Páginas

segunda-feira, 17 de abril de 2023

Ansioso por reencontro, Loco Abreu se emociona com filho no Botafogo: "Legado da 13 continua"



Técnico do Universidad César Vallejo, adversário desta quinta-feira, ex-atacante espera ser recebido com carinho no estádio Nilton Santos



O Botafogo foi um dos 31 clubes que Loco Abreu defendeu ao longo da carreira. Mas não é exagero dizer que ele deixou um pedaço seu em General Severiano. O próximo encontro, portanto, será especial. Além de ser o treinador do Universidad César Vallejo, adversário do time de Luís Castro na Sul-Americana, nesta quinta-feira, no Estádio Nilton Santos, ele ainda comemora a contratação do seu filho Diego para a equipe sub-20 do Alvinegro.



Baú do Esporte: Botafogo conquista o Carioca de 2010 com um toque especial do Loco Abreu (https://ge.globo.com/video/bau-do-esporte-botafogo-conquista-o-carioca-de-2010-com-um-toque-especial-do-loco-abreu-8491729.ghtml)


+ Textor confirma contato com agente de James Rodríguez, mas diz: "Tem que querer jogar no Botafogo"


Alçado ao posto de ídolo do Botafogo desde o título do Campeonato Carioca de 2010, Loco Abreu sempre manteve o clube por perto, mesmo rodando por diversos times até encerrar a carreira de jogador em 2021, aos 44 anos. O Alvinegro é a equipe pela qual o uruguaio mais disputou jogos (107 com 63 gols marcados) e até hoje é o artilheiro do Estádio Nilton Santos, com 41 gols. Portanto, ele enxerga o fato de ser adversário na próxima quinta-feira como nada além de uma volta para casa.



Loco Abreu entra para o hall da fama do Maracanã (https://ge.globo.com/video/loco-abreu-entra-para-o-hall-da-fama-do-maracana-10932862.ghtml)


- Enfrentar o Botafogo pela primeira vez no Nilton Santos vai ser fantástico. Já imagino chegar lá para jogar a partida de Sul-Americana e receber um carinho e um amor que são mútuos. Vão ser 90 minutos em que vou querer fazer o melhor para o meu time vencer, mas vai continuar a paixão que não preciso ir ao estádio para sentir. É muita coisa legal. Vou acumular mais uma experiência para minha carreira e vou enfrentar um treinador que tem uma contribuição enorme ao futebol. Não vejo nada que seja ruim. Para mim, tudo é positivo – disse Loco Abreu em entrevista por telefone ao ge.




Loco Abreu com o filho Diego em 2011. Agora, ele defende o sub-20 do Glorioso — Foto: André Durão


A torcida do Botafogo seguirá sendo uma aliada. Mas agora, Loco Abreu tem seu filho Diego como um adversário. Embora ainda não esteja nos planos de Luís Castro, nada impede que eventualmente pai e filho se enfrentem, já que foi inscrito na Copa Sul-Americana. Emocionado por ver Diego com a Estrela Solitária no peito, Loco garantiu que foi um dos últimos a saber das negociações:


- A última informação que eu tinha era de que o Diego tinha negociação com um clube do México. Alguns dias depois, me falaram que ele viajaria para o Brasil para assinar com o Botafogo. Achei que era mentira. Soube que o scouting do clube fez as observações e decidiu contratá-lo. Soltei um palavrão de alegria e fiquei com o peito grandão. O Diego sabe que a responsabilidade é grande, mas não ficou assustado. Pegou a camisa 13 com muita honra. Então, o legado da 13 continua. Tomara que possa ir bem.



Louquito Abreu — Foto: Vitor Silva/BFR


Sem querer traçar qualquer tipo de comparação, Loco Abreu acredita que Diego tem tudo para herdar não apenas a camisa 13, mas também o espaço no coração da torcida alvinegra.


- Os 105 gols que marcou nas categorias de base falam por ele. Tem faro de gol, é bom no jogo aéreo e faz o pivô. Ele vai estar sempre colado na zagueirada esperando a bola chegar. Mas, claro, vai ter que se adaptar às características do futebol brasileiro. Agora tudo é bom, mas o torcedor vai cobrar rendimento. E só mostrando serviço no sub-20 vai ter a oportunidade de jogar a Série A do Brasileiro. Espero que ele faça uma linda carreira no Botafogo, mas tenho certeza de que vai ser um grande crescimento profissional e pessoal – avaliou.


Como jogador, Loco Abreu enfrentou o Botafogo duas vezes e perdeu em ambas: em 2017, pelo Bangu, pelo Campeonato Carioca, e no ano seguinte, pelo Audax do Chile, pela Copa Sul-Americana. Mas desta vez ele confia que poderá ser diferente. Técnico do Cesar Vallejo desde novembro do ano passado, o ex-atacante mostra orgulho da evolução de sua equipe, que é a quarta colocada do Campeonato Peruano e perdeu por 2 a 1 em casa para a LDU na primeira rodada da fase de grupos da Sul-Americana.


- Depois de cinco meses de trabalho, o time tem a cara do que eu quero. Claro que você às vezes vai sofrer, mas o grupo já tem uma identidade. Respeitamos o Botafogo, mas temos futebol para competir e pensar em ganhar. Temos o objetivo claro de conquistar a classificação entre os dois primeiros colocados do grupo e chegar ao mata-mata da Sul-Americana – destacou Loco Abreu.


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Gustavo Rotstein — Rio de Janeiro