Páginas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Ainda sem Carli e João Paulo, Bota retoma os treinos no Nilton Santos


Jogadores voltam a usar o campo anexo do estádio após mais de um ano, mas só reservas e Camilo trabalham no gramado. Zagueiro e meia continuam na transição



João Paulo e Joel Carli ainda estão na transição e devem desfalcar o time no sábado (Foto: Thiago Lima / GloboEsporte.com)

A menos de uma semana da estreia na Pré-Libertadores, o Botafogo corre contra o tempo para melhorar o condicionamento físico do time e se reapresentou na tarde desta quinta-feira, horas após a derrota para o Madureira na estreia do Campeonato Carioca. E o clube retomou os treinos no campo anexo do Nilton Santos depois de mais de um ano – o elenco já havia voltado a fazer atividades no estádio no fim do ano passado, só que no campo principal.

Só os reservas e Camilo, que estava na Seleção, foram a campo. Carli e João Paulo apareceram no gramado, mas só para continuar a transição. Jair Ventura ainda não descartou a presença da dupla contra o Nova Iguaçu, mas os dois dificilmente serão relacionados. Quem também esteve no estádio foi Jefferson. O goleiro se reapresentou após sua "pré-temporada" solitária de recuperação da cirurgia no tríceps e fez trabalho interno com os fisioterapeutas.

Jefferson trabalha duro para voltar aos gramados
(Foto: Twitter oficial do Botafogo)
Na atividade, Jair armou um time sem atacantes com Gatito, Marcinho, Marcelo, Igor Rabello e Gilson; Matheus Fernandes, Dudu Cearense, Leandrinho e Camilo. Nos reservas, uma equipe quase inteira de atacantes: Emerson Santos, Bochecha, Pachu, Gorne, Tanque, Guilherme, Joel e Sassá. O camaronês atuou boa parte do treino aberto como um ponta-esquerda, mostrando que pode ser o homem de lado que a diretoria tanto buscou.

O Alvinegro faz o seu último treino antes da segunda rodada do Carioca na manhã desta sexta-feira, novamente no Nilton Santos. O time de Jair Ventura entra em campo neste sábado, às 17h (de Brasília), contra o Nova Iguaçu. A partida marcará o retorno do time aos jogos em sua nova casa customizada. A tendência é que o treinador poupe a maioria dos titulares para enfrentar o Colo-Colo, do Chile, na próxima quarta-feira, pela Pré-Libertadores.

Fonte: GE/Por Thiago LimaRio de Janeiro

A "prova dos nove" de Canales: entrar em forma e aliviar pressão em 15 dias


Em condicionamento intensivo, centroavante chileno tem até o dia 9 de fevereiro para ser inscrito no Campeonato Carioca e diminuir questionamentos internos e da torcida



Na matemática, a "prova dos nove" é uma forma de testar se o resultado de uma operação básica com números inteiros está certo ou errado. No futebol, a "prova dos nove" de Canales é ter até o dia 9 de fevereiro para entrar em forma, ser inscrito no Campeonato Carioca e aliviar os questionamentos internos e da torcida. Após se recuperar de uma grave lesão no pé esquerdo, o centroavante chileno chegou a perder cerca de 5kg depois da cirurgia e se reapresentou em 2017 mais fininho. Ainda assim, a avaliação da comissão técnica é que está abaixo dos demais.

Canales causou surpresa de fora da lista do Carioca e gerou até cobrança interna (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Foi esse o motivo dado oficialmente para o atacante ter ficado fora da lista de inscritos no estadual, fato que pegou a todos de surpresa. Entre torcedores, que se questionavam em redes sociais, e até mesmo internamente. Pelo fato de ele ter um salário considerado alto e não vir sendo utilizado, dirigentes chegaram a cobrar justificativas do departamento de futebol. Afinal, era consenso no clube que o Carioca serviria como uma espécie de laboratório para uma segunda chance ao gringo em seu último ano de contrato.

Ele não está ainda em seu melhor momento físico, a gente espera que ele fique bem para que possa fazer parte do grupo. Tem tempo de mudanças, são quatro rodadas se não me engano, tem até o dia 9 para poder inscrevê-lo. Espero contar com ele o mais rápido possível quando estiver bem fisicamente"

Jair Ventura, sobre Canales

– O Canales não ficou porque ele veio de uma lesão muito séria, então requer um tempo maior. Ele não está ainda em seu melhor momento físico, a gente espera que ele fique bem para que possa fazer parte do grupo. Tem tempo de mudanças, são quatro rodadas se não me engano, tem até o dia 9 para poder inscrevê-lo. Espero contar com ele o mais rápido possível quando estiver bem fisicamente – alegou o técnico Jair Ventura.


Jair acertou a data. Se Canales está em condicionamento físico intensivo, ele precisa correr contra o tempo. O regulamento do Carioca 2017 não prevê mudanças na relação de jogadores após o dia 9 de fevereiro. Exceto por rescisão ou contusão que tire um inscrito por pelo menos 15 dias. Ano passado, o Botafogo usufruiu desse artigo ao regularizar Sassá no lugar do lesionado Emerson Santos antes das finais contra o Vasco. Na atual edição, o Alvinegro já inscreveu 33 nomes, que é o número máximo, e agora só serão permitidas trocas.

Como pediu para não jogar o amistoso contra o Rio Branco-ES, e sua família até hoje não veio morar no Rio de Janeiro, surgem boatos a todo instante de que Canales está de saída. Fato é que o centroavante jamais apresentou uma proposta para a diretoria e está confiante que será inscrito a tempo de jogar o Carioca. Ano passado, alguns dirigentes cogitaram nos corredores do clube uma rescisão amigável com ele em dezembro. Mas o chileno ganhou voto de confiança da diretoria e comissão técnica, que ainda apostam em sua adaptação ao futebol brasileiro.



Depois de 55 gols em 95 partidas oficiais durante três temporadas na La U, do Chile, (2011, 2014-2015 e 2015-2016), Canales chegou a General Severiano a peso de ouro e com status de homem-gol no meio do ano passado. Porém, devido a um edema ósseo no pé direito, demorou mais de um mês para estrear, disputou só 11 jogos e balançou a rede uma vez, na vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro (veja no vídeo acima).

Fonte: GE/Por Thiago Benevenutte e Thiago Lima/Rio de Janeiro