Páginas

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Com luvas milionárias para pagar por Rafael, Botafogo quer aumento de sócios-torcedores


Diretoria aposta em novas fontes de receitas comerciais para arrecadar o que precisa pelo novo reforço. Ajuda de investidores não está descartada, mas foco é em mobilização da torcida




No esforço para contratar Rafael, o Botafogo aposta na entrada de dinheiro novo para garantir um reforço que, normalmente, estaria fora da realidade financeira do clube. A diretoria coloca as fichas na evolução do departamento comercial e de marketing para ajudar a bancar a nova contratação.


Nas primeiras conversas, Rafael e os empresários colocaram na mesa um salário possível para o Botafogo pagar, mas incluíram um pedido de luvas que o clube ainda não sabe de onde tirar, como informou primeiro o jornal Lance!.





Rafael ficou por cinco anos no futebol francês — Foto: Jean Catuffe/Getty Images


Na matemática interna, o aumento em 5 mil ou um pouco mais de assinantes do novo Camisa 7 poderia fechar a conta, segundo apurou o ge. O clube tenta postergar essa premiação para 2022, na tentativa de conseguir recursos suficientes.



Essa é a conta que ainda não fechou nos primeiros contatos com o jogador. Tanto que o CEO Jorge Braga demonstrou preocupação com um possível desequilíbrio nas finanças. Por isso, o foco é na geração de novas receitas e na projeção com a contratação do lateral-direito, que mobilizou a torcida nas redes sociais. As lojas oficiais, principalmente a online, também são vistas como fonte interessante.


O aumento das receitas com o departamento comercial é a prioridade, mas o clube não descarta contar com outros investidores. Na negociação por Chay, por exemplo, a diretoria teve o auxílio do ex-presidente Carlos Augusto Montenegro para pagar o valor pedido pela Portuguesa-RJ.





Botafogo cresce com Enderson Moreira e ainda pode se reforçar (https://ge.globo.com/video/botafogo-cresce-com-enderson-moreira-e-ainda-pode-se-reforcar-9823635.ghtml)



A possível chegada de Rafael, que é botafoguense, agitou a torcida alvinegra desde a quarta-feira, quando o próprio jogador foi às redes sociais e revelou a chance de voltar. O negócio ainda não está fechado, mas caminha rápido pela animação de ambos os lados.


O jogador até cogita desembarcar no Rio de Janeiro na próxima semana, mas ainda faltam detalhes importantes para sacramentar o negócio. Até lá, o clube faz as contas para ver o que pode oferecer a um atleta que aceitou diminuir valores para defender o clube do coração.



Fonte: GE/Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Carlinhos e Luiz Henrique são apresentados no Botafogo e elogiam Enderson: "Satisfação enorme"


Jogadores estavam no Fortaleza e foram comandados no clube cearense pelo atual treinador alvinegro; o meia também conhece Eduardo Freeland dos tempos de base no Flamengo




Enquanto ainda espera a chegada de Rafael, o Botafogo apresenta mais dois reforços. Carlinhos e Luiz Henrique chegam por empréstimo do Fortaleza até o fim desta temporada e deram entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira. Conhecidos do técnico Enderson Moreira no período que ele estava no clube cearense, os dois chegam ao Bota com o aval do treinador e se mostram felizes com a oportunidade.


Além dos elogios a Enderson, os dois jogadores se apresentaram um pouco para a torcida e contaram das características que têm. Lateral-esquerdo, Carlinhos é forte no apoio ao ataque, mas ressaltou que também tem trabalhado na defesa nas últimas temporadas. Já Luiz Henrique - que também conhece o diretor de futebol Eduardo Freeland dos tempos que passou na base do Flamengo - ressaltou que recebeu muita liberdade tanto do diretor de futebol quanto do treinador.


- É uma satisfação enorme chegar neste clube gigantesco e voltar para a cidade que eu fui nascido e criado. Jogar no clube que Garrincha e Nilton Santos é uma satisfação enorme e também trabalhar de novo com o professor Enderson Moreira. Ele que me colocou para jogar no Fortaleza. Ele pôde vir para o Botafogo e me ligou, assim como o diretor (de futebol Eduardo) Freeland que eu também pude trabalhar. Os dois me deram total confiança para mim dentro de campo e fazer o que eu sei fazer, que é achar passe, ter muita movimentação, finalizar e achar os atacantes. Essa é a minha característica.



>>> Com luvas milionárias para pagar por Rafael, Botafogo quer aumento de sócios-torcedores <<<





Luiz Henrique e Carlinhos foram apresentados pelo Botafogo na tarde desta quinta-feira — Foto: Vitor Silva/Botafogo


>>> Botafogo se anima com postura da Rafael, mas tem calma nos primeiros passos da negociação <<<


- É uma satisfação muito grande de estar vestindo essa camisa, ainda mais trabalhando com o professor Enderson, trabalhei duas vezes com ele: no América-MG e no Fortaleza há pouco tempo. É uma satisfação muito grande estar aqui no Botafogo. Minha característica é mais ofensiva, mas neste último ano eu fiquei mais na marcação. Estou aqui para ajudar ao máximo o Botafogo - disse Carlinhos.


Antes mesmo de os jogadores começarem a responder às perguntas enviadas pelos repórteres, Freeland fez uma breve introdução dos dois jogadores, como é de praxe. Ele lembrou que trabalhou com Luiz Henrique enquanto ainda estava nas divisões de base e revelou também que Carlinhos era um jogador que o clube buscava trazer desde o início desta temporada.


- Carlinhos estava sendo namorado para trazê-lo desde o início da temporada. Infelizmente a gente não conseguiu, mas hoje estamos realizando essa nossa vontade. Temos certeza que vai colaborar muito com toda experiência que tem, vai agregar na competitividade e capacidade para entregar naquela posição, que está tendo uma competição interessante com Jonathan (Silva).



>>> De ídolo precoce a esquecido: estreia de Kalou pelo Botafogo completa um ano <<<




Botafogo cresce com Enderson Moreira e ainda pode se reforçar (https://ge.globo.com/video/botafogo-cresce-com-enderson-moreira-e-ainda-pode-se-reforcar-9823635.ghtml)


>>> Justiça suspende execução forçada de dívidas trabalhistas do Botafogo <<<


- O Luiz Henrique é um jogador que eu tive o prazer de trabalhar na base. Esteve com o professor Enderson no Fortaleza e também tem evoluído muito. A gente tem muita certeza do que eles podem entregar. Nosso maior intuito é gerar, cada vez mais, competitividade interna no elenco, aumentar o número de performance para que a gente consiga o acesso para a Série A do ano que vem ao final da temporada.



Confira outros tópicos da coletiva de apresentação dos dois

Carlinhos sobre sensação de vestir a camisa


- É mais um grande time na minha carreira. Estou muito grato de vestir essa camisa e podem ter certeza que vou honrá-la. Foi assim por todos os clubes onde passei. A grandeza que essa camisa tem, podem ter certeza que vou correr e me dedicar muito para conseguir os objetivos, que é subir para a Série A. Podem ter certeza que vou lutar até o fim junto com meus companheiros.


Luis Henrique sobre como gostaria de ser usado em campo


- Eu prefiro atuar no meio de campo, como foi onde estive com o professor Enderson. Estive muito bem e, se Deus quiser, eu chego para somar e ajudar esse clube muito gigante. Se Deus quiser vamos conseguir o nosso objetivo que é subir para a Série A, e deixar esse clube na elite do futebol brasileiro que é onde merece. Eu atuo também de segundo volante e meia, mas estou disposto a ajudar o Botafogo, irei dar o meu melhor sempre nos 90 minutos ou nos 20 que eu tiver, não importa o tempo.



Luiz Henrique sobre versatilidade e posição que se sente mais confortável


- Eu prefiro atuar como meia mais ofensivo e foi quando eu pude mostrar mais do meu futebol, como meia ofensivo, achando passe e finalizando. Essa é a minha característica. Vocês podem esperar 100% de mim, com vontade e técnica dentro de campo. Vou dar o meu melhor sempre com essa camisa, porque ela é muito gigante.


Como enxergam a disputa por posição


Carlinhos: É um desafio na minha carreira. Vim pra cá para ajudar. A concorrência dentro de campo vai ser bem suave. Não vim para tirar o espaço de ninguém, mas sim para ajudar. Vou dar meu máximo e trabalhar. Vou procurar ajudar meus companheiros. O mais importante vai ser todo mundo se entregar. Porque vai ser uma disputa sadia e tenho certeza disso. Nos clubes que passei foi assim e aqui não vai ser diferente. O mais importante é que vai ser todo mundo se entregando, se motivando para conseguir um objetivo só que é o acesso para a Série A.


Luiz Henrique: O Carlinhos falou tudo. A disputa é sempre sadia e já podemos ver que grupo, diretoria e comissão técnica são muito bons. O mais importante é colocar o Botafogo onde ele tem que estar, que é na elite do futebol brasileiro, na Série A e, se Deus quiser, vamos conseguir esse objetivo.


Conversaram com Marcelo Benevenuto?


Carlinhos: O Marcelo é um grande ser humano. Quando ele chegou lá foi muito bem recebido por todos nós. A gente conversou com ele, sim. Ele passou algumas informações, disse que a gente iria se dar muito bem porque o clube é gigante. Ele disse que a gente chegaria aqui e seria muito bem recebido, como fomos. É um grande ser humano, que mora no nosso coração, brincalhão e muito divertido. Foi muito boa a conversa que a gente teve lá antes de sair. Só tenho a agradecer pelo o que passou pra gente, ele disse que seríamos muito bem recebidos e realmente fomos.



Luiz Henrique: O Benevenuto é sem palavras, um cara totalmente do bem. O que ele falou está acontecendo. Sem palavras para toda a diretoria, comissão técnica e o staff do Botafogo todo, que é um clube gigantesco. Queria mandar um grande abraço pra ele e desejar boa sorte para nós.


Carlinhos sobre atuar com Jonathan Silva como lateral ou ponta



- O professor Enderson tem uma leitura de jogo muito importante. Já trabalhei outras vezes com ele e já entendi a forma como ele joga. Ele, às vezes, faz a linha de três com o lateral e às vezes a linha de três é feita com o lateral-esquerdo. Se tiver a dobra de dois laterais por mim tanto faz se jogo na linha da frente ou na de trás. O mais importante para o Botafogo vai ser sempre a vitória, que é o que vamos buscar.


O que foi primordial para escolher o Botafogo e o que pode representar na carreira


Carlinhos: Botafogo é um time grande, independente da série que estiver disputando. A camisa do Botafogo tem um peso. Não temos tumulto nenhum, viemos muito confiantes, chegamos com um ambiente muito bom e viemos para ajudar. Tenho certeza que no final da Série B estaremos com o objetivo alcançado que é a volta para a Série A.


Luiz Henrique: A camisa do Botafogo é muito grande, o clube é muito grande. Jogar no clube que Garrincha e Nilton Santos jogaram e tem esse estádio lindo é um prazer enorme estar aqui. Vou dar o meu melhor sempre com essa camisa.


Luiz Henrique sobre oportunidade de jogar em outro clube do futebol carioca



- Joguei no rival do Botafogo, fiz minha base toda e ganhei muitos títulos lá. Mas isso foi no passado, fui muito feliz e hoje estou podendo retornar ao Rio de Janeiro em mais um gigante carioca que é o Botafogo. Eu vim para ajudar e conseguir o objetivo do clube que é voltar para a elite do futebol brasileiro. Vou dar o meu melhor dentro de campo.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Botafogo se anima com postura da Rafael, mas tem calma nos primeiros passos da negociação


Clube apresenta ao lateral-direito projeto que aposta no futuro do clube, mas também inclui melhorias financeiras em caso de acesso ou concretização da S/A




A empolgação é dos alvinegros e também do torcedor Rafael. Só que a negociação entre o jogador e o Botafogo deu os primeiros passos. A revelação nas redes sociais aconteceu após os movimentos iniciais de uma conversa que se desenrola enquanto o clube tenta equilibrar a grande oportunidade de mercado com a sua a realidade financeira.


Pesa para o lado do otimismo o ânimo do lateral-direito em atuar no time do coração, como ele mesmo deixou claro e público na última quarta-feira. A aproximação entre Botafogo e Rafael começou a avançar de fato nesse mesmo dia. O último clube do jogador foi o Istanbul Basaksehir, da Turquia, de onde ele resolveu sair ao fim da última temporada.


Representantes do jogador e o Botafogo sempre mantiveram contatos superficiais, flertes, mas o sinal verde para a investida aconteceu horas antes de Rafael adiantar a comemoração virtual.


>>> Botafogo negocia contratação do lateral-direito Rafael, ex-Manchester United <<<




Rafael ficou cinco temporadas no Lyon antes de ir para o Istanbul Basaksehir — Foto: Fred Tanneau/AFP



>>> Fortaleza confirma empréstimos de Carlinhos e Luiz Henrique ao Botafogo <<<


A diretoria aproveitou a oportunidade e se apressou para apresentar um projeto, com um porém: o orçamento está quase no limite. O CEO, Jorge Braga, mostrou-se preocupado com o risco de ultrapassar o previsto, e o clube busca alternativas para atender às expectativas financeiras do atleta. A manifestação oficial no fim do dia deu o tom:



"O Botafogo confirma que está em negociações com o lateral-direito Rafael, mas prega cautela devido ao compromisso orçamentário, alinhado com as novas diretrizes internas de responsabilidade nos contratos celebrados."


Hoje, o Botafogo não tem condições de dar a Rafael o que ele planejava ganhar (e poderia ter em outros clubes) no retorno ao Brasil. Mas o projeto apresentado pelo clube mostra que é uma possibilidade para 2022.


>>> Justiça suspende execução forçada de dívidas trabalhistas do Botafogo <<<




Botafogo renova com Chay e mantém Rafael Navarro até dezembro (https://ge.globo.com/video/botafogo-renova-com-chay-e-mantem-rafael-navarro-ate-dezembro-9820228.ghtml)


>>> Com fim da janela europeia, Botafogo revê opções e prega paciência em conversas com Navarro <<<


Rafael foi informado do cenário do clube. Mas foi abordada também a possibilidade real de retorno à elite do futebol brasileiro na próxima temporada. Entre os tópicos, foi falado que o lateral teria um aumento salarial caso o clube conquiste o acesso. Outras melhorias também podem ocorrer com a evolução financeira, como a concretização da S/A . O jogador pode ser peça importante nesse movimento de reconstrução.



Os termos do negócio ainda não estão 100% equacionados, apesar do otimismo. O Botafogo já informou o quanto pode pagar e tenta fazer ajustes em bonificações e luvas. Será necessário sacrifício, mas o pedido é menor do que o atleta faria a qualquer outro clube. Ficou claro o interesse de Rafael de voltar para o time em que jogou com 12 anos no futsal, no início dos anos 2000.


De certa forma, o lateral até se precipitou ao expor publicamente a negociação antes das fases finais. Porém, isso foi interpretado como ponto positivo, já que mostra a vontade que tem de vestir a camisa do Botafogo novamente, dessa vez como atleta profissional.


Esse elemento faz muitos, até internamente, trocarem a cautela pela euforia e vislumbrarem a apresentação do reforço ainda nesse início de setembro. Não é garantia, mas a disposição de ambos os lados aponta que é possível.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: GE/Por Davi Barros e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro