Páginas

sábado, 20 de julho de 2013

Atuações: Jefferson garante vitória alvinegra; zaga do Náutico vai mal


Goleiro faz cinco boas defesa e é decisivo no 2 a 0, gols de Elias e Renato. No Timbu, Jean Rolt, William Alves e meia Marcos Vinícius decepcionam






JEFFERSON - GOLEIRO
Grande atuação. Trabalhou pouco no primeiro tempo. Depois, fez cinco defesas importantes no segundo, a principal delas num chute cruzado de Jones Carioca.
Nota: 7

GILBERTO - LATERAL-DIREITO
Começou bem, apresentando-se com frequência no ataque, depois oscilou. Acabou recebendo cartão amarelo por matar uma jogada que sairia nas suas costas. Deu lugar a Edilson nos dez minutos finais.
Nota: 6

EDILSON - LATERAL-DIREITO
Buscou jogo nos minutos que esteve em campo. Teve o mérito da disposição.
Nota: 6

BOLÍVAR - ZAGUEIRO
Forçou alguns passes na saída de bola e nos lances mais agudos, esteve mal, perdendo praticamente todas no mano a mano para Rogério e Jones Carioca.
Nota: 4,5

DÓRIA - ZAGUEIRO
Mais combativo e menos afoito que o companheiro, ainda acertou um belo chute na trave.
Nota: 6,5

JULIO CESAR - LATERAL-ESQUERDO
Apertado pela marcação de Rogério e de Auremir, errou alguns passes bobos. Teve atuação discreta.
Nota: 5,5

GABRIEL - VOLANTE
Tentou rodar a bola, mas pensar o jogo não é seu forte. Esteve bem na marcação, com vários desarmes.
Nota: 6,5

RENATO - VOLANTE
Curiosamente, foi pouco notado até fazer o gol, o segundo do Botafogo. Completou bem, de cabeça, o centro de Lodeiro.
Nota: 6

LODEIRO - MEIA
Ainda não recuperou o futebol de antes da Copa das Confederações. Até se mexeu bastante, mas sofreu com os volantes adversários. Redimiu-se ao dar o passe para o gol de Renato.
Nota: 6

VITINHO - MEIA
Chamou o jogo, mas foi desarmado na maioria das jogadas individuais que tentou. Quando bateu em gol também não foi feliz. Acabou saindo no intervalo.
Nota: 5,5

ELIAS - ATACANTE
Entrou no intervalo em lugar de Vitinho e só precisou de quatro minutos para abrir o placar, em seu primeiro gol pelo Botafogo. Depois, mostrou presença, mas perdeu uma boa chance de cabeça.
Nota: 6,5

SEEDORF - MEIA
Chamou atenção ao combater um contra-ataque do Náutico, em que deixou a bola limpa para Jefferson. Criou menos jogadas que de costume. Na melhor delas, pôs a bola na cabeça de Elias, que testou para fora.
Nota: 6

LUCAS ZEN - VOLANTE
Entrou já no final na vaga de Seedorf.
Nota: Sem nota.

RAFAEL MARQUES - ATACANTE
Cercado pela marcação, saiu da área em busca da bola. Errou mais que acertou, mas teve o mérito de criar a jogada do gol de Elias.
Nota: 6



RICARDO BERNA - GOLEIRO
Acabou trabalhando pouco, apesar de o Botafogo ter toda a iniciativa do jogo. Sem culpa nos gols.
Nota: 6

AUREMIR - LATERAL-DIREITO
Teve trabalho com as investidas de Vitinho e Júlio César por seu setor, mas deu conta do recado. Nulo ofensivamente. Passou a jogar como volante na metade do segundo tempo.
Nota: 5,5

JEAN ROLT - ZAGUEIRO
Esteve bem enquanto o Náutico uniu-se inteiro na marcação. Depois, deu espaço aos homens de frente do Botafogo e ficou olhando Renato cabecear no lance do segundo gol.
Nota: 4,5

WILLIAM ALVES - ZAGUEIRO
Afobado, rebateu mal algumas bolas e ainda falhou no lance do gol de Elias, permitindo que o atacante escapasse livre e chutasse cruzado.
Nota: 4,5

ELTINHO - LATERAL-ESQUERDO
Arriscou o único chute perigoso do Náutico na primeira etapa. Permitiu que Rafael Marques criasse a jogada do primeiro gol botafoguense. O cruzamento para o segundo gol também saiu do seu setor.
Nota: 5

ELICARLOS - VOLANTE
Bastante combativo. Ficou plantado à frente da defesa. Cumpriu sua função de forma burocrática, mas relativamente eficiente. Saiu mais por cansaço.
Nota: 6

MARANHÃO - LATERAL-DIREITO
Entrou no segundo tempo, quando o time já perdia. Bastante discreto.
Nota: 5,5

RODRIGO SOUTO - VOLANTE
Teve méritos na marcação dos meias alvinegros. Saiu quando o Náutico precisava atacar mais.
Nota: 6

HUGO - ATACANTE
Viu seu time ser dominado nos 17 minutos em que atuou e não produziu jogadas importantes.
Nota: 5,5

DERLEY - VOLANTE
Melhorou em relação às partidas em que viu-se obrigado a armar. Compôs bem o setor de marcação.
Nota: 6

MARCOS VINICIUS - MEIA
Ajudou na marcação, mas errou os passes que poderiam gerar bons contra-ataques para o Náutico. Foi bem substituído.
Nota: 4,5

OLIVERA - ATACANTE
Entrou em lugar de Marcos Vinícius, mas também passou quase despercebido.
Nota: 5,5

ROGÉRIO - ATACANTE
Seu empenho principal foi marcar as subidas do lateral Júlio César. Como atacante, apareceu só no segundo tempo e deu trabalho a Bolívar.
Nota: 6

JONES CARIOCA - ATACANTE
Foi bem em lances isolados pela esquerda. Quase marcou num chute cruzado.
Nota: 6

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Botafogo 'acorda' no segundo tempo, vence o Náutico e dorme na liderança

Time carioca superou retranca pernambucana, que no primeiro tempo segurou o 0 a 0



Elias marca o primeiro gol do Botafogo contra o Náutico (Foto: Bruno de Lima/LANCE!Press)
Elias marcou o gol do Botafogo
(Foto: Bruno de Lima/LANCE!Press)
Após um primeiro tempo sonolento, o Botafogo marcou duas vezes na segunda etapa e venceu o Náutico por 2 a 0, em São Januário. Com o resultado, a equipe de Oswaldo Oliveira assumiu a primeira posição do Campeonato Brasileiro, com 16 pontos. O Alvinegro ainda torce por tropeços de Coritiba e Vitória para terminar a rodada na ponta. Os gols do Fogão foram feitos por Elias e Renato.

No próximo domingo, o time carioca enfrenta o rival Flamengo, às 18h30, no Maracanã. No mesmo dia, o Timbu tem uma parada dura contra o Internacional, às 16h, na Arena Pernambuco.


PRIMEIRO TEMPO 'SEM OFENSAS'

O jogo começou com o Botafogo dominando a posse de bola, enquanto tentava encontrar um buraco na defesa do time pernambucano. Aos poucos, o Alvinegro foi chegando à meta do rival. No entanto, sem lances de perigo ao gol de Ricardo Berna. Ao Náutico, bastante retrancado, com praticamente nove jogadores em seu campo de defesa, restava marcar e tentar encaixar um contra-ataque.

Nessa dinâmica, o jogo ganhou ares bem tranquilos. Aos 30 minutos do primeiro tempo, o Botafogo havia finalizado apenas três vezes - nenhuma com perigo. O Náutico, com Eltinho, uma vez, entretanto, em um chute frontal, obrigou Jefferson a fazer a defesa.

Após uma cobrança de falta lateral de Lodeiro, uma confusão se armou na área do Náutico, e quase que Rafael Marques emendou uma bicicleta para o gol, mas foi travado pela zaga. Lance bonito, porém sem oferecer perigo.

Sem grandes emoções, com um Botafogo pouco criativo e um Náutico muito fechado, o primeiro tempo da partida terminou, sob vais dos botafoguenses: 0 a 0.

BOTAFOGO CRESCE E FURA RETRANCA
A segunda etapa começou mais empolgante. Aos três minutos o Náutico teve uma falta perigosa, levantada na área assustando a zaga do Botafogo. Aos quatro, Elias, que havia entrado no lugar do Vitinho, recebeu belo passe de Rafael Marques e bateu colocado na saída de Berna para abrir o placar em São Januário.

Para quem gosta de superstição, logo após o gol do Botafogo, um cachorro, um dos mascotes do time de General Severiano, entrou em campo. O animal parece ter dado sorte. A partir deste momento, além da posse de bola, a equipe liderada por Seedorf passou a criar mais chances de gols.

Aos 16 minutos, o Botafogo trabalhou bem a bola, até que ela parou nos pés do zagueiro Dória que acertou um belo chute de fora da área que explodiu na trave. Dois minutos depois, Rafael Marques cabeceou após um cruzamento de Gilberto e obrigou Berna a fazer uma bela defesa.

O segundo gol do Botafogo quase saiu aos 27 minutos. Depois de uma sequência de boas jogadas de Seedorf, o holandês colocou a bola na cabeça de Elias que mandou com perigo por cima da meta dos visitantes.

Com amplo domínio, o time carioca controlava a partida, mas o Náutico não estava morto. Após bela arrancada de Hugo, a bola chegou para Jones que mandou de cabeça, tirando de Jefferson. A bola passou rente à trave esquerda. A resposta veio de imediato. Aos 32,  Lodeiro jogou na área e Renato, de cabeça, ampliou para o Glorioso: 2 a 0.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 2 X 0 NÁUTICO 

Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 20/07/2013 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Fabio Pereira (TO) e Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
Público/Renda: 6.567 presentes/R$ 147.970,00
Cartões Amarelos: Gilberto, Lodeiro (BOT) e Maranhão (NAU)
Cartões Vermelhos: Não houve.
Gols: Elias 4'/2°T, Renato 32'/2°T
BOTAFOGO: Jefferson, Gilberto (Edilson 35'/2°T), Bolívar, Dória e Julio Cesar; Gabriel, Renato, Vitinho (Elias - intervalo), Seedorf (Lucas 40'/2°T) e Lodeiro; Rafael Marques - Técnico: Oswaldo de Oliveira.


Leia mais no LANCENET! 

De olho na ponta do Brasileirão, Botafogo recebe o lanterna Náutico


Clube carioca foca preparação para o confronto nas bolas paradas, enquanto pernambucanos apostam nos contra-ataques para surpreender



Pelo Brasileirão de 2012, vitória do Botafogo por 3 a
1 no Engenhão (Foto: Ernesto Carriço / Ag. Estado)
Um busca o topo da tabela. O outro sair da zona de rebaixamento. É neste cenário que o Botafogo, ex-líder do Brasileiro e atual terceiro colocado recebe o Náutico, lanterna do campeonato, neste sábado, às 18h30, em São Januário, pela oitava rodada. Esta é a segunda vez que os dois times se enfrentam no estádio do Vasco pelo Nacional. Na outra oportunidade, em 1985, o Timbu saiu vitorioso: 2 a 0.

Em reunião na sexta-feira, mais uma vez os jogadores do Botafogo decidiram não se concentrar antes da partida. Neste sábado, dia 20, o atraso no salário completa dois meses. Entretanto, os problemas não atrapalharam o desempenho do time, que treinou principalmente jogadas de bola parada para o duelo contra o time pernambucano. Com 13 pontos, os comandados de Oswaldo de Oliveira precisam vencer e torcer por tropeços de Coritiba e Vitória para retomar à ponta do Brasileirão.

No Náutico, a situação é diferente. Com apenas quatro pontos, ocupa a última posição do campeonato, além de possuir o pior ataque e a defesa mais vazada. A esperança está nos contra-ataques para o time sair de campo com um resultado positivo. Além disso, a única vitória na competição foi conquistada exatamente contra um clube do Rio e fora de casa. Pela quinta rodada, derrotou o Flamengo por 1 a 0, em Florianópolis.

Para o jogo deste sábado, os dois times apresentam poucos problemas. O Botafogo terá o retorno do volante Gabriel, que cumpriu suspensão na última rodada. Por outro lado, Marcelo Mattos, com três cartões amarelos, e Lucas, com uma séria lesão no tornozelo esquerdo, ficam fora. Com isso, Renato será mantido no time titular. No Náutico, a única ausência é o volante Magrão, que sentiu um desconforto muscular e será preservado. Elicarlos, recuperado de lesão, e Rodrigo Souto disputam a vaga.

O jogo será transmitido pelo PremiereFC 2 e acompanhado pelo GLOBOESPORTE.COM em Tempo Real e com vídeos exclusivos.



Botafogo: Oswaldo de Oliveira repetirá quase o time inteiro que perdeu para o Grêmio no último domingo. As únicas mudanças serão o retorno de Gabriel, no lugar do suspenso Marcelo Mattos, e a entrada do lateral-direito Gilberto na vaga de Lucas, lesionado. O provável time será: Jefferson, Gilberto, Dória, Bolívar e Julio Cesar; Gabriel, Renato, Lodeiro, Seedorf e Vitinho; Rafael Marques.

Náutico: o técnico Zé Teodoro não enfrentou muitos problemas para escalar o time titular durante a semana, mas no último dia de trabalho teve o desfalque do volante Magrão, que reclamou de dores musculares e foi vetado. Em compensação, ganhou os retornos do volante Elicarlos e do zagueiro Jean Rolt. Apenas o primeiro deve ser titular. Assim, o Náutico deve jogar com Ricardo Berna, Maranhão, João Filipe e William Alves e Eltinho; Auremir, Elicarlos (Rodrigo Souto), Derley e Marcos Vinícius; Rogério e Olivera.




Botafogo: Cidinho sofreu uma operação no joelho esquerdo, Lucas fraturou o tornozelo esquerdo, Octávio foi submetido a uma cirurgia no punho direito e Marcelo Mattos está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Náutico: Os zagueiros Alison e Luiz Eduardo e os volantes Martinez e Magrão estão vetados pelo departamento médico e os meias estrangeiros Ângelo Peña e Diego Morales ainda não foram regularizados.




Botafogo: Lucas, Renan e Vitinho.

Náutico: Josa e Rogério.




Elmo Alves Resende Cunha (GO) apita o jogo, auxiliado por Fábio Pereira (TO) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO). O árbitro comandou duas partidas neste Brasileiro: Vasco 1 x 0 Portuguesa e Coritiba 2 x 1 Fluminense. Elmo tem média de 2,5 cartões amarelos, 0,5 cartão vermelho por jogo, 26 faltas marcadas por partida e ainda não deu pênaltis. O campeonato tem média de 4,2 amarelos, 0,2 vermelho, 33,4 faltas e 0,2 pênalti por partida.





Botafogo: Terceiro colocado na classificação, joga contra o lanterna e tem boa oportunidade de chegar à liderança. Quarta defesa menos vazada do Brasileirão (sete gols sofridos), é a sexta equipe que mais faltas cometeu (127), embora seja a segunda que menos vezes roubou a bola dos adversários (76). É a oitava que mais finalizações sofreu e também a que mais finalizações certas permitiu aos adversários, mas ainda assim é a terceira com menor índice de gols sofridos por finalização (7,4% das tentativas entraram em seu gol). O goleiro foi um dos que mais tiveram de mostrar serviço, e é o oitavo que mais defesas difíceis fez (12). No ataque, é a sétima que menos finalizações fez (79), mas a quarta com melhor aproveitamento (41,8% das tentativas vão no gol), o que resulta no quarto melhor índice na relação gols marcados por finalização (12,7% das conclusões viraram gol). Para os botafoguenses é um bom indício, porque o Náutico é o quinto time com pior desempenho defensivo nesse quesito (13,3% das finalizações que sofreu acabaram em seu gol).

Náutico: Pior ataque (quatro gols) e pior defesa (14). Fica difícil crer que a zebra possa vestir vermelho e branco nesta rodada. Ainda que não seja a especialidade botafoguense, o Náutico é o time que mais gols levou em jogadas aéreas (nove), uma peneira. Contra o Náutico, os adversários têm o segundo menor número de cartões recebidos (12 amarelos e um vermelho) e parece até má vontade da arbitragem, porque nesses jogos eles fizeram 127 faltas (quarta maior marca) em jogadores do Timbu. Fica parecendo que contra o Náutico pode bater. Em jogadores do Botafogo foram cometidas 124 faltas (sexta maior marca) punidas com 16 amarelos (oitava maior marca). O Náutico também é a terceira equipe que menos faltas fez (91). Tudo isso junto parece desestabilizar o ataque, o sexto que mais finalizou (35), mas o quarto que menos acertou o gol e o último em eficácia (apenas 4% das finalizações do viraram gol). Aí fica difícil. Só para comparar, contra o Náutico foi feito o segundo maior número de finalizações (105) e o maior número de finalizações certas (43), sendo o quinto pior índice de eficiência defensiva: 13,3% das finalizações dos adversários viraram gol (o triplo do aproveitamento ofensivo do Náutico).






O Botafogo treinado por Cuca apresentava um bom futebol no início do Campeonato Brasileiro de 2007 e a vitória por 3 a 1 sobre o Náutico, no Maracanã, deixou o time na liderança da competição após a disputa da sexta rodada. Jorge Henrique, Juninho e André Lima, marcaram os gols do Botafogo, e Alex Bruno (contra), fez para o Náutico. O Alvinegro ainda tinha nomes como o volante Túlio, o meia Zé Roberto e o atacante Dodô. No Timbu, destaque para os atacantes Felipe e Kuki. Veja a ficha do jogo na Futpédia clicando aqui.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

No reencontro com os cariocas, Botafogo recebe o Náutico para voltar a ser líder

Leia abaixo uma lista de sete motivos para que os alvinegros compareçam a São Januário



HOME - Torcida do Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro/LANCE!Press)
Time precisa do apoio das arquibancadas.
 Vai lotar? (Foto: Alexandre Loureiro/LANCE!Press)
Após idas e vindas a Volta Redonda e uma breve passagem por Pernambuco, o Botafogo, depois de pouco mais de três meses, volta a mandar uma partida na cidade do Rio de Janeiro. Na briga pela liderança e contra o Náutico – lanterna do Campeonato Brasileiro – esta é a hora de a torcida mostrar a sua força e comparecer em peso a São Januário, às 18h30. O confronto, válido pela 8ª rodada, terá transmissão em tempo real pelo LANCE!Net.

Claro que a casa do rival Vasco não é o lugar dos sonhos do torcedor, mas foi a opção encontrada pela diretoria enquanto o acordo para utilizar o Maracanã não é assinado e o Engenhão segue interditado.

Os alvinegros que estão morrendo de saudade de assistir a um jogo do Glorioso possuem uma missão que nem é tão difícil assim: superar o público de 4.690 pessoas, do primeiro jogo do ano, contra o Duque de Caxias. Desde então – fora os clássicos – nenhuma partida do Botafogo como mandante conseguiu bater essa marca.

– Será o nosso primeiro jogo aqui no Rio pelo Brasileiro e nossa torcida pode fazer a diferença. Estamos trilhando um caminho excelente neste campeonato. 

Vamos respeitar o Náutico, mas queremos voltar para a primeira colocação – afirmou o goleiro Jefferson, capitão do time.

Para terminar a rodada como líder, o Alvinegro deve torcer contra Coritiba e Vitória, líder e vice-líder, que amanhã enfrentam Santos e Bahia, respectivamente. E lógico, o time de Seedorf tem que vencer.

Por falar no holandês, ele é outro atrativo para que a torcida alvinegra invada São Januário. Destaque do time nas últimas rodadas, o craque se recuperou da pancada sofrida no jogo contra o Grêmio e está confirmado. Será que vem mais gol dele por aí?

O campeão carioca e melhor time do estado no Brasileirão tem feito a sua parte. Agora é hora de a torcida fazer dela!

Sete razões

Liderança - Se vencer, o Botafogo assumirá a liderança provisória e terá de secar Coritiba e Vitória, que jogam domingo.

Saudade - O time não atua como mandante na sua cidade natal desde o dia 14 de abril, quando derrotou o Nova Iguaçu por 4 a 1.

Horário - A partida – anteriormente marcada para as 21h – mudou de horário e ficou mais acessível para quem quiser se divertir mais tarde.

Adversário - O Náutico faz péssima campanha até o momento e segura a lanterna do Campeonato Brasileiro, com quatro pontos.

Empenho - Mesmo com os salários atrasados, a equipe já levou o Carioca e briga no topo da tabela do Brasileiro. Eles merecem apoio!

Localização - Diferentemente do Engenhão, que fica um pouco mais afastado, São Januário fica perto do Centro do Rio de Janeiro.

Seedorf - Em plena forma e cada vez mais decisivo, Seedorf sempre é um atrativo para o torcedor, seja do Botafogo ou de outro time.


LANCENET!