Páginas

quarta-feira, 11 de março de 2020

Honda treina com elenco nesta quarta-feira e fica mais perto de estrear pelo Botafogo


Japonês esteve fora das atividades anteriores ao jogo contra o Paraná por causa de uma febre e gripe; recuperado, o meia tem o primeiro jogo pelo Alvinegro marcado para este domingo



O japonês Keisuke Honda está cada vez mais perto de estrear pelo Botafogo. Na tarde desta quarta-feira, o meia treinou com o restante do elenco Alvinegro e está recuperado da gripe que o tirou do jogo contra o Paraná, na última terça. Com isso, a primeira partida dele com a camisa do Glorioso está mais próxima: contra o Bangu, no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Nilton Santos, pela terceira rodada da Taça Rio.



Honda em treino do Botafogo — Foto: Reprodução


Na última semana, a diretoria do Botafogo informou que o camisa 4 iria estrear contra o Paraná, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Porém, o próprio clube divulgou um boletim médico no sábado para avisar que o japonês teve uma febre e não havia mais a certeza de que ele pudesse estar em campo na terça-feira.


Um dia antes da partida, na última segunda, o médico do Alvinegro, Christiano Cinelli, deu uma entrevista coletiva em que afirmou que o jogador seria desfalque, realmente. Honda teria conversado com o departamento médico e comissão técnica e dito que gostaria de estar 100% fisicamente para poder fazer a melhor estreia possível.


O meia, aliás, chegou a pedir desculpas para os torcedores nas redes sociais por causa da ausência. Em um português corretíssimo, o japonês agradeceu quem já tinha comprado o ingresso. Na mesma rede social, e antes da entrevista coletiva dos médicos do Glorioso, o vice-presidente de marketing do clube e membro do comitê de futebol, Ricardo Rotenberg, tranquilizou um torcedor e descartou a possibilidade de ser o Coronavírus.


Provavelmente com Keisuke Honda mais uma vez, o Botafogo volta a treinar na próxima quinta-feira e deve iniciar a preparação para a partida contra o Bangu. Nesta quarta a atividade foi apenas regenerativa para os titulares na vitória em cima do Paraná.


Fonte: GE/Por Tébaro Schmidt — Rio de Janeiro

Honda entra no lugar de quem? Autuori quebra a cabeça antes de estreia do meia pelo Botafogo


O mais provável é que a vaga do japonês fique entre Bruno Nazário e os pontas, pois dificilmente o técnico vai sacrificar um volante para jogar com dois meias de criação


Quem sai para Keisuke Honda entrar no time do Botafogo? Uma coisa é certa: o japonês tem lugar entre os 11, mas Paulo Autuori terá que pensar bastante num esquema que facilite o jogo do meia de 33 anos. A estreia está marcada para o próximo domingo, contra o Bangu, às 16h, no Nilton Santos.


Há alguns dias, o caminho mais coerente seria a entrada de Honda na vaga do ponta pela direita, que foi divida por Luiz Fernando e Cortez nos últimos jogos. Bruno Nazário seria deslocado para o setor, onde também está acostumado a jogar, e deixaria o comando do meio para o japonês. Mas a boa sequência de Luiz Fernando contra o Paraná coloca dúvidas na cabeça do treinador alvinegro.



Japonês tem estreia marcada para domingo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


- Espero ter a resposta nos próximos dias. Luiz Fernando fez um ótimo jogo, assim como fez na última partida. Temos o Luis pela esquerda, o Rhuan voltando... São alternativas que nós temos. Podemos até começar o jogo de uma maneira e terminar de outra. Isso é bom para mim, me permite ter soluções diferentes - disse Autuori na última terça-feira.


A decisão parecia encaminhada, mas as últimas partidas mostraram novidades que colocam dúvidas na cabeça do técnico. Principalmente por Luiz Fernando, que emplacou duas boas atuações e foi o herói da vitória de 1 a 0 sobre o Paraná. Para completar, Autuori testou novo esquema, com um volante e mais um jogador de marcação, o que aumenta as possibilidades.


Mas, a tendência é que Honda fique com a vaga de um dos pontas ou de Nazário. Com pouco tempo de trabalho e um time em construção, Autuori não sinaliza que vá abrir mão de um volante com frequência. O desenvolvimento de Honda também será levado em consideração, já que o camisa 4 chegou jogar mais recuado na Europa.


Quanto à briga para permanecer no time, Nazário sai na frente porque já foi testado no ataque pelo próprio Autuori. No jogo contra o Boavista, há duas semanas, o camisa 10 revezou na posição com o equatoriano Gabriel Cortez. Na ocasião, Autuori comentou que pensa em utilizar o meia não como ponta, e sim na função de armador pelo lado.


- Nazário, ao começarem as jogadas ofensivas, se estiver na beirada ele tem liberdade para vir para o meio. Isso tem a ver com a característica do jogador e a ideia de que se tem do jogo - avisou o treinador.


Autuori terá quatro dias para pensar na melhor manobra para a entrada de Honda. Pesa a favor da decisão o fato de que o técnico deverá poupar alguns jogadores diante do Bangu visando o jogo de volta contra o Paraná, na próxima quarta, às 19h15, em Curitiba.


Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro, Sergio Lobo e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro