Páginas

domingo, 16 de outubro de 2022

Luís Castro lamenta nova derrota em casa, elogia postura do Botafogo e fala em "sabor de injustiça"



Treinador valoriza comportamento da equipe diante do Inter vice-líder do Brasileirão: "Foram duas equipes que se olharam olho no olho e quiseram competir muito"



Uma derrota dolorida dentro de casa, mas com muitos pontos positivos a serem valorizados. Luís Castro gostou do que viu do Botafogo em campo no revés para o Inter neste domingo, no Nilton Santos, pela 32ª rodada do Brasileirão. Se o resultado esteve longe do esperado, a performance rendeu elogios e deixou uma sensação de injustiça com o placar.





Luís Castro em Botafogo x Internacional — Foto: André Durão


Em entrevista coletiva após a partida, o treinador português valorizou muito a postura de seus comandados. Mesmo diante do vice-líder do Brasileirão, o Botafogo soube se impor, criar oportunidades, e para Luís merecia ao menos o empate:


- O futebol não tem como o resultado ser para a equipe que joga bem, ou ser empate se as equipes forem equilibradas. Não. É quem faz o gol que ganha, e o Inter fez o gol. Apagou um pouco o que fizemos na primeira parte e tentamos fazer na segunda parte. Foi um jogo muito equilibrado. Estivemos em um nível alto na primeira parte como o Inter também.



Melhores momentos: Botafogo 0 x 1 Internacional, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro 2022 (<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/bIU2_RJ6aKs" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>)



"Foram duas equipes que se olharam olho no olho e quiseram competir muito. Quem olhasse para o jogo não diria que o Inter está em segundo e o Botafogo em nono. Foram duas equipes que foram para cima e produziram no nível alto"


Luís Castro elogiou a forma como o Botafogo executou a estratégia traçada, mas admitiu que o time se perdeu um pouco após o gol de Braian Romero.


- Nós temos 12 arremates e três no gol. O Inter tem 11 arremates, um no gol e esse foi gol. Mas o jogo tem muitas coisas além disso. Na primeira parte, com nossa linha de três e com os quatro homens no meio, tivemos uma superioridade numérica e chegamos muitas vezes na zona de finalização. Na primeira parte, talvez devíamos cruzar mais bolas na área. Perdemos lucidez no jogo após o gol do Inter por completo. Acho que não merecíamos perder, o jogo foi muito igual, mas sofremos o gol que deixa para nós o sabor de injustiça.


Com a derrota, o Botafogo caiu para a décima colocação no Brasileirão, com 43 pontos. O próximo compromisso da equipe está marcado para o próximo domingo, no clássico com o Fluminense, às 16h (de Brasília), no Maracanã, pela 33ª rodada.



Confira outros trechos da coletiva


Resultados ruins em casa


- Nós tentamos não falar muito com os jogadores sobre o tema, porque já é muito falado na imprensa. Procuramos protegê-los um pouco, mas a equipe técnica fala com muita assiduidade. Nós gostaríamos muito de entregar bons resultados para a nossa torcida em casa.


"Confesso que é o que mais me entristece em todo meu caminho no Botafogo. Não vou dizer que é algo que me desequilibra, mas me provoca um sentimento de tristeza. Se me perguntar se eu preferia o campeonato exatamente como está, trocando os resultados em casa pelos de fora, eu trocava já"


- Queria já que todos os pontos ganhos fora fossem em casa, mas não é assim. A única justificativa que encontramos são as estratégias adotadas pelos adversários que nos roubam mais espaços quando estão no meio-campo e nos obrigam a desequilibrar aqui e ali. O gol do Inter sai de um desequilíbrio nosso.


Objetivos na competição

- Queremos sempre mais para nossa equipe. Atingindo um objetivo, queremos o seguinte. E temos que ganhar os jogos para atingi-los. Uns são públicos, outros internos. Vocês sabem que nós projetamos e dizemos algumas coisas que pensamos, não todas. Nós somos muito ambiciosos e queremos muito ganhar o jogo. Mostramos isso e em momento algum nos encolhemos diante de uma equipe muito boa como a do Inter, que tem muita qualidade. A ansiedade faz parte do futebol, mas ela só é boa até um determinado momento. A partir de um ponto, ela baixa o nível de produção dos jogadores. Não pode ir além desse limite. Em algum momento, pode ter acontecido e não percorremos o melhor caminho, principalmente após o gol do Internacional. Acho que a equipe não conseguiu se equilibrar da melhor forma. Começamos a meter muitas bolas de frente e não nos corredores. Perdemos o que tivemos de melhor na primeira parte com triangulações e tempo de ataque mais elevado.


Resultado e desempenho

- Nós que vivemos dos resultados às vezes preferimos um desempenho menor e um resultado melhor, né? Talvez, se tivéssemos ganho, estaria mais satisfeito do que estou com nossa primeira parte. É sempre uma sensação difícil de digerir.



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: GE/Por Davi Barros — Rio de Janeiro

Atuações do Botafogo: Júnior Santos é o pior em derrota para o Inter



Veja todas as notas dos jogadores na derrota por 1 a 0 no Estádio Nilton Santos




Gatito Fernández [GOL]: Sem culpa no gol do Inter, foi pouco exigido durante a partida. Nota: 6,0


Daniel Borges [LAT]: Sem jogar há dois meses, aguentou boa parte das investidas pelo lado. Porém, foi por ali que começou a jogada do gol da vitória colorada. Nota: 5,5




Danilo Barbosa disputa a bola com Johnny — Foto: André Durão


Adryelson [ZAG]: Seguro na zaga, foi um dos melhores do Botafogo na partida. Cometeu uma falta que interrompeu a sequência de sete jogos seguidos sem infrações. Nota: 7,5


Philipe Sampaio [ZAG]: Não apresentou a mesma qualidade do companheiro na defesa, mas também não comprometeu. Nota: 6,0


Marçal [LAT]: Um dos destaques do time na temporada, neste domingo esteve apagado. Faltou acompanhar Braian Romero no gol do Inter. Nota: 5,0


Danilo Barbosa [VOL]: Surpresa de Luís Castro na escalação, foi escalado para dar mais presença no meio de campo e cumpriu bem esse papel. Porém, faltou ajudar mais no ataque. Nota: 5,5


Tchê Tchê [VOL]: Discreto, o camisa 6 tentou viradas de jogo no primeiro tempo que deram certo, mas não manteve o ímpeto ao longo da partida. Nota: 6,0


Eduardo [MEI]: Um dos melhores do time no primeiro tempo, perdeu gás na etapa final e não conseguiu manter o ritmo. Nota: 6,5


Júnior Santos [ATA]: Teve dificuldades quando tinha a bola no ataque. Errou lances bobos em que poderia optar por tocar e às vezes tentava um drible a mais desnecessário. Nota: 4,5


Victor Sá [ATA]: Fez pouco no ataque do Botafogo e não conseguiu criar boas chances no ataque alvinegro. Nota: 5,0


Tiquinho Soares [ATA]: Gerou perigo com alguns chutes no primeiro tempo, mas foi pouco acionado no segundo tempo e caiu de produção junto com o restante do time. Nota: 6,0


Entraram


Jeffinho [ATA]: Entrou pelo lado esquerdo de ataque após pedidos da torcida. Incisivo, como de costume, levou perigo ao gol do Inter, mas apenas uma vez. Nota: 6,0


Matheus Nascimento [ATA]: Pouco ficou com a bola enquanto esteve em campo, mas brigou por ela algumas vezes. Nota: 5,5


Luis Henrique [ATA]: No lado direito de ataque, também foi pouco acionado. Nota: 5,0


Gustavo Sauer [MEI]: Entrou no fim do jogo. Sem nota


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Botafogo x Internacional: veja onde assistir, escalações, desfalques e arbitragem



Tudo o que você precisa saber sobre o jogo válido pela 32ª rodada do Brasileirão



Botafogo e Internacional se enfrentam neste domingo, às 18h (de Brasília), pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O ge acompanha em Tempo Real, com vídeos exclusivos (clique aqui e siga).





Tudo que você precisa saber sobre Botafogo x Internacional — Foto: ge


O Botafogo entra em campo com cinco vitórias nos últimos sete jogos e está firme na disputa por uma vaga na Libertadores de 2023. Em nono, o clube está a dois pontos do G-8 e pode subir de posição. Mas, para isso, precisa vencer em casa, o que tem sido difícil já que o Bota tem a terceira pior campanha quando joga no Nilton Santos.




+ Veja a tabela e a classificação da Série A


O Inter chega embalado para enfrentar o Botafogo. Sem perder há 10 rodadas - sete vitórias e três empates -, a equipe de Mano Menezes quer manter o bom momento para alcançar a vaga direta à Libertadores o quanto antes. Com o sonho do título muito distante, o clube gaúcho também ambiciona garantir a vice-liderança do Brasileirão, que significaria mais de R$ 30 milhões nos cofres colorados.


Transmissão: Premiere.


Narração e comentários: Jader Rocha, com Ledio Carmona, Pedrinho e Sandro Meira Ricci.


Tempo Real: o ge acompanha com vídeos exclusivos e lances dos gols. Clique AQUI e siga.



PVC avalia Botafogo x Internacional pela 32ª rodada do Brasileirão (https://ge.globo.com/video/pvc-avalia-botafogo-x-internacional-pela-32a-rodada-do-brasileirao-11027276.ghtml)



ESCALAÇÕES PROVÁVEIS

Botafogo – Técnico: Luís Castro



O técnico Luís Castro vai ter que resolver a equação de jogar sem um lateral-direito de origem neste domingo. Com Rafael e Saravia machucados, a tendência é que ele comece com Lucas Mezenga improvisado na função. Além disso, não poderá contar com Cuesta, que está emprestado pelo Inter. Kanu e Philipe Sampaio brigam pela posição. No meio de campo, Lucas Fernandes ficou de fora do treino da última sexta-feira e deve dar lugar a Gabriel Pires. Jeffinho retorna de suspensão e a tendência é que seja titular no lugar de Victor Sá


Provável time: Gatito Fernández; Lucas Mezenga, Philipe Sampaio (Kanu), Adryelson e Marçal; Tchê Tchê, Gabriel Pires e Eduardo; Junior Santos, Jeffinho e Tiquinho Soares.




Provável escalação do Botafogo para o jogo com o Internacional — Foto: ge



Quem está fora: Breno, Kayque e Lucas Fernandes (em tratamento); Cuesta (questão contratual).
Pendurados: Kanu, Lucas Piazon, Sampaio, Tchê Tchê, Victor Cuesta e Victor Sá.


+ Clique e acesse mais notícias do Botafogo



Internacional – Técnico: Mano Menezes


O Inter tem desfalques em todos os setores. Mano Menezes alimenta dúvida no meio campo entre Edenilson e Liziero. Se optar pelo primeiro, Johnny será volante. Se o segundo for o escolhido, o norte-americano atuará aberto pelo lado direito. Depois de mais de um mês, Wanderson volta ao time titular. Artilheiro colorado no Brasileiro, Alemão busca reencontrar o caminho do gol. O centroavante não marca há cinco rodadas.


Provável Inter: Keiller; Bustos, Rodrigo Moledo, Vitão e Renê; Johnny, De Pena, Edenilson (Liziero), Alan Patrick e Wanderson; Alemão





Provável escalação do Internacional para o jogo com o Botafogo — Foto: ge



Quem está fora: Daniel (desconforto muscular nas costas), Gabriel Mercado (panturrilha direita), Weverton (desconforto coxa direita), Gabriel (cirurgia joelho direito), Mauricio (lesão joelho direito) e Pedro Henrique (suspenso)
Pendurados: Keiller, Liziero, Alan Patrick, Kaique Rocha, Thauan Lara, Taison e Mano Menezes.


+ Clique e acesse mais notícias do Internacional



ARBITRAGEM

Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC/FIFA)
Assistente 1: Kleber Lucio Gil (SC/FIFA)
Assistente 2: Luanderson Lima dos Santos (BA)
Quarto árbitro: Felipe da Silva Goncalves Paludo (RJ)
Analista de campo: Edilson Soares da Silva (RJ)
Árbitro de Vídeo (VAR): Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
AVAR: Charly Wendy Straub Deretti (SC/FIFA)
Observador de VAR: Marcos Andre Gomes da Penha (ES)


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro