Páginas

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Na reapresentação do Botafogo, Alex Santana inicia trabalho de transição


Equipe de Eduardo Barroca iniciou trabalhos visando a partida contra o Corinthians, no próximo domingo, e meio-campista, ausência diante o Athletico-PR, foi a novidade




Alex Santana fez atividade em separado visando o retorno aos gramados (Foto: Divulgação/Botafogo)



O treino do Botafogo contou com uma novidade. Após a vitória por 2 a 1 sobre o Athletico Paranaense, a equipe comandada por Eduardo Barroca se reapresentou nesta terça-feira, no campo anexo do Estádio Nilton Santos. Fora da partida contra a equipe rubro-negra, Alex Santana apareceu no gramado para realizar uma atividade e iniciar o processo de transição.


O meio-campista foi desfalque na partida do último domingo por conta de uma lesão na coxa direita em uma atividade no meio da semana. Internamente, o Botafogo colocou que a gravidade do problema foi grave, mas o atleta já iniciou a fazer o processo de transição, o que pode acelerar seu retorno ao gramado.


Um pouco do trabalho de Alex Santana nesta terça-feira! #VamosFOGO ⭐️ pic.twitter.com/dedoQG0aBp— Botafogo F.R. (@Botafogo) August 13, 2019


Alex Santana fez uma atividade em separado, com apenas trabalhos físicos, e posteriormente realizou atividades na academia junto à equipe de fisioterapia. O meio-campista é o artilheiro do Botafogo na temporada, com nove gols - sendo quatro no Campeonato Brasileiro.


Com exceção de Alex Santana, todo o elenco do Botafogo trabalhou de forma normal. O Glorioso terá a semana cheia de treinamentos até a partida contra o Corinthians, no próximo sábado, às 17h, na Arena Itaquera, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.


Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)

Ao L!, Barroca elogia trabalho de base e avalia Matheus Nascimento: 'Principal jogador do país'


Treinador falou, exclusivamente ao LANCE!, sobre o desempenho das categorias inferiores do Botafogo e classificou o atacante, promessa, como melhor jogador sub-15 do Brasil




Barroca se destacou no sub-20 antes de chegar ao profissional (Foto: Rafael Costa/AM


As categorias de base do Botafogo estão em evidência. O Glorioso teve quatro representantes nas últimas convocações e convive com jovens jogadores em holofote. O principal destes talvez seja Matheus Nascimento, atacante do sub-15 que começa a dar seus primeiros passos na categoria acima. Em entrevista exclusiva ao LANCE!, Eduardo Barroca comentou sobre o atleta e elogiou o trabalho feito por Tiano Gomes e Manoel Renha, coordenadores da base.


- Figurei muito tempo em seleções de base e ele sempre frequentou. Além do Botafogo, também tivemos contato nesse processo de seleção. Da categoria, é o principal jogador do país, sem dúvida alguma, reconhecido por todos. É o principal atleta em uma posição que não é muito fácil de ter. Ser tão jovem e conseguir um centroavante com as características dele é difícil. É um cara que sabe fazer gol. O Botafogo está bem servido na categoria. Não só ele, mas tem o Jhonatha, Kauê, são jogadores da sub-15 que se destacam em nível de seleção. O trabalho da base do clube é muito digno. Tem uma liderança muito boa do Renha e do Tiano, além do esforço dos treinadores. O Botafogo, daqui a pouco, vai colher os frutos deste trabalho - analisou.


Na tarde deste domingo, o Sub-17 alvinegro venceu o Boavista por 4 a 1 pela Taça Rio.


Atuando uma categoria acima, o jovem Matheus Nascimento abriu o placar para o Fogão com esse belo gol. 🔥🌟👏🏼 #BFRBaseForte pic.twitter.com/jBxFfbmbPt— Botafogo F.R. (@Botafogo) August 5, 2019


Eduardo Barroca é um produto da base do Botafogo. Apesar de ter figurado em muitos clubes do país como auxiliar técnico, foi no Glorioso que teve seus principais momentos antes de aceitar o convite para treinar o profissional, vencendo o Carioca e o Brasileiro sub-20, em 2016. 


Muitos dos jogadores dessa campanha figuram atualmente no elenco principal do Botafogo. Alguns, porém, vinham treinando em separado, como Lucas Campos, Pachu e Vinícius Tanque. Eduardo Barroca foi o responsável por trazê-los de volta ao dia a dia dos treinamentos e dar uma segunda chance a eles.


- A primeira coisa importante nesse quesito é dar condição de igualdade nos treinamentos. A base do meu trabalho é ser igual com todo mundo. Não adianta eu dar confiança para um cara que não vem sendo utilizado se, no treinamento, ele entra menos, se eu utilizo ele como sparring. O primeiro ponto é dar condição de igualdade para todo mundo. Eu não abro mão disso.


Lucas Campos, inclusive, foi um dos destaques da vitória do Botafogo sobre o Athletico Paranaense, no último domingo. O atacante acumulou empréstimos desde o começo do ano, mas Eduardo Barroca deu uma nova chance ao atleta, que vem aproveitando as chances. O treinador explica que é preciso valorizar o elenco antes de procurar qualquer alternativa no mercado.


- Tenho como filosofia básica administrar de dentro para fora. Antes de buscar qualquer coisa fora, preciso esgotar tudo que tenho dentro. Tanto Vinícius, como Pachu e o Lucas Campos são jogadores que eu conheço muito bem. Foram emprestados e estavam treinando em separado. Não vejo sentido em pegar um ativo do clube, um jogador que passou anos sendo trabalhado e colocá-lo para treinar em separado, sem dar uma oportunidade de competir em igualdade. O mínimo que eu podia fazer como treinador era dar condição de treinar com os que já estavam aqui para tomar minhas decisões. São jogadores de comportamento excelente e merecem todo o respeito. Estão buscando o espaço deles e, enquanto estiver aqui, esta será a conduta com todos eles.



Matheus Nascimento é atacante (Foto: Fábio de Paula/Botafogo)

Outro jogador da base que está em evidência é Rhuan. Destaque do time sub-20, com 15 gols marcados na atual temporada, o atacante foi integrado de forma permanente ao elenco profissional, sendo relacionado para as duas últimas partidas do Glorioso. Além dele, Barroca comenta sobre outros atletas da equipe que podem vir a ser aproveitados no profissional.


- A defasagem posicional que a gente tem é clara. Desde que cheguei, perdemos Kieza, Erik, Biro Biro, Ferrareis… O Rhuan é um jogador que atua ali. Conheço bem, trabalhamos na base. É um atleta 2000, ainda teria dois anos de sub-20. É um jogador que tem potencial para se desenvolver aqui. Não só o Rhuan, mas, à curto prazo, o Lucas Barros tem entrado em diversos jogos, o Caio Alexandre vem se desenvolvendo, Pimenta é um zagueiro que eu gosto, o Elivelton… Eu acompanho bastante o sub-20 e, nos momentos que o Botafogo precisar, eu vou recorrer à base do clube para suprir as necessidades aqui.


Dos jogadores citados, apenas Lucas Barros chegou a jogar no time principal. Elogiado por Eduardo Barroca em outras oportunidades, o atleta pode atuar de lateral-esquerdo ou mais avançado no setor. Assim como Rhuan, foi chamado para o time profissional, mas eventualmente volta ao sub-20 para participar de partidas importantes da categoria.



Fonte: Press/Lancepress!/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Lucas Campos vê reviravolta no Botafogo e ri de semelhança com Cebolinha: "Parece um pouco"


Atacante de 21 anos tem contrato até o fim do ano e, após empréstimo e poucas oportunidades, admite que chegou a imaginar que passagem pelo Glorioso estava no fim



Editoria de Arte/GloboEsporte.com



Destaque na base do Botafogo, Lucas Campos estreou profissionalmente em 2017, mas só passou a ter chances no clube que o revelou após a chegada de Eduardo Barroca. Foram quatro jogos com o treinador que o comandou no sub-20, e o melhor deles foi no último domingo, na virada por 2 a 1 sobre o Athletico-PR. Mudou a cara da equipe ao substituir Rodrigo Pimpão.


A boa atuação, com direito a dribles, muita velocidade e um pênalti sofrido empolgou torcedores nas redes sociais. Logo o compararam fisicamente a Éverton Cebolinha, principal jogador do Grêmio. E não é que parece? O próprio concorda e ri da semelhança.


Ele parece um pouco o cebolinha, não acham? pic.twitter.com/Zr8H8VKHNSAugust 11, 2019


- Fico feliz pela comparação, até que parece um pouco (risos). É um jogador que admiro muito e que tem um grande potencial. Veloz, habilidoso e que parte pra cima. Porém, ele é o Éverton, e eu sou o Lucas. São jogadores diferentes, e ele está num patamar muito acima - avaliou o atleta, que faz 22 anos em 30 de outubro.


O contrato de Lucas vence em 31 de dezembro. Após dois empréstimos, para Nova Iguaçu e Tubarão-SC, e um terceiro que acabou não se concretizando para o Paraná, o ponta admite que via sua passagem pelo Glorioso no fim. Animado após a grande atuação, promete empenho para aproveitar o "momento mais importante da carreira" e se firmar dentro do Botafogo.


- Sim, imaginei (que sua trajetória no Botafogo estava acabando) assim que voltei de empréstimos. Eu estava desacreditado e afastado, mas não desanimei e sempre continuei trabalhando firme, porque minha hora ia chegar. Agora é o momento mais importante na minha carreira e não vou desperdiçar - completou.


Confira o resto do papo com Lucas Campos

Quais são suas referências de atacantes que jogam com a perna invertida?

Sou fã do Douglas Costa, que joga de perna invertida. É muito veloz, não desiste da jogada e parte pra cima. É um jogador que admiro e que acompanho bastante.


Depois de três empréstimos, acha que esse jogo pode ter sido o da sua afirmação no Botafogo?

Tenho certeza, hoje sou um jogador que amadureci muito, aprendi por onde passei nesses empréstimos. Esse jogo foi muito importante, eu pude aparecer fazendo boas jogadas individuais. Acima disso, o importante foi a vitória do Botafogo. Estou feliz com os três pontos, dá um ânimo a mais para nosso grupo.


Como têm sido as conversas com Barroca desde que ele pediu seu retorno?

Um treinador que conversa bastante dando moral, incentiva e que pede pra jogar com confiança. Admiro bastante o tipo de pessoa o excelente trabalho que está fazendo. O Botafogo ainda vai colher muito com ele.


O que acha que precisa fazer para ter seu contrato renovado?

Minha parte estou fazendo, treinando firme. Dando o meu máximo e levando todos os jogos como se fossem o último da minha vida. Sinto que esse é o caminho para que tudo dê certo. No que depender de mim, Barroca e Botafogo podem contar comigo.


Fonte: GE/Por Fred Gomes — Rio de Janeiro