Páginas

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Após reunião, Bota se aproxima da contratação do lateral Julio Cesar


Vice de futebol alvinegro diz que ainda faltam algumas questões a serem resolvidas para o acerto. Contrato seria de duas temporadas



Julio Cesar já jogou no Fluminense e no Flamengo
(Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio)
Em reunião na tarde desta quarta-feira, em General Severiano, o Botafogo deu mais um passo para a contratação do lateral-esquerdo Julio Cesar, que estava no Grêmio e ficou sem vínculo no dia 31 de dezembro. Se tudo correr dentro do esperado, ele assina um contrato de duas temporadas com o Alvinegro.

- Tivemos um encontro, estamos negociando, mas ainda faltam alguns detalhes - afirmou o vice de futebol Chico Fonseca.

A situação de Márcio Azevedo ainda é uma incógnita. O jogador se valorizou e despertou o interesse de outros clubes, entre eles o Fluminense. A diretoria alvinegra, no entanto, deseja sua permanência e avisou que só o libera mediante o pagamento do valor integral da multa rescisória. Além dele, o time tem Lima para a posição.

Julio Cesar teve um bom início no Grêmio em 2011 e se tornou titular com o técnico Celso Roth. Em 2012, no entanto, sofreu com constantes dores no joelho esquerdo e precisou ser operado. Desta forma, perdeu espaço. Na última temporada ele disputou apenas 17 jogos.

O lateral tem 30 anos, iniciou a carreira no Bangu e já passou por Fluminense e Flamengo. Sua melhor fase foi com a camisa do Goiás. Além destes clubes, ele defendeu o Cruzeiro, Náutico, América-RN e Marília-SP.

O jogador seria o quarto reforço do Bota até o momento. Antes do lateral-esquerdo, o clube acertou com o zagueiro André Bahia e com o atacante Henrique. Loco Abreu volta de empréstimo ao Figueirense.

Ficha técnica:

Julio Cesar Coelho de Moraes Júnior (Julio Cesar)
Nascimento: 15/06/1982
Natural: São Paulo - SP
Posição: Lateral-esquerdo
Altura: 1,73m
Peso: 66 kg

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Bota acerta contratação do atacante Henrique, que estava no Sport


Diretoria alvinegra compra 50% dos direitos econômicos do jogador, de 21 anos, que pertence ao São Paulo. Ele deve se apresentar já nesta sexta


A diretoria do Botafogo acertou a contratação do atacante Henrique, de 21 anos, que pertence ao São Paulo e estava emprestado ao Sport. O Alvinegro comprou 50% dos direitos econômicos. O jogador deve assinar contrato até 2016 e a tendência é de que se apresente já nesta sexta-feira, quando o restante do elenco volta ao trabalho.

O atacante era visto como uma prioridade para o Leão, que estava otimista em mantê-lono clube, mas não conseguiu.

Henrique comemora um de seus gols pelo Sport (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Henrique chegou ao Sport em maio, mas só fez sua estreia com a camisa rubro-negra em agosto, por conta de uma questão burocrática - ele veio do Granada-ESP e precisou aguardar abertura da janela de transferências internacionais. Foram quatro gols marcados em 13 partidas disputadas. Ele fez sucesso com a seleção brasileira sub-20, sendo artilheiro e Bola de Ouro do Mundial da categoria, disputado em 2011.

Agora, o técnico Oswaldo de Oliveira tem Bruno Mendes, Loco Abreu, Henrique, Sassá, Rafael Marques, Vitinho e William como opções para o ataque.

Por Fred Huber e Thales SoaresRio de Janeiro

GUIA DA PRÉ-TEMPORADA: tudo sobre a fase de preparação dos times


GLOBOESPORTE.COM mostra as contratações e as perdas do seu clube
até agora, elencos, locais de concentração e primeiros jogos do ano



A abstinência de futebol no Brasil está com os dias contados. A maioria dos times volta ao trabalho nesta quinta-feira de olho na temporada 2013.

Estaduais, Copa do Brasil, Libertadores, Copa Sul-Americana, Brasileirão, são muitos os campeonatos que movimentarão o país durante o ano. Para fazer um bom papel, é necessária uma pré-temporada proveitosa. No infográfico abaixo, o GLOBOESPORTE.COM traz um resumo de como será esse período para as principais equipes do país. Além do local e do dia de início das atividades, o internauta pode conferir a atual situação do elenco do seu time: 
quem chegou e quem saiu.

Não constam nos respectivos elencos para a pré-temporada os jogadores convocados para a seleção brasileira sub-20 que disputa o Sul-Americano a partir do dia 10, na Argentina. São os casos, por exemplo, do meia Fred, do Inter, e do atacante Bruno Mendes, do Botafogo.

Também não estão nas listas os jogadores com futuro indefinido, casos como o de Leonardo Moura, que ainda não renovou com o Flamengo, além do meia Cícero e do lateral-direito Wellington Silva, prestes a serem anunciados por Santos e Fluminense.






Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

“Marcus Túlio Tanaka” volta a cartaz no Botafogo




Bruno Voloch

O filme já esteve em cartaz em General Severiano.

Marcus Túlio Tanaka.

O zagueiro do Nagoya Grampus é sonho antigo do Botafogo e zagueiro dos ‘sonhos’ de Oswaldo Oliveira.

Em 2012, Tanaka esteve perto de acertar, mas o clube do japonês fez exigências financeiras e o Botafogo não conseguiu cumprir.

O cenário agora é mais animador.

O Nagoya Grampus não quer perder dinheiro, sabe que terá que liberar Tanaka quando o contrato do jogador terminar, ainda em 2013, e nesse caso sem nenhuma compensação.

O Botafogo aposta no bom senso dos dirigentes japoneses e principalmente na vontade do jogador em voltar ao Brasil.

Tanaka ganha hoje cerca de R$ 350 mil mensais no Japão. O Botafogo oferece menos de R$ 200 mil.

Experiente, o zagueiro disputou os jogos olímpicos de 2004, em Atenas, e a copa do mundo de 2010, na África do Sul.


Sem força máxima, Botafogo encara a Copinha como um laboratório


Equipe estreia na competição no dia 5, contra o Santo André-SP, e não vai utilizar seus principais jogadores da categoria


No dia 5 de janeiro, o Botafogo enfrenta o Santo André-SP e inicia sua participação na Copa São Paulo de Juniores, competição que o clube ainda não conquistou. Os principais jogadores, no entanto, não estarão em campo. A ideia é escalar atletas jovens para que ganhem experiência. Além do Santo André-SP, o grupo do Bota tem ainda o Gama-DF e o Taubaté-SP.

- Vamos com um grupo bastante novo, formado por jogadores que estão no primeiro ano de juniores. Sassá, Gegê, Vitinho, Dedé, Andrey, Gilberto, Renanzinho Machado... nenhum destes vai. Não teremos 90% do time titular. Alguns deles vão compor o elenco profissional e outros serão emprestados. Nosso objetivo é dar rodagem e prepará-los para próxima Copinha - disse o diretor técnico do Bota, Sidnei Loureiro.

Anthoni Santoro orienta o time no jogo-treino com o Tigres (Foto: Marcos Silva / Site Oficial do Botafogo)
O responsável por comandar os meninos é o técnico Anthoni Santoro, que vê a Copinha como uma ótima oportunidade para os jogadores.

- Essa competição serve como um grande aprendizado para os jogadores mais novos, já que uma competição nacional traz grande bagagem para o resto do trabalho - disse ao site oficial.

Como preparação para o torneio, o time alvinegro fez um amistoso com o profissional do Tigres em empatou em 1 a 1 no estádio Los Larios.

- Temos de nos preparar ao máximo, pois não conhecemos detalhadamente todas as equipes e será melhor surpreender do que ser surpreendido. Nesta competição todas as equipes são muito qualificadas e cabe a nós trabalharmos para render o máximo possível - afirmou o treinador.

As melhores campanhas do Botafogo em Copas São Paulo de Juniores foram em 1971 e 1983, quando o clube terminou na segunda posição.

Por Fred HuberRio de Janeiro

Sonhar não custa nada



Eduardo Vargas, quando atuava na Universidad de Chile/Crédito: Ivan Alvarado/Reuters

Segundo o site PLACAR, o Napoli divulgou um plano para emprestar o atacante Eduardo Vargas, fato confirmado pelo Diretor esportivo do clube italiano, Riccardo Bigon.


"Ele vai ser emprestado. Nós temos várias soluções na Europa e na América do Sul e elas se mostraram melhor para o seu crescimento”, disse o diretor esportivo do Napoli.

Sendo assim, São Paulo e Grêmio podem comemorar já que demonstraram interesse em contar com o jogador, que se destacou no time da Universidad de Chile - campeã da Sul-Americana em 2011, para a próxima temporada. Recentemente convocado para alguns jogos da seleção chilena, Vargas é pouco utilizado no Napoli, e deve sair.

Bom seria se o Botafogo pudesse entrar nessa lista de pretendentes mas, com as dificuldades financeiras recorrentes e anunciadas, nossa realidade é bem diferente do São Paulo de hoje. O clube paulista, com os cofres cheios, busca um nome para substituir o atacante Lucas que recentemente foi vendido ao Paris Saint-Germain, da França e hoje foi apresentado à imprensa. Seu presidente Juvenal Juvência avisa que não entrará em leilão pelo atleta, que também tem propostas de outros clubes italianos.

Passamos as últimas duas semanas de 2012 ouvindo promessas de nossos dirigentes de que teríamos reforços para a zaga, laterais e ataque já para a pré-temporada, com início marcado para o dia 4. Mas até agora, nada.

Fomos embalados por pequenos desejos - bem mais modestos do que os de são-paulinos e gremistas que sonham com Vargas. Neles estavam incluídos Grafite, Dagoberto, Nenê, Tanaka e uma interminável lista de especulações onde figurou até mesmo o experiente Davis Beckham, que acabara de encerrar sua carreira por gramados americanos.

Com a venda de Elkeson concretizada, acordamos para a realidade da manutenção de Seedorf, Bruno Mendes e, quem sabe, Dória pelo menos até a metade da temporada. Apesar do alto índice de rejeição da torcida, a diretoria preferiu manter o técnico Oswaldo no comando da equipe. Teremos ainda as voltas de Loco Abreu, cujo destino final é uma incógnita e de Caio, que ainda deve ser negociado. 

Seguem indefinidas as situações de Somália, Jobson e Fábio Ferreira, com poucas possibilidades de mercado e a "confirmação" da reapresentação do execrado Rafael Marques, pelo mesmo motivo.

Como dia 4 ainda não chegou e, até que se prove o contrário, o vice de futebol Chico Fonseca merece nossa consideração. Esse é o prazo que ele pediu para divulgar seus contratados e antes que se expire, só nos resta torcer para que suas promessas se concretizem para alegria geral da nação alvinegra. Será?


Por BotafogoDePrimeira