Páginas

segunda-feira, 6 de maio de 2019

Dobradinha entre Erik e Diego Souza mostra que deve ser a principal arma


Principais referências ofensivas do Botafogo, atacantes se encontram por diversas durante a vitória contra o Fortaleza e, mesmo sem gols de ambos, animam para a sequência




Erik e Diego Souza tendem a seguir evoluindo no ataque alvinegro (Foto: Vítor Silva/Botafogo)


Quem não assistiu ao jogo entre Botafogo e Fortaleza, possivelmente, leu o título deste texto e torceu o nariz, já que nem Diego Souza nem Erik marcaram diante da equipe do Leão, na vitória alvinegra por 1 a 0, no Estádio Nilton Santos e em duelo válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Mas a dupla mostrou, enfim, que pode corresponder às expectativas e dar o que falar.


Eduardo Barroca optou por escalar o mesmo sistema ofensivo que conquistou a vitória diante do Bahia (3 a 2, no mesmo Niltão, na última quinta. A ideia de Barroca foi dar rodagem ao sistema e fazer com que as peças se encaixassem por um time mais efetivo e que saiba potencializar a posse de bola, dando "hábito" aos movimentos, conforme o comandante costuma salientar.



Mapa de calor de Diego contra o Fortaleza reflete a movimentação do camisa 7, importante para abrir espaços (Foto: Sofascore)


É nítido que o Botafogo ainda oscila nas partidas, apesar de ter uma proposta cristalina de jogo, e que Erik e Diego Souza podem entregar mais tecnicamente, porém o fato de o camisa 7 ter se movimentado bastante, caído pelos lados e encontrado dois belos cruzamentos para Erik - inclusive, o segundo, originou no gol de rebote de Alex Santana - sinaliza que a dupla tende a ser a principal arma da equipe a curto prazo. 


- Temos muita margem para desenvolver. Eu posso falar que ainda não estou satisfeito com a coletividade da equipe, precisamos fazer um jogo mais controlado. Para esse jogo, eu não tive tempo para treinar e a minha ênfase foi dar coletividade e hábito aos reservas e que não estavam sendo relacionados. Precisamos de mais de entrosamento, jogar mais junto, se entender melhor, mas os jogadores estão se dedicando e compensando isso com entrega e dedicação, principalmente. Posso dizer que os mais experientes estão colocando isso em prática, pois não adianta ter vivência na competição e não trazer isso como vantagem, na comunicação, na estratégia - disse Barroca, emendando: 


- O Diego (Souza) é um que passou a cair para a direita, mas em alguns momentos, no segundo tempo, veio flutuar por dentro para que Erik e Pimpão ocupem mais o espaço nas costas. Contamos com a experiência deles para que tudo ocorra mais naturalmente, até criarmos mais hábito entre eles.


Erik é o artilheiro do Botafogo na temporada, com oito gols. Diego Souza, por sua vez, tem apenas um em sete jogos e não marca há cinco partidas. Os dois já vêm se dando muito bem fora do campo e compartilhando os encontros entre as famílias. Agora, ainda mais com uma semana cheia para Barroca trabalhar para o confronto diante do Fluminense, a tendência é que a dupla dê a desejada liga dentro das quatro linhas e decida no clássico de sábado.



Erik @ErikNL94  Irmão @DiegoSouzaDS87 !!!



Fonte: Lancenet/Lazlo Dalfovo/Rio de Janeiro (RJ)

Análise: evolução e cobranças de Barroca embalam o Botafogo no início do Brasileirão


Técnico enaltece os jogadores após a segunda vitória seguida, mas mantém os pés no chão e busca melhora em vários setores: ''Ainda não estamos satisfeitos''




André Durão



Foi apenas o terceiro jogo de Eduardo Barroca no comando do Botafogo. Mas a segunda vitória seguida no início do Campeonato Brasileiro faz a torcida sonhar com dias melhores. Passada as eliminações precoces no Carioca e na Copa do Brasil, além da saída de Zé Ricardo, o Alvinegro começa a apresentar um estilo de jogo diferente, baseado na posse de bola e no controle do jogo. Apesar da evolução, ainda há muita coisa a melhorar. E o próprio Barroca sabe disso.


Essa foi a tônica da entrevista coletiva do treinador do Botafogo após a vitória sobre o Fortaleza por 1 a 0 no último domingo: elogios e cobranças.


''A gente ainda precisa de muita coisa, tem muita margem para evoluir. Ainda não estou satisfeito com a coletividade da equipe, precisamos ter o jogo mais controlado. Pra isso precisamos treinar'', frisou Barroca.


Depois do triunfo sobre o Bahia no meio da semana, o Botafogo se reapresentou na sexta e fez uma atividade leve no sábado. Barroca sequer trabalhou bola parada. Agora a semana reserva treinos de terça a sexta antes do clássico contra o Fluminense. A segunda-feira será de folga.


- Precisamos de habito coletivo, de treinamento, ter um pouco mais de entrosamento, se entender melhor. Mas os jogadores estão se dedicando muito, compensando com entrega e dedicação. O mais importante é a vontade dos jogadores de atuar em alta intensidade. Sem isso não consigo realizar nada. Tenho sentido os jogadores com muita vontade de buscarem os resultados.



Botafogo de Barroca começa a mostrar sua cara no início do Brasileirão — Foto: André Durão


Contra o Fortaleza, o Botafogo fez um jogo equilibrado. Mas em momento algum foi muito superior ao adversário como aconteceu no primeiro tempo diante do Bahia. Ainda assim o Alvinegro soube sofrer sem a bola e criou boas chances com ela. Erik teve três boas chances e parou todas no goleiro Felipe Alves. Na terceira, porém, Alex Santana aproveitou o rebote e marcou o gol da vitória.


- Entendo que a gente precisa manter mais o controle do jogo, ter mais a bola, deixar o jogo menos lá e cá. Com isso a gente fisicamente vamos nos sentir mais confortáveis. Deixando o jogo mais vivo temos uma necessidade maior de se desgastar. E assim podemos ter dificuldade de manter a intensidade. É um dos pontos.


''Lógico que desenvolver o terço final do campo, melhorar bola parada, ter mais jogadas ensaiadas, mais organização e consistência defensiva são outras questões a serem trabalhadas. Ainda não estamos satisfeitos. Estou feliz com a vitória, mas longe de estar satisfeito. Vamos trabalhar para crescer em todos os sentidos''.


Barrroca fez apenas uma mudança no time: a entrada de Fernando no lugar de Marcinho na lateral-direita. O estreante teve atuação segura e deve ganhar mais chances. Autor do gol da vitória, Alex Santana é outro que virou uma dor de cabeça boa para o treinador.


Resta saber quem serão os escolhidos para enfrentar o Fluminense no próximo sábado. No primeiro clássico de Barroca pelo Botafogo, mais um grande desafio para uma equipe que começa a mostrar sua cara após as decepções nos primeiros meses do ano.


Fonte: GE/Por Edgard Maciel de Sá — Rio de Janeiro