Páginas

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Sem vencer há quatro jogos, Botafogo se arma para tirar pontos do Palmeiras de Felipão





(Botafogo de Futebol e Regatas)


A volta do Botafogo ao Campeonato Brasileiro após a vitória por 2 a 0 sobre o Nacional, que classificou o time para a próxima fase da Sul-Americana, foi desastrosa. O Alvinegro foi derrotado pelo Galo por 3 a 0 e escapou de levar uma goleada histórica do freguês jogando em casa. Isso, com a necessidade premente de pontuar em todos os jogos para se afastar o quanto antes da zona perigosa.


Veja o que escrevemos sobre o contexto no post de pré-jogo: Botafogo recebe o Galo no Nilton Santos no encerramento do 1o. turno do Brasileirão...


Com Renatinho pelo meio e Valencia deslocado para a esquerda formando a linha de frente com Luis Fernando e Aguirre, o Botafogo começou o jogo pressionando o Atlético, animando a torcida. Levou perigo ao gol de Victor em dois bons chutes de Valencia e outro de Renatinho e só passou sufoco no quando Ricardo Oliveira, evidenciando uma falha de posicionamento dos donos da casa pela direita, arrancou num contra-ataque fulminante e chegou livre de marcação diante de Saulo. O atacante tirou do goleiro mas a bola passou caprichosamente rente a trave esquerda dando um susto sem tamanho na torcida. Próximo do intervalo, o ímpeto inicial do time carioca foi esmaecendo do que se aproveitou o Galo pra jogar em nosso campo. O cansaço era evidente e seria decisivo para o resultado do jogo.


DEU GALO NO RIO! Luan, Cazares e Tomás Andrade 
marcam no segundo tempo e dão vitória ao Atlético-MG 
contra o Botafogo. (@FoxSportsBrasil)

Na volta para a segundo etapa, já com Pimpão na vaga de Renatinho, o Bota não resistiu por muito tempo. Aos 16', Luan abriu o placar para os mineiros após boa trama pela direita. Receber livre dentro da área e tocou no canto esquerdo de Saulo. Daí pra frente bateu o desespero.

Se a entrada de Pimpão não fez o efeito esperado, muito menos a de Brenner na vaga de Bochecha. Com o time escancarado, cansado e em desvantagem no placar, o segundo e o terceiro gols era questão de tempo. Em falha grotesca de Luis Ricardo, Chará ganhou do marcador, penetrou pela direita e serviu a Cazares que estrava pelo meio: 2 a 0 para o Galo (35'). O tiro final saiu dos pés de Tomás Andrade decretando o placar final de 3 a 0 (44').


Com o resultado desastroso, estacionamos nos 22 pontos. Caímos da 10a. posição na tabela para a 12a., no limite da classificação para a Sul-Americana do próximo ano. Com o sinal de alerta ligado, permanecemos a três pontos do Vitória (19) que abre a zona de rebaixamento.

Mas não há tempo para lamentações. Nesta quarta, abrindo o returno do campeonato, o Botafogo, que não vence há quatro jogos no Brasileirão, encara o fortíssimo Palmeiras, às 21h, no Allianz Park em São Paulo.  

Sob o comando de Felipão, o time paulista vai muito bem na competição. Ocupa a 6a. posição na tabela com 32 pontos, e vem de uma vitória convincente por 3 a 0 contra o Vitória no Barradão.

O Palmeiras leva boa vantagem no retrospecto contra o Botafogo. No histórico do confronto no Brasileirão unificado ocorreram 55 jogos com 23 vitórias dos palmeirenses e 74 gols marcados contra 14 dos botafoguenses, com 55 gols marcados. As equipes ainda empataram 18 vezes.

O confronto do primeiro turno marcou a estreia das equipes no campeonato. No Nilton Santos, as equipes empataram por 1 a 1. Guerra abriu o marcador para o Verdão enquanto Igor Rabello garantiu a igualdade no marcador.


TABELA DO BRASILEIRÃO ATUALIZADA 
(@FoxSportsBrasil)
O Bota fazia uma boa campanha jogando em casa onde se manteve invicto até a derrota acachapante de domingo. Uma condição bem diferente do rendimento quando joga fora.

Dos trinta pontos disputados como visitante, conquistou apenas seis. Empatou com o Sport, Bahia e Paraná e venceu apenas uma vez - o Vasco em São Januário. O aproveitamento pífio de 20% é muito abaixo do aceitável e precisa urgentemente ser melhorado. Hoje teremos uma nova oportunidade de reverter esse quadro diante do poderoso Palmeiras que segue invicto e sem levar gols sob o comando de Felipão.

Já em casa, dos vinte e sete pontos disputados como mandante, conquistamos dezesseis. Vencemos Grêmio, Fluminense, CAP e Chape e empatamos com Palmeiras, Vitória, Ceará e Santos. Nesse caso, o aproveitamento é de 66,6%, o que é bem razoável.

No cômputo geral do campeonato, o aproveitamento do Bota que era de 40,7% caiu para 38,6%, insuficiente para livrar o time do fantasma do descenso. Nas 19 rodadas, o time conseguiu cinco vitórias, sete empates e foi derrotado sete vezes. Por sua vez, a média de gols continua muito baixa. Em 19 jogos marcamos 18 vezes enquanto nossa defesa foi vazada 25 vezes. O saldo negativo subiu  para 7 gols.

Ainda sem poder contar com Jefferson, Gatito, João Paulo, Kieza, Leandrinho, Marcos Vinícius, Igor Cássio entregues ao DM e, mais recentemente, Lindoso e Renatinho e com Joel Carli e Leo Valencia poupados por desgaste, Zé Ricardo deve armar a equipe com três volantes em vez de manter o esquema que vinha utilizando com um meia e três atacantes. Nesse caso, Luis Ricardo, que foi muito mal contra o Atlético, cede a vaga à Marcinho ...mais »


Por Felipao Bfr em Blog do FelipaoBfr