuam compactos, com uma boa consciência de jogo. Vamos ver no domingo como vão se apresentar".

Josué Teixeira, técnico do Duque de Caxias: "Estamos crescendo como previsto. Desde que cheguei, planejamos a melhoria por partes, primeiro na parte física, depois na parte tática defensiva e, por último, a ofensiva. Quando você tem um time muito técnico, o que é o nosso caso, conseguimos trabalhar com calma. Temos jogadores de qualidade e estamos muito confiantes".



* O Botafogo teve a seguinte campanha no último Campeonato Carioca: 20 jogos, 11 vitórias, sete empates e duas derrotas. Foram 44 gols marcados e 21 sofridos. Loco Abreu, com 11 gols, foi o artilheiro da equipe.

* Nos três últimos estaduais, o Botafogo teve ótimas campanhas em seus confrontos contra as equipes de menor expressão. Em 12 jogos no estadual 2010, o Bota obteve 11 vitórias e um empate, diante do Bangu (2 a 2) na última rodada da Taça Rio. Em 2012, foram oito vitórias e quatro empates. No ano passado, nove vitórias e quatro empates.

* A última derrota do Botafogo no Campeonato Carioca diante de uma equipe pequena foi na quarta rodada do estadual 2009, quando foi derrotado pelo Volta Redonda por 2 a 1 no Engenhão.

* Fundado em 1957, o Duque de Caxias Futebol Clube disputa pela sexta vez a elite do Carioca. Em 2005, o Tamoio deu nome ao atual time, que mudou suas cores para laranja, azul e branco. Em 2006, o Duque conseguiu a vaga para a disputa da Segunda Divisão depois de ser campeão da Seletiva de Acesso. No mesmo ano, disputou a Segundona e ficou em sexto lugar na classificação geral. Já em 2007, terminou em quinto lugar e garantiu vaga na elite do estado para o campeonato de 2008.





Botafogo e Duque de Caxias se enfrentaram em 24 de março de 2012, no Engenhão, e os donos da casa levaram a melhor: 2 a 0, gols de Fellype Gabriel e Jobson. A equipe do técnico Oswaldo de Oliveira atuou com: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira (Brinner) e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Elkeson, Felipe Menezes (Jobson) e Fellype Gabriel; Herrera (Jeferson Paulista). Já o Duque, comandado por Eduardo Allax, entrou em campo com: Fernando; Arílson, Paulão, Fábio Aguiar e Rodrigues (Ari); Neves, Juninho, Danilo Rios (Watthimem), Raphael Augusto e Jefinho; Gilcimar (Thiago Rezende).

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro