Páginas

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Em Campinas, Marco Antônio não esconde ansiedade do Botafogo: "Estamos muito perto"



Meia relata euforia com vaga na Série A quase sacramentada, mas pede foco na reta final. Time pode ter acesso antecipado em caso de vitória sobre a Ponte Preta e outros resultados na rodada



O Botafogo vive a expectativa de quem está a pouco mais de 24h do que pode ser o jogo mais importante do ano. Na chegada a Campinas, onde o time enfrenta a Ponte Preta, o meia Marco Antônio não escondeu a "ansiedade boa" do clube para a partida que pode decretar o retorno à elite do futebol brasileiro.


- Quem não está? Estamos fazendo história por poder fazer parte dessa reconstrução. Estamos vivendo um bom momento e queremos voltar logo à elite. Quanto mais o tempo passa a gente fica mais eufórico, é uma ansiedade boa. Estamos muito perto, mas precisamos de foco, porque ainda não está matematicamente resolvido. Mas falta pouco - disse ao ge.



- A equipe está bem focada no objetivo, que é o acesso. Nosso grande foco é levar o Botafogo de volta à elite. O jogo é muito importante porque pode consolidar essa volta. A cabeça do pessoal está boa, estamos focados. Esperamos fazer um grande jogo - completou.





Meia marcou dois gols contra o Vasco — Foto: Thayuan Leiras/ge



Marco Antônio deve continuar no time titular na próxima quinta-feira, às 19h (de Brasília), no Moisés Lucarelli. Além de o meia ter sido um dos heróis da goleada sobre o Vasco ao marcar dos gols, o Bota segue com o desfalque de Chay, que continua em tratamento e não viajou com o grupo. O jogador está feliz com o bom momento.


- Meu intuito foi sempre ajudar o Botafogo. Sabia que a missão era difícil, porque a Série B prometia ser muito dura. Sou grato ao Botafogo por abrir as portas, me dar sequência. O clube me deu espaço, me deu confiança. Hoje eu vivo um bom momento e devo isso ao Botafogo, por isso tento sempre retribuir dentro de campo - analisou.



Botafogo pode garantir acesso contra Ponte Preta se Goiás e CRB não vencerem (https://ge.globo.com/video/botafogo-pode-garantir-acesso-contra-ponte-preta-se-goias-e-crb-nao-vencerem-10027479.ghtml)



Além de Chay, o capitão Joel Carli, suspenso, também está fora. As novidades entre os relacionados são o zagueiro Mezenga, o volante Barreto e o meia Felipe Ferreira.


A chegada da delegação alvinegra a Campinas foi tranquila. Os jogadores treinaram pela manhã no Nilton Santos e desembarcaram na cidade paulista na parte da tarde. Um torcedor que mora na região, Victor, foi o felizardo que conseguiu se aproximar dos atletas. Com ingresso comprado para o jogo, ele levou para casa uma camisa de presente do próprio Marco Antônio.


Veja mais fotos da chegada




— Foto: Thayuan Leiras/ge




— Foto: Thayuan Leiras/ge




Rafael Navarro com torcedor do Botafogo em Campinas — Foto: Thayuan Leiras/ge





— Foto: Thayuan Leiras/ge




— Foto: Thayuan Leiras/ge



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️


Fonte: GE/Por Julia Guimarães e Thayuan Leiras — Campinas, SP

Com espírito de grupo, Rafael agita vestiário do Botafogo e contribui com experiência



Contratado há dois meses, lateral-direito fez apenas três jogos, mas currículo pesado e amor pelo clube o credenciam para se tornar referência entre os companheiros



As 12 temporadas na Europa e a relação de amor com o Botafogo que vem desde o berço credenciam Rafael para ser uma das referências do elenco na temporada. Mesmo tendo feito apenas três jogos, nenhum como titular, o lateral-direito é peça importante nos bastidores e um dos símbolos do grupo na busca pelo acesso à Série A.


+ Oyama se emociona com prêmio: "Foi coisa de louco"



Anunciado há pouco mais de dois meses pelo Botafogo, pode-se dizer que Rafael contaminou o vestiário. No melhor dos sentido. A felicidade que ele exibe nas entrevistas e nas redes sociais por realizar o sonho de defender o clube do coração é a mesma que ele demonstra no dia a dia de trabalho.





Ainda fora de campo, Rafael tem impacto exaltado pelo clube — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Visto pela torcida como representante no vestiário, Rafael virou figura importante na relação com os botafoguenses, que se aproximaram mais do clube após a chegada do atleta. Com pouco tempo de casa, ele conseguiu se transformar também num vetor interno de motivação.


O humor contagiante já é uma característica própria da pessoa. Soma-se a isso a experiência na Liga dos Campeões e em ligas importantes do futebol europeu que contribui na troca com os colegas. Rafael participa ativamente da assimilação dos treinos junto ao grupo e, até mesmo pelo currículo diferenciado, ajuda na aplicação dos conceitos passados por Enderson Moreira.




Com apoio da família, Oyama supera lesões e vira destaque no Botafogo (https://ge.globo.com/video/com-apoio-da-familia-oyama-supera-lesoes-e-vira-destaque-no-botafogo-10024130.ghtml)



A paciência para esperar o momento de jogar é outro exemplo que Rafael dá aos companheiros. Depois de um período parado e a necessidade do recondicionamento físico, o lateral respeita a escalação dos colegas, dá força e se mostra bem resolvido com o banco de reservas nessa reta final de temporada.


Além da conduta positiva, o jogador é uma carta na manga da diretoria para atrair mais recursos na próxima temporada. Com a sequência maior de jogos que deve ter pela frente, a tendência é que a imagem do lateral seja explorada em campanha para arrecadação de receitas. O primeiro impacto foi aumento no número de sócios-torcedores desde a sua contratação.





Rafael conversa no treino com um dos jovens do elenco, Navarro — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Sobre o campo e bola, a avaliação da comissão é que ele cresce na adaptação ao futebol brasileiro, onde nunca jogou como profissional. Com o acesso encaminhado, a ideia é aproveitá-lo nesta reta final da Série B para que possa contribuir mais em 2022.


- O Rafael tem sido fundamental no vestiário. Ele é o nosso jogador com maior ênfase no mundo do futebol. Mas é de uma simplicidade e humildade. Ele está muito tranquilo. O que acontecer esse ano para ele já é muito positivo. E na próxima temporada ele vai conseguir iniciar a preparação, estar inteiro. A gente sabe que ele vai ajudar muito o Botafogo - disse Enderson em entrevista recente.


No último domingo, Rafael entrou no segundo tempo do clássico com o Vasco, que o Botafogo venceu por 4 a 0 em São Januário. Antes, ele havia jogado contra Sampaio Corrêa e Avaí, também saindo do banco de reservas. O lateral viaja com o grupo nesta quarta-feira para o jogo contra a Ponte Preta, às 19h de quinta-feira, em Campinas.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!



Fonte: Por Emanuelle Ribeiro e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Jogo do acesso ou do fico? Botafogo e Ponte Preta têm decisão por objetivos diferentes na Série B


Glorioso pode carimbar vaga à elite, enquanto Macaca tem chance de encaminhar permanência




Por volta das 21h de quinta-feira, um alvinegro poderá estar em festa no Estádio Moisés Lucarelli.


Seja a Ponte Preta pela permanência encaminhada na Série B do Brasileiro. Ou seja o Botafogo pela confirmação do acesso.


É o possível jogo do "fico" de um lado e da vaga à elite do outro. Cada um com seu objetivo e em um extremo da tabela, os times têm uma decisão pela frente a partir das 19h de quinta, pela rodada 35.





Ponte Preta comemora gol em cima do CRB na série B do Brasileiro — Foto: Álvaro Jr/ PontePress


Alívio paulista?


Depois de respirar um pouco mais aliviada na luta contra a degola ao bater o CRB por 1 a 0, também em casa, a Macaca espera evitar que a angústia se prolongue para as últimas rodadas.


No penúltimo compromisso diante da torcida na Série B - depois só volta para casa na rodada final, contra o Coritiba, a Ponte defende uma série invicta de quatro partidas (duas vitórias e dois empates).


Com quatro pontos de diferença para o Londrina, que abre a zona de rebaixamento, a Macaca pode abrir sete para o Z-4.


Ainda que o Tubarão perca para o CRB, na quarta-feira, e a Ponte faça a sua parte, não será possível eliminar qualquer risco de queda pela distância, já que faltarão nove pontos em disputa, mas o cenário já deixará o time em uma situação confortável.


- Temos dois confrontos diretos nas próximas três rodadas e sabemos que serão jogos muito difíceis, mas antes temos que pensar no Botafogo, que é uma equipe muito qualificada, tanto é que estão na liderança da Série B, mas temos que buscar manter o bom desempenho que apresentamos contra equipes que brigam lá em cima. Acredito que será um grande confronto, porque são duas equipes que gostam de sair para o jogo e vamos fazer de tudo para pontuar - projetou o lateral-direito Felipe Albuquerque.


Série A é logo ali!

Para o Botafogo, esse é o jogo do ano, mas por motivos diferentes. O lado carioca está mais do que tranquila na competição. É o líder, com sete pontos de vantagem dentro do G-4. A rodada ganha importância justamente porque pode coroar a grande campanha com o acesso antecipado.


Só que para isso a matemática não é das mais simples. Ao menos, a equipe entrará em campo sabendo se a festa será possível ou não.





Botafogo chega embalado após goleada sobre o rival Vasco — Foto: André Durão/ge


Isso porque o Bota precisa de tropeços de CRB e Goiás, que jogam nesta quarta-feira. Com esses resultados e a vitória fora de casa, a vaga na Série A estará garantida com três partidas de antecedência.



Por isso, os alvinegros devem levar o que têm de melhor para Campinas. Há expectativa pela volta do meia Chay, destaque da equipe que se recupera de lesão.


Embalado após golear o rival Vasco, o time quer voltar para casa para transformar a rodada seguinte, contra o Operário, em casa, na grande festa de retorno à Série A.



Fonte: Por Redação do ge — Campinas, SP