Páginas

terça-feira, 12 de julho de 2022

Superstição fez novo reforço do Botafogo “mudar” de nome


Meia relembra temporada em que se deu bem sendo chamado apenas como Eduardo e não Carlos Eduardo, como era de costume


Depois de ser anunciado pelo Botafogo, Carlos Eduardo - ou somente Eduardo, como pediu para ser chamado - participou de transmissão ao vivo nas redes sociais do clube. Na conversa, ele explicou por que resolveu mudar a forma como é reconhecido:


+ Botafogo anuncia contratação de Carlos Eduardo


- Quando estava na França, troquei o Carlos Eduardo só por Eduardo. Deu sorte. Então, fica assim - afirmou.





Eduardo, meia do Botafogo — Foto: Vitor Silva/BFR


O período a que Eduardo se refere foi a temporada 2014/2015, quando atuou pelo Nice, da França, emprestado pelo Porto, de Portugal. Pelo time francês, em 30 jogos, o meia marcou 10 gols e deu duas assistências.


+ Dois anos, um gol: como foi a passagem de Luis Henrique, reforço do Botafogo, na França


O meia também abordou a relação com Luís Castro, por quem foi treinado no Porto. Ele atribui ao treinador e ao projeto o fato de ter firmado contrato com o Botafogo.


+ Dois anos, um gol: como foi a passagem de Luis Henrique, reforço do Botafogo, na França


- Trabalhei um pouco com ele, conheço, é um excelente treinador. Podemos fazer coisas bem diferentes nesse período. Fiquei feliz pelo projeto. Estava acompanhando o Botafogo nessa reformulação. Quando recebi o convite e me passaram o projeto, achei incrível. Estamos pelo projeto, pelo nome da instituição - contou.



Botafogo tem problemas no ataque para o jogo contra o América-MG (https://ge.globo.com/video/botafogo-tem-problemas-no-ataque-para-o-jogo-contra-o-america-mg-10751016.ghtml)



Aos 32 anos, Eduardo assinou contrato até o fim de 2024. Ele só pode estrear com a camisa alvinegra a partir da abertura da próxima janela de transferências, em 18 de julho. O jogador garantiu que tem condições para estar disponível já para o confronto do dia 20, contra o Santos, em São Paulo.


+ Leia mais notícias do Botafogo


- Dependendo de mim, vou estar pronto. Temos muitos dias para me condicionar. Acredito que estarei bem preparado para o primeiro desafio - afirmou, antes de descrever suas características dentro de campo:


- Faço tanto meia quanto volante. Joguei na França e em Portugal como camisa 8. Na Arábia joguei um pouco mais na frente. Na França eu fiz um pouco mais de gols, e meu primeiro treinador na Arábia já quis me colocar mais na frente.com o clube carioca. Os alvinegros divulgaram a novidade nas redes sociais - concluiu.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Eduardo volta para o Brasil após atuar no Oriente Médio desde 2015, onde defendeu o Al-Ahli e o Al-Hilau - quando levou a bola de bronze do Mundial de Clubes da temporada de 2015. O meia enfrentou o Flamengo nas semifinais do torneio, que foi conquistado pelo Liverpool.


No Botafogo, a cara nova reforçará um setor carente de opções no elenco. Ele é o segundo contratado da segunda janela da temporada a ser anunciado pelo clube. Antes, os alvinegros confirmaram a chegada do lateral-esquerdo Marçal. Além da dupla, a diretoria também tem acerto com o atacante Luís Henrique, do Olympique de Marselha.


Botafogo anuncia contratação de Carlos Eduardo



Meia terá contrato até o fim de 2024 após rescindir com o Al-Ahli



O Botafogo anunciou nesta terça-feira (12) a contratação do meia Carlos Eduardo. O brasileiro de 32 anos assinou contrato válido até o fim de 2024 com o clube carioca. Os alvinegros divulgaram a novidade nas redes sociais.


+ Dois anos, um gol: como foi a passagem de Luis Henrique, reforço do Botafogo, na França



Eduardo, como prefere ser chamado e como foi oficializado pelo Botafogo, volta para casa depois de longa passagem pelo Oriente Médio, onde estava desde 2015. Antes, se destacou pelo Nice, da França, depois de quatro temporadas em Portugal. Em solo luso, o atleta teve contato com o técnico Luís Castro no Porto, em 2013.





Meia Eduardo, novo reforço do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Embora já esteja no Brasil, Eduardo só poderá atuar pelo Botafogo a partir da abertura da próxima janela de transferências, em 18 de julho.


O anúncio foi feito pelas redes sociais do clube. No Twitter, o perfil oficial do Botafogo postou uma mensagem em árabe, fazendo referência ao local onde Eduardo atuava. Em seguida, uma nova postagem chamou o público para acessar o Instagram do time. Lá, a oficialização da contratação ocorreu por vídeo.




O jogador chega ao Botafogo com aval de Luís Castro e disputará uma posição carente no elenco. A última vez que o atleta teve destaque no noticiário brasileiro foi em 2019, quando levou a bola de bronze do Mundial de Clubes daquela temporada. O meia enfrentou o Flamengo nas semifinais do torneio, que foi conquistado pelo Liverpool.


+ Leia mais notícias do Botafogo


No Botafogo, a cara nova reforçará um setor carente de opções no elenco. Ele é o segundo contratado da segunda janela da temporada a ser anunciado pelo clube. Antes, os alvinegros confirmaram a chegada do lateral-esquerdo Marçal. Além da dupla, a diretoria também tem acerto com o atacante Luís Henrique, do Olympique de Marselha.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Dois anos, um gol: como foi a passagem de Luis Henrique, reforço do Botafogo, na França



Dos 49 jogos pelo Olympique de Marselha, atacante foi titular em 15



Após duas temporadas na França, Luis Henrique voltará ao Botafogo ainda precisando confirmar as qualidades promissoras que atraíram a atenção do Olympique de Marselha em 2020. O atacante tinha 18 anos quando deixou o Brasil e não conseguiu se afirmar em solo francês.


+ Botafogo acerta com volante Marlon Freitas, do Atlético-GO, para 2023


No período, o jovem marcou um gol em 49 partidas. Ele atuou em 24 jogos na primeira temporada - em sete como titular - e em 25 na segunda, quando começou oito vezes jogando. O número de assistências é um pouco mais expressivo: seis.




Luis Henrique, atacante do Olympique de Marselha — Foto: Getty Images



A reportagem de ge consultou dois jornalistas que acompanharam a trajetória de Luis Henrique no Olympique para entender por que o garoto não conseguiu se destacar. Os dois foram unânimes em um dos motivos, que seria a falta de encaixe no estilo de jogo de André Villas-Boas, treinador à época.


+ Botafogo tenta convencer clubes para contratar Ojeda e Matheus Pereira


- A chegada de Luis Henrique foi estranha. Villas-Boas não o conhecia, queria um camisa 9, e rapidamente viu que Luis não poderia ser um centroavante. Por isso o jogador foi pouco utilizado - afirmou Fabrice Lamperti, do diário La Provence, de Marselha e região.




Gol do Botafogo! Luis Henrique faz jogada individual e marca o quinto, aos 34' do 2º Tempo (https://ge.globo.com/futebol/video/gol-do-botafogo-luis-henrique-faz-jogada-individual-e-marca-o-quinto-aos-34-do-2o-tempo-8658571.ghtml)



Villas-Boas deixou o clube no meio da temporada de 2020/2021, e Luís Henrique passou a ter mais chances com o novo técnico, Jorge Sampaoli, até o fim dos campeonatos daquele período. As boas atuações fizeram as expectativas para 2021/2022 aumentarem.


+ Exames confirmam fraturas nos ossos da face de Victor Cuesta, do Botafogo


- Quando Sampaoli chegou, o Luis Henrique fez algumas entradas interessantes, pela esquerda, com várias assistências. Então pensamos que, na temporada seguinte, ele poderia desempenhar um papel importante. Mas ele era muito, muito tímido. Sem correr riscos, sem driblar, ele desapareceu rapidamente - opinou Lamperti.


+ Castro contesta pedido de mudanças no Botafogo: "Vamos usar jogadores que não estão prontos?"


- Suas atuações melhoraram com a chegada de Sampaoli, ele deu algumas assistências, seus pivôs foram bons. Uma boa promessa para o futuro. Mas acabou perdendo a confiança de Sampaoli e não foi inscrito na lista para a Conferência da Liga Europa. Os torcedores ficaram desapontados porque Luis Henrique custou 8 milhões de euros - comentou Stanislas Touchot, jornalista que cobre o Olympique pra a agência de notícias AFP.




Botafogo perde para o Cuiabá e termina a rodada em décimo (https://ge.globo.com/video/botafogo-perde-para-o-cuiaba-e-termina-a-rodada-em-decimo-10747662.ghtml)



+ Botafogo tenta convencer clubes para contratar Ojeda e Matheus Pereira


Mesmo que não tenha ido bem com os números, a expectativa de quem acompanhou o garoto de perto é que o aprendizado no período o ajude a retomar o bom futebol no Brasil:


+ Leia mais notícias do Botafogo


- Acho que Luis Henrique é muito jovem e pode ainda faltar um pouco de personalidade para se impor. A Europa às vezes pode ser difícil para brasileiros muito jovens, embora Luis Henrique parecesse feliz em Marselha. No geral, foi decepcionante a passagem dele por aqui. Ele mostrou qualidade em alguns jogos, mas não com frequência suficiente. Agora vamos acompanhá-lo no Botafogo - conclui Lamperti.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Aos 20 anos, Luis Henrique voltará ao Botafogo para ficar por um ano e meio. Seu contrato irá até o fim de 2023 e tem obrigação de compra prevista, desde que metas sejam cumpridas. Caso a compra seja exercida pelo Botafogo, o valor desembolsado na operação inteira será semelhante ao que recebeu dois anos atrás do próprio Olympique: oito milhões de euros, o equivalente a R$ 43 milhões na cotação atual.