Páginas

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Botafogo tem semana decisiva por renovações de Chay e Rafael Navarro


Negociação com jogador vindo da Portuguesa é considerada mais encaminhada do que a do centroavante; reuniões nesta semana devem selar definição sobre futuro dos dois






Melhores Momentos: Botafogo 1 X 0 Brasil de Pelotas pela 18ª rodada Série B do Brasileirão



A terceira semana de agosto deve ser decisiva para o futuro do Botafogo. Estão previstas reuniões entre o clube e os representantes de Chay e Rafael Navarro para discutir renovação de contrato dos dois jogadores. O primeiro ainda está emprestado pela Portuguesa-RJ após um estadual de destaque, já o centroavante tem metade dos direitos pertencentes ao Botafogo, mas contrato só até o fim da atual temporada.


A situação é mais simples para definição de Chay. A tendência é que o Botafogo acerte nesta semana a compra de 50% do jogador. O que falta é que as partes entrem em um acordo sobre salários e outros valores que o atleta e o empresário têm direito. Como disse Jorge Braga em live na última quinta-feira, aniversário do Botafogo, a boa fase de Chay valorizou o atleta e exige do clube um sacrifício maior.


>>> Botafogo tem dois pênaltis não marcados, e diretor protesta: "Erros recorrentes" <<<




Botafogo deve definir futuro de Chay e Rafael Navarro nesta semana — Foto: Vitor Silva/Botafogo



>>> Enderson Moreira exalta a liderança de Joel Carli: "É uma grande referência no clube" <<<


As conversas do Botafogo com Rafael Navarro estão um pouco mais imprevisíveis. A diretoria considera que as partes vão conseguir se entender, mas a confiança é menor do que na compra de Chay. O jovem atacante é o principal garçom da Série B e tem chamado a atenção de clubes do Brasil e do exterior.


Com contrato até o dia 31 de dezembro de 2021, Navarro ainda não definiu o futuro. Como falta menos de seis meses para o fim do vínculo, ele já poderia assinar pré-contrato e deixar o Botafogo de graça ao fim da temporada. A demora em renovar com o atleta deixou o clube em posição mais frágil na negociação, mas o diálogo segue aberto entre as partes. Nas conversas, Navarro garante que não quer sair pela porta dos fundos.


>>> Atuações do Botafogo: seguro na defesa e decisivo no ataque, Carli é o cara da vitória <<<




A Voz da Torcida - Pedro Dep: "Mais três pontos na conta!" (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/a-voz-da-torcida-pedro-dep-mais-tres-pontos-na-conta-9771331.ghtml)


>>> Carli festeja gol em retorno ao time titular do Botafogo: "Estamos na briga" <<<


Juntos, com gols ou assistências, Chay e Rafael Navarro foram responsáveis por 15 dos 24 gols marcados pelo Botafogo nesta Série B, às vezes um com passe do outro. O camisa 14 que veio da Portuguesa já marcou sete vezes e deu duas assistências. Já o centroavante deixou o dele em quatro oportunidades e serviu os companheiros seis vezes.



Provavelmente com os dois no time titular, o Botafogo volta a campo na próxima quarta-feira, quando encara o Guarani fora de casa pela 19ª rodada da Série B e fecha o primeiro turno. A partida será às 19h (de Brasília), no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. Em oitavo e a dois pontos do G-4, o Bota precisa vencer para passar a equipe paulista, que está uma posição acima e com um ponto a mais.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: GE/Por Davi Barros, Emanuelle Ribeiro e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Análise: melhor sequência do momento faz Botafogo encostar nos líderes da Série B


Só o time carioca conseguiu cinco vitórias nos últimos seis jogos. Contra o Brasil-RS, placar magro foi mentiroso, mas simbolizou um jogo dificultado pelo adversário e também pela arbitragem






Botafogo x Brasil-RS - Melhores Momentos do 1º Tempo



Ao menos nos resultados, nenhum outro clube vive momento melhor do que o Botafogo na Série B. São cinco vitórias e uma derrota nas últimas seis rodadas. 15 pontos conquistados de 18 possíveis. Números que colocam o time na briga pelo acesso, a apenas dois pontos do G-4.


Foram quatro vitórias consecutivas, seguida de uma derrota fora de casa para o Operário, na última quinta-feira. A reação veio rápido, nesse domingo, com o 1 a 0 sobre o lanterna Brasil de Pelotas. Nenhum outro clube tem o mesmo aproveitamento nas últimas rodadas. O líder Coritiba, por exemplo, teve duas derrotas e dois empates. O segundo colocado, o CRB, empatou metade dos jogos.


+ Bota tem dois pênaltis não marcados, e dirigente protesta





Carli comemora o único gol do jogo — Foto: André Durão



A sequência positiva coincide com a chegada do novo treinador, Enderson Moreira, e do encaixe de um time titular que se encontrou em volta de Chay, que saiu dos lados do ataque e passou a jogar com mais liberdade, a partir do meio de campo. A única derrota, aliás, aconteceu quando o camisa 14 precisou ser poupado por desgaste muscular. Ele é o artilheiro do time na competição, com sete gols.


+ Enderson comemora gol de Carli: "Referência"



Jogo duro, placar mentiroso

O meia-atacante até foi importante na vitória, mas não esteve entre os principais destaques da vitória alvinegra. Em jogo muito marcado pela pressão agressiva do Brasil, o Botafogo teve dificuldades para criar, principalmente no primeiro tempo. Situação que se inverteu na etapa final, com a vantagem no placar.


O momento de inspiração facilitou o que estava sendo um jogo muito difícil para o Botafogo. O Brasil apostou em uma marcação muito agressiva e tirava quase todos os espaços. O time da casa estava desconfortável e jogava longe da meta adversária. Até o gol, as chegadas não levavam perigo, a maioria em bolas paradas. Tanto que o primeiro tempo terminou empatado em finalizações, com poucas para os dois lados: 5 a 5.


- A equipe do Brasil é uma equipe que não deixa o adversário jogar. Mas acho que a gente criou situações para poder ter mais tranquilidade no placar. (...) Isso foi falado no vestiário com os atletas, a gente ter aproveitado um pouquinho melhor naquele momento de definição. Porque foram situações que às vezes nem chegamos a finalizar, mas eram situações em que faríamos o gol em um acerto desse último passe - explicou o técnico Enderson Moreira.


O Botafogo tentou jogar principalmente pelos lados, mas não conseguia dar sequência. Marco Antônio e Diego Gonçalves apareceram muito pouco no primeiro tempo. Coube a Oyama ter a visão de jogo para quebrar as linhas adversárias. Foi ele quem começou a jogada do gol, com um passe vertical que achou Pedro Castro sozinho na entrada da área. A bola ainda passou por Navarro antes de chegar na boa para Carli abrir o placar.





A Voz da Torcida - Pedro Dep: "Mais três pontos na conta!" (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/a-voz-da-torcida-pedro-dep-mais-tres-pontos-na-conta-9771331.ghtml)


Foi a partir do gol que o jogo mudou. O Brasil teve que deixar de lado o foco na marcação para correr atrás do placar. Não só ameaçou pouco na frente, com apenas duas finalizações, como deixou espaços que o Botafogo não aproveitou por questões de detalhes. Seja no erro da arbitragem, que não marcou dois pênaltis e deixou de expulsar um jogador adversário, seja no erro dos jogadores na hora de escolher a decisão certa.



Com o cenário do segundo tempo, o placar magro não refletiu o que foi o jogo, apesar de simbolizar a partida difícil que o Botafogo teve que superar.


Feito o dever de casa, o time terá o último jogo do primeiro turno longe do Rio. Vai a São Paulo para encarar o Guarani, em briga direta entre postulantes ao acesso, separados na tabela por um ponto. O jogo da 19ª rodada da Série B está marcado para as 19h (de Brasília) da próxima quarta-feira, em Campinas.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: GE/Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro