Páginas

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Jair vê Bota pronto para caldeirão, mas... "Preocupa interferência com arbitragem"


De volta a um estádio acanhado e com a torcida adversária no cangote, técnico teme pressão sobre juiz chileno no Parque Central, mas classifica Alvinegro como calejado para encarar outro caldeirão





Botafogo fez o primeiro e último treino no estádio do Nacional-URU (Foto: Divulgação / Botafogo)


O Botafogo realizou na tarde desta quarta-feira o treino de reconhecimento do Parque Central, local do jogo desta quinta contra o Nacional-URU, às 21h45 (de Brasília), pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. Com características de caldeirão, o estádio já está com quase toda sua capacidade vendida, mas não causa temor em Jair Ventura. Ao menos em relação ao time, que já encarou um clima parecido quando eliminou o Colo-Colo no Monumental de Santiago, no Chile, na Pré-Libertadores. Porém, o técnico, que não costuma falar muito de aritragem, mostrou receio que a atmosfera da torcida rival possa influenciar nas decões do juiz chileno Julio Bascuñán, escalado pela Conmebol para o duelo.


– A gente chama de verdadeiro caldeirão, com torcida muito próxima. Enfrentamos isso em alguns jogos e é bem difícil, até mesmo sem casa cheia sente pressão da torcida. Preocupa mais interferência com a arbitragem nessa atmosfera. Nossa equipe está acostumada a jogar, nos portamos muito bem jogando fora, com só duas derrotas em cinco jogos, sendo que em um já estávamos classificados (diante do Estudiantes).



Matheus Fernandes está liberado e pode voltar ao time nesta quinta (Foto: Divulgação / Botafogo)


O time novamente é um mistério. Jair não confirmou a escalação nem mesmo a volta de Matheus Fernandes à equipe titular, mas disse que o volante está totalmente à disposição após a lesão e sua escolha será técnica. A dúvida maior é em relação ao meio de campo, entre Camilo e Matheus Fernandes, com opção de adiantar João Paulo, mas o treinador não descarta jogar no 4-5-1.


Confira outros trechos da entrevista de Jair:
PESO DA AUSÊNCIA DE MONTILLO
Foi nosso maior investimento no ano, o Botafogo perde bastante. Mas a vida do treinador é assim. Tem que se reinventar, confio em quem continuou. Equipe mudou bastante desde o início da Libertadores. Ganhamos o Marcos (Vinícius) e Arnaldo.


CAMILO OU MATHEUS FERNANDES?
Diferença que ganha (com Matheus) um jogador com a passada mais larga, é um dos maiores em termos de roubada de bola. Camilo chega mais, é camisa 10. Características um pouco diferentes.


MATHEUS AGUENTA 90 MINUTOS?
Os 90 depende da intensidade do jogo, fica difícil cravar. Mas ele está totalmente liberado pelo departamento médico, pela fisiologia. O físico também, fez testes e estão bons. Se não iniciar não vai ser parte física, mas uma escolha técnica.


ATAQUE
Já jogamos com os dois (Pimpão e Roger), sem os dois. Já joguei com Montillo como falso 9. Ganha com Roger no jogo de pivô, cara que segura mais a bola, jogo de apoio. Mas quando joga sem ele, ganha mais mobilidade de contra-ataque. Pode acontecer das duas maneiras.


COBRA JOÃO PAULO PARA CHUTAR MAIS?
Não só chutar, pisar na área. Não posso ficar com meus médios, como o Bruno Silva, pisando mais na área do que meu camisa 10. Cobro dele, do Camilo, cobrava do Montillo. E o João finaliza muito bem, a gente faz trabalho específico e vê a qualidade. Está faltando confiança, acreditar mais. Tenho certeza que quando sair primeiro, sairá mais.


NACIONAL-URU
Equipe vivendo momento bom, tem um jogo interessante, que gosta de ficar com a bola, transição ofensiva boa. É tentar neutralizar para conseguir uma vitória.


DESFALQUE DE AGUIRRE
Pelo espetáculo é ruim, Aguirre vive bom momento, pode jogar mais recuado, chegando também. Baixa significativa, mas a gente sabe quem entra vai funcionar. 4-2-3-1 bem treinador. Mesmo sob pressão conseguem sair para jogo de apoio. Eles sempre terminam com finalização e cruzamento. Me preocupa bastante. Eles mesclam, vemos jovens com mais experientes.


CLIMA DE LIBERTADORES
Lutamos muito para chegar até aqui no ano passado, lutamos muito na Pré-Libertadores, na fase de grupos. Não vai ser agora que vamos vender barato. É ter o mesmo empenho, nossa equipe pode ter todas as dificuldades, mas entrega não pode deixar de ter.


INVASÃO DA TORCIDA A MONTEVIDÉU
A gente precisa da força dos nossos torcedores, somos responsáveis por todos aqui. E no mundo em que vivemos hoje, poder dar alegria para essas pessoas motiva a gente ainda mais.


RECADO PARA ALVINEGROS
Recado é aqui aqui estou representando o meu grupo. Temos um time muito competitivo, quem acompanha sabe que não vai faltar luta, entrega. A gente vai deixar o nosso máximo aqui para quem está acompanhando em casa.


Fonte: GE/Por Thiago Lima, Montevidéu, Uruguai

Botafogo prepara pacotão e se aproxima de Valencia, Luciano e Andrés Rios


Clube trabalha para encorpar o elenco e espera anunciar trio até o final da semana. Caso acertos sejam confirmados, reforços poderão reforçar o Alvinegro na sequência da Libertadores




O Botafogo intensificou a busca por reforços e está próximo de três nomes para o setor ofensivo. Léo Valencia, Luciano e Andres Rios. O clube espera fechar o pacotão até o fim da semana.


Os nomes fechariam o elenco para a temporada e, especialmente, para a disputa da Taça Libertadores. O Botafogo deixou três vagas abertas para serem preenchidas até 48 horas do jogo de volta contra o Nacional-URU, em agosto.



Léo Valencia chegaria para ocupar a vaga de Montillo (Foto: EFE)


Valencia

O chileno Valencia, de 26 anos, ficou conhecido dos brasileiros, no ano passado, ao marcar o gol que eliminou o Flamengo da Sul-Americana. O meia-atacante também interessa ao Vasco, mas as negociações são tratadas por outro empresário. Por isso, os dirigentes vascaínos ainda confiam em um acerto com o jogador.


Valencia chegou a ser emprestado para a Universidad de Chile na temporada passada, onde marcou cinco gols em 27 jogos. De volta ao Palestino, balançou a rede mais 15 vezes em 41 partidas, o que lhe rendeu convocação para a seleção chilena que disputou a Copa das Confederações.


Luciano



Luciano, Corinthians (Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians)

Luciano foi um dos primeiros alvos do Botafogo nesta janela. Após longa negociação, as conversas avançaram nesta semana. Emprestado na última temporada ao Leganés, o atacante não será reintegrado ao Corinthians e será emprestado pelo clube paulista.


Apesar de não ter sido titular, anotou quatro gols e deu duas assistências no Campeonato Espanhol. O gol mais importante saiu contra o Real Madrid, em derrota por 4 a 2. Caso confirmado, o centroavante, 24 anos, chega para disputar posição com Roger.


Andrés Rios

O argentino Andrés Rios 27, fecharia o pacotão alvinegro. Atacante de velocidade, ele atua pelos lados do campo. Revelado pelo River Plate, atualmente joga pelo Defensa y Justicia, da Argentina.


O atacante tem boas lembranças do Botafogo. Em 2007, quando ainda atuava pelo River Plate, fez um dos gols da vitória por 4 a 2, pela Copa Sulamericana. Falcão Garcia fez ou outros três. Para o Alvinegro, que foi eliminado, marcaram Dodô e Lucio Flavio.


Em maio deste ano, Andrés Rios ajudou o Defensa y Justicia a eliminar o São Paulo da mesma competição. O atacante foi titular no empate em 1 a 1, no Morumbi.



Andrés Rios contra a Chapecoense (Foto: EFE/Juan Ignacio roncoroni)


Fonte: GE/Por Felippe Costa, Marcelo Baltar e Thiago Lima, Rio de Janeiro

Festa até de madrugada: Botafogo tem recepção de gala da torcida no Uruguai


Cerca de 50 alvinegros espantam frio e sono para recepcionar os jogadores no hotel. Bruno Silva projeta bom resultado para agradecer apoio: "Estamos devendo para a torcida um grande jogo"




Os olhos avermelhados estampavam no semblante de Jair Ventura e dos jogadores do Botafogo o cansaço após um dia cheio e quase seis horas de viagem até o Uruguai. Mas nada que impedisse o sorriso de aparecer ao perceberam a recepção dos torcedores na porta do hotel em Montevidéu, mesmo no meio da madrugada. A delegação desembarcou pouco depois de 1h (de Brasília) com festa de um grupo de aproximadamente 50 torcedores, a maioria hospedada em outros lugares da cidade. Eles espantaram o sono e o frio de 13°C para apoiar o time, que nesta quinta-feira começa a decidir uma vaga nas quartas de final da Libertadores com o Nacional-URU.

Gritos de "olê, olá, a Taça Libertadores eu vou ganhar" e de "P... que pariu, é o melhor goleiro do Brasil, é Jefferson" dividiam momentos com o hino do clube. O goleiro foi um dos mais assediados com pedidos de fotos. Os alvinegros começaram a chegar em Montevidéu na segunda-feira, e nesta terça vários torcedores tomaram a cidade e circularam nas ruas com camisas e bandeiras do clube. Devido à demanda, o Nacional-URU liberou uma arquibancada inteira para a torcida do Botafogo.



Mesmo na reserva, Jefferson foi um dos mais assediados na chegada a Montevidéu (Foto: Thiago Lima)


Os jogadores descansam agora e fazem o primeiro e último treino na capital uruguaia na tarde desta quarta-feira, no Parque Central, local da partida de quinta, às 21h45 (de Brasília). Na porta do hotel, Bruno Silva falou com a imprensa e, inspirado no espírito da Libertadores, projetou um bom resultado diante do Nacional-URU para agradecer o apoio dos alvinegros e espantar a má fase.


– A gente aprendeu a jogar a Libertadores. Viemos de três derrotas seguidas, competições diferentes, mas é mudar a chave, voltar a jogar bem na Libertadores e recuperar o bom futebol. Acho que estamos devendo para a torcida um grande jogo, que a gente possa levar um resultado positivo lá para o Brasil. Competição difícil, grandes clubes, eliminamos vários campeões aí. A gente espera tirar mais um para o Botafogo seguir adiante.


O Botafogo viajou com três novidades na bagagem. Inscritos nas oitavas da Libertadores, Jefferson, Arnaldo e Marcos Vinícius estão relacionados. Por ora, no site da Conmebol, apenas Marcos Vinícius aparece na vaga de Sassá. No entanto, a diretoria alvinegra já enviou os outros dois nomes, e eles estarão normalmente à disposição de Jair Ventura na quinta-feira.


Confira a lista de relacionados:

Goleiros: Gatito e Jefferson
Zagueiros: Carli, Emerson Silva, Igor Rabello, Emerson Santos e Marcelo
Laterais: Arnaldo, Victor Luís e Gilson
Volantes: Lindoso, Bruno Silva, Matheus Fernandes, Dudu Cearense e João Paulo
Meias: Camilo
Atacantes: Roger, Pimpão e Guilherme


Fonte: GE/Por Thiago Lima, Montevidéu, Uruguai