Páginas

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Jobson se despede dos companheiros e não aparece no Bota desde terça




Atacante está desanimado com o clube e viaja para Brasília nesta quinta-feira



Jobson - Botafogo (Foto: Wagner Meier)
Jobson não comunicou a
diretoria (Foto: Wagner Meier)
Sem jogar uma partida oficial desde quando ainda jogava pelo Grêmio Barueri, no dia 6 de julho, Jobson se despediu dos companheiros na terça-feira e não treinou na quarta e quinta-feira. Na manhã desta quinta-feira, o atacante comunicou a diretoria de que tem um compromisso em Brasília na sexta-feira e foi liberado para viajar nesta tarde.

Jobson alegou para a diretoria que precisa estar presente em audiência contra o Brasiliense, seu ex-clube, em cobrança de pendência financeira.

Desanimado com o fato de treinar a parte e sem perspectiva de volta ao elenco, Jobson já pensa em procurar outro clube para tentar retomar a carreira. O atacante acredita que tem plenas condições para atuar. Por outro lado, o Botafogo não está satisfeito com o comportamento do jogador nos bastidores.


Vinícius Perazzini e Tiago Pereira - Leia mais no LANCENET! 


Lima ganha chance na última rodada no lugar de Márcio Azevedo no Bota


Lateral-esquerdo será titular contra o Flamengo, sábado, no Engenhão, substituindo o jogador com maior número de jogos pelo clube no ano



Lima chegou ao Botafogo em julho deste ano
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
Márcio Azevedo, de 26 anos, disputou 59 dos 65 jogos do Botafogo na temporada. Ninguém defendeu mais o clube do que ele em 2012. Neste sábado, contra o Flamengo, no Engenhão, no entanto, ele deve ser substituído pelo lateral-esquerdo Lima, de 21 anos, que atuou apenas sete vezes desde a sua contratação no fim de julho, depois de encerrado o seu vínculo com o Internacional.

Apesar de o Botafogo não ter maiores ambições no Campeonato Brasileiro, Lima sabe a importância do clássico com o Flamengo na última rodada da competição para suas metas pessoais. Além dele, outros seis jogadores considerados reservas serão utilizados.

- Desde que cheguei estou trabalhando para participar dos jogos e ser inserido no grupo. Se jogar, vou procurar fazer o melhor, pois será uma grande oportunidade - afirmou Lima.

Nesses quase seis meses de Botafogo, Lima procurou aproveitar para aprender o máximo possível e ganhar mais ritmo depois de ficar algum tempo sem jogar no Internacional. Ele elogiou Márcio Azevedo, titular absoluto da posição.

- É um jogador que acompanho desde o início do ano. Desde que cheguei, ele sem tornou um grande amigo, com quem converso bastante. Quando jogo, me dá força. Esse é um grupo no qual há sempre um companheiro disposto a ajudar, para passar confiança e dar parabéns. Ele superou muita coisa - disse Lima.

O Botafogo tem 54 pontos e ainda pode terminar na quinta colocação, que seria sua melhor posição desde o título de 1995. Para isso, previsa vencer o Flamengo e torcer por uma derrota do Corinthians e tropeço do Vasco.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Oswaldo sobre Loco: 'Não foi eficaz este ano. Imagina um ano mais velho'




Em entrevista ao L!Net, técnico do Botafogo elogia atacante, mas evidencia que ele não faz parte dos planos para 2013. Treinador também avalia ano, fala sobre reforços e renovação



Especial - Oswaldo de Oliveira (Foto: Cleber Mendes)
Oswaldo concedeu entrevista exclusiva ao
 L!Net nesta quarta (Foto: Cleber Mendes)
Falta apenas a assinatura do contrato com o Botafogo para oficializar a renovação, mas Oswaldo de Oliveira já está com a cabeça no trabalho da próxima temporada. Em entrevista exclusiva ao LANCE!Net na última quarta-feira, no Engenhão, o treinador do Alvinegro falou abertamente sobre diversos temas, entre eles reforços e a saída de Anderson Barros.

Quando perguntado sobre Loco Abreu, teve cuidado ao responder. Pensou, respirou e procurou escolher as palavras. Teceu elogios ao uruguaio, mas deixou claro que o atacante não está nos planos para o próximo ano. O treinador fez o balanço do trabalho e destacou a promoção dos jovens. Além disso, elogiou Bruno Mendes.

Como foi lidar com Loco Abreu no momento em que ele estava no banco?
Foi difícil, mas eu já tinha encarado isso. O ponto facilitador foi que sempre houve um respeito mútuo. Se tivesse feito os gols, não tinha saído. Mas chegou um momento que o Loco teve uma queda e precisávamos fazer algo. Chegou uma hora em que não dava mais. Teve jogos excelentes contra Bangu e Vasco, mas depois caiu. Eu não posso mantê-lo no time se estou vendo que ele não está conseguindo dar conta do recado.

Você conta com o Loco Abreu para o próximo ano?
Primeiro vou renovar o meu contrato. Vocês já notaram que estou procurando palavras. Se já não foi tão eficaz neste ano que está se encerrando, imaginem um ano mais velho. E não é aquela questão de ter 20 para 21 anos ou 25 para 26, mas é de 36 para 37, 37 para 38. É diferente. Se não fosse por isso, o Túlio, em vez de estar tentando marcar o milésimo gol pela equipe B (do Botafogo), estaria aqui conosco.

Oswaldo de Oliveira tirou Loco Abreu do time titular do Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)

Bruno Mendes chegou e agradou em 2012. É o titular do time no ano que vem?
Quando jogamos contra o Guarani, já estávamos preocupados com o Bruno e ele fez um gol. Eu não posso dizer que foi uma surpresa porque a gente viu. Um jogador alto, jovem, inteligente e com faro de gol. Mas ele está em formação. Ainda é um adolescente e temos de respeitar isso. Hoje é titular absoluto, mas vai precisar de uma sombra e de um acompanhamento para se firmar.

Como você avalia a sua temporada no Botafogo?
Infelizmente, não conseguimos os objetivos: título e a classificação à Libertadores. Isso deixa uma tristeza. Por outro lado, tem um trabalho que foi desenvolvido e busca continuidade. Isso tem de ser levado em consideração. O Botafogo avançou em vários setores. Uma base foi feita, jogadores foram recuperados, alguns desacreditados, outros foram lançados. Esse tempero dos jovens com os mais maduros vai surtir efeito no próximo ano.

Um dos seus méritos é ter o grupo na mão. Qual o segredo?
Acho que o grande segredo é falar diretamente. Teve um momento em que estavam Antônio Carlos, Fábio Ferreira, Brinner e Dória. E eu falei: "Agora vocês vão brigar pela segunda vaga na defesa, porque o titular é o Dória". Às vezes, dói em um ou outro, mas eles preferem assim.


Dória conquistou a confiança de Oswaldo na zaga (Foto: Alexandre Loureiro)
   
A saída do Anderson Barros preocupa na sua renovação?
Com certeza, estou muito preocupado com isso. Porém, acho ótima a iniciativa de diversificar em algumas frentes. Hoje o Botafogo é um clube diferente muito pelo trabalho do Anderson nos últimos quatro anos. De certa forma, ele centralizava muito. Agora haverá uma divisão de tarefas. É algo que nos deixa apreensivos a respeito do sucesso ou não.

O que não pode ser repetido para o time chegar aos objetivos?
Tivemos erros que não podemos cometer agora. A saída do Herrera foi um erro. A gente perdeu o cara que estava fazendo gols. A saída do Bruno também, apesar de não ter mais chances. Não podemos passar por isso. Temos de ser precisos na chegada e saída de jogadores.

Você concorda que a falta de atacantes foi o grande problema?
Para ser o campeão, eu concordo que precisávamos ter feito alguns gols. Para a performance global do time, passa mais pela consistência defensiva. O ataque do Botafogo é o terceiro do campeonato. Se tivesse que fazer um reparo, seria na defesa.

O que realizou no Botafogo que deu mais orgulho a você?
É lógico que o que chama mais atenção é a promoção dos jovens e a recuperação de alguns jogadores. É uma coisa que dá confiança.

Como foi o trabalho de subir com a garotada da base?
A gente tem de ter sensibilidade. O Gabriel é um jogador do qual o presidente sempre falava comigo, que acreditava nele. Outros foram de forma diferente. Para se tornar um grande jogador, não precisa ter só técnica. Tem de combinar personalidade, caráter e aplicar no jogo.

Quais são as suas principais metas para o ano que vem?
Nós vamos dar continuidade ao trabalho e faço uma ressalva, meu contrato ainda não está assinado. Vejo com otimismo. Vamos intensificar o trabalho e corrigir os erros. A meta é conquistar títulos.

Em quais posições o time precisa de reforços para o ano que vem?
Atacante, é certo que a gente precisa ter, em bom número. Mas precisamos principalmente, depois da subida dos meninos, de reforços com mais experiência. No meio de campo estamos bem servidos, temos Seedorf, Andrezinho e outros tantos experientes. Na defesa temos o Dória, o Antônio e talvez um outro reforço. Nas laterais também é possível contratar. Temos de observar o que vai acontecer e ir complementando, mantendo a base.


Alexandre Braz, Raphael Bózeo e Tiago Pereira - Leia mais no LANCENET! 




Coreia não seduz Caio, e empresário tenta comprar os direitos do atacante


Jogador, que disputou o Brasileiro pelo Figueirense, desperta o interesse de outros clubes brasileiros. Botafogo nega ter recebido propostas


Caio na despedida dos companheiros no Figueira
(João Lucas Cardoso / GLOBOESPORTE;COM)
O empréstimo de Caio ao Figueirense terminou, mas o retorno do atacante ao Botafogo, com quem tem contrato até 2014, é improvável. O bom desempenho que teve no time catarinense, apesar do rebaixamento no Brasileiro, valorizou o jogador, que tem
propostas de grandes clubes nacionais e uma da Coreia do Sul.

Além disso, o próprio empresário de Caio, Giuseppe Dioguardi, afirma ter feito uma proposta para ele próprio comprar os direitos do atacante e posteriormente colocá-lo em outro clube. Ele disse que a ideia de ir para a Coreia não seduziu o jogador, de 22
anos.

- Recebemos uma proposta de um clube da Coreia do Sul, mas, em conjunto com o Caio, tomamos a decisão de não aceitá-la. Ele é jovem, fez nove gols no Campeonato Brasileiro e foi titular em todas as partidas pelo Figueirense. Avaliamos que não era o momento para sair do país. Da minha parte, já foi feito uma proposta para comprar o Caio do Botafogo. Estamos esperando apenas uma posição do clube - afirmou o agente.

Chico Fonseca, o vice-presidente de futebol do Botafogo, no entanto, mantém a cautela.
Ele disse que não recebeu propostas oficiais e que o futuro de Caio está indefinido.

- O Botafogo ainda não recebeu proposta oficial por ele. Dois empresários distintos
disseram que receberam, mas ainda não apresentaram. O Caio está se recuperando de uma lesão (fratura no dedo mindinho) e ainda vamos definir o seu futuro.

Uma parte dos direitos de Caio ainda pertence ao seu ex-empresário Reinaldo Pitta. Em entrevistas recentes, o atacante afirmou que até gostaria de voltar a defender o Botafogo, mas que tinha o temor de não ser utilizado com frequência.

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Oswaldo de Oliveira decreta adeus de Rafael Marques ao Botafogo




Treinador justifica saída do atacante por conta de clima desfavorável e revela opções tentadas anteriormente



Rafael Marques - Santos x Botafogo (Foto: Miguel Schincariol)
Rafael Marques chegou ao Botafogo em
 julho deste ano (Foto: Miguel Schincariol)
Fim da linha para Rafael Marques no Botafogo. Após 17 jogos e nenhum gol marcado, o técnico Oswaldo de Oliveira afirmou que não conta com o atacante para a próxima temporada. Em entrevista exclusiva ao LANCE!Net, o comandante alvinegro foi direto ao responder se ainda contava com o jogador em 2013 e decretou o adeus.

- Não, para o Botafogo, ele não tem condição. Não conseguiu se adaptar e criou um clima completamente desfavorável. É uma pena - destacou Oswaldo.
Rafael Marques, de 29 anos, atuou por oito anos fora do Brasil, no futebol da Turquia e no Japão. O jogador foi indicado ao Botafogo por Oswaldo de Oliveira e deixou o Omiya Ardija, onde era ídolo, para assinar contrato com o Alvinegro até dezembro de 2015. Não convenceu, mas o técnico acredita que a história poderia ter sido diferente.

- Continuo dizendo que o Rafael é um excelente jogador. Vocês (jornalistas) que acompanham os treinamentos olham a capacidade do cara e ele tem o reconhecimento dos companheiros. É que a adaptação aqui foi muito difícil, ele realmente não conseguiu se adaptar. Se ele entra em um primeiro momento e faz o gol, como o Bruno Mendes, a história seria outra. E de repente, ele foi rejeitado - comentou Oswaldo.

O empresário de Rafael Marques, Eduardo Uram, tem buscado um novo clube para o jogador e o mercado asiático vê o nome com bons olhos. O Botafogo não criará qualquer tipo de dificuldade para a saída do atacante, mas será parte integrante em qualquer negociação existente, já que o camisa 20 segue com contrato vigente.

Sem Rafael Marques, o Alvinegro poderá também seguir em busca de antigos alvos, que foram tentados sem sucesso na metade de 2012.

- Quando tínhamos perdido o Herrera e outros jogadores, eu fiquei somente com o Elkeson. Nós tentamos muitos outros jogadores como o Bill, do Santos, o Anderson Aquino, o Henrique, do Sport, o Rafael Moura, o André Lima e o Jô. O Jô, inclusive, estava certo. Então, tínhamos esgotado as nossas chances e todo mundo ficou apavorado. Aí eu disse que tinha um jogador, lá no Japão, que o problema seria a adaptação, pois ele estava muito tempo fora. Mas não há dúvidas de que seria melhor um cara que já estivesse aqui no Brasil - avaliou Oswaldo de Oliveira.


Alexandre Braz, Raphael Bózeo e Tiago Pereira - Leia mais no LANCENET!