Páginas

sábado, 2 de julho de 2016

Bruno Silva, sobre momento do Botafogo: 'Tenho vergonha na cara. Está chata esta situação'



Volante quer a reação do Botafogo no Brasileiro a partir das próximas duas rodadas




Bruno Silva não está satisfeito com o desempenho do Botafogo 
(Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
O Botafogo encara o Santa Cruz, neste domingo, e o Coritiba, na semana que vem. Dois adversários diretos na luta contra a zona de rebaixamento. Por isso mesmo, o volante Bruno Silva acredita que resultados positivos nas duas próximas rodadas vão dar confiança ao grupo e, mais que isso, melhorar o dia a dia pessoal dos atletas e familiares.

- São dois concorrentes diretos que vamos enfrentar. Acho que vai ser divisor de águas. Não temos que abaixar a cabeça, ganhar e perder faz parte. Mas estamos com o pensamento de dois resultados positivos. Chego em casa e tenho vergonha na cara. Está chata essa situação. Estamos sofrendo, mas vamos sair desta situação. Uma sequência de vitórias vai melhorar - disse o jogador.

Bruno Silva deve ser titular novamente do time alvinegro, neste domingo. Autor de um dos gols do Glorioso na derrota para o Atlético-MG, ele deve ter a companhia dos mesmo jogadores, à exceção de Ribamar, contra a equipe pernambucana, neste fim de semana.




Bruno Silva não está satisfeito com o desempenho do Botafogo
(Foto:Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Bruno Silva não está satisfeito com o desempenho do Botafogo
(Foto:Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Bruno Silva não está satisfeito com o desempenho do Botafogo
(Foto:Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Bruno Silva não está satisfeito com o desempenho do Botafogo
Rui Porto Filho/AGIF/Lancepress!

Bruno Silva não está satisfeito com o desempenho do Botafogo
Rui Porto Filho/AGIF/Lancepress!

Bruno Silva não está satisfeito com o desempenho do Botafogo
Rui Porto Filho/AGIF/Lancepress!

Bruno Silva não está satisfeito com o desempenho do Botafogo
(Foto: Paulo Sérgio/Lancepress!)

Bruno Silva não está satisfeito com o desempenho do Botafogo
(Foto: Paulo Sérgio/Lancepress!)

Bruno Silva não está satisfeito com o desempenho do Botafogo
(Foto: Facebook / Botafogo)





Fonte: GE/Felippe Rocha/Rio de Janeiro (RJ)

Botafogo viaja para Juiz de Fora com dúvida no ataque contra o Santa Cruz


Time deve ser praticamente o mesmo que enfrentou o Atlético-MG. Sem Ribamar, Sassá, Rodrigo Pimpão e Neilton disputam duas vagas no ataque




O time do Botafogo que vai a campo neste domingo ainda é mistério. Neste sábado, em General Severiano, Ricardo Gomes comandou um treino leve e não montou a equipe titular. A principal dúvida é no ataque. Sassá e Rodrigo Pimpão disputam a vaga deixada por Ribamar.

O Botafogo deve ir a campo com Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Silva, Diogo Barbosa; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Fernandes, Camilo; Neilton e Sassá (Rodrigo Pimpão). A equipe é praticamente a mesma que enfrentou o Atlético-MG, na última quinta. 

Sassá é o favorito para herdar a vaga de Ribamar (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

A única mudança deve ser mesmo a saída de Ribamar. O atacante deixou o jogo de quinta com uma lesão muscular no músculo posterior da coxa esquerda e está vetado. Além disso, ele está sendo negociado por R$ 9 milhões com o Apollon, do Chipre, e não joga mais pelo Botafogo.

A novidade no treino foi a presença de Emerson Santos. Liberado pelo departamento médico, o zagueiro foi relacionado e deve começar no banco de reservas. Por outro lado, Carli, Airton, Leandrinho e Dudu Cearense seguem fora. Existe a possibilidade de os quatro serem liberados na próxima semana para a partida contra o Curitiba.

Com 12 pontos, o Botafogo está na zona de rebaixamento, na 18ª colocação. Neste domingo, o time enfrenta o Santa Cruz, às 16h, no Estádio Mário Heleno, em Juiz de Fora.


Fonte: GE/Por GloboEsporte.comRio de Janeiro

Em busca do equilíbrio! Botafogo tem a defesa mais vazada do Brasileirão


Antes, o ataque não funcionava e a defesa se mantinha firme. Agora, o contrário. Com a pior defesa, Bota busca equilíbrio entre setores para se recuperar. Desfalques fazem diferença



Ricardo Gomes busca reorganizar a sua defesa (Dudu Macedo / Fotoarena / Agência Lancepress!)


Reorganizar a casa. No início do campeonato, o problema era o setor ofensivo, que tinha dificuldades de balançar as redes e era um dos piores da competição. Agora, quando o ataque consegue deslanchar - marcou três vezes nos últimos três jogos - e a apresentar bons números, a defesa alvinegra, antes tão elogiada, se tornou a mais vazada do Campeonato Brasileiro, sofrendo cinco gols do Atlético-MG na última quinta-feira, no Mineirão.

A busca pelo desejado equilíbrio se torna, a partir de agora, palavra de ordem dentro do Botafogo:

– Voltamos bem no segundo tempo. O Atlético-MG buscava o contra-ataque... Tivemos mais oportunidades, jogamos com mais qualidade, mas em um erro de posicionamento levamos outro gol. A parte defensiva não teve um dia bom e é preciso rever – disse Ricardo Gomes no pós-jogo.

Uma das questões apontadas para a queda de produção da defesa são os quase sistemáticos desfalques. Airton segue fora devido a dores musculares e, desde que retornou, não jogou os 90 minutos em nenhum jogo. Com ele em campo, o Botafogo ainda não sofreu gols no Brasileirão. Carli, que era apontado como o xerife da zaga, participou apenas do jogo contra o Sport, em Recife, pela segunda rodada.

Desde lá ele segue como desfalque. Até mesmo o jovem Emerson, revelação da base, que não entra em campo desde a sexta rodada. E isso reflete nos números...

Foram 20 gols sofridos nas treze primeiras rodadas. Somente contra o Figueirense - em Juiz de Fora - que a defesa alvinegra saiu de campo sem sofrer gols. Foram sete nos últimos dois jogos, que credenciam o clube como a pior defesa do campeonato, junto com América-MG e Chapecoense, com os mesmos 20 gols.

– Fazer três gol em Minas é muito difícil. E certamente não podemos cometer os erros que cometemos atrás. Temos que trabalhar em conjunto para fazer um jogo mais compactado e sem sustos – disse Camilo.

Enquanto um setor sobe de produção, o outro desce. O Botafogo busca agora o equilíbrio para sair da incômoda zona de rebaixamento.


Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)

Por que Airton faz tanta falta ao sistema defensivo? Números e análise


Com o volante em campo, Botafogo ainda não sofreu gols no Campeonato Brasileiro. Lesão atrapalha sequência, e time sofre atrás com pior defesa da competição



Airton faz falta ao time de Ricardo Gomes
(Foto: Vitor Silva/SSpress / Botafogo)
Se o ataque desencantou e marcou seis gols nos últimos dois jogos, a defesa continua sendo uma dor de cabeça para o Botafogo. Os cinco gols sofridos contra o Atlético-MG no Mineirão expuseram a fragilidade do setor. Em 12 rodadas no Campeonato Brasileiro, o Alvinegro levou 20 gols e é, ao lado de América-MG e Chapeconse, a equipe mais vazada da competição.

Os números no Brasileirão contrastam com o início da temporada. No Campeonato Carioca foi justamente a solidez defensiva que levou o Botafogo à decisão. A constante ausência de Airton é um dos fatores que levaram à queda de rendimento. Com o volante em campo, é raro o Alvinegro sofrer gols. Nas quatro vezes que jogou no Campeonato Brasileiro, o time de Ricardo Gomes não foi vazado enquanto Airton esteve em campo.


DESEMPENHO


A eficiência com Airton no time impressiona. Com ele em campo, o sistema defensivo se encaixa, e são raros os ataques adversários. Após longo período afastado por conta de uma cirurgia, o volante retornou contra o Vitória e ficou em campo até os 12 minutos do segundo tempo, quando o Botafogo vencia por 1 a 0. Com sua saída, a equipe baiana cresceu no jogo e empatou no fim. Na partida seguinte, diante do América-MG, o Alvinegro abriu 3 a 0 com Airton em campo no primeiro tempo. Ele foi substituído no intervalo, e o jogo ganhou uma nova cara na etapa final. O Coelho descontou e teve chances para mais gols.

No empate por 0 a 0 diante do Figueirense, Airton atuou por 60 minutos. Na partida seguinte, a história se repetiu. No primeiro tempo, com ele em campo, o Botafogo abriu 2 a 0 sem sustos. Substituído no intervalo com dores musculares, o Inter foi para cima, marcou dois gols e colocou em risco a vitória alvinegra por 3 a 2.


NÚMEROS


4 jogos
213 minutos
Nenhum gol sofrido

Airton disputou quatro jogos e esteve em campo durante 213 minutos no Campeonato Brasileiro. Com ele, o Botafogo não foi vazado. No Carioca, antes de se machucar, o volante foi um dos pilares do time. Foram apenas cinco gols sofridos nos dez jogos em que ele esteve presente. Na temporada, Airton disputou 14 partidas, e o Botafogo foi vazado apenas cinco vezes com ele em campo, o que dá média de quase um gol sofrido a cada três jogos.


LESÃO INCURÁVEL?

O problema é que é cada vez mais raro Airton jogar. O volante sofreu com problemas musculares na pré-temporada, mas passou toda a primeira fase do Campeonato Carioca sem qualquer lesão. A maré virou no dia 2 de abril, na 5ª rodada da Taça Guanabara, contra o Flamengo, quando ele sofreu um estiramento de grau 2 na coxa esquerda.

A lesão tirou Airton do Carioca, mas a previsão de um mês para retornar aos gramados não se concretizou. Ele voltou a sentir a lesão e passou por cirurgia no local no dia 15 de maio. O retorno aconteceu em 12 de junho, no empate diante do Vitória. No entanto, desde então, Airton não conseguiu completar uma partida e voltou a sentir dores na coxa esquerda no último domingo, contra o Inter. Desfalque contra Atlético-MG e Santa Cruz, ele tem chances de retornar na próxima semana diante do Coritiba, mas o mais provável é que esteja à disposição de Ricardo Gomes apenas no clássico contra o Flamengo, em 16 de julho.


FALA, AIRTON

"Fiquei um tempo afastado, voltei e não estou conseguindo ter sequência. Nenhum jogador gosta de se machucar, ter lesões consecutivas, mas estamos sujeitos a isso. O Botafogo tem grandes profissionais, e com certeza vou voltar com tudo, da melhor forma possível, para ter uma sequência boa e ajudar meus companheiros. Fico muito feliz por ajudar e dar minha contribuição quando estou em campo. É claro que isso não é só por minha causa. Os atacantes ajudam, mas não estamos fazendo um bom Brasileiro. Precisamos ganhar do Santa Cruz para sair da zona de rebaixamento. O Botafogo é muito grande e não pode ficar no Z-4".


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro