Páginas

quarta-feira, 9 de março de 2016

Botafogo define renovação de contrato com Airton até fim de 2017


Volante de 26 anos aceita proposta alvinegra, vai receber aumento salarial e assinar o novo vínculo nos próximos dias. Próxima renovação a ser discutida será a de Gegê




Airton está com moral dentro do Botafogo e vai receber
 aumento salarial (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
O Botafogo teve uma boa notícia na noite desta quarta-feira: após reunião com a diretoria alvinegra e o empresário Cláudio Guadagno,Airton aceitou a proposta do clube e acertou a renovação até dezembro de 2017 - o vínculo terminaria após o Campeonato Carioca, e o jogador vinha sendo alvo de sondagens. O volante de 26 anos vai receber um aumento salarial e assinará o novo contrato nos próximos dias. O próximo a definir sua situação será Gegê, que é representado pelo mesmo agente. Um encontro entre os dois deve acontecer até semana que vem, mas o meia de 22 anos já demonstrou intenção de permanecer em General Severiano.


Desde 2014 no Botafogo, Airton vive sua melhor fase no clube nesta temporada e é visto internamente como a coluna vertebral da equipe pelo seu forte poder de proteção à defesa, menos vazada do estadual com apenas três gols sofridos em oito jogos. Nos anos anteriores, o volante perdeu espaço, chegou a ser afastado do elenco principal por conta do alto salário e deixou o clube em junho, após o fim do empréstimo e do contrato com o Benfica, de Portugal. A diretoria fez uma oferta salarial 50% menor, mas não houve acerto, e o jogador ficou dois meses desempregado até retornar ao Alvinegro em setembro. Ricardo Gomes admitiu que ele ainda precisa melhorar a parte disciplinar, mas desde a pré-temporada no Espírito Santo já havia prometido um atleta diferente.


Após cumprir suspensão automática contra o Boavista no último domingo, Airton volta ao time na estreia do o Botafogo estreia domingo na Taça Guanabara contra o Fluminense, às 18h30 (de Brasília), no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Nesta etapa, serão jogos todos contra todos, e o maior pontuador será o campeão do turno, e os quatro melhores se classificam para a semifinal do estadual. O Alvinegro fez a melhor campanha da primeira fase do Carioca.


Por Thiago LimaRio de Janeiro

Sem problemas: após leve entorse, Neilton treina normalmente no Bota


Jovem atacante havia deixado o treino da manhã mais cedo com um problema no tornozelo direito




Foi apenas um susto com Neilton. Depois de deixar o treino da manhã mais cedo por conta de uma leve entorse no tornozelo direito (veja no vídeo abaixo), o jovem atacante treinou normalmente no período da tarde. Neilton executou todos os movimentos e inclusive mostrou bom condicionamento no treino físico.


Neilton sentiu o problema depois de tentar uma finalização em uma atividade de dois toques com campo reduzido. O tornozelo direito chegou até ser imobilizado. Porém, o atacante logo fez questão de mostrar que estava bem deixando o campo sem mancar.

Assim como Neilton, o restante do elenco fez trabalho físico no segundo período de treinos desta quarta-feira. O sol novamente castigou os jogadores.



Ainda invicto no Carioca, o Botafogo estreia na Taça Guanabara no próximo domingo diante do Fluminense. O jogo acontecerá no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.


Neilton treinou normalmente no Botafogo nesta quarta-feira (Foto: Reprodução/Twitter)


Por Chandy Teixeira/Rio de Janeiro/GE

Neilton sente problema no tornozelo direito e deixa treinamento mais cedo


Atacante sofreu entorse leve no local após tentar uma finalização em atividade de dois toques. Apesar do susto, ele deixou o gramado de General sem mancar



Após sofrer com um desequilíbrio muscular que o afastou da equipe por quase um mês recentemente, o atacante Neilton deu um susto no treino da manhã desta quarta-feira em General Severiano. Depois de tentar uma finalização em treinamento de dois toques, o jovem atacante sofreu uma leve entorse no tornozelo direito e deixou a atividade antes do fim. Inicialmente preocupante e com a região imobilizada, Neilton deu um alento ao deixar o gramado sem mancar e também sem a proteção. A expectativa é de que o jogador treine normalmente no período da tarde.

Neilton deixou o treinamento sem mancar. Jogador deve estar no treino da tarde (Foto: Chandy Teixeira)

O restante da atividade foi marcada pela intensidade. Sob uma temperatura que ultrapassava os 30°C, os jogadores fizeram treinamento tático e físico. O grupo foi dividido em dois para o treinamento. Ambos faziam trabalho de dois toques. Enquanto um trabalhava com balizas pequenas, o outro treinava sem traves.


O Botafogo volta a treinar no período da tarde em General Severiano, às 16h. No domingo, o time, que ainda está invicto na temporada, estreia na Taça Guanabara diante do Fluminense, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

Por Chandy Teixeira e Felippe Costa/Rio de Janeiro/GE

Bota aumenta ativo e chega a 71,2% dos direitos econômicos do elenco


Após possuir 100% de dois atletas em 2014, clube passa a ter participação integral de metade do plantel profissional e tem só seis com menos de 50%, entre eles Jefferson





Obs: Ribamar já acertou renovação até 2018, mas contrato
 ainda não foi registrado na Ferj e CBF (Foto: Arte Esporte)
O Botafogo lançou na noite da última terça-feira o seu novo "portal da transparência", espaço onde divulga informações da administração do clube, como por exemplo balanços financeiros, estatutos internos, parcelas do Ato Trabalhista... E também a porcentagem sobre cada um dos 31 jogadores do elenco profissional. Analisando os dados, o Alvinegro possui 71,2% dos direitos econômicos de seu plantel, tendo 100% sobre 15 atletas, equivalente à metade do grupo. Entre eles, estão três dos quatro gringos contratados (Carli, Salgueiro e Gervasio "Yaca" Núñez"), três recém-promovidos da base (Matheus Cabral, de 17 anos, Marcinho, de 19, e Diego, de 20) e dois em fim de contrato (Airton e Gegê, que discutem a renovação do vínculo que termina após o Campeonato Carioca). Números muito melhores em comparação com o quadro do fim de 2014 e início do ano passado, quando só tinha participação integralmente sobre dois do time principal: Helton Leite e Marcelo Mattos.


O clube tem apenas seis dos 31 jogadores com menos que 50% de seus direitos, caso do ídolo Jefferson. Por conta de dívidas de antigas administrações com o goleiro, a diretoria cedeu todos os direitos que tinha para o atleta. Com isso, em caso de venda, o Alvinegro não receberia nada. Neilton, Octávio e os emprestados Lizio e Diogo Barbosa são outros que renderiam pouco aos cofres de General Severiano ou sairiam de graça em casos de negociação.


No Brasil, os direitos econômicos já foram muitas vezes fatiados entre jogadores e empresários, usados como abatimento de dívidas e até mesmo como garantias bancárias para empréstimos. Mas com a determinação da Fifa no ano passado, vetando a participação de investidores e exigindo dos clubes os direitos sobre os atletas sob novos contratos, o próprio Botafogo readquiriu grande parte do que pertencia a terceiros. Medida que aumenta o ativo do Alvinegro, que enfrenta dificuldades financeiras e está sem patrocinador master há um ano.


Na base, o número é ainda 10% mais alto. Dos 27 que já têm contratos profissionais nas categorias inferiores, o Alvinegro possui 81,2% de seus direitos econômicos, sendo oito deles com 100%: os goleiros Diego Terra e Victor Hugo, os zagueiros Luis Carlos e Zyan, o lateral-direito Lucas Cesar e os meias Gustavo Machado, Ion e Rodrigo. E só um está abaixo dos 50%: o defensor Marcelo Conceição, emprestado pelo Resende até o fim da temporada e que teve 15% de seus direitos adquiridos pelo Botafogo. Na lista ainda não consta o nome de Victor Lindenberg, lateral-esquerdo de 18 anos que chegou à General Severiano em 2015, integrou o time sub-20 e subiu esta semana para um período de experiência no profissional.


Atualmente no Vasco, Jorge Henrique defendeu o
Botafogo entre 2007 e 2008 (Foto: André Durão)
Diferentemente dos direitos federativos, que permitem ao jogador disputar campeonatos pelo clube e terminam ao fim do contrato, os econômicos podem continuar mesmo após o encerramento do vínculo. Por isso, nos dados divulgados pelo Alvinegro aparecem jogadores que já deixaram o clube definitivamente. O caso mais famoso é o de Jorge Henrique. O Botafogo possui ainda 10% dos direitos do atacante que atualmente defende o rival Vasco. Os demais nomes são de ex-atletas da base, como por exemplo o meia Matheus Celestino (10%), do Corinthians; o atacante Pablo (20%), do Flamengo; e o lateral Loran (30%), do Grêmio.


Por Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE