Páginas

domingo, 26 de agosto de 2018

Erik estreia bem, Aguirre desencanta, e Botafogo, enfim, respira no Brasileiro


Recém-contratado, atacante começa jogando e se movimenta bem. Uruguaio entra no segundo tempo, faz o primeiro gol com a camisa alvinegra e garante a vitória no Nilton Santos




André Durão





Melhores momentos de Botafogo 2 x 0 Sport pela 21ª rodada do Brasileirão 2018



Em uma noite de estreias e desencanto, o Botafogo fez valer o mando de campo, venceu o Sport, no Estádio Nilton Santos, e, depois de cinco rodadas no Campeonato Brasileiro, foi dormir mais aliviado. O resultado de 2 a 0 não só afastou o time da zona do rebaixamento, mas também trouxe um ânimo novo para os próximos jogos, principalmente pela boa participação do recém-contratado Erik e pelo gol de Aguirre, que ainda não havia marcado pelo clube.


Por falar em Erik, o atacante, que foi apresentado e regularizado nesta sexta-feira, apareceu, para a surpresa de muita gente, entre os titulares. Rápido, ele teve uma boa estreia e, mesmo com pouco tempo de casa, gesticulou muito com os companheiros e orientou o time em algumas situações. É um jogador que tem tudo para ajudar muito no restante da temporada.



Erik em sua estreia pelo Botafogo (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)


Primeiro tempo abaixo do esperado

Como disse Zé Ricardo na coletiva após o jogo, o Botafogo não foi bem na etapa inicial e chegou a levar perigo do Sport. O time deu muitos espaços no meio de campo e não finalizou bem quando teve oportunidades, principalmente com Joel Carli, que perdeu um gol na pequena área.


Se lá na frente a coisa não andava, atrás o sistema defensivo se mostrou muito bem Quarto goleiro do clube, Diego teve ótima atuação, mostrou segurança na saída de bolas aéreas e em chutes de longa distância. No alto, Rabello também se destacou tirando algumas bolas da área e chegando ao ataque.


- A gente cobrou dos atletas no intervalo. Para jogar bem tem que competir. Não fizemos no primeiro tempo e oferecemos mais o campo ao Sport. No segundo, o gol deu uma tranquilidade, pois existia um peso para as duas equipes - disse Zé Ricardo.


Brenner perde gol na cara; Aguirre entra e define o jogo

O Botafogo voltou para o segundo tempo com a mesma formação, mas com uma atitude diferente. Mais agressivo no ataque, o time conseguiu o primeiro gol aos 13 minutos. Luiz Fernando cruzou pela esquerda, e Carli se esticou e mandou de cabeça para o fundo das redes. Alívio para os alvinegros.


Mesmo na frente, o time não parou de atacar e aproveitou que o Sport saiu para o jogo para usar os contra-ataques. Aos 26, Valencia deixou Brenner na cara do gol, mas o atacante bateu em cima de Magrão. A torcida não perdoou. Logo em seguida, Zé tirou o atacante e colocou Aguirre. O uruguaio também chegou a perder uma chance clara, mas depois desencantou e fez seu primeiro com a camisa alvinegra. O gol praticamente definiu o jogo.


O Botafogo chegou aos 25 pontos e terá a semana inteira para trabalhar e tentar recuperar os jogadores lesionados para enfrentar o Grêmio, sábado, em Porto Alegre. O clima, até lá, ficou muito mais leve.


Fonte: GE/Por Felippe Costa, Rio de Janeiro

Zé Ricardo comemora vitória sobre o Sport após Botafogo ficar cinco jogos sem vencer: "Fizemos valer o mando"


Alvinegro vence por 2 a 0, se distancia da zona de rebaixamento e técnico já olha para a parte de cima da tabela: "A gente vê um grupo embolado"




Melhores momentos de Botafogo 2 x 0 Sport, pela 21ª rodada do Brasileirão 2018


Alívio. A vitória do Botafogo por 2 a 0 sobre o Sport faz a equipe carioca respirar na tabela do Brasileirão após uma sequência de cinco jogos sem vencer. O time de Zé Ricardo chega aos 25 pontos e se distancia da zona de rebaixamento. Para o técnico, com um passo de cada vez, dá até para começar a pensar na parte de cima de tabela.


- A gente vê um grupo embolado lá em cima na tabela. Nossa realidade é jogar jogo a jogo. Precisávamos fazer esses três pontos aqui. Importantíssima a vitória. Se encerrou uma sequência de jogos em 10 dias. Por isso, o primeiro tempo um pouco abaixo. O Sport poderia até ter feito um gol. O segundo foi mais consistente e conseguimos vencer em casa. Tive dois jogos difíceis e hoje fizemos valer o mando. A gente sabia que seria um jogo pesado.



Zé Ricardo falou em coletiva após a vitória sobre o Sport (Foto: André Durão)


O Botafogo teve duas novidades na escalação deste sábado. O goleiro Diego, de 20 anos, substituiu Saulo, que reclamou de dores. Outra estreia foi a do atacante Erik, apresentado pelo clube na última sexta-feira. Zé Ricardo falou sobre a participação dos dois no jogo.


- O Erik já está conosco faz uma semana. Conversei para saber como ele gostaria de jogar, apresentou níveis excelentes para jogar. Um atleta importante e espero que ele possa me ajudar ainda muito. A gente tinha um certo receio com o Saulo, pois ele reclamava de incômodo. O Diego está há bastante tempo no clube. É muito calmo, muito participativo nos treinamentos, foi o goleiro do título do Brasileiro Sub-20. Não é fácil para um garoto.


Na próxima rodada do Brasileirão, o Botafogo vai enfrentar o Grêmio, no sábado, às 16h, no Rio Grande do Sul.


Outras declarações de Zé Ricardo

Entrosamento

É um grupo muito receptivo, que sabe de suas limitações e de suas qualidades. Eles têm demonstrado uma abertura grande para que a gente se entrose cada dia mais.

Jogo
A gente cobrou dos atletas no intervalo. Para jogar bem tem que competir. Não fizemos no primeiro tempo e oferecemos mais o campo ao Sport. No segundo, o gol deu uma tranquilidade, pois existia um peso para as duas equipes.

Brenner
Ele se entregou bastante. Tenho muita confiança nele. Abre espaços para os homens que vêm de traz. O Aguirre já joga mais perto da área.

Situação dos goleiros
Acho que o Saulo já está recuperado para o jogo contra o Grêmio. O Gatito está mais próximo do que o Jefferson, que teve uma contusão mais séria. Não sei uma previsão exata.

Volantes
Essa função é fundamental no futebol. Marcação, finalização, a questão do passe chave. Demanda muito dos atletas e temos trabalhado bastante para que eles tenham todas as informações possíveis. Ainda temos o Marcelo, Wenderson...


Jogo com o Grêmio 
Tenho um grupo que gosta de trabalhar e é ambicioso. Jogando no Sul as dificuldades aumentam e precisamos trabalhar bem.



Fonte: GE/Por Felippe Costa, Rio de Janeiro