Páginas

domingo, 20 de abril de 2014

Estreante Vagner Mancini diz: "Temos de melhorar a parte da vontade"


Time joga mal no primeiro tempo e perde por 3 a 0 para o São Paulo pelo Brasileiro. Treinador acredita que seus comandados entraram em campo sem alma



São Paulo x Botafogo (Foto: Reginaldo Castro/LANCE!Press)

Mesmo com pouco tempo de trabalho, já que foi apresentado na última quarta-feira, o técnico Vagner Mancini percebeu que terá muito trabalho pela frente após estrear no comando do Botafogo. A derrota por 3 a 0 no Morumbi para o São Paulo, pela primeira rodada do Brasileirão, neste domingo, mostrou os problemas da equipe que foi eliminada na primeira fase da Libertadores e sequer se classificou para o mata-mata do Campeonato Carioca.

- Não é possível admitir que o Botafogo perca como foi no início do jogo. Essa semana será decisiva para a gente. Temos de melhorar a parte da entrega, da vontade. Espero que eles joguem o máximo que puderem em todas as partidas. Tem de haver superação em qualquer quadro que enfrentarmos.

Mancini não confirmou, mas a primeira mudança que fará na equipe deve ser a entrada de Emerson Sheik, provavelmente na vaga de Wallyson. O camisa 7 estará à disposição do treinador para a próxima partida, contra o Internacional, às 16h (de Brasília), no Maracanã, no próximo domingo, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

Confira a entrevista de Vagner Mancini:

O jogo
- De uma maneira geral, o time não foi bem. Muito pelo que fez no primeiro tempo, nos primeiros 20 minutos. A equipe entrou desatenta, sem alma. No segundo tempo, voltou mais agressiva e melhor. Tomar o terceiro gol logo cedo atrapalhou nossa recuperação. No segundo tempo, temos de dizer que o time melhorou e melhorou muito. Houve uma entrega muito maior, uma atitude de uma equipe que quis vencer a partida.

Lado positivo
- O segundo tempo nos dá uma perspectiva muito boa. Esse comportamento na adversidade é muito importante. A equipe será acertada, não tenho dúvidas disso. Talvez tenhamos de realizar alguns ajustes emocionais nessa equipe também.

Postura do elenco
- Eu estou iniciando um trabalho e tenho de contar com a ajuda de todos eles. Em poucos dias no comando do time, sei que estou lidando com homens. E eles estão envergonhados lá no vestirário. Espero uma postura diferente contra o Internacional e contra qualquer outro time que enfrentemos.

Emerson Sheik
- Espero que, ao longo dos dias desta semana, possamos ter a notícia que ele pode entrar em campo. Mas não podemos forçar. Nos primeiros treinos dele, pudemos perceber que ele não está em plena forma. Se pudermos contar com ele, ao menos alguns minutos, será ótimo.

Por GloboEsporte.com*São Paulo*André Guerreiro, sob a supervisão de Diego Rodrigues.

São Paulo passa fácil pelo Botafogo na estreia: 3 a 0 no Morumbi


Tricolor sobra em campo, é muito superior ao adversário e dá sinais de que pode fazer um bom campeonato. Alvinegro tem atuação preocupante



ataque funciona

garçons
Os principais nomes do São Paulo foram bem: Luis Fabiano deu passe para o primeiro gol, Pato, para o segundo, e Ganso, para o último.


foi mal

meio do Bota
O Bota foi mal especialmente no setor de criação. Jorge Wagner nada fez no primeiro tempo, Wallyson esteve mal e Lodeiro não teve a melhor das tardes.


destaque

Antônio Carlos
O zagueiro foi muito bem contra o ex-clube. Ele teve um gol, três finalizações (duas de cabeça) e 10 desarmes. Esteve muito seguro na defesa.

A esperança que o torcedor do São Paulo leva deste domingo é proporcional à preocupação dos alvinegros depois da vitória de 3 a 0 do Tricolor sobre o Botafogo, no Morumbi, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O time de Muricy Ramalho sobrou em campo. Foi mais compacto, mais agressivo e mais envolvente. Mereceu vencer - e poderia ter alcançado placar até maior.

O primeiro tempo foi de uma superioridade impressionante para os paulistas. Foi no período inicial que Antônio Carlos e Douglas abriram o placar para o São Paulo, que depois ampliou com Luis Fabiano na etapa final. O setor ofensivo, com Pato, Ganso e Boschilia ao lado do Fabuloso, funcionou muito bem - extremo oposto da zona criativa do Botafogo.

Com o resultado, o São Paulo larga na liderança do Brasileirão, ao lado do Fluminense, que também venceu por 3 a 0 na estreia - contra o Figueirense, no sábado. O Alvinegro divide a lanterna justamente com os catarinenses. A rodada inicial ainda tem três jogos a ser realizados. No próximo domingo, o Botafogo volta a campo contra o Inter, no Maracanã, enquanto o São Paulo visita o Cruzeiro.

Pato é um dos destaques da vitória do São Paulo no Morumbi (Foto: Marcos Ribolli)
Apesar de as duas equipes terem ido a campo recheadas de incertezas, consequência de maus resultados no primeiro semestre, logo ficou evidente a superioridade do São Paulo. Com Pato e Luis Fabiano voltando para ajudar na criação, os laterais aparecendo bem e os meias flutuando pelos lados, o Tricolor engoliu a defesa adversária. Antônio Carlos, com 12 minutos, abriu o placar ao completar para o gol deitado - após cruzamento de Luis Fabiano. Depois, Douglas aproveitou lindo passe de Pato para driblar Jefferson e completar.

O segundo tempo não foi tão discrepante quanto o primeiro, mas o São Paulo seguiu superior. Quando o Botafogo começava a dar sinais de uma possível reação, levou o golpe final em bela jogada dos principais nomes da equipe: de Pato para Ganso, de Ganso para Luis Fabiano, de Luis Fabiano para o gol. Mesmo com a vitória garantida, o Tricolor seguiu jogando sério, pressionando a defesa adversária. Perdeu outros gols - especialmente com Pabón - enquanto se garantiu atrás com boas defesas de Rogério Ceni.

Por GloboEsporte.com São Paulo

Com movimentação exigida por Mancini, Lodeiro terá liberdade para brilhar


Ideia do técnico é que uruguaio volte a brilhar, assim como em 2013




Lodeiro - Treino do Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro/ LANCE!Press)
Meia terá mais liberdade para se movimentar
(Foto: Alexandre Loureiro/ LANCE!Press)
Um dos maiores mistérios do Botafogo na temporada até agora é o baixo rendimento de Lodeiro, que ano passado foi um dos destaques do time. Mas, pelos últimos treinos, Vagner Mancini parece ter encontrado um antídoto. Será que o uruguaio, enfim, voltará a brilhar? A conferir já a partir do jogo deste domingo, contra o São Paulo, com transmissão em tempo real pelo LANCE!Net.

Vagner Mancini assumiu o time na quarta-feira. Ainda teve pouco tempo para fazer grandes mudanças, tanto que mantém para o jogo de hoje o time que vinha atuando com Eduardo Hungaro. Mas teve uma conversa com Lodeiro e pediu movimentação diferente, dando mais liberdade para atacar.

– Tive um papo na quinta-feira com ele. Na quarta-feira ficou muito preso, marcou demais e rendeu pouco. Pedi mais movimentação. Estou dando a liberdade necessária para que possa desenvolver o jogo dele. Sabemos do potencial. Espero que essa liberdade o faça bem. Óbvio que não vai deixar de marcar, mas quero uma movimentação mais inteligente – disse o treinador alvinegro.

Desde que chegou, Mancini promoveu três coletivos e uma atividade tática para tentar conhecer o time o máximo possível, pois o tempo até a estreia no Brasileirão seria curto. Ele manteve a base da Libertadores, fazendo apenas algumas alterações na postura da equipe.

– Não posso desgastá-lo correndo atrás de zagueiro, quando o contrário vai me dar sucesso. Tem que receber a bola e partir para cima, que é o forte dele – disse Mancini.

Lodeiro está no Botafogo desde 2012. Contratado junto ao Ajax (HOL), chegou com status de titular e, principalmente no ano passado, fez jus à aposta. Ele foi um dos destaques do time durante o Brasileirão e ajudou o Alvinegro a conquistar uma vaga na Libertadores.

Já neste ano, o uruguaio pouco rendeu. Com atuações bastante apagadas, não fez gol ainda. E a diretoria contava com ele para ser protagonista do time, após a saída de Seedorf. E o próprio meia chegou a dizer que estaria pronto para assumir tal responsabilidade.

– Gosto de ser o protagonista. Não sei se a torcida pensa isso de mim. Temos jogadores experientes no elenco, mas se pensam que terei de ser o cara do time, não terei problemas – declarou ele, no início do ano.
Que, a começar por hoje, a "fórmula" de Mancini dê resultados e Lodeiro, enfim, volte a brilhar!

Meia encontrará velho conhecido

Lodeiro terá mais liberdade para atacar, mas não será moleza passar pela defesa do São Paulo. Afinal, pela frente, haverá um companheiro de seleção uruguaia, que o conhece bastante.

Nesta tarde, o meia do Botafogo vai enfrentar o lateral-esquerdo Alvaro Pereira, que também vem sendo constantemente convocado para a seleção e tem vaga praticamente certa na Copa do Mundo.

Pereira chegou a ser dúvida para hoje. No jogo contra o CSA (AL), pela Copa do Brasil, o lateral sofreu uma pancada no rosto e deixou os médicos do clube preocupados. Ele participou dos últimos treinos utilizando uma máscara protetora e foi confirmado para a estreia no Brasileirão.


Luiz Gustavo Moreira e Rodrigo Ciantar - LANCENET!

Após fiascos, São Paulo e Botafogo estreiam pressionados no Brasileiro


Paulistas e cariocas iniciam campeonato nacional neste domingo, no Morumbi, tentando esquecer resultados ruins nos estaduais



Muricy e Vagner Mancini, técnicos de São Paulo e Botafogo
Será apenas a primeira das 38 rodadas, mas, para São Paulo e Botafogo, a estreia no Campeonato Brasileiro tem um valor especial. A partir das 16h deste domingo, no Morumbi, paulistas e cariocas vão a campo com a missão de apagar a má impressão deixada nas competições que abriram a temporada 2014.

Com um elenco composto por alguns jogadores badalados, o São Paulo fracassou no Campeonato Paulista. O time não passou das quartas de final, sendo eliminado nos pênaltis pelo Penapolense. A grande aposta para reagir está agora nos pés de Alexandre Pato, que formará com Ganso e Luis Fabiano um dos setores ofensivos mais fortes do país.

O Botafogo também não começou bem o ano. O clube da Estrela Solitária sequer chegou ao mata-mata do Campeonato Carioca e, para piorar, foi eliminado na primeira fase da Libertadores. Os resultados culminaram em mudanças no elenco e, principalmente, na troca do técnico Eduardo Hungaro por Vagner Mancini, apresentado na última quarta-feira e que faz sua estreia neste domingo.

Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO) apita a partida. Guilherme Dias Camilo e Pablo Almeida da Costa (ambos de MG) são os assistentes. A Rede Globo transmite a partida para os estados do RJ, ES, BA, SE, AL, PE (Caruaru), PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF. Você acompanha também em Tempo Real, com vídeos, no GloboEsporte.com.




São Paulo: o técnico Muricy Ramalho colocará em campo uma novidade. O meia Boschilia, de 18 anos, ganhará uma chance como titular. O treinador não revelou quem sairá, mas a tendência é que Osvaldo vá para o banco. Assim, o Tricolor atuará com dois armadores e dois atacantes. A provável formação é a seguinte: Rogério Ceni, Douglas, Rodrigo Caio, Antônio Carlos e Alvaro Pereira; Souza, Maicon, Boschilia e Ganso; Pato e Luis Fabiano.

Botafogo: com pouco tempo de trabalho até a estreia, Vagner Mancini decidiu manter o time titular da Libertadores. Sua tentativa é ajustar o posicionamento da equipe para ter um novo rendimento. Em relação ao time que perdeu para o San Lorenzo, Edílson e Marcelo Mattos são as mudanças. O Botafogo começa com a seguinte escalação: Jefferson, Edílson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Jorge Wagner e Lodeiro; Wallyson e Ferreyra.



São Paulo: todos os jogadores estão à disposição.

Botafogo: recém-contratado, Emerson Sheik ainda faz recondicionamento físico. Junior Cesar, Rodrigo Souto e Cidinho estão no departamento médico.




Wilton Pereira Sampaio (GO) apita, auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Pablo Almeida da Costa (MG). O árbitro participou de 16 partidas na Série A do ano passado, sendo quatro delas do Alvinegro. O Bota obteve uma vitória, dois empates e uma derrota nesses confrontos. Wilton teve média de 4,94 cartões amarelos mostrados e 0,13 vermelho por jogo. Foram 36,8 faltas assinaladas por partida e cinco pênaltis marcados, todos eles para os clubes mandantes.

Por GloboEsporte.comSão Paulo

Lodeiro deve ser negociado após a Copa do Mundo


Meia é assediado com frequência por clubes europeus




Botafogo x Union Española - Lodeiro e Henrique (Foto: Paulo Sérgio/LANCE!Press)
Lodeiro é constantemente assediado por clubes da
 Europa (Foto: Paulo Sérgio/LANCE!Press)
Apesar da má fase que vive, Lodeiro é um dos jogadores do atual elenco do Botafogo com mais mercado no futebol europeu, ao lado de Dória e Gabriel. Por isso, o uruguaio é assediado por clubes do Velho Continente sempre que a janela de transferência europeia se abre.

Em dificuldades financeiras e sabendo dessa valorização do jogador, o Botafogo vê com bons olhos uma negociação – que deve ocorrer após a Copa do Mundo –, para que o jogador, que já atuou pelo Ajax, da Holanda, se valorize mais ainda com a provável convocação para a seleção do Uruguai.

Na última janela, o Besiktas, da Turquia, procurou o Botafogo para contratar o jogador por empréstimo. Porém, o Glorioso recusou a proposta e o manteve no elenco para a temporada.

Lodeiro tem os direitos econômicos divididos entre Botafogo (56,25%) e o fundo de investimentos WDS (43,75%), empresa localizada em Porto Alegre. A multa rescisória é de 8 milhões de euros (cerca de R$ 24,7 milhões).


Luiz Gustavo Moreira e Rodrigo Ciantar - LANCENET!