Páginas

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Malabarista: Sassá se equilibra, vira goleador e recupera brilho no Bota


Artilheiro do time no ano, atacante põe pulga atrás da orelha de Ricardo Gomes. Diretoria já o procurou para tratar de renovação




Sassá com a bola do jogo do último sábado, quando fez três
 gols no Náutico (Foto: Richard Souza / GloboEsporte.com)
Lá se vão seis anos de um sobe e desce sem fim. De quando chegou ao Botafogo, aos 15, até agora, aos 21,Sassá viveu um pouco de tudo. Atraiu olhares depois de fazer gols aos montes na base alvinegra, marcou o primeiro gol como profissional no primeiro clássico que disputou, contra o Flamengo, no fim de 2012, mas também tem o peso de dois empréstimos e um afastamento nas costas.


- A carreira de jogador de futebol é igual a malabares. Uma hora a gente está em cima, outra hora a gente está embaixo.



Sassá, o malabarista alvinegro, desfruta da boa fase no Botafogo (Foto: Richard Souza / GloboEsporte.com)

A bola do Sassá hoje está lá no alto. É o melhor momento da carreira dele. E quem diz isso é o próprio. Foi preciso passar pelo Oeste e pelo Náutico para aprender. Ele diz que amadureceu nessas duas saídas temporárias do Botafogo.

- Foi importante para que eu me conhecesse melhor. Quando a gente pinta no clube, falta experiência. Mas hoje está sendo tudo mil maravilhas. Eu tenho conseguido fazer aquilo que os atacantes têm que fazer, que são os gols. E tenho dado alegria para a torcida.


E tem mesmo. Sábado passado, Sassá fez três gols na vitória por 4 a 1 sobre o Náutico, no Recife. Deixou o Botafogo mais perto da Primeira Divisão e os companheiros para trás na briga pela artilharia interna. Com 11 gols, é o goleador do clube em 2015 (Bill, que já saiu, também fez 11).



- Eu esperava fazer gols, também brigar pela artilharia, mas no Botafogo eu quero jogar, e eu espero que o professor me olhe com bons olhos.

Ricardo Gomes já disse que está de olho. Mas quer um Sassá mais constante. Para isso, o jogador mudou a rotina há algum tempo.


Sassá e a família (Foto: Arquivo Pessoal)
- Eu tenho chegado uma hora mais cedo todo dia para fazer um trabalho físico. No início do ano tive quatro lesões, mas agora estou me cuidando melhor.


E está cuidando bem de outra pessoa. Uma pessoinha que ainda não tem nem seis meses de vida, mas que mudou a vida do Sassá.


- O Murilo, meu filho, meu xodó, meu pretinho. Ele vai fazer seis meses. Já tinha falado para a minha esposa (Juliana), que se nada mais acontecesse para mim esse ano de 2015 já seria especial, por conta da chegada do meu filho. Murilo tem sido fundamental. Agora eu sou pai, vivo uma nova fase, tenho que cuidar dele.


Sassá tem contrato com o Botafogo até o fim do ano que vem. Hoje, só consegue pensar em duas coisas. Três na verdade. Gols, volta à Série A e título da Série B.


- Eles (diretoria) já me procuraram para falar de renovação. Mas agora só penso nos nossos objetivos, que estão muito próximos. Quero cumprir meu contrato no Botafogo, ficar aqui e depois a gente vê o que é melhor para o clube e para mim.


Sassá tem contrato com o Botafogo até dezembro de 2016 (Foto: Richard Souza / GloboEsporte.com)


Por Richard Souza Rio de Janeiro/GE

Botafogo formaliza proposta de renovação para Navarro


Clube envia documento com proposta salarial em contrato de dois anos de duração e espera na semana que vem resposta de atacante uruguaio e seu agente





Navarro em treino Botafogo: novo capítulo do
processo de renovação (Foto: Vitor Silva/SSPress)
Oficialmente, o Botafogo quer manter Álvaro Navarro. Nos últimos dias o clube formalizou a proposta para renovar o contrato do atacante. O documento foi enviado ao jogador e a seu representante, depois de uma reunião na última terça-feira, no Rio de Janeiro, na qual o assunto foi discutido informalmente. Agora o Alvinegro fica na expectativa de uma resposta do jogador na semana que vem.


Na semana passada a diretoria do Botafogo teve um encontro com Gerardo Cano, empresário de Navarro, no Rio, antes da partida contra o Ceará. Na ocasião, as duas partes conversaram principalmente sobre o salário. A pretensão de valor por parte do agente era superior à projetada pelo clube. A diretoria alvinegra tratou do assunto internamente e agora colocou tudo no papel.


Em relação ao tempo de contrato, entretanto, há um consenso. A intenção das duas partes é fechar um acordo válido até dezembro de 2017. A expectativa é de que haja uma definição do futuro de Navarro a partir do momento em que o Botafogo garantir de forma oficial o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro do ano que vem.


Contratado em julho, Navarro não demorou a conquistar a vaga de titular do time comandado por Ricardo Gomes, muito por conta de seu bom aproveitamento. São nove gols marcados, todos no Brasileiro, em 13 partidas disputadas.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE

Bota busca recorde de público antes de possível "até logo" ao Engenhão


Em meio a impasse sobre aumento da capacidade do Nilton Santos, diretoria ainda avalia levar para o Maracanã jogos contra Santa Cruz e América-MG




Jogo contra o Paysandu foi maior público do Botafogo
 em 2015 (Foto: Roberto Filho / Eleven/ Estadão Conteúdo)
Embora seja mínima a chance de conquistar matematicamente a vaga para a Série A neste sábado, o Botafogo sabe que uma vitória sobre o Bahia deixa a equipe virtualmente classificada. Assim, teria mais tranquilidade para levar para o Maracanã os jogos que podem garantir oficialmente o acesso e o título da Série B do Brasileiro. Dessa forma, ao longo da semana o clube vai se mobilizar para fazer a partida deste sábado o maior público do Alvinegro na temporada, no que pode ser uma despedida do Estádio Nilton Santos em 2015.


O Maracanã passou a ser uma possibilidade real para o Botafogo a partir do momento em que o clube se vê quase impossibilitado de aumentar a capacidade do Engenhão nos últimos jogos do Brasileiro. Isso porque o laudo de liberação para 45 mil lugares custa R$ 180 mil, segundo a diretoria, com validade de 12 meses. No entanto, o fato de o clube ter de entregar o estádio ao Comitê Olímpico Internacional em dezembro faz com que o documento seja usufruído por apenas 60 dias.


Então, o Botafogo iniciou um estudo para levar para o Maracanã os jogos contra Santa Cruz (14 de novembro, 36ª rodada) e América-MG (28 de novembro, 38ª rodada), nos quais pretende atrair grandes públicos. A diretoria, entretanto, afirma que ainda não há uma definição sobre o assunto e diz que a possibilidade neste momento é remota.


Atualmente o Estádio Nilton Santos está liberado para 25 mil pessoas, e o clube espera que o jogo contra o Bahia marque seu recorde de público em casa no ano. O recorde atual é a partida contra o Paysandu, dia 23 de agosto, quando foram ao estádio 23.805 torcedores (21.605 presentes).


Outra questão que favorece a transferência dos dois últimos jogos em casa para o Maracanã é que recentemente a Prefeitura do Rio de Janeiro solicitou a antecipação da instalação das arquibancadas provisórias para os Jogos Olímpicos de 2016 nos setores Norte e Sul. As obras reduziriam a atual capacidade de 25 mil do Nilton Santos pela metade. A diretoria do Botafogo, entretanto, não pretende atender o pedido.


Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE

Sem Carleto e Daniel Carvalho, Bota trabalha passes na reapresentação


Lateral e meia foram poupados da atividade em virtude de dores muscular. No DM, seguem Fernandes e Diego




Daniel Carvalho deve retomar os treinos nesta
 quarta-feira (Foto: Vitor Silva/SSPress)
O Botafogo se reapresentou na manhã desta terça-feira após dois dias de folga, neste domingo e segunda, e a vitória por 4 a 1 sobre o Náutico, na Arena Pernambuco, no sábado. O início da atividade foi física, trocando para uma técnica depois.

O grupo foi dividido em três equipes com o objetivo de trocar passes com precisão. Primeiro, um passe apenas chegando até oito. Depois, até dois passes, chegando até 12. Quem errasse ou atingisse o número desejado, saía e dava espaço ao outro time. A atividade se seguiu igual, mas com outros fundamentos, como desarme.

Os desfalques do treino ficaram por conta de Carleto e Daniel Carvalho, ambos poupados da atividade no campo em virtude de dores musculares. O meia, no entanto, voltará a treinar normalmente com os companheiros nesta quarta. Carleto pode vir a ser preservado novamente.

No departamento médico, Fernandes está em fase final de recuperação de uma lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo. Para o jogo deste sábado, contra o Bahia, ainda não terá condições. Pode vir a atuar novamente na outra rodada, contra o Criciúma, no Heriberto Hülse. O lateral-direito Diego, que sofreu uma pancada de Jean em treino da semana passada, também está no DM com uma contusão na coxa direita.

O Botafogo treina todos os dias de manhã esta semana. O próximo jogo é no sábado, contra o Bahia, no Nilton Santos, às 17h10 (de Brasília).

Por Jessica Mello Rio de Janeiro/GE