Páginas

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Oswaldo de Oliveira enfatiza: 'Eu não vou pedir demissão'




Treinador crê que não pode ser analisado por uma sequência de seis jogos sem vencer



Botafogo x Santos - Campeonato Brasileiro - Oswaldo (Foto: Paulo Sergio)
Oswaldo de Oliveira tem muita confiança
em seu trabalho (Foto: Paulo Sergio)
Após seis jogos sem vencer e com chances irrisórias de ir à Libertadores, o Botafogo afundou de vez em uma crise. Além dos resultados negativos, o Glorioso não marca há três partidas, entretanto vem pecando sempre no momento decisivo.

Não era de se espantar que em um momento como esse, o treinador da equipe abandonasse o barco e pedisse demissão. Porém, no caso de Oswaldo de Oliveira, isso não irá acontecer. O treinador deixa claro que já venceu muito mais do que perdeu no Glorioso:

- Eu não vou pedir demissão. Não passa pela minha cabeça nem ser demitido. Perder e ganhar jogos é do futebol, é a rotina na minha vida. Pra ser sincero eu ganho muito mais do que perco. Às vezes se perde em sequência, assim como se ganha em sequencia, não podemos nos iludir por isso. 

Por fim, Oswaldo também lembrou os títulos que ganhou na carreira, afim de deixar claro o seu potencial como treinador:

- Minha capacidade não pode ser medida nessa sequência de jogos. Tenho 37 anos como profissional e 14 títulos importantes. Repito, ganhar e perder faz parte do futebol.


Leia mais no LANCENET! 


Em jogo de partes distintas, Santos bate o Botafogo no Engenhão



Cariocas chegam a colocar três bolas na trave no primeiro tempo, mas são superados pelo Peixe na segunda etapa. Torcida se revolta contra Oswaldo de Oliveira



Botafogo x Santos - Campeonato Brasileiro - Gol do André (Foto: Cleber Mendes)
André fez o primeiro dos dois gols santistas
 no Engenhão (Foto: Cleber Mendes)
Em uma noite de dois tempos completamente diferentes, o Santos bateu o Botafogo no Engenhão por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time da casa dominou completamente o primeiro tempo e colocou nada menos que três bolas na trave. Na segunda etapa, porém, o Peixe jogou no contra-ataque e chegou ao triunfo com gols de André e Miralles.

O Botafogo chegou ao sexto jogo sem vencer e o técnico Oswaldo de Oliveira está mais pressionado do que nunca no cargo. O treinador foi o alvo predileto dos xingamentos da torcida do Glorioso, que gritou palavras de ordem como "fora, Oswaldo" e "time sem vergonha". O Santos, que interrompeu uma série de três jogos sem vitória, chegou a 38 pontos, na 10ª posição. A equipe encara o Vasco no próximo domingo, na Vila Belmiro. Já o Botafogo segue com 40 pontos, provisoriamente na 8ª posição. O próximo desafio é contra o Grêmio, também no domingo.

BOTAFOGO PÕE TRÊS BOLAS NA TRAVE

A "Marcha Imperial", tema do filme "Guerra nas Estrelas", que tocou após a entrada do time em campo, tinha o intuito de animar a diminuta torcida que tinha ido ao Engenhão. Na verdade, os primeiros gritos de "Fogo" só foram ouvidos minutos após a bola rolar, mas o Alvinegro começou o jogo à toda, tocando a bola com velocidade e se aproveitando dos espaços deixados pela retaguarda santista.

Em um deles, Elkeson recebeu lindo passe de Andrezinho e ficou livre na cara de Rafael, mas chutou em cima do goleiro, gerando logo cedo a ira de uma torcida que não via o time vencer havia cinco partidas. Pouco depois, o maranhense teve outra oportunidade, mas dessa vez levou azar. Após um cruzamento da esquerda, o camisa 9 cabeceou à queima-roupa, mas a bola acertou a trave direita.

Ao Santos, restava recuar e apostar em algum bom toque de bola para avançar no campo, mas até isso era difícil. Desfalcado de Neymar, o Peixe praticamente observava o Glorioso em campo. Num jogo corrido como o desta quarta-feira, o astro da camisa 11 poderia até desequilibrar, mas o time da Baixada Santista pouco produzia. É clara a diferença entre um Santos com e sem Neymar.

O domínio do Botafogo era amplo, mas a sorte não ajudava nem um pouco. Elkeson ficou novamente livre na grande área e chutou mirando o ângulo de Rafael, mas acertou o travessão. Em um dos lances seguintes, Lucas correu pela direita e cruzou, mas a bola bateu em Bruno Rodrigo, indo na direção do gol. Quando a bola já entrava, o goleiro Rafael conseguiu tocá-la com a ponta dos dedos, e o balão voltou a beijar a trave. Desespero da incrédula torcida no Engenhão.

Nem Seedorf vivia um dia iluminado. Errando mais passes do que o normal, o camisa 10 teve uma grande chance no fim do primeiro tempo, após boa jogada individual de Jadson. O holandês chutou cruzado, rasteiro, mas a bola passou a centímetros da trave direita. Vendo o azar dos anfitriões, o Santos quase contou com a sorte em cobrança de falta de Bernardo, que quase encobriu Renan: o goleiro do Botafogo espalmou a escanteio.

Apesar do predomínio do time carioca, o Santos conseguiu segurar o 0 a 0 até o intervalo e, antes disso, o técnico Muricy Ramalho já tinha um plano traçado para a sequência do jogo. Colocou em campo o volante Henrique, que substituiu o meia Bernardo. Com o meio-campo pouco operante, a estratégia do comandante santista era justamente dar mais volume àquele setor.

SANTOS ENCAIXA CONTRA-ATAQUES E MATA O JOGO

A torcida botafoguense voltou bem mais ligada no segundo tempo e os times também. No entanto, foi justamente o Alvinegro carioca quem teve motivos para se lamentar já no começo. Fábio Ferreira torceu o tornozelo direito após jogada de ataque do Santos e ficou caído por alguns minutos. Apesar de ter saído de maca, continuou em campo, já que Oswaldo não tinha opções para o setor no banco de reservas.

E o Santos, tão pressionado na primeira etapa, começou a aprontar das suas. Em contra-ataque pela direita, Miralles avançou em velocidade e chutou para linda defesa de Renan, que pôs a escanteio. Mas, no lance seguinte, não houve choro, nem vela. Após desvio de Éwerton Páscoa no meio da área, Renan ficou no meio do caminho e André só teve o trabalho de desviar para o gol: Santos 1 a 0. Quem não faz, leva, Botafogo.

O apagão botafoguense teve continuidade e, antes que a torcida assimilasse o baque, saiu o segundo do Peixe. Após saída errada de bola, Felipe Anderson roubou a bola e deu lindo passe para Miralles. O argentino saiu na cara de Renan, que nada pôde fazer para evitar o tranquilo toque do camisa 11 para as redes. Santos 2 a 0, e o que se ouvia nas arquibancadas, agora, eram gritos de "time sem vergonha" para o Botafogo.

Errando coisas bobas, como passes curtos e lançamentos, o Alvinegro estava envolvido. Oswaldo de Oliveira não mexeu no time a princípio, talvez bolando alguma estratégia tardia para fazer a equipe reagir. Mas o Botafogo até que teve suas oportunidades. Em uma delas, novamente Elkeson desperdiçou boa chance, após cruzamento de Lucas e um chute de primeira para fora.

Já pressionado e acertando pouco, o Botafogo ainda recebia uma sobrecarga em sua defesa graças ao rápido ataque santista. André só não fez o terceiro do Peixe - em uma cópia idêntica do primeiro - porque Renan apareceu para defender por milagre, o que não conseguira anteriormente. E nem das arquibancadas poderia vir alguma esperança, já que os gritos de "Fora, Oswaldo" e xingamentos ao treinador e mesmo aos dirigentes era tudo que se escutava.

Oswaldo, enfim, mexeu no Botafogo, colocando em campo Vitor Júnior e Rafael Marques. Porém, as mexidas pouco surtiram efeito. O Santos só alterou seu ataque para descansar André e Miralles. Entraram Bill e Pato Rodríguez, que tocavam bem a bola e também davam perigo à defesa do time da casa. Os santistas ainda eram soberanos nos contra-ataques e assim permaneceriam até o fim do jogo. Agora, nem parecia que o Peixe estava desfalcado de Neymar.

A nova derrota empurra o Botafogo cada vez mais longe do G4 do Brasileirão, meta que já era considerada muito complicada pelos jogadores alvinegros antes do novo revés. Já chegando ao meio da tabela, o time pode ser superado pelo próprio Santos, que até algumas rodadas atrás, povoava o pelotão que estava pouco acima da zona de rebaixamento. Para que a noite ficasse ainda mais triste para os donos da casa, ouviram-se gritos de olé para o time santista. Vindos da torcida do Botafogo.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 0X2 SANTOS

Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 10/10/2012, às 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Paulo César Silva Faria (MT)
Renda e público: R$ 60,545,00 / 2.986 pagantes
Cartões amarelos: Miralles, André e Rodríguez (SAN)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: André, 9'/2ºT (0-1); Miralles, 12'/2ºT (0-2)

BOTAFOGO: Renan; Lucas, Dória, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jadson, Gabriel, Fellype Gabriel (Vitor Júnior, 29'/2ºT), Seedorf e Andrezinho; Elkeson (Rafael Marques, 26'/2ºT). Técnico: Oswaldo de Oliveira.

SANTOS: Rafael; Éwerton Páscoa, Bruno Rodrigo, Durval e Gerson Magrão; Adriano, Arouca, Felipe Anderson e Bernardo (Henrique, 37'/1ºT); Miralles (Rodríguez, 36'/2ºT) e André (Bill, 26'/2ºT). Técnico: Muricy Ramalho.


Gabriel Andrezo - Rio de Janeiro (RJ) Leia mais no LANCENET!


Contrato de Loco prevê volta ao Botafogo caso Figueira seja rebaixado



Passagem apagada até agora pelo clube catarinense pode estar perto do fim. Cláusula é confirmada por dirigente que participou das negociações



Loco poderá deixar o Figueirense e voltar ao Fogo
(Foto: Luiz Henrique / Site Oficial do Figueirense)
A história de Loco Abreu no Figueirense pode estar com os dias contados. O contrato de empréstimo que o atacante assinou junto ao Figueira estipula um vínculo até o final de 2013. Porém, neste mesmo contrato existe uma cláusula que poderá abreviar a passagem do uruguaio no clube catarinense e fazê-lo retornar ao Botafogo na próxima temporada. Se o Figueira cair para a Série B, Loco volta ao Rio de Janeiro.

Quando chegou ao Figueirense, em julho, na 9ª rodada, o discurso da diretoria e do atacante Loco Abreu era o de brigar pelo ‘sonho alvinegro’: uma vaga na Libertadores. No entanto, o que era festa, quase três meses depois, se transformou em frustração, tanto para o atleta, quanto para o torcedor catarinense. A realidade do Figueira na competição se mostra uma quase irreversível luta contra o rebaixamento — são 98% de chances de queda, segundo o matemático Tristão Garcia.

Contando com esta possibilidade no momento da construção do contrato que selaria o empréstimo, o staff de Loco Abreu impôs uma exigência em forma de cláusula contratual: em caso de queda para a Série B, o jogador retorna automaticamente para o Botafogo.

O ex-diretor de futebol do Figueirense, Marcos Moura Teixeira, um dos responsáveis pela chegada do jogador ao clube, confirma a existência da cláusula. Teixeira, que não faz mais parte do Figueirense, participou das negociações e explica que a volta ao Botafogo aconteceria de forma automática.

— Sim, há uma cláusula que diz que se o Figueirense cair para a Série B, ele poderia voltar ao Botafogo. Ele está emprestado, ele não veio transferido para cá (Figueira), os direitos federativos são do Botafogo. Em tese, isso acontece de forma automática — diz Marcos Moura.

Jogador pode atuar em doze jogos


Loco Abreu, no Figueirense, contra o Flamengo
última vez que esteve em campo pelo clube
(Foto: Luiz Henrique, divulgação / FFC)
Caso a queda aconteça, Loco Abreu, que chegou com status de maior contratação da história do Figueira, poderá atuar no máximo em doze partidas pelo clube. Até o momento, o atacante esteve à disposição dos treinadores em apenas sete partidas, sendo que atuou em cinco delas — por duas vezes ficou no banco sem ser aproveitado pelo treinador Márcio Goiano. Até o momento, Abre fez um gol com a camisa do Figueira, na Sul-Americana, sobre o Atlético-GO.

Desde a estreia do jogador no Brasileirão, o Figueirense disputou 22 partidas — entre Série A e Copa Sul-Americana. Até o final da temporada serão mais dez partidas e Loco só poderá ser relacionado em sete delas, já que está com a seleção do Uruguai e se ausentará por mais duas rodadas — sem contar com a partida desta quarta, contra o Atlético-GO. Seleção do Uruguai e lesões, foram os principais motivos das ausências do jogador.

Por GLOBOESPORTE.COM Florianópolis

Botafogo estreia na Copa do Brasil Sub-20 em busca de amadurecimento




Técnico Jair Ventura afirma que Alvinegro terá dificuldades contra o Sport, em Caruaru. Meta é o título e a vaga na Libertadores da categoria em 2013



Jair Ventura assume a equipe de juniores do Botafogo (Foto: Divulgação/BFR)
Jair Ventura quer nova conquista com os
 juniores do Glorioso (Foto: Divulgação/BFR)
O Botafogo estreia na Copa do Brasil Sub-20 nesta quarta-feira, às 16h30, contra o Sport, em Caruaru (PE). Há cinco meses à frente da equipe de juniores, o técnico Jair Ventura está satisfeito com os resultados obtidos até o momento e busca mais um título com o time.

- Estreei em maio e conquistamos o torneio Spax Cup, disputado na Alemanha. De lá para cá, foram 22 vitórias e apenas uma derrota. Além disso fizemos uma boa campanha na Taça BH e estamos tendo boas atuações na Taça Otávio Pinto Guimarães - destacou Jair ao LANCENET!.

O campeão e o vice da Copa do Brasil Sub-20 garantem vaga na Copa Libertadores de 2013. O treinador alvinegro falou sobre as suas expectativa para a disputa da competição e destacou os pontos positivos do torneio.

- Temos de ter cuidado, pois a competição já começa no formato mata-mata. Mas temos que destacar que essa competição servirá para amadurecer os nossos atletas. É bom para eles aprenderem a jogar e conhecer as outras escolas de futebol do Brasil e não apenas ficarem restritos a competições regionais - disse Jair, que espera um jogo muito difícil contra o Sport:

- Sabemos que será um jogo complicado. O Sport é vice campeão pernambucano. A torcida deles fará uma pressão grande, mas estamos preparados para fazer um bom jogo.
Com a mesma regra dos profissionais, a Copa do Brasil Sub-20 garante classificação direta ao time visitante caso ele vença pelo placar de dois ou mais gols de diferença. Mas para o treinador do Botafogo, essa não é uma meta de sua equipe dada a dificuldade da partida desta quarta.

- Temos consciência das dificuldades e que teremos o jogo de volta para nos classificarmos. Portanto, não entraremos afobados e pressionados buscando a classificação direta. Vamos lutar para conseguirmos a classificação à Libertadores e o título - afirmou.

O treinador do Botafogo lembrou também a importância de contar em seu time com jogadores que têm sido utilizados por oswaldo de Oliveira nos profissionais, casos de Sassá, Vitinho, Vinícius, Andrey, Gilberto, Dedé, Gegê e Octávio.

URUGUAIO NO ATAQUE

Umas das novidades da equipe alvinegra para enfrentar o Sport é o atacante uruguaio Tellechea, de 19 anos, que fez sua estreia pelo time na Taça OPG. Jair Ventura tem gostado do desempenho do jogador e acredita que ele tem potencial a se desenvolver.
- O Tellechea tem uma boa movimentação. Na sua estreia marcou dois gols contra o Boavista. Ele estava há muito tempo sem jogar e acredito que quando ele atingir a forma física ideal irá nos ajudar muito - disse Jair Ventura.


Alexandre Braz Caruaru (PE)Leia mais no LANCENET!