Páginas

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Bota recebe liberação para demolir instalação do CT em Marechal Hermes


Prefeitura também está para enviar documento que libera construção da Escola de Futebol



CT Botafogo em Marechal Hermes (Foto: Ricardo Cassiano/ LANCE!Press)
CT em Marechal Hermes não está sendo
usado (Foto: Ricardo Cassiano/ LANCE!Press)
O Botafogo teve uma grande vitória política nesta quarta-feira. Um ano após o lançamento da pedra fundamental do CT da Base em Marechal Hermes, o clube recebeu a liberação formal da prefeitura e começará a demolição das instalações que hoje estão no local. O Alvinegro monta agora o orçamento para dar início à obra.

A partir de agora, o clube busca o alvará para construir o novo CT. O documento já está em vias de ser emitido e o Glorioso terá condições de começar o projeto. A demora para que a situação fosse regularizada se deu pelo fato de a prefeitura estar preocupada com o trânsito da região, que já é caótico.

Vale lembrar que, com a inutilização do CT de Marechal Hermes pelo Botafogo, os garotos das categorias de base têm treinado em Caio Martins. Enquanto isso, os juniores treinam no campo anexo do Engenhão, para serem observados pela comissão técnica do Glorioso.

O projeto da Escola de Futebol, como será chamado o novo CT de Marechal Hermes, inclui a construção de dois campos oficiais, quadra de futsal, estrutura escolar para que os atletas e um alojamento na área de cerca de 50 mil metros quadrados. A princípio, o orçamento é de R$ 15 milhões.


Alexandre Braz e Walace Borges - LANCENET!

Elias é vetado; Bruno Mendes e Henrique disputam vaga no Botafogo


Depois de quatro meses, Bruno Mendes será relacionado e pode iniciar o jogo contra o Grêmio, neste sábado, no Maracanã




Bruno Mendes - Treino Botafogo (Foto: Bruno de Lima/LANCE!Press)
Bruno Mendes pode jogar após quatro
meses (Foto: Bruno de Lima/LANCE!Press)
O técnico Oswaldo de Oliveira, em entrevista coletiva nesta sexta-feira, no Engenhão, deixou em aberto a escalação do ataque titular do Botafogo para o jogo contra o Grêmio, neste sábado, às 18h30, no Maracanã. O treinador disse que irá escolher entre Bruno Mendes e Henrique, que foi titular contra o Fluminense.

- O Henrique está se recuperando do jogo que fez contra o Fluminense. Vou levar esta decisão até este sábado. O Bruno estará no jogo e pode iniciar também. Vamos ver - disse Oswaldo de Oliveira.

Recuperado de um desgaste muscular na coxa esquerda, Elias treinou, mas segundo o treinador, está fora da partida contra o Grêmio. Outro desfalque é Hyuri, que cumpriu suspensão, mas está com dores musculares e não será utilizado na partida.
Dois problemas para a escalçaõ já estavam resovidos por Oswaldo desde o fim do jogo contra o Fluminense. Suspesnos, Bolívar e Edilson darão lugar a Dankler e Gilberto, respectivamente. No meio-campo, Renato tem treinado nos últimos dias e deve ser o substituto de Gabriel, que assim como os outros dois companheiros, está suspenso.

- Está quase tudo definido. O Gilberto vai iniciar. Quanto ao Renato, ainda vamos ver a reação dele ao treino desta sexta. O Elias não vai jogar, vai dar continuidade ao tratamento. O Bruno Mendes vai para o jogo, vou decidir entre ele e o Henrique. O Hyuri também ainda não está recuperado. Vamos fazer um coletivo na segunda-feira e talvez eles iniciem o jogo no Recife - afirmou.

OPINIÃO DE  TORCEDOR
LANCE! ACTIVO: 13 o número místico. O Glorioso Voltou!

Bruno Mendes não joga desde o dia 6 de junho, quando entrou no segundo tempo da derrota para o Bahia, no primeiro turno do Brasileirão. O atacante, destaque do Botafogo no ano passado com seis gols em oito jogos, fez dois gols nesta temporada. O último desles aconteceu em abril, contra o Volta Redonda, pela Taça Guanabara.


Alexandre Braz-  LANCENET! 

Oswaldo monta esboço do time com Renato e Elias entre os titulares


Técnico poupa diversos jogadores da atividade. Dankler e Gilberto estão confirmados nas vagas de Bolívar e Edilson, suspensos




O técnico Oswaldo de Oliveira montou, na manhã desta sexta-feira, no campo anexo do Engenhão, o esboço do time do Botafogo para o duelo com o Grêmio, sábado, no Maracanã. O treinador poupou alguns titulares, como Seedorf, Lodeiro, Marcelo Mattos, Julio Cesar e Rafael Marques, mas deu indícios de qual equipe pretende colocar em campo.

Na atividade tática, Renato e Elias foram escalados entre os titulares, assim como Dankler e Gilberto, que já foram confirmados pelo técnico no time. Bolívar, Gabriel e Edilson estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. A provável escalação do Alvinegro é: Jefferson, Gilberto, Dankler, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Renato, Lodeiro, Seedorf e Rafael Marques; Elias.

Renato deve começar jogando contra o Grêmio (Foto: Fred Huber)

O meia-atacante Hyuri, que cumpriu suspensão contra o Fluminense, fez um trabalho à parte por causa de dores musculares e corre o risco de não ser relacionado para o jogo.

No treinamento desta sexta, Oswaldo colocou o time em campo sem adversários para ajustar o posicionamento. Ele praticou bastante as jogadas pelas laterais do campo. Na parte final a ênfase foi no ensaio de bolas paradas.

Na terceira posição com 43 pontos, o Bota tem a chance de ultrapassar o Grêmio, que está em segundo com 45.

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Clubes de futebol pedem apoio do Senado para quitar dívidas






Dirigentes de alguns dos principais clubes de futebol do país visitaram o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), nesta quinta-feira (3) para pedir apoio do Congresso a uma proposta que poderá quitar as dívidas da maior parte dos times que disputam as Série A e B do campeonato Brasileiro com a Receita Federal e Previdência Social. O valor gira em torno de R$ 4,8 bilhões. O presidente do Senado prometeu que conversará com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, sobre o assunto.

Entre as ideias para abatimento das dívidas com o governo está a possibilidade de retenção de um determinado valor na fonte das receitas globais dos clubes por um período que garanta o pagamento do débito, sem inviabilizar o funcionamento das agremiações. Outra saída é vincular as receitas da Loteria Esportiva Timemania ao pagamento dessas dívidas.

A proposta, que conta com apoio do Clubes dos 13 e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), também prevê punições dos times que não cumprirem o pagamento da dívida como, por exemplo, a exclusão de competições oficiais organizadas pela CBF.

A comitiva de dirigentes esportivos também propõe que os clubes que atrasarem salários e não cumprirem outras obrigações trabalhistas sejam punidos com a perda de pontos em campeonatos.

- Trouxemos esse conceito ao Ministério do Esporte e também ao Senado. Não há condições de continuar com essa dívida sendo protelada. Nós queremos pagar essa conta – afirmou o presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro Andrade, que coordena a comissão dos clubes para a negociação com a Receita Federal e o Ministério do Esporte

O presidente do Botafogo, Maurício Assumpção; o vice-presidente da CBF, Weber Magalhães e o presidente do Vitória, Alexi Portela, também participaram da reunião.

Segundo o senador Jorge Viana (PT-AC), que acompanhou os representantes dos clubes durante a visita ao Senado, o Congresso vai trabalhar para encontrar mecanismos que garantam o pagamento das dívidas e que ao mesmo tempo não inviabilizem o funcionamento das agremiações esportivas.

- Não é isenção ou anistia, é trabalhar para que as dívidas sejam pagas - observou o parlamentar.

Timemania

Durante a reunião, os dirigentes também agradeceram a aprovação pela Casa do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 23/2013 que possibilita aos clubes em atraso com a Timemania negociarem o retorno à Loteria Federal. O texto foi aprovado pelo Plenário na terça-feira (1º) e depende agora da sanção da presidente Dilma Rousseff.

De acordo com o texto, o retorno dos clubes excluídos será permitido desde que eles quitem as dívidas até 31 de outubro de 2013. A medida também determina que os clubes inadimplentes só poderão ser excluídos da loteria se não atenderem a intimação para complementar o pagamento mensal do parcelamento da dívida se a cota deles arrecadada pela loteria for insuficiente. Hoje, a exclusão é automática.

Rodrigo Baptista/Agência Senado

Botafogo estuda até novo estilo de jogo para recuperar vitórias no BR



Oswaldo de Oliveira comanda treino do Botafogo no campo principal do Engenhão (Fernando Soutello/Agif)

A pior sequência sem vitória do Botafogo na temporada começou a provocar algumas mudanças no clube. Recentemente, o presidente Maurício Assumpção adotou um tom mais duro para cobrar a queda de rendimento no Brasileirão e até mesmo o estilo de jogo da equipe pode apresentar novidades. Após o empate por 1 a 1 contra o Fluminense, na última quarta-feira, o técnico Oswaldo de Oliveira admitiu que pode montar o time de maneira mais defensiva até que os bons resultados voltem.

"Os times que têm jogado contra o Botafogo se mostram defensivos, o que mostra a força e o respeito que nós adquirimos no campeonato. Nos últimos jogos no Maracanã as equipes atuaram dessa forma, até mesmo os rivais nos clássicos. E nos atrapalha muito. Temos que arrumar uma alternativa pra que nosso jogo volte a encaixar. Talvez não ir com tanta sede ao pote. Infelizmente não temos tempo para treinar, só minimizar o estrago. Vamos ver o que da para fazer", disse Oswaldo.

Apesar de dificilmente mudar o esquema tático, já consagrado no 4-2-3-1, o técnico Oswaldo de Oliveira cogita alterações na marcação sob pressão nos adversários e na postura ofensiva. O time de General Severiano tem o quarto melhor ataque do torneio nacional, com 37 gols marcados, e a sétima melhor defesa, com 29 gols sofridos.

Para a partida contra o Grêmio, Oswaldo de Oliveira terá que realizar ao menos três alterações. O zagueiro Bolívar, o lateral Edílson e o volante Gabriel estão suspensos pelo terceiro amarelo. Dankler e Gilberto já foram confirmados na equipe, enquanto Lucas Zen e Renato brigam por uma vaga no meio-campo. Além deles, Hyuri e Elias também podem ganhar uma chance entre os titulares.

Na visão do lateral esquerdo Júlio César, voltar a vencer também contribuirá para recuperar a confiança da equipe. Ele lembra que o time de General Severiano disputou 19 partidas desde o início de agosto, em pouco mais de dois meses, e que a parte física também tem dificultado.

"Tem que ir no sacrifício, na dor. É repouso, conversa e superação, a cada jogo e treino. Não é só no Botafogo, é principalmente nos times da Copa do Brasil. Fazer o quê? O calendário está assim. Vamos nos superando a cada dia. É claro que as vitórias ajudam. Temos que voltar o mais rápido possível a vencer, que acabamos nos recuperando psicologicamente também", declarou o lateral.

O Botafogo é o 3º colocado do Campeonato Brasileiro, com 43 pontos, 13 atrás do líder Cruzeiro. A equipe carioca enfrenta o Grêmio, que está dois pontos acima na tabela, neste sábado, às 18h30, no Maracanã.

Do UOL, no Rio de Janeiro

Mattos reconhece luta difícil pelo título e valoriza vaga na Libertadores


Volante diz que muitos apostavam antes do Brasileiro que o Bota iria lutar para não ser rebaixado e que conseguir vaga no G-4 seria maravilhoso




Marcelo Mattos durante entrevista coletiva
no Engenhão (Foto: Globoesporte.com)
A sequência ruim do Botafogo, que não vence há quatro jogos no Brasileiro, deixou a disputa pelo título mais complicada, já que o líder Cruzeiro abriu 13 pontos de vantagem. O discurso no Alvinegro é de que nada está perdido e que ninguém vai jogar a toalha, mas há o reconhecimento de que a missão é muito dura. O volante Marcelo Mattos disse que uma possível vaga na Libertadores já seria uma boa conquista.

O jogador lembrou que, apesar do título carioca, o Botafogo não era apontado pela maioria como um dos favoritos a disputar a taça.

- Muitos pensavam que o Botafogo iria disputar no Z-4 e hoje temos até gordura para queimar. Se não conseguirmos o título, vamos colocar o Botafogo na Libertadores. Vai ser maravilhoso para a torcida e para o clube. Seria importante também.

Marcelo Mattos espera que a torcida botafoguense caminhe lado a lado com os jogadores. Ele lembrou que a equipe enfrenta muitas dificuldades por não ter muitas peças de reposição no elenco, mas que tem se mantido competitiva.

- Acho que estamos fazendo o máximo para trazer o torcedor do Botafogo para o nosso lado. Infelizmente, os resultados ruins aconteceram, mas estamos disputando com uma potência. No Cruzeiro, vai chegando gente, tem muitos jogadores de qualidade, e no período de jogos na quarta e no domingo eles conseguem fazer uma rotação inteligente. Por isso essa sequência de vitórias. Nós não temos muita coisa, estamos indo com o que temos, com o trabalho do professor. Vamos atrás do Cruzeiro, e, se não acontecer, ficamos com a Libertadores com certeza - analisou.

Neste sábado, às 18h30m, no Maracanã, o Botafogo tem mais um grande desafio. Terceiro colocado com 43 pontos, enfrenta o Grêmio, que está na segunda posição com 45 pontos. Uma vitória faz o time ultrapassar o concorrente.

Por Fred Huber*Rio de Janeiro

Com trocas, zaga do Botafogo fica mais jovem contra o Grêmio


Gilberto, de 20 anos, e Dankler, de 21, entrarão nos lugares de Edílson, 27, e Bolívar, de 32 anos





Botafogo x Flamengo - Dankler (Foto: Alexandre Loureiro/ LANCE!Press-)
Dankler fez sua estreia contra o Fla, pela Copa
do Brasil (Foto: Alexandre Loureiro/ LANCE!Press-)
Com as suspensões de Edilson, 27 anos, e Bolívar, 32 anos, e as respectivas entradas de Gilberto, 20, e Dankler, 21, o Botafogo diminui consideravelmente a média de idade do time titular. Além disto, terá uma defesa praticamente de garotos, já que Dória, 18, completará a dupla de zaga.

Entretanto, do meio de campo para a frente, o time pode ficar mais experiente. Além de Seedorf, com 37 anos, um dos jogadores mais velhos do Campeonato Brasileiro, o Botafogo deve ter a dupla de volantes formada por Marcelo Mattos, de 29, e Renato, de 34 – que deve atuar na vaga de Gabriel, de 21. Além deles, Rafael Marques também dá um toque a mais de experiência, já que alcançou a casa dos 30 anos.

– Temos que ser realistas e admitir que o entrosamento talvez não seja o mesmo. Estávamos pendurados há seis jogos, mas quem entrar está preparado. O Oswaldo prepara a equipe reserva taticamente e todos sabem bem o que fazer dentro de campo. Cada um vai se preparar bem mentalmente para fazer um grande jogo no sábado - afirmou Bolívar à Rádio Brasil.


Leia mais no LANCENET!