Páginas

domingo, 2 de julho de 2023

Caçapa revela surpresa com convite e elogia torcida do Botafogo: "O que vivi hoje foi extraordinário"



Interino venceu sua primeira partida e manteve Alvinegro disparado na liderança



Claudio Caçapa venceu sua primeira partida como técnico interino do Botafogo, sobre o Vasco, por 2 a 0, neste domingo, no estádio Nilton Santos. Ao fim da partida, ele elogiou o desempenho do time na partida e explicou sua chegada ao time carioca.






Cláudio Caçapa revela surpresa com o convite para treinar o Botafogo: "Não esperava" (https://ge.globo.com/video/claudio-cacapa-revela-surpresa-com-o-convite-para-treinar-o-botafogo-nao-esperava-11748797.ghtml)


- Eu não poderia começar a coletiva sem falar da torcida. O que vivi hoje foi extraordinário. Na nossa chegada ver a torcida cantando foi maravilhoso. Gostaria de agradecer. Minha chegada foi muito leve. Os atletase o staff me receberam de braços abertos. Me ajudaram no trabalho hoje. O Lúcio me ajudou bastante, está na casa há muito tempo, conhece os atletas e as suas características. Agradeço a todo o staff que nos ajudou com a vitória - comemorou.

+ Rafael sai com lesão grave no joelho e é homenageado por jogadores do Botafogo

+ Atuações do Botafogo: Veja quem foi melhor no clássico





claudio caçapa, botafogo, vasco, nilton santos — Foto: André Durão


O ex-zagueiro é auxiliar técnico no Lyon (FRA), uma das equipes das quais John Textor é sócio, e foi convocado para assumir o Botafogo até que haja uma definição sobre substituto de Luís Castro. O português se transferiu para o futebol árabe.


Caçapa estava de férias no Lyon quando recebeu o convite, e admitiu surpresa.


- Foi uma surpresa, não vou mentir. não esperava. Estava curtindo meus últimos dias de férias. Iria retomar o trabalho no dia 4 no Lyon. Foi uma surpresa agradável. Quando recebi o contato, disse sim. Não tinha como dizer não. Líder do Campeonato, está se reestruturando, com grupo forte, não tinha como não estar aqui.



Cláudio Caçapa diz estar preparado para assumir um time: "Agora é dar continuidade" (https://ge.globo.com/video/claudio-cacapa-diz-estar-preparado-para-assumir-um-time-agora-e-dar-continuidade-11748799.ghtml)


Foram só dois dias de trabalho no comando da equipe e, para dar conta, Caçapa contou com o apoio da comissão fixa do Botafogo. Por enquanto, a ideia dele é manter a base deixada por Luís Castro e acrescentar algumas ideias.


A direção do Botafogo tem como meta a contratação do português Bruno Lage, mas vai ficar de olho no trabalho de Caçapa. O interino se vê apto para ser efetivado.



Botafogo 2 x 0 Vasco - Melhores momentos - 13ª rodada do Brasileirão 2023



- Preparado estou. São 7 temporadas como auxiliar do Lyon. Era tudo que eu queria assumir um clube. Assumir o Botafogo já é outra coisa. Precisa sentar e conversar até porque tenho contrato com o Lyon, não é tão simples. Mas estou muito feliz de estar aqui mesmo interinamente. Agora é dar continuidade, aproveitar o momento.



"Esses caras são guerreiros", diz Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/esses-caras-sao-guerreiros-diz-pedro-dep-a-voz-da-torcida-11748723.ghtml)


- Chegamos há pouco tempo. A palavra que disse aos atletas é que iríamos dar continuidade ao trabalho muito bem feito. É um time focado. Não temos só 11 titulares, mas um grupo, que está unido e focado. Mostraram que não é acaso e que vamos brigar lá em cima.


Ainda sem uma definição sobre o novo técnico, o Botafogo voltará a campo no próximo domingo para enfrentar o Grêmio, segundo colocado, em duelo direito na tabela, em Porto Alegre.


Veja respostas do treinador:

Duelo com o Grêmio

- Tomara que dure (a fase). Queremos que permaneça. Hoje, na liderança o clube vem mostrando que merece estar nessa posição. Quando vai jogar com Palmeiras lá dentro e ganha é um sinal forte que a equipe dá. Lógico que o próximo jogo contra o Grêmio é dificílimo, mas como estamos à frente queremos permanecer e quem sabe aumentar a vantagem. Vamos jogar fora, um jogo difícil e complicado mas os atletas estão focados para buscar a vitória.



Após apito final, Luis Roberto diz: "Botafogo é maior do que qualquer nome" (https://ge.globo.com/futebol/video/apos-apito-final-luis-roberto-diz-botafogo-e-maior-do-que-qualquer-nome-11748767.ghtml)



Características do time

- A metodologia não vai mudar muita coisa, estou há apenas 2 dias. Vou fazer alguns encaixes, gosto da posse de bola e tivemos, também gosto que solte a bola mais rápido. Aproveitando uma base que já tem, boa, e colocando ingredientes que gosto.


Efeito da saída do Castro

- O grupo está muito leve e certo do que podem fazer. Foi um baque mas eles já viraram a página muito rápido. Dizendo: "o baque é grande mas queremos continuar na frente". Tentei passar segurança, falei que não faria loucuras. E disse que o mais importante não é quem vai fazer o gol, mas que todos vibrem pelo gol. Não tem como não vibrar com a forma que a torcida comemorou.


- O staff que estava aqui fez essa ponte. Vai ser difícil. O treinador estava fazendo um bom trabalho. Mas no momento que tomou a decisão, o que pessoal que já estava fez um bom trabalho, até para passar para mim e dar continuidade.


Chance de permanecer

- Eu vim com uma missão de ficar como interino, até chegar um outro treinador. Não compete a mim. Vim para fazer o melhor, ajudar a equipe. Se o John achar que devo ficar, é com eles. Mas vim com uma missão.


Estilo de jogo preferido

- O futebol às vezes é mentiroso, não tem verdade. Gosto da posse de bola e time agressivo, que não toma gols. Gosta da base mas de um time leve que gosta de jogar. Nem sempre a gente consegue, às vezes não cria tanto, mas ganha. Mas gosto de defender bem, mas de jogar com a bola. A posse de bola é importante. Não só para aguardar, posse para atrair.


Situação do Rafael

- Sobre o Rafael, infelizmente, pelo que sei a lesão foi grave. Trabalhei com o Rafael por 4 anos. Um cara espetacular. Infelizmente, ele vem sofrendo com lesões. Força para ele nesse momento, que possa passar mais tempo com a família e com certeza mentalmente ele vai estar mais forte.


Possibilidade de permanência


- Preparado estou. São 7 temporadas e meia como auxiliar do Lyon. Era tudo que eu queria assumir um clube. Assumir o Botafogo já é outra coisa. Precisa sentar e conversar até porque tenho contrato com o Lyon, não é tão simples. Mas estou muito feliz de estar aqui mesmo interinamente. Agora é dar continuidade, aproveitar o momento. A torcida, hoje, foi algo maravilhoso que vou guardar para o resto da vida. A aceitação dele foi muito legal. O tanto de mensagem que recebi de pessoas que não conheço: "vamos lá, estamos com você". Mais uma vez agradeço. Hoje o Botafogo é uma família. Hoje, estou aqui, mas poderia ser o Lúcio, outros membros da comissão técnica. É um trabalho em conjunto. Por isso que deu certo hoje.



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Atuações do Botafogo: Luís Henrique e Tiquinho são os melhores em vitória contra o Vasco



Veja quem foi bem e quem foi mal em clássico disputado no Estádio Nilton Santos




Lucas Perri [GOL]: fez uma defesa espetacular em chute cara a cara com Alex Teixeira e foi fundamental para manter o resultado. Nota: 7,5.


Rafael [LAD]: era um dos melhores jogadores do Botafogo na partida até sair com uma lesão no joelho. Se livrou fácil da marcação do Vasco e chegou bem ao ataque. Nota: 7,0.


Adryelson [ZAG]: errou como não costuma errar. Tentou sair jogando na defesa e foi desarmado por Alex Teixeira na intermediária - por sorte, o camisa 34 foi "salvo" por grande defesa de Lucas Perri. Foi muito bem para segurar a pressão do Vasco nos minutos finais. Nota: 5,5.


Cuesta [ZAG]: preciso nos combates tanto pelo alto quanto pelo chão. O líder da defesa saltou bem nos combates e não deixou Pedro Raul se criar. Nota: 7,0.


Leia mais sobre o Botafogo:
+ Luís Castro se pronuncia sobre saída do Botafogo: "Estamos todos de passagem"


Hugo [LAE]: ficou mais tímido no ataque porque estava na contenção de Orellano, mas não deixou espaços na defesa e foi bem no setor. Nota: 6,5.


Marlon Freitas [VOL]: presente nas duas faixas do campo. Responsável por iniciar e destruir as jogadas do Botafogo no campo de defesa. Nota: 7,0.




Luís Henrique, Botafogo x Vasco, Brasileirão 2023 — Foto: André Durão/ge



Tchê Tchê [VOL]: pulmão do Botafogo. Correu muito e apareceu como um importante elemento surpresa nas costas da marcação do Vasco no primeiro tempo. Cansou na etapa complementar e foi substituído. Nota: 7,0.


Eduardo [MEI]: foi uma forte presença no meio-campo e muito importante para criar parceria com Tiquinho Soares no ataque, mas faltou com capricho na hora de finalizar algumas jogadas já no terço final. Nota: 6,5.


Júnior Santos [ATA]: correu muito, mas por vezes teve mais esforço do que técnica. Podia ter terminado melhor algumas jogadas, mas foi importante para segurar Lucas Piton no campo de defesa. Nota: 6,5.


Tiquinho Soares [ATA]: "só" faltou o gol. Fez pivô, saiu da área, deu bons passes e contribuiu no jogo aéreo. Um dos protagonistas da jogada do gol em bonito passe para Luís Henrique. Nota: 8,0.


Luís Henrique [ATA]: não deu paz para Puma Rodríguez. Driblou, dançou e incomodou a defesa vascaína. Foi um dos mais ativos do ataque do Botafogo e marcou um golaço em bonita jogada com Tiquinho Soares. Deixou o campo muito cansado. Nota: 8,5.


Entraram

Di Plácido [LAD]: não manteve o nível que Rafael apresentara na lateral. Mal no ataque e pior ainda nas tentativas de cruzamento. Não comprometeu na defesa. Nota: 5,0.


Danilo Barbosa [VOL]: melhorou a bola aérea do Botafogo e foi importante para segurar a pressão final vascaína nos últimos minutos. Nota: 6,5.


Matías Segovia [ATA]: tentou colocar fogo no jogo, mas não levou muito sucesso. Criou apenas uma grande chance de gol - de resto, mas ajudou na recomposição do que qualquer outra coisa. Nota: 6,0.


Kayque [VOL]: deu boa dinâmica do Botafogo e manteve a equipe com boa força no setor mesmo diante da pressão do Vasco nos minutos finais. Deu boa assistência para Carlos Alberto. Nota: 7,0.


Carlos Alberto [ATA]: sentenciou a vitória do Botafogo com um belo gol. Descansado, arrancou em velocidade, venceu de Puma na lateral e fez o segundo do Alvinegro. Nota: 7,0.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Tiquinho Soares: o 9 que também é o 10 do Botafogo



Além de um bom posicionamento na região dos zagueiros e técnica apurada de finalização, o potencial de construção de jogadas tem chamado à atenção




Vitor Silva / Botafogo



Depois de 12 rodadas do Brasileirão da Série A não resta muita dúvida de que Tiquinho Soares foi o jogador que mais se destacou até aqui. Em sua segunda temporada no alvinegro depois de oito anos na Europa, ele se mostra mais adaptado e apresenta seus trunfos como atacante a um público que acompanhou pouco a sua boa carreira internacional.


Tiquinho lidera a artilharia da competição com 10 gols marcados, mas seu futebol passa bem longe de ser resumido como um centroavante que se posta na área à espera da bola para fazer os gols. Além de um bom posicionamento na região dos zagueiros e técnica apurada de finalização, o potencial de construção de jogadas tem chamado à atenção.


Isso apareceu menos em 2022. O paraibano de Sousa chegou já no segundo semestre e fez apenas 14 jogos. Marcou seis gols e deu duas assistências. Contribuiu. Mostrou que seria importante, mas não no nível que apresenta hoje. Não é exagero dizer que Tiquinho é o principal responsável pelo jogo ofensivo do Botafogo.


A afirmação do parágrafo anterior, de forma alguma, diminui o potencial de construção de Eduardo, Tchê Tchê e Marlon Freitas, formação de meio-campo mais escalada recentemente. Tão pouco reduz a importância dos pontas.





Tiquinho recuando para receber a bola e auxiliar na construção dos ataques. Nesta jogada ele está atrás de Tchê Tchê por exemplo — Foto: Reporodução





Aqui novamente um recuo, mas coordenado com o movimento de infiltração de Eduardo. — Foto: Reprodução



Tiquinho, porém, é o diferencial. O jogador que causa ‘’efeito surpresa’’ nas costas do meio-campo rival, que arrasta um zagueiro para longe do setor, e libera espaços para os companheiros. Seja com o simples movimento de recuo ou de abertura feito no momento certo, ou carimbando as bolas de costas para os defensores, enfiando passes com a precisão que apresenta na intermediária rival.


Não são poucas as vezes que o camisa 9 recua e libera lacunas de infiltração para Eduardo na área. O meia faz esse movimento muito bem! Os pontas também se beneficiam desta estratégia. Inicialmente esperam a bola bem abertos, mas atacam as costas da defesa em diagonal quando o centroavante recebe na intermediária e gira na direção do gol.


Além das duas assistências, o que gera um dado de 12 gols gerados diretamente por ele no Brasileirão 2023, acima de qualquer outro jogador, outros números ajudam a entender a influência para a criação da equipe.


Victor Sá, ponta-esquerda titular, finaliza em média mais vezes que Tiquinho por jogo. Junior Santos, o outro ponta, que joga pela direita, tem mais toques na bola na área rival a cada 90 minutos. E mais: o centroavante só fica atrás de Tchê Tchê no ranking do time quando a estatística é a quantidade de passes em profundidade. 6x8.




Movimentos de Tiquinho costumam atrair os zagueiros adversários para fora da linha defensiva e liberar espaços para diagonais dos pontas na direção do gol, ou afastam a cobertura do combate a Victor Sá e Junior Santos — Foto: Reprodução


Como se vê, Tiquinho faz mesmo jus ao impublicável adjetivo carinhoso dado a ele pela torcida do Glorioso. O clube busca acabar com o jejum de 27 anos sem um título nacional. Há muitos desafios fundamentais pela frente, mas ninguém pode duvidar que o Botafogo tem um atacante de peso para protagonizar o feito.

Fonte: GE/Por Rodrigo Coutinho — Rio de Janeiro/RJ

Multicampeão e desejo de ser técnico: conheça Cláudio Caçapa, treinador interino do Botafogo



Jornalista Stephane Darmani detalha trabalho do técnico interino no clube francês




Recém-chegado ao Rio de Janeiro, Cláudio Caçapa tem seu primeiro desafio na tarde deste domingo pelo Botafogo. Apesar de ser chamado interinamente para comandar o time após saída de Luís Castro, o ex-jogador esbanja experiência no Lyon - como jogador e profissional fora das quatro linhas. O ge conversou com Stephane Darmani, jornalista e comentarista da Espn da França, que detalha o trabalho do brasileiro.





Cláudio Caçapa, hoje auxiliar do Lyon — Foto: Reprodução


- Ele foi multicampeão com o Lyon. Participou de cinco títulos e é um cara que sempre foi muito bem avaliado pela torcida e comissões técnicas, um cara confiável, de grupo e sempre muito querido lá dentro. Ele fez um gol especial para o Lyon, que não ganhava desde os anos 70 e ele marcou o gol do título da Copa da Liga de 2000, só aí ele entrou na história do clube - afirmou o jornalista.



Cláudio Caçapa tem primeiro contato com os jogadores e analisa campanha: "Merecimento" (https://ge.globo.com/video/claudio-cacapa-tem-primeiro-contato-com-os-jogadores-e-analisa-campanha-merecimento-11748110.ghtml)



Caçapa vestiu as cores do Lyon entre 2001 e 2007, período que foi campeão do Campeonato Francês, da Supercopa da França e da Copa da Liga Francesa. Retornou ao clube em 2016 para integrar a comissão técnica e cuidar especificamente da defesa, já que tinha experiência na função.





Caçapa em anúncio de retorno ao Lyon — Foto: Reprodução



- Foi chamado para integrar a comissão técnica do Genesio para cuidar do setor defensivo do Lyon. O interessante é que cinco treinadores passaram lá e ele continuou. Isso é raro porque as comissões sempre saem e o Caçapa continuou. Ele trabalhou com Sylvinho, Rudi Garcia, Peter Bosz e Laurent Blanc e renovou o contrato em fevereiro. Isso prova que os técnicos gostam do trabalho dele não só na parte da relação com o grupo.


Darmani também destaca a ampla experiência na função técnica, mesmo com auxiliar na defesa e geral do time. Com um perfil resiliente e que se adapta aos diferentes técnicos com quem trabalhou, pode se encaixar rapidamente ao modo de trabalho do Botafogo, enquanto o treinador permanente não é definido.



Confira a trajetória de Luís Castro no Botafogo (https://ge.globo.com/video/confira-a-trajetoria-de-luis-castro-no-botafogo-11732102.ghtml)


Caçapa soma sete anos atuando como assistente e, conforme apurou o jornalista francês, há o sentimento de que pode ser a hora do brasileiro se desafiar por algo a mais. A oportunidade recebida no Glorioso foi bem recebida pelo mineiro.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Botafogo faz ação social com torcedores com deficiência auditiva no Nilton Santos


- Há algum tempo estava procurando uma vaga para atuar como técnico principal. Essa realmente é a vontade dele. Um técnico novo sempre chega com um assistente principal e ele, digamos, sobra. Acho que cansou um pouco dessa situação. Ele tinha essa vontade de assumir e mostrar que se sente pronto - contou Stephane Darmani,.


Competência e conhecimento certamente não faltam para o ex-jogador, que já trabalho com o laterais Rafael e Marçal. Mas o desafio que ele almejava no comando principal do time, "estágio" que vai fazer no Botafogo a partir deste domingo, pode trazer pressão que ainda não experimentou.





Caçapa com Rafael e Marçal no Nilton Santos — Foto: Reprodução



- A questão é saber o quanto ele vai absorver esse ambiente, a questão de imprensa, torcida, porque lá (na França) era um cara relativamente discreto com a mídia. Ele falava com a TV do clube nos pré-jogos sobre parte tática, mas raramente falava em coletivas. Comandando o líder do Brasileirão a pressão com certeza vai ser maior - finalizou o jornalista.


O Botafogo recebe o Vasco na tarde deste domingo, às 16h, no Estádio Nilton Santos. Líder isolado do Campeonato Brasileiro, não deixa a ponta da tabela em caso de revés.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Sergio Santana — Rio de Janeiro

Botafogo x Vasco: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e mais sobre o clássico da 13ª rodada do Brasileirão





Este domingo é dia de clássico carioca no Brasileirão: Botafogo e Vasco se enfrentam às 16h (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, pela 13ª rodada da competição. A Globo e o Premiere transmitem a partida ao vivo.


O ge acompanha os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos (clique aqui para seguir todos os lances).



Veja também:

+ Tabela e classificação do Brasileirão







O Botafogo, líder isolado da competição, chega para o clássico sem Luís Castro no comando do time. O técnico aceitou oferta do Al-Nassr, da Arábia Saudita, e deixou o clube às vésperas do jogo. Cláudio Caçapa, auxiliar do Lyon, estará à frente da equipe no duelo. O Glorioso ocupa a primeira posição, com 30 pontos em 36 possíveis no Brasileirão - uma campanha histórica do Alvinegro.


Em relação ao time que vem atuando, Victor Sá é a única baixa e realiza tratamento, assim como Matheus Nascimento. Não há baixas por suspensão.


Já o Vasco atenuou a crise que vivia no campeonato com a vitória sobre o Cuiabá na rodada passada, mas ainda está na zona de rebaixamento e precisa de um bom resultado no clássico para dar sequência à reação. O time tem nove pontos e ocupa no momento a 18ª posição na tabela. Ainda sem treinador após a saída de Maurício Barbieri, William Batista segue à frente da equipe como interino.


Para essa partida, o treinador terá dois problemas para resolver: os desfalques de Gabriel Pec, suspenso, e Jair, lesionado. Ele terá que mandar a campo uma equipe com mudanças.





Nilton Santos será o palco de Botafogo x Vasco neste domingo — Foto: Nadja Mauad/RPC



Transmissão


A Globo e o Premiere transmitem a partida ao vivo;

O ge acompanha os lances em Tempo Real (clique aqui para seguir).




Marcelo Raed analisa Botafogo x Vasco, pela 13ª rodada do Brasileirão 2023 (https://ge.globo.com/futebol/video/marcelo-raed-analisa-botafogo-x-vasco-pela-13a-rodada-do-brasileirao-2023-11745480.ghtml)



Escalações prováveis


Botafogo - técnico: Cláudio Caçapa


Cláudio Caçapa não poderá contar com o atacante Victor Sá, que foi baixa de última no time. Com isso, Luis Henrique inicia a partida pelo lado esquerdo do ataque. Apesar da saída Castro, a tendência é que a equipe não tenha outras mudanças para enfrentar o Vasco. A dúvida está no meio-campo, com a opção da manutenção de Marlon Freitas ou entrada de Danilo Barbosa - primeiro volante que pode ajudar na contenção da zaga.



Provável escalação: Lucas Perri; Rafael, Adryelson, Cuesta, Hugo; Marlon Freitas (Danilo Barbosa), Tchê Tchê, Eduardo; Júnior Santos, Tiquinho Soares e Luís Henrique.






Quem está fora: Lucas Fernandes, Gabriel Pires, Marçal, Patrick de Paula, Victor Sá e Matheus Nascimento (lesionados).


Pendurados: Victor Cuesta, Di Plácido e Rafael.


+ Outras notícias do Botafogo



Vasco - técnico: William Batista


O Vasco não poderá contar com dois dos seus principais jogadores na temporada: Gabriel Pec e Jair. No meio, a tendência é de que Zé Gabriel fique com a vaga. Na frente, Orellano é o favorito para assumir a vaga.


Provável escalação: Léo Jardim, Pumita, Capasso, Léo, Piton; Zé Gabriel, Marlon Gomes, Alex Teixeira, Figueiredo, Orellano e Pedro Raul.





Quem está fora: Gabriel Pec (suspenso), Jair (entorse no joelho) e Barros (departamento médico).


Pendurados: Lucas Piton, Figueiredo, Capasso e Eguinaldo.


+ Veja outras notícias sobre o Vasco


Arbitragem

Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon (Fifa/SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
Quarto árbitro: Rafael Martins de Sá (RJ)
VAR: Rodolpho Toski Marques (Fifa/PR)



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro