Páginas

domingo, 11 de fevereiro de 2024

Experiência, postura e defesa: como Damián Suárez pode ajudar o Botafogo dentro e fora de campo



Jogador deixou o Getafe após oito temporadas e meia para se juntar ao Alvinegro



Após buscar nomes mais jovens, como Matheuzinho e Wilson Manafá, o Botafogo mudou de ideia e optou por experiência para a lateral direita. Damián Suárez, de 35 anos, deixou o Getafe após oito temporadas e meia pelo clube e aceitou o projeto do Alvinegro.






Botafogo anuncia a contratação de Damián Suárez, o "Zorro Alvinegro" (https://ge.globo.com/video/botafogo-anuncia-a-contratacao-de-damian-suarez-o-zorro-alvinegro-12342725.ghtml)


+ Contratações do Botafogo para 2024: veja quem chega e quem vai embora


Apesar da idade avançada, o histórico de lesões do uruguaio é baixo. Damián vinha sendo utilizado de forma regular pelo Getafe e havia feito 17 jogos na temporada na Espanha. Chega com ritmo de jogo e pronto para estrear. O defensor, porém, pode ter uma importância além das quatro linhas.



Na Espanha, Damián se tornou ídolo do Getafe pela postura dentro e fora de campo. Marcado por um jogo "esquentado", de faltas duras e sem medo de reclamar com árbitros, o 'Zorro' também foi um elo importante para os jogadores mais jovens e era um dos homens de confiança de José Bordalás, treinador da equipe.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


E é nisso que o Botafogo se agarra - além, claro, da possível importância em campo - com a chegada de Damián. Internamente, acreditam que o novo jogador pode ser um "mentor" para Mateo Ponte, outro lateral-direito uruguaio do elenco.


Damián Suárez, do Getafe — Foto: Florencia Tan Jun/Getty Images



- Quando você traz um jogador com essa bagagem, você não só agrega qualidade, mas ajuda na formação dos jovens. Eu falei mais cedo do Mateo Ponte, que é um jovem, e agora você tem um jogador da mesma nacionalidade com experiência na mesma posição que vai ajudar na formação dele. É um processo de continuidade, de formação. Você tem jogos que a pitada de experiência faz diferença. Você vai jogar um jogo na altitude, ou até um jogo mais duro de Brasileiro e quanto mais jogadores com bagagem você tiver, menor a chance de sofrer - analisou Tiago Nunes.


+ Leia mais notícias do Botafogo


O jovem, contratado no meio do ano passado junto ao Danubio, pouco jogou em 2023, foi cedido à seleção do Uruguai para a disputa do Pré-Olímpico no começo da atual temporada, mas já voltou com moral com Tiago Nunes e sendo titular contra o Flamengo, na última quarta-feira.


Em campo, Damián se destaca mais pela parte defensiva. O atleta tem médias de 0.6 interceptação, 2.3 desarmes, 4.8 recuperações de bola e 1.6 cortes por partida nesta temporada na La Liga. Os dados são do "SofaScore".


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro