Páginas

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Jefferson define metas em 2016: Bota na Libertadores e titularidade do Brasil


Em sua primeira entrevista no ano, goleiro adia avaliação do elenco alvinegro, mas confia em boa temporada e brinca com Lizio: "Tomara que seja liso dentro de campo"




Após 10 dias dando atenção à torcida, seja em General Severiano ou em Domingos Martins, nesta quarta-feira foi a vez de Jefferson atender a imprensa. Principal jogador do elenco do Botafogo, ele concedeu sua primeira entrevista coletiva em 2016 e revelou suas metas no ano novo: voltar a ser titular do Brasil, conquistar títulos pelo Alvinegro e classificar o clube para a Libertadores da América. Na seleção brasileira, o goleiro foi barrado por Dunga em outubro, quando perdeu a vaga para Alisson diante da Venezuela, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. E na principal competição de times do continente, sua última participação foi em 2014, quando a equipe não passou da fase de grupos.


- Esse ano minha meta é voltar a ser titular da seleção brasileira, e aqui no Botafogo conquistar títulos, vamos em busca de uma Libertadores. Pressão sempre vai existir. Quando a gente caiu para a Série B, a pressão foi para subir. Esse ano estamos bastante confiantes, a gente sabe que o Brasileiro é difícil, mas vamos brigar por Libertadores e por títulos - afirmou.

Jefferson vem sendo muito aplaudido pelos torcedores que têm ido aos treinos (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Jefferson também foi questionado sobre o elenco alvinegro. A pré-temporada do clube no Espírito Santo conta com 30 jogadores, muitos jovens da base ou recém-promovidos, e há apenas dois atacantes à disposição de Ricardo Gomes: Luís Henrique e Neilton. O goleiro disse que ainda é cedo para analisar o plantel e defendeu a diretoria das críticas pela demora em anunciar reforços.


- Está muito cedo para falar, hoje foi praticamente o primeiro coletivo. Ainda precisam chegar reforços, a diretoria está atrás, mas tem que ter cautela para não dar tiro errado. É muito cedo para analisar o plantel.

A cada passo pelo hotel, goleiro tira fotos e distribui
autógrafos (Foto: Divulgação / Instagram Botafogo)
A maior esperança da torcida recai sobre os gringos contratados. Até o momento, três já foram anunciados: o meia boliviano Damián Lizio, o meia argentino Gervasio Núñez e o zagueiro também argentino Joel Carli. O trio ainda está no Rio de Janeiro resolvendo as pendências para tirar o visto de trabalho e só se juntará ao grupo na noite desta quinta-feira. Jefferson também evitou fazer análise sobre os estrangeiros, mas aprovou as contratações e brincou com Lizio.


- Fizemos poucos treinos com eles, não deu para avaliar muita coisa. São jogadores que vão agregar muito, diretoria está atenta ao mercado. Tomara que o Lizio seja liso dentro de campo (risos)" - brincou, arrancando gargalhadas dos jornalistas.


O Botafogo volta a treinar em tempo integral nesta quinta-feira no Hotel Fazendo China Park, às 9h e às 17h. O Alvinegro ficará concentrado no local até dia 22 de janeiro e tem amistoso marcado para o dia 23 contra a Desportiva Ferroviária, em Cariacica, também no Espírito Santo. A estreia do clube no Campeonato Carioca será no dia 30, contra o Bangu em Moça Bonita.


Fonte: GE/Por Thiago Lima/Rio de Janeiro

Bota anuncia pagamento de salários atrasados; Jobson diz que vai checar


Direção do Alvinegro publica nota em site oficial. Débito seria de R$ 400 mil. Sem dinheiro, jogador corria risco de não viajar para julgamento de caso de doping





Jobson responde a processo por doping
(Foto: Vitor Silva / SSPress)
Um dia depois de o advogado deJobson reclamar do não pagamento de salários atrasados ao seu cliente, o Botafogo anunciou a quitação do débito. A dívida, estimada em R$ 400 mil, de acordo com o Alvinegro, em comunicado publicado no site oficial, foi quitada nesta quarta-feira. O atacante, porém, não confirmou o recebimento do dinheiro. Consultado pela reportagem do GloboEsporte.com, afirmou ter necessidade de consultar uma de suas contas.


A nota oficial fez uma contextualização da situação financeira do clube. Só por causa dela que houve o atraso. Confira o texto:


Com relação às declarações do advogado do atleta Jobson, Bichara Neto, divulgadas por veículos de comunicação nesta quarta-feira (13/01), o Botafogo de Futebol e Regatas esclarece que:


1 - O Clube jamais se negou a efetuar o pagamento devido ao atleta Jobson;


2 - O Advogado Bichara Neto foi alertado ontem de que, por depender de pagamentos de terceiros, o Clube talvez não conseguisse efetuar o depósito dentro do prazo solicitado, mas que estavam sendo envidados todos os esforços para fazê-lo;


3 - Como prova desse compromisso, o Botafogo de Futebol e Regatas realizou na tarde desta quarta-feira (13/01) o pagamento de todos os débitos salariais devidos ao jogador e, desta forma, não consta mais nenhuma pendência;


O Botafogo de Futebol e Regatas deseja boa sorte ao atleta Jobson no seu julgamento na Corte Arbitral do Esporte (CAS) e nos futuros desafios.

Botafogo de Futebol e Regatas



Jobson não confirmou o pagamento. Até ficou espantado com a informação:


- Vou checar minha conta salário, pois a outra está bloqueada pela Receita Federal.


O contrato do atacante com o Botafogo se encerrou em junho do ano passado, dois meses depois de Jobson receber a pena de quatro anos de suspensão. Ele foi acusado pelo Al Ittihad da Arábia Saudita - clube que defendeu em 2014 - de se recusar a fazer exame antidoping. Posteriormente a Fifa deu validade mundial à pena que de início foi imposta pela Federação Saudita de Futebol.


Desde então o Botafogo ficou à frente do caso Jobson, tendo reuniões periódicas com seus advogados, com o próprio jogador e definindo a estratégia de defesa. Além disso, arcou com algumas custas do processo, abatendo parte de sua dívida com o atacante. O clube chegou a enviar à Fifa uma carta reiterando seu desejo de estabelecer um novo contrato com Jobson, como forma de reforçar a defesa junto ao tribunal. Mas agora a situação mudou.


Jobson viajaria na próxima terça-feira para a Suíça, ao lado de dois advogados que fariam sua defesa no CAS, e retornaria provavelmente no sábado, dia seguinte ao julgamento. Pessoas ligadas ao atleta se mostram apreensivas pelo fato de não haver recursos para a viagem. No julgamento estarão os chefes dos departamentos médico e disciplinar da Fifa, além de um advogado externo contratado pela entidade para tratar especificamente deste caso.


Fonte: GE/Por Jorge Sauma/Rio de Janeiro

Triste, Larrea lamenta desistência do Botafogo: "Já estava tudo resolvido"


Volante equatoriano de 29 anos vê sonho de jogar no Brasil ruir e diz: "Teria gostado". Representante ainda crê em reviravolta dentro de 24h e vê mercado aberto no país




Volante Pedro Larrea ainda não sabe por qual clube
vai jogar em 2016 (Foto: Twitter Rádio Botafogo Oficial)
As bases salariais já tinham sido acordadas. Os exames médicos já haviam sido feitos. As malas já estavam prontas desde dezembro. Mas o desfecho da novela envolvendo a contratação de Pedro Larrea foi com um encerramento melancólico para a torcida do Botafogo. Na última terça-feira, o clube mais uma vez não reconheceu os novos documentos emitidos pela Federação Equatoriana de Futebol, atestando que o jogador poderia assinar contrato com qualquer outra equipe, e desistiu do negócio. Final triste de um lado, final triste do outro. Em Guaiaquil, onde aguardava de malas prontas o "ok" e as passagens para viajar rumo ao Brasil após ter conseguido na Justiça sua rescisão na LDU de Loja, o volante de 29 anos e da seleção equatoriana também lamentou o decorrer dos fatos. Em breve contato com a reportagem do GloboEsporte.com, ele se mostrou desolado.


- Que pena, já estava tudo resolvido por aqui. Na verdade estou triste - admitiu o equatoriano, que concedeu entrevista coletiva na semana passada, quando chorou ao dar adeus à equipe que defendeu nos últimos quatro anos, e nunca escondeu seu desejo de jogar no Brasil - Eu teria gostado.


Por temer um impasse judicial, o Botafogo exigia uma declaração da federação equatoriana de futebol reconhecendo que Larrea estaria livre para negociar com qualquer clube. Na Justiça, o jogador conseguiu se desligar da LDU de Loja por conta de salários atrasados. A desistência do Alvinegro se deve ao fato de o atestado definitivo ter sido prometido só para o dia 19, o que faria o volante perder toda a pré-temporada do time, que está se preparando em Domingos Martins, cidade da região serrana do Espírito Santos e a 70 km da capital Vitória.


Sem rumo e livre no mercado - clubes interessados só terão que arcar com o salário dele -, Larrea admitiu que vai esperar surgirem novas propostas. Mas seus representantes no Brasil ainda não dão a negociação com o Botafogo por encerrada. Segundo eles, houve uma mobilização no Equador após souberem da desistência do Alvinegro, e a federação teria feito uma nova promessa de entregar o documento final do caso dentro de 24 horas. De posse deste arquivo definitivo, haverá uma última consulta ao clube de General Severiano.


Independentemente de acertar ou não com o Botafogo, Larrea ainda terá chances de jogar no Brasil, ou até mesmo um rival do clube no Rio de Janeiro - seus representantes alegam que já houve sondagens pelo atleta. De olho nos países sul-americanos, o Alvinegro já contratou três gringos: o boliviano Damián Lizio e os argentinos Gervasio Núñez e Joel Carli. Com o equatoriano fora do páreo, teoricamente abre uma vaga de estrangeiro, que poderia ser usada para buscar um reforço para o ataque, setor mais carente do time.


Por Thiago Lima/Domingos Martins, ES/GE