Páginas

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Botafogo informa que Guilherme Santos tem "lesão importante" na coxa esquerda


Lateral-esquerdo deixou o gramado da Neo Química Arena sentindo dores no músculo posterior da perna e realizou exames nesta segunda-feira; jogador já iniciou o tratamento



O Botafogo informou na tarde desta segunda-feira que o lateral-esquerdo Guilherme Santos teve uma "lesão importante" no músculo posterior da coxa esquerda. Segundo a assessoria de imprensa do clube, o jogador já iniciou o tratamento após o exame realizado nesta manhã e não tem retorno previsto.


O lateral - que por vezes tem jogado na ponta e até como segundo volante - está fora da partida contra o Athletico-PR, às 17h30 de quarta-feira, já que o Botafogo viaja nesta terça para Curitiba.



Guilherme Santos sentiu dores na coxa no fim do empate do Botafogo com o Corinthians em São Paulo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


As dores que Guilherme Santos se queixou após o jogo contra o Corinthians preocuparam o departamento médico do clube. Uma das principais armas do lateral-esquerdo é justamente o vigor físico e a dedicação em campo.


Guilherme vinha sendo o titular da posição com a cirurgia de Victor Luis para retirada do apêndice e a saída de Danilo Barcelos para o Fluminense. Os problemas na posição fizeram com que o Botafogo integrasse o jovem Hugo, de 18 anos, para os profissionais. Ele chegou a fazer parte do elenco em Domingos Martins, mas ainda não treinava rotineiramente com o elenco principal.


Outra possibilidade de Autuori é colocar Rafael Forster pelo lado esquerdo. Zagueiro de origem, ele já atuou como lateral em alguns momentos da carreira.


O Botafogo está na 15ª colocação do Campeonato Brasileiro, com oito pontos e um jogo a menos. Na próxima rodada vai encarar o Athletico-PR, quarta, às 17h30, na Arena da Baixada. Os paranaenses estão uma posição abaixo do Botafogo com um ponto a menos.


Fonte: GE

Na história: Matheus Nascimento se torna o jogador mais novo a atuar pelo Botafogo


Aos 16 anos e 6 meses, atacante, que entrou em campo no empate diante do Corinthians, bateu marca histórica no clube de General Severiano




Matheus Nascimento em ação contra o Corinthians (Foto: Vítor Silva/Botafogo)


O empate de 2 a 2 entre Botafogo e Corinthians ficará marcado na história do clube de General Severiano. Apesar do frustrante resultado e o gol do Timão no fim do segundo tempo no duelo do último sábado, na Neo Química Arena, pelo Campeonato Brasileiro, um recorde do Glorioso foi quebrado. Ao entrar em campo, Matheus Nascimento se tornou o jogador mais jovem a participar de uma partida pelo Alvinegro.


O atacante estreou profissionalmente com 16 anos e 6 meses, batendo o recorde de idade da era profissional do Botafogo. Antes, a marca pertencia a Galdino, também atacante, que entrou em campo com 16 anos e 9 meses no segundo semestre de 1971, quando o Alvinegro era comandado por Zagallo.

Diante do Corinthians, Matheus teve pouco mais de 10 minutos em campo. Com o Alvinegro em vantagem no placar durante a maior parte do tempo, não conseguiu mostrar muita coisa, com uma atuação de cinco passes certos, um corte dentro da área e uma falta cometida. No entanto, já foi suficiente para escrever o nome na história dos livros do Botafogo.


E MAIS:
Kalou é o 7º africano a marcar um gol em Campeonato Brasileiro
Kalou mostra cartão de visitas, mas empate no fim frustra Botafogo
Keisuke Honda parabeniza Salomon Kalou no Botafogo: 'Grande gol'
Autuori, do Botafogo, fica na bronca com empate no fim: 'Inaceitável a maneira como sofremos o gol'
Kalou comemora gol, mas lamenta: 'Triste pelo resultado'


O cria do Botafogo também entrou no pódio do Brasileirão. Matheus Nascimento se tornou o terceiro jogador mais novo a entrar em campo pela competição, atrás de Jô, que estreou pelo Corinthians em 2003 com 16 anos e 3 meses e Yuri Mamute, ex-Botafogo, que atuou vestindo a camisa do Grêmio com 16 anos e 4 meses em 2011.

- Ele está trabalhando muito bem, crescido, encorpado. Tem absorvido bastante os conceitos. Está com uma agressividade que, se agregar ao seu jogo, vai fazer mais diferença ainda. O trabalho está sendo feito de maneira cronológica. O Botafogo tem que começar a trabalhar com lógica, critérios, procedimentos, prática e estratégia no seu futebol - elogiou Paulo Autuori, após a partida contra o Corinthians.

Matheus Nascimento é visto como uma joia por dirigentes e membros da comissão técnica do Botafogo. Com mais de 150 gols nas categorias de base do Alvinegro desde 2015, o atacante assinou o primeiro contrato profissional em abril e vem treinando com os comandados de Paulo Autuori desde a retomada das atividades presenciais, em julho.

*A matéria só foi possível graças ao auxílio do pesquisador e historiador botafoguense Cláudio Falcão, criador. do blog "DataFogo".



Fonte: LANCE! Sergio Santana*Rio de Janeiro (RJ)

Com 45 idas e vindas, o número de mudanças no elenco do Botafogo que é "absurdo" para Autuori


Clube fez 20 contratações, enquanto 25 atletas que tiveram espaço no grupo profissional foram embora desde o fim 2019. Gestão é criticada pelo treinador em análise sobre o futebol brasileiro



Na entrevista coletiva do último sábado, Paulo Autuori voltou a criticar a organização do futebol brasileiro, do calendário às decisões dos dirigentes. A revolta foi com os critérios para demissões de treinadores. No meio da bronca, sobrou para a gestão do Botafogo, que fez muitas mudanças no elenco desde 2019.


- Do final do ano para agora, se nós contabilizarmos as saídas de jogadores, é algo absurdo. Eu já fiz essa conta - disse.


- Está na hora de tratar o futebol de outra forma. E não só no Botafogo, mas no futebol brasileiro. É um oba oba enorme. Chega de colocar a conta só nas costas dos treinadores. E chega de falta de respeito com alguns treinadores brasileiros, que têm história e devem ser respeitados. O futebol brasileiro precisa respeitar os seus profissionais - completou o treinador.



Autuori voltou a criticar a organização do futebol nacional — Foto: Vitor Silva/Botafogo


A reportagem foi atrás desse número e mapeou no Vai e Vem do ge 45 chegadas e saídas desde o fim da temporada de 2019, entre reforços, dispensas e jogadores negociados. Quatro nomes estão nas duas estatísticas: Ruan Renato, Danilo Barcelos, Thiaguinho e Gabriel Cortez, atletas que foram contratados e liberados durante 2020.


Vai e vem do Botafogo

Chegadas Saídas

Barrandeguy Alan Santos
Bruno Nazário Alex Santana
Davi Araújo Carli
Danilo Barcelos Cícero
Gabriel Cortez Danilo Barcelos
Guilherme Santos Diego Souza
Honda Ezequiel
Kalou Fernandes
Kevin Gabriel
Lecaros Gabriel Cortez
Luiz Otávio Gilson
Matheus Babi Gustavo Bochecha
Pedro Raul Igor Cássio
Rafael Forster Jean
Rafael Navarro João Paulo
Rentería Leandrinho
Ruan Renato Leo Valencia
Thiaguinho Luiz Fernando
Warley Rickson
Victor Luis Rodrigo Pimpão
Ruan Renato
Thiaguinho
Vinicius Tanque
Victor Rangel
Yuri

Fonte: Vai e vem do ge


Cinco jogadores deixaram o Botafogo como titulares de 2019. Sete reforços contratados para essa temporada são considerados titulares.


A movimentação alvinegra no mercado foi considerável até mesmo no recorte da "era Autuori". O treinador chegou em fevereiro, portanto não fez parte do planejamento de pré-temporada. Mesmo assim, viu sete jogadores serem contratados e outros 12 saírem do clube.


Planejamento já rendeu críticas

Não é a primeira vez que o treinador pede mudanças na forma de gerir não só o futebol brasileiro, mas o Botafogo especificamente. Em julho, o treinador aproveitou a dispensa Gabriel Cortez por indisciplina para criticar as muitas mudanças no elenco.


Àquela altura, o equatoriano havia sido o segundo atleta contratado e dispensado em um intervalo de meses, junto do volante Thiaguinho. Nos últimos dias, Ruan Renato se juntou à lista, e Danilo Barcelos foi liberado para acertar com o Fluminense.


- Me recuso a estar no clube e pedir jogadores. Uma ideia que não tem nada de sensata é o clube que contrata bem é o que contrata em quantidade. "Contratamos 14 jogadores". É um grande absurdo, significa que você não fez nada no passado. Nosso objetivo é fazer contratações pontuais de jogadores com potencial - afirmou Autuori.


Desde que voltou ao clube, o comandante tem se dedicado mais do que ao campo e bola. Autuori é tratado internamente como um manager, um gestor do departamento de futebol para além do grupo de jogadores. Apesar de evitar afirmações públicas sobre o assunto, a ideia dele e do comitê de futebol é de mudança definitiva para um cargo diretivo após a conclusão da S/A.




Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro