Páginas

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Diego supera barreiras e se destaca em primeiro ano de profissional


Desde os 12 anos no Botafogo, lateral-direito venceu rejeição do Fluminense e imbróglio que o impediu de disputar a Copa São Paulo de 2015




Vitória: depois de enfrentar barreiras, Diego se
 firma como profissional no Botafogo
(Foto: Vitor Silva/SSPress)
As seis partidas disputadas logo em seu primeiro ano de profissional dão a impressão de um caminho fácil para Diego. Mas até ser promovido, o lateral-direito percorreu um caminho complicado. Até mesmo dentro do clube onde chegou em 2008, aos 12 anos. Mas a realização do sonho de atuar na equipe principal foi realizado a muito custo. E os percalços ocorreram neste mesmo 2015 de alegria.


Descoberto numa escolinha do município de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Diego teve a chance de fazer um teste no Fluminense. O lateral foi observado durante um ano – treinando somente uma vez por semana – até ser dispensado. Mas com a ajuda de um amigo de seu pai, ele conseguiu uma vaga no Botafogo. Bastou uma semana para que integrasse a base do clube.

Diego, então, seguiu o curso natural e passou por todas as categorias, quando precisou enfrentar mais uma barreira no início deste ano. Ele acabou atingido indiretamente pela questão política do clube. No momento da mudança de presidente, ao fim do ano passado, o jogador passou a viver dificuldades para renovar seu contrato. Isso fez com que não disputasse a Copa São Paulo de Juniores de 2015, uma das principais competições das categorias de base.


Mas a temporada reservava surpresas positivas para Diego. Assim como outros atletas dos juniores, ele fez alguns treinos com os profissionais até ser relacionado para o jogo contra o Capivariano, pela Copa do Brasil. O então técnico do Botafogo René Simões escalou uma equipe reserva, já que o Alvinegro estava envolvido com a fase decisiva do Campeonato Carioca. Em sua estreia no time principal, Diego deu o passe para o gol de Sassá.


Diego pelo Botafogo aos 12 anos, em 2008:primeiros
 passes no club que o revelou (Foto: Arquivo pessoal)
- Vinha treinar com os profissionais e fui conhecendo o grupo. Depois tive a chance de jogar contra o Capivariano ao lado de outros atletas da base. Isso me deixou mais à vontade. Então dei o passe para o gol do Sassá, que também é formado no clube e me deu muita força quando cheguei - disse.

Naquele momento, Diego despertava o interesse de dois clubes da Série A, mas manteve firme a vontade de permanecer no Botafogo. Então, cerca de um mês depois de estrear como profissional, o lateral firmou seu novo contrato com o clube – válido até dezembro de 2016.

- Na época, conversei muito com os pais dele, que ficaram muito chateados. Eles (antiga gestão) queriam renovar, chegaram a um acerto, mas não assinaram e não o levaram para a Copa São Paulo, que é uma grande vitrine. O contrato dele terminaria no meio de 2015. Prorrogamos até o final do ano que vem, já que era o limite, quando ele atingirá 20 anos. Daqui a pouco o departamento de futebol profissional terá que reavaliar isso - afirmou o diretor da base do Botafogo, Manoel Renha.

Com a situação contratual estabilizada, Diego teve a tranquilidade para buscar seu espaço. A situação ficou mais favorável com a saída do titular Gilberto (vendido em julho para a Fiorentina), que o deixou como o substituto imediato de Luis Ricardo. O lateral vem agradando o técnico Ricardo Gomes, que o escalou contra o Sampaio Corrêa, o último compromisso do Botafogo e o manteve nos treinos que antecedem o duelo contra o Bragantino, neste sábado. Diego correspondeu, dando os passes para os gols de Neilton e Navarro. O jogador, entretanto, ainda busca adaptação à nova realidade em campo.

- Na base o jogo é mais corrido, todo mundo quer correr por todos. Aqui o jogo é mais cadenciado, cada um faz o seu papel. Além disso, é mais forte fisicamente, e por isso tenho sentido algumas cãibras sentindo dificuldade na disputa corpo a corpo. Mas tenho feito um trabalho para ganhar mais força e resistência - destacou.

Por sua vez, o Botafogo vem fazendo o máximo para proporcionar a melhor adaptação a Diego. Afinal, não está descartada a possibilidade que ele comece 2016 como titular. Mas ao mesmo tempo, o clube prega cautela com o valor revelado na base

- É um menino que sempre olhamos com bons olhos. Mas isso vai ar pouquinhos. Não podemos colocar grandes responsabilidades. Gradativamente ele vai ganhando espaço - observou Manoel Renha.


Com a experiência adquirida nos primeiros meses como profissional, Diego se dá o direito de sonhar com voos maiores na próxima temporada.


- Vou buscar mais oportunidades e, quem sabe, virar titular em 2016. Tomara que o Botafogo confie em mim.


Por Gustavo Rotstein e Marcelo Baltar Rio de Janeiro / GE

Gomes mantém Diego e começa a definir time do Botafogo para sábado


Apesar de Luis Ricardo estar recuperado, lateral, de 19 anos, é mantido entre titulares. Daniel Carvalho treina e pode voltar. Jefferson se reapresenta nesta quinta



A três dias da partida contra o Bragantino, Ricardo Gomes começou a montar o time que vai a campo no sábado. Com Diego mantido na lateral, o treinador esboçou o Botafogo com mudanças em quase todos os setores.


Ainda sem Jefferson, que se reapresenta nesta quinta após servir à seleção brasileira, os titulares começaram a atividade técnica, em campo reduzido, com Helton leite, Diego, Renan Fonseca, Diego Giaretta, Carleto; Rodrigo Lindoso, Willian Arão, Tomas e Octávio; Neilton e Navarro.

Diego deve ser mantido na lateral do Botafogo para jogo contra o Bragantino (Foto: Marcelo Baltar)


Provavelmente preocupado com uma eventual retranca do Bragantino, Ricardo Gomes simulou o time reserva com três volantes. Aírton, Serginho e Camacho formaram o meio de campo com Gegê.


O ataque deve ser o único setor sem mudanças. Na defesa, Diego foi mantido, apesar de Luis Ricardo estar recuperado de dores musculares. Carleto volta após cumprir suspensão, com Diego Giaretta retornando à zaga, por conta da suspensão de Roger Carvalho.


No meio, Octávio e Tomas devem ser os escolhidos para substituir Fernandes e Daniel Carvalho. O segundo, no entanto, treinou normalmente nesta quinta, se mostrou recuperado de lesão na panturrilha direita e pode pintar contra o Bragantino.


Ao longo da atividade, em mais uma manhã muito quente no Rio de Janeiro, Ricardo Gomes testou Luis Ricardo, Elvis, Diego Jardel, Daniel Carvalho e Ronaldo entre os titulares. Eles entraram nas vagas de Diego, Tomas, Otávio, Neilton e Navarro.


Com 56 pontos, o Botafogo lidera a Série B e está a oito de assegurar o acesso à elite. No sábado, ás 16h, no Nilton Santos, o time recebe o Bragantino.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Com obras previstas para novembro, Bota busca receitas para Caio Martins


Estádio de Niterói passa por fase de elaboração de projetos. Parte da exploração comercial inclui placas de publicidade, acordos com bares e até "naming rights"





Obras nas arquibancadas do Caio Martins devem
 iniciar em novembro (Foto: Vitor Silva / SSPress)
O primeiro passo foi dado, ao ter o interesse em revitalizar e voltar a utilizá-lo. O segundo, da mesma forma, ao selar o acordo com a prefeitura da cidade. Agora, o Botafogo começa a vislumbrar de forma mais nítida o Caio Martins para o ano de 2016. As primeiras reformas já foram realizadas, de gramado, vestiários e refeitórios, visando as categorias de base. Faltam as mais importantes, de ampliação da capacidade de torcedores, com remodelação das arquibancadas, olhando para o time profissional e o Campeonato Carioca. Essas obras estão previstas para terem início em novembro, uma vez que o clube ainda está na fase de elaboração de projetos do estádio.


- (As obras) ainda não iniciaram pois estamos desenvolvendo os projetos, adaptando-os à legislação da cidade de Niterói. Difícil marcar prazo pois depende de aprovações e, principalmente, de um escalonamento no local e da busca de patrocinadores. Porque o que estamos trabalhando é a recuperação da atual estrutura, que já existe lá pronta, os dois lances de arquibancadas, e preparando os outros projetos. Mas essas recuperações estruturais devem começar mais em breve, acredito que ao longo do próximo mês de novembro já poderemos iniciar alguma coisa - explica o presidente Carlos Eduardo Pereira.


O Botafogo trabalha com data máxima para o término das obras o início do Campeonato Carioca. A estreia do Alvinegro como mandante será na segunda rodada, contra a Portuguesa, no dia 3 ou 4 de fevereiro. A utilização do Caio Martins por parte do time se dá pela necessidade da entrega do Nilton Santos ao Comitê Olímpico Internacional para os Jogos de 2016.

Botafogo busca patrocinadores para as obras e para sua utilização no Carioca (Foto: Vitor Silva / SSPress)

Aliado à revitalização do estádio para uso da equipe profissional está a busca por receitas. Como ganhar dinheiro com o Caio Martins? O Botafogo pretende que seja por meio de placas de publicidade, acordo com marcas de bebidas e comidas para venda exclusiva, negociação dos bares e até um "naming rights" (direitos de nome). O departamento comercial está finalizando uma maquete digital do estádio, onde será possível aos patrocinadores visualizaram o espaço após as reformas.

Estamos fazendo uma maquete digital do estádio, com todo o projeto, para que possamos apresentar aos futuros patrocinadores e tentar, quem sabe, até negociar um naming rights".
Klay Salgado, diretor comercial do Bota


- Estamos fechando esses planos comerciais. Estamos fazendo uma maquete digital do estádio, com todo o projeto, para que possamos apresentar aos futuros patrocinadores e tentar, quem sabe, até negociar um "naming rights". Placas de publicidade, marcas de cerveja e comida, bares pelo estádio, empresas de fast food... Toda a parte comercial do estádio vamos começar a tratar já a partir desta semana, quando estivermos com o projeto todo pronto - conta o diretor comercial Klay Salgado


O Botafogo também espera poder lucrar com a venda de cerveja. A comercialização foi aprovada em votação pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) em 23 de setembro. Desde então, o governador Luiz Fernando Pezão tem 15 dias úteis para sancionar ou vetar a medida, o que ainda não ocorreu. Mas o Alvinegro está confiante.


- Tem também o ponto da liberação da venda de cerveja em estádios de futebol, que deve ser assinado pelo governador esta semana. Depois de assinado, vamos começar já a trabalhar forte nisso para transformar isso em uma fonte forte de arrecadação para o Botafogo ano que vem - completa Salgado.


Enquanto isso, a equipe segue trabalhando no Nilton Santos. Nesta quarta, treina pela manhã novamente em preparação ao jogo de sábado, contra o Bragantino, pela 31ª rodada da Série B.

Por Jessica Mello Rio de Janeiro/GE