Páginas

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Conheça Carlos Alberto, novo atacante do Botafogo para a temporada 2023



Para entender como o jovem atua, o LANCE! conversou, com exclusividade, com o setorista Adilson Martins, da Rádio Itatiaia, que cobre o dia a dia do Coelho e acompanhou o atacante





Carlos Alberto é o terceiro reforco do Botafogo para 2023 (Vítor Silva/Botafogo)



O Botafogo anunciou sua terceira contratação para a temporada 2023 e desta vez apostou em um nome jovem e com viés de evolução para o futuro. O atacante Carlos Alberto chegou ao América-MG em 2018 e rapidamente chamou atenção nas divisões de base do Coelho com velocidade pelos lados. Para entender como o jovem atua, o LANCE! conversou com o setorista Adilson Martins, da Rádio Itatiaia.


Por conta das boas atuações nas categorias de base do América-MG, o atacante foi convocado pelo treinador André Jardine para disputar jogos pela Seleção Brasileira Sub-20 nos últimos anos. Carlos Alberto pode atuar como centroavante e também como ponta direita.

De acordo com Adilson, o jogador tem qualidades que podem ajudar a equipe de General Severiano ao longo do ano. Veloz, o atacante demonstra recurso para dar arrancadas e deixar os adversários para trás. Contudo, por ser muito jovem, apenas 20 anos, ainda precisa aprimorar a tomada de decisão em determinados lances para ser mais eficiente nas finalizações.

- Atacante de velocidade, joga pelos dois lados e pode ser um centroavante. Forte fisicamente. No entanto, em determinados momentos falta tomar a decisão correta, falta essa maturidade - disse o setorista.

Com arranques pela direita, tem agressividade para busca o gol de forma vertical e incomodar a defesa adversária. Em Minas Gerais, é considerado como um dos atletas mais promissores desta geração do Coelho, porém não teve a sequência que esperava na última temporada. Algumas lesões musculares e escolhas do técnico Vágner Mancini fizeram com que Carlos Alberto não tivesse regularidade em 2022.

Sendo assim, a opção pelo empréstimo foi vista como benéfica para ambos os lados ao tentar dar mais rodagem e amadurecimento ao atleta. No entanto, caso consiga se destacar sob o comando de Luís Castro, o atacante pode ter seu passe adquirido pelo Glorioso, que tem com a opção de compra de 1 milhão de dólares (R$ 5,2 milhões, na cotação atual).

- Não teria espaço com o técnico Vagner Mancini, destacou na base, mas não aproveitou as chances que teve no time principal. A diretoria entende que o empréstimo pode ser benéfico pra todos - ressaltou, antes de completar:

- Ele não teve sequência, as oportunidades que foram dados ele não aproveitou, foi mal. Era pouco relacionado. Teve lesões e por isso foi prejudicado na sequência da temporada - acrescentou sobre o atleta, que tem contrato com o América-MG até o fim de 2025 e ficará, a princípio, por um ano no Botafogo.

Com a camisa do Coelho, Carlos Alberto disputou 28 partidas e estufou a rede em duas oportunidades. Grande parte desses jogos foram na última temporada, quando esteve em campo pelo Campeonato Mineiro, Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão.

A contratação é vista como uma boa opção no mercado, visto que o Alvinegro busca encontrar jogadores com viés de crescimento e potencial para gerar retorno esportivo e financeiro. Um exemplo disso foi Jeffinho, que se destacou com a estrela solitária no peito em 2022. Todavia, Adilson salientou que é preciso ter paciência com o jovem, que tem qualidade para agregar ao elenco alvinegro.

- Se conseguir repetir atuações que teve pela base, poderá agregar muito, mas é preciso ter paciência - finalizou.


E MAIS:









Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)

Luis Castro elogia melhorias na estrutura do Botafogo e aprova gramado sintético



Depois de criticar os gramados do CT do clube, treinador agradeceu à diretoria pelas melhorias e rasgou elogios ao espaço


Assim como aconteceu dentro de campo, muita coisa mudou no Botafogo fora de campo desde a aquisição da SAF pelo americano John Textor, especialmente na parte estrutural do Espaço Lonier, local onde hoje é o centro de treinamentos do clube, em Jacarepaguá. A evolução fica claro na mudança do tom usado pelo treinador Luis Castro na coletiva de imprensa ao falar sobre o assunto.


- Foi uma choque para muita gente quando disse o gramado do Lonier era bom para estacionar carros, falei para que as pessoas tivessem a precisão da dureza do piso. Fui mal interpretado e tenho que ter cuidado com o que digo. Primeiro, tenho que enaltecer os gramados do Lonier e houve um grande trabalho de pessoas que nunca aparecem nas câmeras mas foram fantásticas para termos três gramados muito bons. Hoje temos uma estrutura que nos sentimos muito bem nela - afirmou o treinador.




Luis Castro durante o treino do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



O piso dos treinos foi de fato a melhoria mais elogiada por Castro, mas além disso foram feitas outros investimentos em reformas no espaço, como no prédio administrativo, refeitório, vestiário e corredores de circulação. Recentemente, um grupo de torcedores resolveu decorar a entrada do local com as cores do clube para ajudar também a trazer a identidade do Glorioso.


Aos poucos, o Espaço Lonier começa a criar a identidade de casa do Botafogo. Mas o treinador já se sente muito à vontade no local há bastante tempo. É ele mesmo quem garante isso.


- Eu adoro o Lonier. É inspirador, tem energias muito boas. O mundo é feito de energias. Dá uma paz incrível. O treinador tem sempre um fim nos clubes, não sabemos se será daqui a dois dias ou dois anos, mas uma hora acabará. E se eu pudesse levar alguma coisa comigo, eu gostaria de levar esta estrela, pra mim um dos símbolos mais bonitos do mundo, e o Lonier comigo - destacou Luis.


Leia mais sobre o Botafogo:

Luis Castro diz que Botafogo usará time B contra Vasco e Fluminense

Luis Segovia elogia grandeza do Botafogo: "Venho para ganhar muitos títulos"

Botafogo anuncia a contratação do atacante Carlos Alberto, ex-América-MG


O próximo passo em termos de investimento em estrutura é a melhoria do gramado do estádio Nilton Santos. O clube planeja fazer uma reforma, mas ainda estuda o melhor formato para a mudança no piso. A tendência é que seja adotada a grama sintético, seja em formato misto, como é no Maracanã, ou totalmente artificial. Com ressalvas, Castro aprova a mudança.


- Nas cinco maiores ligas do mundo, temos algum campo sintético? Não. Mas estamos no Brasil. Dentro deste contexto, aceito e aprovo, como o Athletico aceitou aprovou. Como o Palmeiras aceitou e aprovou, e tem sucesso usando eles - concluiu.


O Botafogo estreia na temporada 2023 no próximo domingo (15) às 16h quando recebe o Audax no estádio Nilton Santos, mas ainda não será com os titulares. O time B, comandando por Lúcio Flávio, é quem joga essa partida. A equipe de Luis Castro só faz o primeiro jogo na quinta-feira, na segunda rodada do estadual, contra o Volta Redonda, às 19h30.


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Giba Perez — Rio de Janeiro