Páginas

quarta-feira, 7 de junho de 2023

Análise: Botafogo sofre na altitude, é salvo por Perri e alcança o objetivo mínimo



Enfrentando a LDU em Quito, a equipe de Luís Castro ficaria mais confortável com uma vitória, mas o empate foi lucro



O Botafogo segurou o empate em 0 a 0 contra a LDU no Estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador, com uma altitude de 2.850m e segue na ponta do Grupo A da Copa Sul-Americana, empatado em pontos com o rival equatoriano, mas liderando por gols pró, o segundo critério de desempate.






LDU QUITO 0 x 0 BOTAFOGO - MELHORES MOMENTOS | CONMEBOL SUDAMERICANA 2023


O resultado não foi perfeito, mas levando em consideração as condições e atuação, o time de Luís Castro saiu no lucro e alcançou o objetivo mínimo, que era voltar do Equador com a liderança da chave nas mãos para decidir a classificação no Nilton Santos no dia 29 de junho.


Além de jogar 2.850m acima do nível do mar, algo que boa parte do elenco alvinegro jamais tinha experimentado na carreira, contra um time que sabe muito bem usar o fator casa a seu favor, o Glorioso ainda se viu desfalcado de seu melhor jogador e artilheiro, Tiquinho Soares, que ficou fora da relação tratando um problema não revelado pelo clube.


Sem ele, o jovem Janderson recebeu a primeira chance como titular no time em uma condição absolutamente adversa. Pedir que o camisa 39 fizesse o mesmo que Soares consegue fazer seria demais e o time sentiu muito a ausência do principal jogador.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Botafogo anuncia desfalque de Tiquinho Soares, mas não divulga lesão


Durante toda a primeira etapa, o Botafogo teve muita dificuldade de ter a bola no campo de ataque, algo que Tiquinho faz com maestria prendendo a bola no pivô para a chegada do resto do time. Poucas foram as estocadas da equipe, que foi para o intervalo com apenas três finalizações, nenhuma delas na direção do gol defendido por Domínguez.


A LDU conseguiu fazer com eficiência uma pressão média e recuperar a bola rapidamente quando os botafoguenses tentavam esticar para se manter no campo de ataque. Alvarado infernizou a defesa alvinegra, especialmente o lateral Rafael. Lucas Perri fez pelo menos três boas defesas, segurando o empate antes do intervalo.


O segundo tempo trouxe um nível de atuação completamente diferente da equipe de Luís Castro. Com uma pressão mais alta, o Alvinegro dificultou a construção da LDU desde o campo de defesa e deu mais tranquilidade a Lucas Perri e ao setor defensivo como um todo.


Além disso, essa mudança de postura trouxe boas chances também no ataque e o Glorioso só não saiu na frente por uma defesa milagrosa de Domínguez. A entrada de Júnior Santos no lugar de Janderson ajudou com que o Botafogo prendesse um pouco mais a bola no campo de ataque e evitasse a recuperação da LDU.


Apesar da evolução do time como um todo, coube ainda a Lucas Perri decidir mais uma vez a favor da equipe. O camisa 12 fez uma defesa absurda aos 49 do segundo tempo para manter o placar em 0 a 0 e a liderança em General Severiano.





Botafogo agradece torcedores após empate com a LDU — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Evidentemente, o Botafogo não foi a Quito para empatar, mas dentro das condições e do que foi o jogo, o ponto na bagagem é motivo de comemoração. Com 12 dias de descanso após a partida contra o Fortaleza, no sábado (10), às 21h, Castro tem tempo para recuperar todos os jogadores e decidir a vaga em casa contra o Magallanes no dia 29.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: GE/Por Giba Perez — Rio de Janeiro

Atuações do Botafogo: Lucas Perri evita a derrota no Equador e recebe maior nota



Veja quem se destacou e quem foi mal no jogo da quinta rodada da Sul-Americana





Lucas Perri [GOL]: fez pelo menos quatro ótimas defesas que salvaram o Botafogo e evitaram que os donos da casa abrissem o placar. Melhor em campo com sobras. Nota: 7,5.


Rafael [LAD]: tomou cartão amarelo cedo na partida e teve muita dificuldade na marcação do talentoso Alvarado. Saiu no intervalo para a entrada de Di Plácido. Nota: 4,0.


Adryelson [ZAG]: seguro na defesa, quase abriu o placar em um chute após cobrança de falta, mas Domínguez fez um milagre para evitar o gol alvinegro. Nota: 6,0.


Cuesta [ZAG]: teve dificuldades na saída de bola, cometendo erros incomuns, e também na marcação com o Angulo no primeiro tempo. Com a entrada de Anangonó, a vida foi facilitada. Nota: 5,0.


Hugo [LAE]: deu conta do recado na marcação, especialmente com a LDU se concentrando mais pelo lado em que tinha o camisa 10 Alvarado. Assim como o time, pouco chegou ao ataque. Nota: 5,0.


Marlon Freitas [VOL]: evitou o gol de Anangonó em escanteio ao bloquear a cabeçada com a coxa. foi bem na marcação, apesar de algum dificuldade na saída de bola. Nota: 5,5.


Tchê Tchê [VOL]: se movimentou, tentou chegar no ataque para encostar em Eduardo. Fez uma partida abaixo da média, mas contribuiu no coletivo na busca do empate. Nota: 5,0.



Leia mais sobre o Botafogo:

+ Morre Maurício Assumpção, ex-presidente do Botafogo


Eduardo [MEI]: tentou puxar alguns contra-ataques no segundo tempo, mas faltou companhia para acionar na velocidade. Melhorou com a entrada de Júnior Santos no setor ofensivo. Terminou a partida como falso 9. Nota: 5,0.


Gustavo Sauer [ATA]: teve dificuldade de ajudar na construção de jogadas no primeiro tempo, quando o ataque no Botafogo pouco teve a bola. Melhorou ligeiramente na segunda etapa, puxou alguns contra-ataques, mas saiu para a entrada de Lucas Fernandes. Nota: 4,5.


Janderson [ATA]: desperdiçou a melhor chance da partida ao pegar a bola depois de Quintero escorregar e finalizar por cima do gol. Substituído no começo do segundo tempo para a entrada de Júnior Santos. Nota: 4,0.


Victor Sá [ATA]: não conseguiu ser a válvula de escape que o time precisava sem ter a bola sendo pressionado pela LDU. Saiu no intervalo para a entrada de Luís Henrique. Nota: 4,5.


Entraram




Lucas Perri foi o destaque da partida contra a LDU — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Di Plácido [LAD]: entrou melhor do que Rafael, especialmente no setor defensivo. Conseguiu conter melhor os avanços de Alvarado. Nota: 5,0.


Luís Henrique [ATA]: entrou para dar mais dinamismo no ataque, mas produziu tão pouco quanto Victor Sá. Nota: 4,0.


Júnior Santos [ATA]: em uma função diferente da habitual, foi centroavante no meio do segundo tempo e ajudou o time a ter mais a bola no campo de ataque. Terminou na ponta-direita, mas já com o time segurando o empate. Nota: 5,5.


Lucas Fernandes [MEI]: entrou para fazer o meio-campo e desperdiçou a chance da vitória no último ataque do Botafogo na partida. Nota: 4,5.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro