Páginas

terça-feira, 14 de abril de 2015

Com pequena vantagem, Botafogo recebe xará da Paraíba



 Foto: Paulo Campos / AGIF / Gazeta PressApós empate por 2 a 2 na partida de ida, em João Pessoa (PB), o Botafogo recebe o Botafogo-PB nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ), pela partida de volta da primeira fase da Copa do Brasil. Agora, quem ganhar avança, e novo 2 a 2 forçará a disputa de pênaltis. Empate sem gols ou por 1 a 1 serve aos cariocas, pois os tentos anotados como visitante valem para critério de desempate. Sendo assim, igualdade a partir de 3 a 3 classifica os paraibanos.

Ainda sentindo um pouco o golpe pela derrota de 2 a 1 para o Fluminense pelas semifinais do Campeonato Carioca, o Botafogo garante que deixou o Estadual de lado e se concentra na Copa do Brasil.

"Não podemos pensar na possibilidade de uma eliminação. O Botafogo precisa seguir vivo na Copa do Brasil e vamos com tudo para cima do Botafogo da Paraíba", assegurou o volante Willian Arão.

O técnico René Simões alertou para os perigos do rival. "O Botafogo da Paraíba fez um bom jogo na ida e foi superior em vários momentos. Não podemos permitir que eles se sintam à vontade neste segundo jogo. Temos que nos impor, manter a pegada que nos levou a conquistar a Taça Guanabara e responder com uma boa atuação à derrota para o Fluminense", disse René.

Os jogadores pensam de maneira parecida. "Nós não gostamos de perder, tanto que isso aconteceu poucas vezes nesta temporada. O Botafogo sabe como é importante avançar na Copa do Brasil e vamos a campo nesta quarta-feira pensando apenas em ganhar o jogo e atingir o nosso objetivo", avisou o goleiro Renan, que vem substituindo Jéfferson, lesionado no joelho direito.

O treinador do Botafogo não faz mistério em relação ao time que vai a campo, e manterá a base que enfrentou o Fluminense. Polêmico, mas importante, Jobson será mantido no comando do ataque alvinegro e o ex-São Paulo Luis Ricardo ganha nova chance na lateral direita.

Havia a expectativa quanto a escalação de Jobson, já que no último fim de semana, durante a semifinal do Campeonato Carioca, contra o Fluminense, o avançado se mostrou insatisfeito quando foi substituído e irritou o técnico René Simões. Durante a semana, ele chegou a estar entre os reservas, mas voltou ao seu lugar entre os 11 iniciais no coletivo realizado antes da partida.

Pelo lado do Botafogo-PB, o técnico Marcelo Vilar se mostra confiante. "O nosso time está com confiança e acreditando que pode render o máximo em cada jogo. Por isso acredito que podemos surpreender no Rio de Janeiro", disse o treinador do Belo.

No fim de semana o Botafogo goleou o Atlético por 4 a 1 e se manteve na liderança do Campeonato Paraibano com 29 pontos conquistados, seis a mais que Auto Esporte e Treze, que dividem a segunda posição. Essa foi a quinta vitória consecutiva do Fogo na competição estadual.

O classificado deste duelo vai enfrentar na próxima fase o Capivariano-SP, que avançou para a segunda etapa ao despachar o Caxias-RS com um triunfo por 3 a 0 em casa e com um empate sem gols no Rio Grande do Sul.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-RJ X BOTAFOGO-PB


Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 15 de abril de 2015 (Quarta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Assistentes: Vicente Romano Neto (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)

BOTAFOGO-RJ: Renan, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Alisson e Carleto; Diego Giaretta, Willian Arão, Tomas e Elvis; Jobson e Bill
Técnico: René Simões

BOTAFOGO-PB: Genivaldo, Gustavo, Carlinho Rech, Roberto Dias e Alex Cazumba; Hércules, Zaquel, Guto e Doda; Rafael Oliveira e André Cassaco
Técnico: Marcelo Vilar


Por Gazeta Press

Bill revela conversa e apoio a Jobson: “Ele errou, mas vem nos ajudando"


Companheiro de ataque do camisa 7, atacante sai em defesa do amigo, que vem se mostrando insatisfeito pelo fato de estar sendo constantemente substituído por René



Os últimos dias não foram fáceis para Jobson. Nos treinos, os sorrisos e o jeitão descontraído deram lugar ao semblante fechado. Em meio a uma arrastada negociação de renovação de contrato, o atacante não vem repetindo as boas atuações do início da temporada e foi substituído nos últimos três jogos. Contra Macaé e Fluminense, Jobson deixou clara sua insatisfação e foi duramente repreendido por René Simões. Mas se com a comissão técnica ainda há contas a acertar, com os companheiros, aparentemente, a barra do camisa 7 está limpa.

- Já conversamos com ele. O Jobson errou por não querer ficar nem no banco (depois que foi substituído). Mas ele está muito bem e vem nos ajudando. Isso é o mais importante. Ele está com a cabeça boa – disse Bill, em defesa do companheiro de ataque. 

Jobson e Bill: dupla já marcou 13 gols na temporada (Foto: Vitor Silva / SS Press)
O comportamento e o comprometimento de Jobson nesta temporada também merecem elogios, na visão de Bill.

- Ele é um grande rapaz. Está surpreendendo todo mundo. Muita gente fala coisas dele. Mas o Jobson está muito bem. E não só no clube, mas também fora. Ele está de parabéns por tudo o que está fazendo.

Jobson treinou no time sem colete na segunda-feira, mas pintou na equipe titular nesta terça. O atacante está confirmado, ao lado de Bill, contra o Botafogo-PB, em partida, que vale vaga na próxima fase da Copa do Brasil. O Botafogo vai a campo com Renan; Luis Ricardo, Alisson, Renan Fonseca, Carleto; Diego Giaretta; Willian Arão, Tomas, Elvis; Jobson e Bill.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiiro/GE

Reunião na Ferj define Botafogo x Fluminense no Estádio Nilton Santos


Clássico será no sábado, às 18h30. Por ter vencido o primeiro jogo por 2 a 1, Tricolor joga pelo empate para chegar à decisão. Encontro vai definir carga de ingressos



Em encontro no início da tarde desta terça-feira, na sede da Federação Carioca (Ferj), o Botafogo conseguiu um acordo para levar a segunda partida da semifinal contra o Fluminense, no próximo sábado, às 18h30, para o Estádio Nilton Santos.

Durante o encontro, o presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, apresentou um laudo do Corpo de Bombeiros com a garantia que o Estádio Nilton Santos pode receber 25 mil torcedores. Desde que foi reaberto ao público, no final de janeiro, o estádio recebeu no máximo 17 mil pessoas.

- Foi um encontro muito bom e cordial, como é o relacionamento do Botafogo com a Ferj. O Botafogo apresentou suas dificuldades, e felizmente nossos argumentos foram ouvidos. O jogo será no Estádio Nilton Santos – revelou Carlos Eduardo Pereira. 

Segunda partida da semifinal entre Botafogo e Fluminense será sábado, no Nilton Santos (Foto: Gustavo Rotstein)
Apesar da liberação do Corpo de Bombeiros para o Estádio Nilton Santos receber 25 mil torcedores, a carga de ingressos para o jogo ainda não foi definida.

- Ainda não sei ao certo se serão disponibilizados 25 mil ingressos. Isso será definido na reunião operacional, que deve acontecer nesta quarta ou no máximo na quinta-feira. Queremos resolver isso o mais rápido possível - afirmou o dirigente.

Botafogo e Fluminense duelam no sábado, às 18h30. Por ter vencido a primeira partida por 2 a 1, o Tricolor joga pela empate para avançar. Se o Botafogo vencer por um gol de diferença, a vaga na final do Campeonato Carioca será decidida nos pênaltis.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

 

Botafogo ainda tenta levar clássico contra o Flu para o Nilton Santos


Diretoria alvinegra terá reunião, na tarde desta terça, na sede da Ferj. Clube tem em mão laudo do Corpo de Bombeiros com a liberação do estádio para 25 mil torcedores



Botafogo quer jogar em casa (Foto: Gustavo Rotstein)
Apesar de o presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, ter confirmado que o clássico contra o Fluminense, no sábado, será no Maracanã, o clube ainda se movimenta nos bastidores para levar a partida para o Estádio Nilton Santos. Na tarde desta terça-feira, dirigentes alvinegros têm uma reunião na sede da Federação Carioca (Ferj). Em pauta, o local da partida.

A seu favor, o Botafogo tem em mãos um laudo do Corpo de Bombeiros com a garantia que o Estádio Nilton Santos pode receber 25 mil torcedores. Desde que foi reaberto ao público, no final de janeiro, o estádio recebeu no máximo 17 mil pessoas.

A Ferj ainda não se pronunciou sobre o assunto. De acordo com a entidade, a decisão será tomada apenas nesta terça-feira.

Botafogo e Fluminense duelam no sábado, às 18h30. Por ter vencido a primeira partida por 2 a 1, o Tricolor joga pela empate para avançar. Se o Botafogo vencer por um gol de diferença, a vaga na final do Campeonato Carioca será decidida nos pênaltis.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Botafogo abre conversas com o meia Fellype Gabriel


TORCEDOR DO BOTAFOGO


Por Thiago Franklin




O Botafogo está buscando reforçar sua equipe para a Série B do Brasileirão.

Um velho conhecido da torcida, o meia Fellype Gabriel entrou em pauta nesse final de semana.

Fellype Gabriel teve uma boa passagem pelo Botafogo, onde atuou por duas temporadas sendo um coringa do técnico Oswaldo de Oliveira.

Fellype saiu no começo do ano passado para atuar no futebol dos Emirados Árabes.

As conversas ainda estão em fase preliminar.

Hoje o grande problema é saber quanto o atleta estaria disposto a receber. O Botafogo aceitaria pagar para ele um valor acima de seu teto estabelecido.

Em julho o Botafogo terá uma importante folga em seu orçamento. O volante Airton que hoje recebe R$ 150 mil por mês, terá seu contrato encerrado. Essa é a folga que o clube precisa para pagar os vencimentos de Fellype Gabriel.

Atletas que já atuaram com Fellype em sua passagem pelo clube, estão ajudando nessa negociação. Eles estão fazendo uma participação importante, falando bem da atual diretoria no quesito pagamento em dia.

Outra trunfo da diretoria é usar a identificação do atleta com o Botafogo.

Na última semana, a torcida do Botafogo criou uma campanha no twitter pedindo a volta do atleta. Essa campanha chegou aos Trending Topics Brasil. Isso ajudou e muito a diretoria procurar uma conversa com ele, já que viram nele um atleta que poderá ser usado em vários tipos de ações.

Hoje o Vasco está um passo à frente do Botafogo, já que o atleta está se recuperando de uma contusão nas dependências do clube cruzmaltino e já fizeram uma proposta para ele.

Em relação a parte financeira, o Vasco também passa por um momento delicado como o Botafogo e não irá fazer loucuras financeiras para contratar o meia.

Vamos aguardar aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Me sigam no twitter @_thiagofranklin

Festa, pênaltis e sofrimento: Botafogo volta ao Engenhão na Copa do Brasil


Com histórico marcado por classificações, vitórias suadas e frustrações, Alvinegro reencontra nesta quarta-feira seu estádio na competição depois de quase três anos




Jefferson encara Léo Rocha após defender cavadinha e dar vitória ao
sobre Treze-PB, em 2012 (Foto: Fernando Soutello / Agif / Ag. Estado)
Após quase três anos o Botafogo vai voltar a disputar uma partida de Copa do Brasil no Estádio Nilton Santos. Ao mesmo tempo em que existe a confiança pelo bom desempenho da equipe em seu estádio na atual temporada, o confronto com o Botafogo-PB, nesta quarta-feira, merece atenção total. Isso porque o histórico do Alvinegro no Engenhão pela competição tem momentos de comemoração e vitórias, mas também de disputas de pênalti e eliminações improváveis.

Foi o caso da última partida do Botafogo no Estádio Nilton Santos pela Copa do Brasil. Em 9 de maio de 2012 os torcedores ainda chamavam seu estádio de Engenhão, e a equipe tinha a classificação para as quartas de final bem encaminhada após o empate em 1 a 1 com o Vitória em Salvador. Mas o time comandado por Oswaldo de Oliveira deixou escapar a vaga ao perder por 2 a 1 de virada. Anteriormente, naquele mesmo ano, o Botafogo correu sério risco de ser eliminado pela primeira vez na primeira fase ao conseguir vencer o Treze-PB somente na disputa de pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal. O jogo ficou marcado pela defesa de Jefferson numa cobrança de Léo Rocha, que arriscou uma cavadinha.

Túlio contra a Portuguesa, pela Copa do Brasil de 2008: jogo com
40 mil torcedores no Engenhão (Foto: Cezar Loureiro /Agência O Globo)
Se o Botafogo levou a melhor nas penalidades em 2012, o mesmo não se pode dizer de 2009. Depois de vencer por 2 a 1 o Americano nos 90 minutos, o Alvinegro carioca deixou a Copa do Brasil ao perder por 5 a 4 nos pênaltis para a equipe de Campos, com Maicosuel desperdiçando uma cobrança após marcar aos 46 minutos do segundo tempo o gol que deu ao time a chance de continuar sonhando seguir na competição. No entanto, dois anos depois o Botafogo teve melhor sorte na marca da cal, vencendo o River Plate-SE após fazer um sofrido 1 a 0 no tempo normal – um polêmico gol contra.

A torcida do Botafogo também sofreu para ver o Botafogo passar da primeira fase em 2010. Depois de perder por 1 a 0 para o São Raimundo-PA, a equipe venceu por 4 a 3 no jogo de volta. Essa combinação de resultados normalmente não daria a vaga ao Alvinegro, já que o adversário marcou mais gols fora de casa. No entanto, o clube paraense perdeu seis pontos por ter escalado jogadores irregulares no jogo de ida, em Santarém.

Maicosuel é consolado após perder pênalti que eliminou time contra
 o Americano, em 2009 (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
O alívio de passar da primeira fase, entretanto, deu lugar ao sofrimento da eliminação em casa na etapa seguinte. Mesmo tendo vencido por 1 a 0 o Santa Cruz no Arruda, em Recife, o Botafogo foi eliminado no Engenhão, perdendo por 3 a 2 o confronto de volta. O gol do Tricolor pernambucano foi marcado aos 45 minutos do segundo tempo.

Mas nem de sofrimento viveu a torcida nos confrontos da Copa do Brasil em seu estádio. Em 2008, o Botafogo celebrou uma classificação para a semifinal vencendo por 2 a 0 o Atlético-MG. Na etapa anterior, o Engenhão recebeu um de seus maiores públicos – 40 mil pessoas – na vitória por 2 a 1 sobre a Portuguesa.

Com o Engenhão interditado para obras de reparo em sua cobertura, o Botafogo não atuou pela Copa do Brasil no estádio em 2013 e 2014. A volta será nesta quarta-feira, contra o Botafogo-PB, às 19h30. Por ter empatado por 2 a 2 no jogo de ida em João Pessoa, o Alvinegro pode garantir a classificação para a segunda fase se ficar no 0 a 0 ou 1 a 1, além de qualquer vitória. Será uma maneira de retomar a relação com a Copa do Brasil tendo em mente as melhores lembrança.




Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE