Páginas

domingo, 21 de abril de 2024

Artur Jorge valoriza goleada do Botafogo: "Importante para dar mais motivação e confiança"



Treinador concede entrevista coletiva após 5 a 1 em cima do Juventude



O técnico Artur Jorge concedeu entrevista coletiva após a goleada do Botafogo sobre o Juventude, pelo Campeonato Brasileiro, e valorizou o 5 a 1. Segundo o treinador, o placar vai servir para dar "motivação e confiança", principalmente antes do jogo da terceira rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores.






Botafogo x Juventude - Melhores Momentos


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


- A verdade é que nós ganhamos bem, tivemos muitos momentos no jogo com um bom comportamento. Sei que termos feito gols muito cedo tornou as coisas mais fáceis. Depois ficamos em vantagem numérica também. Mas acho que não foi só esse fato. Porque até lá tivemos uma entrada muito boa em campo. Muito satisfeito por aquilo que fizemos. Importante para dar mais motivação e confiança para todos os jogadores.


Apesar do resultado, Artur Jorge afirmou que a equipe ainda precisa evoluir. Com pouco tempo de trabalho, o treinador disse que a equipe ainda tem um longo caminho a percorrer.





Artur Jorge, técnico do Botafogo — Foto: Giba Perez


- Faltam algumas coisas. Nós podermos consolidar o processo, a atitude comportamental. Tem muito a ver com o jogo posicional que estamos pedindo. Funções mais específicas nas posições. Temos ainda um caminho longo para percorrer. Que possa ser percorrido dessa forma, ganhando, com essa atitude.


O Botafogo volta a campo nesta quarta-feira para encarar o Universitario, pela terceira rodada da Conmebol Libertadores. Pelo Brasileirão, o próximo adversário será o rival Flamengo, em clássico no domingo.


Confira outras respostas do treinador.




Artur Jorge, Botafogo — Foto: André Durão



O quanto você já conhece o elenco?

- Conheço muitíssimo bem. Ainda antes de viajar para o Brasil, tive o cuidado de me preparar para esse desafio, e era exatamente conhecer o que estaria à minha disposição. Naturalmente, naquilo que são as relações diárias, aprofundamos. Sobre qualidades individuais e coletivas, já tinha uma ideia muito clara. Acrescentei depois a qualidade humana, virtudes em termos da vida social também.


Estágio da equipe

- Muito pouco ainda. Precisamos de muito mais. Não vou perder o equilíbrio com uma vitória expressiva. Meus jogadores tiveram uma atitude muito boa. Fizeram com que fosse possível, com que o resultado tivesse essa diferença. Temos muito trabalho pela frente. Continuamos com a questão que temos pouco tempo para trabalhar entre os jogos. Vamos usar todas as ferramentas para conseguir fazer chegar a ideia aos atletas. O que queremos em termos de atitude, comportamento e ambição. Hoje tivemos um pouco de tudo isso e teve também eficácia para fazer os cinco gols. Temos ainda um trabalho longo e desgastante. Queremos fazer melhor porque seguramente essa é nossa meta.





Júnior Santos - Botafogo x Juventude — Foto: André Durão


Estado do Pablo

- Vamos ver se é lesão mesmo. O Pablo é um jogador de quem gosto muito, procuramos dar tempo de jogo, já que vinha de uma lesão. Tinha treinado conosco há alguns dias e apresentava um bom estado. Vamos ver se a lesão se confirma, gravidade, vamos ter que esperar exames complementares. Fiquei chateado por ele, acima de tudo, por ter trabalhado para fazer parte das opções.


Tem se surpreendido com o time?

- É importante que eu possa trazer uma ideia, mas também que eu perceba se de fato tenho no elenco atletas capazes de desempenhar aquilo que possa ser a minha ideia. A verdade é que temos encontrado aqui um equilíbrio, para que seja possível que a equipe possa jogar mais próxima daquilo que gosto, daquilo que queremos que possa ser. Tenho dito também, e não é em cima de uma vitória que vou mudar, que temos condições para fazer melhor, porque temos jogadores de grande qualidade individual. Jogadores que temos procurado atribuir missões, que possam fazer coisas bem feitas dentro daquilo que é uma ideia de jogo que nós temos.


- Mas isso requer tempo, precisamos de treino, de alguma paciência, para que tenhamos uma equipe com capacidade de ser mais mandante no jogo. Que possa controlar momentos ofensivos, que seja muito sólida defensivamente. Que tenha uma grande disponibilidade de todos os elementos para desempenhar aquele que é o jogo ofensivo e defensivo da equipe. Bem encaminhado em cima do que temos feito, e o resultado de hoje também expõe exatamente isso. Mas claramente temos que saber que há trabalho ainda a fazer, para estarmos mais próximos daquilo em que acreditamos.





Artur Jorge, Botafogo — Foto: André Durão



Equilíbrio do elenco

- A verdade é que temos algumas posições mais bem preenchidas do que outras, é um fato. Mas temos, e precisamos ter, um equilíbrio para que possamos fazer alterações sem perder qualidade. Foi isso que nós falamos também, (...) de que forma nós poderíamos encontrar um equilíbrio para termos um elenco capaz de ter consistência em termos de exibição e de buscar o resultado. Para isso, precisamos ter exatamente isso: jogadores com muita qualidade, que possam jogar hoje, não jogar na próxima quarta-feira. Isso sim é a parte importante: não perdermos capacidade enquanto equipe. Temos que ter, acima de tudo, jogadores com qualidade e disponibilidade. Felizmente, acredito que temos aqui, assim como todo seu potencial.


Oportunidades aos jogadores

- Trabalho, é empenho. Nós servimos o Botafogo. Eu como técnico. Eles, como jogadores. Treinem muito e quem trabalhar vai ter a oportunidade. E depois precisam estar preparados. Não é alerta para ninguém, todos sabem disso. Quando assim é fica fácil para trabalhar com qualquer um. É importante que haja essa consciência para os atletas.


Desempenho do Bastos contra o Juventude

- Fez de fato um grande jogo, já tinha feito dupla de zaga no jogo anterior, em que não sofremos gols. (Hoje) sofremos gol de bola parada, ficamos chateados por isso. Cada gol sofrido tem que nos custar e causar abalo. Mas ele fez um bom jogo. Para mim, o importante é o coletivo, aquilo que fazemos enquanto equipe. Todos os jogadores estão desempenhando suas funções individuais para se valorizarem internamente, mas acima de tudo para ajudar o Botafogo, para que o coletivo sobressaia. Hoje, quem ganhou foi o Botafogo e não alguém individualmente.


Ansioso para estrear na Libertadores no Nilton Santos?

- Mais do que diferença (para a Liga dos Campeões), é a satisfação de poder competir nas duas principais provas mundiais em termos de clubes, e fazer isso no mesmo ano. Para mim, enquanto técnico, é tremendo. Uma gratidão pela oportunidade. A verdade é que com o jogo começando e os adversários fazem com que tudo isso se dilua. A vontade é de competir, ser competitivo, ganhar. A minha vontade para o próximo jogo na Libertadores aqui é exatamente essa. Não digo que esteja ansioso por isso, porque aquilo que foi ansiedade foi no primeiro jogo aqui. Estar diante de nossa torcida. Temos um jogo difícil na quarta-feira, é verdade, decisão para nós também. Vamos procurar, como sempre, poder jogar para ganhar.

Atuações do Botafogo: Danilo Barbosa é destaque em grande atuação alvinegra; dê suas notas



Veja quem foi bem e quem foi mal na vitória sobre o Juventude




Ranking de Atuação




Ordenar por:



Gatito Fernández - GOL

nota ge 5.0
público 7.4

Foi um mero espectador da partida. A equipe gaúcha finalizou apenas quatro vezes na partida, nenhuma delas na direção do gol.



Mateo Ponte - LAT

nota ge 5.5
público 6.8

Perdeu uma boa oportunidade de gol logo no segundo minuto de partida, mas teve boa participação ofensiva, ajudando na construção e chegando no fundo. Saiu no intervalo.



Damián Suárez - LAT

nota ge 6.0
público 7.1

Entrou bem no jogo e participou da construção do terceiro gol, marcado por Danilo Barbosa.



Lucas Halter - ZAG

nota ge 6.0
público 6.9

Foi seguro nas coberturas e nas antecipações. Partida mais estável desde que chegou ao clube.



Bastos - ZAG

nota ge 7.0
público 8.5

Grande atuação do zagueiro angolano. Aos poucos, vai mostrando o que fez dele ser titular muito tempo na Itália. Certeiro em todas as coberturas e antecipações. Parece ter ganhado a vaga de titular.



Pablo - ZAG

nota ge 5.0
público 6.4

Estreou com a camisa alvinegra com o time já em vantagem e o adversário com um a menos. Foi bem até sair lesionado.



Hugo - LAT

nota ge 6.5
público 7.2

Correu muito, participou demais da partida e ainda cavou um cartão vermelho. Boa demonstração em meio a chegada de concorrência.



Marlon Freitas - MEI

nota ge 7.0
público 8.4

Qualificou a construção de trás no meio-campo e soube alternar bem as subidas com Danilo Barbosa. Ótima atuação do camisa 17.



Danilo Barbosa - MEI

nota ge 8.5
público 9.5

O melhor em campo. Além de participar de três gols, marcando um deles, dominou as ações no meio, pressionou bem a saída e ajudou o time a controlar a partida.


10º
Jeffinho - ATA

nota ge 4.0
público 4.4

Foi quem destoou do time. Errou na tomada de decisão, na execução e poderia perfeitamente ter sido expulso ainda no primeiro tempo. Foi substituído no intervalo por Diego Hernandez.


11º
Diego Hernández - MEI

nota ge 6.0
público 6.5

Entrou no intervalo e ajudou na construção de jogadas pelo lado direito. Deu assistência para o gol de Jacob Montes.


12º
Savarino - ATA

nota ge 7.0
público 8.0

Boa partida do venezuelano. Além do golaço de falta, atuou bem no setor em que se sente mais confortável, a ponta-direita.


13º
Júnior Santos - ATA

nota ge 7.5
público 8.4

Mais uma grande atuação do camisa 11. Atacou a última linha o tempo inteiro com velocidade, afundando e castigando a marcação dos gaúchos. Deu um drible de cinema antes de dar assistência para o terceiro gol.


14º
Jacob Montes - MEI

nota ge 6.5
público 7.1

Aproveitou os minutos que esteve em campo e fez um bonito gol em chute cruzado


15º
Tiquinho Soares - ATA

nota ge 7.5
público 8.5

Participativo durante toda a fase ofensiva. Prendeu a bola, criou, finalizou e deixou o dele de pênalti. Tecnicamente é um centroavante muito acima da média.


16º
Eduardo - MEI

nota ge 5.5
público 7.2

Entrou de falso 9 e por centímetros teve uma assistência anulada no que seria gol de Danilo Barbosa. Parece que fará mais essa função agora que Matheus Nascimento machucou.


17º
Artur Jorge - TEC

nota ge 7.5
público 8.5

Artur Jorge vai implantando as ideias de jogo aos poucos e o time começa a ter a cara de intensidade e dominância que o português prometeu assim que chegou.



+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Lesão de Matheus Nascimento escancara lacuna no elenco do Botafogo; veja as opções



Glorioso passa a não ter uma segunda opção para a referência de ataque




O Botafogo vive uma incerteza na reposição ao centroavante Tiquinho Soares. Isso porque o único reserva imediato dele, o jovem Matheus Nascimento, sofreu uma lesão muscular grave e será desfalque por quatro meses.





Giba Perez aponta erros de montagem de elenco do Botafogo (https://ge.globo.com/podcasts/video/giba-perez-aponta-erros-de-montagem-de-elenco-do-botafogo-12532604.ghtml)


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Matheus era a terceira opção no setor até a última semana, quando o clube negociou Janderson para o Vitória. A venda, somada à nova baixa, deixam o elenco sem uma peça de reposição ao camisa 9.


A janela de transferências nacional e internacional está fechada até o começo de julho. Sendo assim, o elenco atual é o que o Glorioso terá à disposição até o fim da fase de grupos da Libertadores e do primeiro turno do Brasileirão. Aí chegará Igor Jesus, que assinou pré-contrato no começo do ano.


Se precisar tirar Tiquinho de um jogo, poupar ou ficar sem o titular por alguma circunstância, qual seria a opção de Artur Jorge? O ge reuniu algumas alternativas internas do português:


Júnior Santos

Junior vem sendo usado como referência de ataque circunstancialmente quando o time tem vantagem ou Tiquinho cansa. Apesar de também jogar desta forma, não é o que faz de melhor.




Junior Santos comemora gol do Botafogo contra o Bragantino — Foto: Miguel Schincariol / AFP


As grandes atuações do atacante nessa temporada foram jogando mais aberto, como um ponta pela direita. Ele é o artilheiro da equipe no ano com 13 gols.


Eduardo

Eduardo está recuperado de lesão no tornozelo e relacionado para a partida deste domingo contra o Juventude. Ele poderia ser usado como uma espécie de falso 9, algo que já fez em 2023.


No 4-2-4 de Artur Jorge, um jogador de referência de ataque com características de armador pode otimizar tanto o segundo atacante, quanto os dois pontas que jogam como meias abertos.




Eduardo comemora gol em Botafogo x Vasco — Foto: André Durão / ge


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Velocidade, vigor físico e lesões: conheça Cuiabano, novo lateral do Botafogo



Vargas

O Botafogo vem investindo nas divisões de base desde que a SAF foi adquirida por John Textor. O projeto do americano passa por desenvolver jovens jogadores no clube. Nesta temporada, foi feita uma integração das promessas com os profissionais durante o Carioca.




Lucas Vargas comemora gol pelo Botafogo — Foto: Henrique Lima/Botafogo


Graças a isso, algumas joias receberam oportunidades no time como Yarlen e Kauê, por exemplo, dois dos principais destaques promissores do Glorioso no torneio.


Nessa linha, o centroavante Lucas Vargas é um que pode receber oportunidades neste momento de necessidade. Ele é o titular do time sub-20 e vem decidindo partidas no Brasileirão da categoria. Contra o São Paulo, em Cotia, foi responsável por um gol e uma assistência.


+ Leia mais notícias do Botafogo


Kayke

Joia de 2024 do ge, o centroavante ainda vive o primeiro ano de sub-20. É tratado como uma grande promessa internamente e tem números expressivos nas categorias que disputou na base.




Kayke comemora o gol de pênalti que deu vantagem ao Botafogo — Foto: Henrique Lima/Botafogo


Foram 27 gols em 32 jogos ao longo de 2023, ainda no sub-17. Nesta temporada vem oscilando, natural para um jogador que acabou de subir, mas pode ser utilizado no profissional em caso de necessidade.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Giba Perez — Rio de Janeiro

Botafogo x Juventude: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e outras informações da partida pela terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro; Premiere transmite ao vivo



O Botafogo recebe o Juventude pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. A bola rola às 18h30 no Estádio Nilton Santos. O sportv e o Premiere transmitem o jogo ao vivo para todo o Brasil. O ge acompanha os principais lances da partida em Tempo Real e com vídeos exclusivos (clique aqui para seguir).





Botafogo x Juventude: saiba tudo sobre o jogo da 3ª rodada do Brasileirão Série A 2024 (https://ge.globo.com/video/botafogo-x-juventude-saiba-tudo-sobre-o-jogo-da-3a-rodada-do-brasileirao-serie-a-2024-12533260.ghtml)


Veja também:

+ Tabela da Série A do Campeonato Brasileiro


Onde assistir

Tempo real: ge acompanha lance a lance com vídeos exclusivos (clique aqui para seguir).
Transmissão: Premiere e Sportv (para todo o Brasil).


Depois de vencer a primeira sob o comando de Artur Jorge, o Botafogo tenta embalar mais uma vitória em meio à sequência de partidas sem sair do Rio de Janeiro. O próximo jogo fora de casa é apenas no dia 12 de maio.




+ ✅ Clique aqui e siga o canal da torcida do Botafogo no WhatsApp!



O Juventude chega animado pelo bom começo de Brasileiro, com quatro pontos nas duas primeiras rodadas. No último compromisso, o time gaúcho bateu o Corinthians por 2 a 0 no Alfredo Jaconi e igualou seu melhor início de Série A em 19 anos.


Escalações prováveis

Botafogo - técnico: Artur Jorge

Artur Jorge terá o retorno do lateral Damián Suárez e do meia Eduardo entre os relacionados. Alguns jogadores mais desgastados pela sequência de partidas podem dar lugar a companheiros que não vêm tendo minutos.


Time provável: Gatito Fernández, Damián Suárez, Lucas Halter, Bastos (Barboza) e Hugo; Gregore, Marlon Freitas, Luiz Henrique (Savarino) e Jeffinho; Júnior Santos e Tiquinho.




Quem está fora: o laterais Rafael e Marçal, e o atacante Matheus Nascimento (DM).
Pendurado: ninguém.



Juventude - técnico: Roger Machado

Roger tem dois desfalques importantes. O zagueiro Zé Marcos está fora com lesão muscular, enquanto Jadson cumpre suspensão pela expulsão contra o Corinthians. Rodrigo Sam retorna na zaga, enquanto no meio Mandaca e Thiaguinho disputam a posição.



Time provável: Gabriel; João Lucas, Danilo Boza, Rodrigo Sam e Gabriel Inocêncio; Caíque, Mandaca (Thiaguinho), Jean Carlos e Nenê; Lucas Barbosa e Erick Farias.



Quem está fora: Jadson (suspenso), Zé Marcos, Gilberto, Alan Ruschel e Edson Carioca (lesionados).
Pendurado: Caíque.



Arbitragem

Árbitro: Arthur Gomes Rabelo (ES)
Assistente 1: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO)
Assistente 2: Eduardo Gonçalves da Cruz (MG)
4º Árbitro: Paulo Henrique Schleich (MS)
VAR: Daiane Muniz (Fifa-SP)
AVAR: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa-GO)


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro