Páginas

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Botafogo quebra próprio recorde de rodadas consecutivas na liderança do Brasileirão



Clube tem melhor sequência no topo da tabela na era dos pontos corridos




O Botafogo é mais líder do que nunca. Com a vitória diante do Cuiabá, o Alvinegro quebrou o recorde do clube de rodadas consecutivas na liderança do Brasileirão na era dos pontos corridos. Além de terminar a 11ª rodada na ponta, o time de Luís Castro também será líder ao fim da próxima rodada - quando enfrenta o vice-líder Palmeiras -, já que tem uma vantagem de cinco pontos.









Cuiabá 0 x 1 Botafogo - Melhores momentos - 11ª rodada do Brasileirão 2023 


+ Luís Castro adota pés no chão com liderança do Botafogo: "Criamos ansiedade se pensarmos no amanhã"

+ Atuações do Botafogo: Perri, Segovia e Tiquinho são os melhores em vitória contra o Cuiabá



Serão dez rodadas ao todo (da 3ª à 12ª) - no mínimo. Com isso, o time já supera a campanha de 2007, quando ficou nove rodadas seguidas no topo da tabela (da 9ª à 16ª rodada).


O Botafogo virou líder do Brasileirão na 3ª rodada após vencer o Flamengo por 3 a 2, no Maracanã. Desde então, o time não saiu mais do topo.


Com cinco pontos de vantagem, a equipe de Luís Castro será líder ao final da 12ª rodada independentemente do resultado contra o Palmeiras, no próximo domingo, em jogo direto pelo topo no Allianz Parque.




Cuiabá x Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


- Estou muito feliz pela marca dos 20 gols, mas é sempre exaltar a vitória do nosso grupo. Estamos de parabéns, jogamos contra uma grande equipe. Foi um dos jogos mais difíceis que a gente pegou. Estou feliz com o momento do Botafogo. Nosso adversário tropeçou mas não quer dizer nada, estamos falando de um clube multi campeão (Palmeiras), o campeonato é muito longo, são muitos jogos. Vamos passo a passo, o que importa são os três pontos - afirmou Tiquinho, adotando pés no chão.


Em 2023, em 11 rodadas, o Botafogo soma 27 pontos (nove vitórias e duas derrotas). Em 2007, a equipe foi líder até a 16ª rodada, mas perdeu força na segunda metade do campeonato após a punição de Dodô, referência daquele time, por Doping. Na ocasião, o Alvinegro terminou a competição na 9ª colocação.




"Vitória de um Botafogo que vai brigar pelo título", diz Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/vitoria-de-um-botafogo-que-vai-brigar-pelo-titulo-diz-pedro-dep-a-voz-da-torcida-11723538.ghtml)


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Espião Estatístico e Gabriela Cirne — Rio de Janeiro

Luís Castro adota pés no chão com liderança do Botafogo: "Criamos ansiedade se pensarmos no amanhã"



Alvinegro tem cinco pontos a mais do que o Palmeiras. Antes do jogo, perguntado sobre interesse árabe, técnico disse: "Meu futuro é agora"



O Botafogo venceu mais uma no Campeonato Brasileiro e abriu importante vantagem para o segundo colocado na tabela - cinco pontos a mais do que o Palmeiras. Na noite desta quinta-feira, a equipe superou o Cuiabá por 1 a 0, gol marcado por Tiquinho Soares. O técnico Luís Castro adotou pés no chão em busca do título.








Cuiabá 0 x 1 Botafogo - Melhores momentos - 11ª rodada do Brasileirão 2023 


- O jogo de hoje foi muito importante porque vivemos cada jogo como se fosse o último de nossas vidas. Pensamos no hoje, o que podemos fazer é no hoje. Nós criamos ansiedade se pensarmos no amanhã - afirmou o comandante português.


Leia mais:

+ Tiquinho não se ilude com vantagem do Botafogo na liderança do Brasileirão: "Campeonato é longo"


A entrevista teve apenas cinco perguntas, e o técnico não foi questionado sobre o interesse do Al-Nassr. Antes do jogo, o comandante, ao ser perguntado sobre o tema, evitou dar detalhes do assunto:


- Pelo amor de Deus, eu só penso no jogo, não penso em mais nada. A única que me interessa nesse momento é a equipe estar em campo bem, determinada, com a ambição que é a característica dela. Buscar os três pontos do primeiro ao último segundo, sabendo que vamos enfrentar um Cuiabá que quer exatamente o mesmo que nós. O meu futuro é agora, eu vivo o meu dia a dia. Meu futuro é o jogo contra o Cuiabá.




Luís Castro em Cuiabá x Botafogo — Foto: Vítor Silva / Botafogo



O Botafogo sofreu pressão durante os 90 minutos e conseguiu a vitória com gol marcado de pênalti pelo artilheiro Tiquinho Soares, no segundo tempo. O técnico valorizou o momento, mas diz não ter ansiedade pelo título.


- É uma boa relação, eu levo cada jogo como o último de nossas vidas. Tudo isso que é ansiedade não é algo que nos preocupa - disse o técnico.



Luís Castro evita falar sobre possível saída do Botafogo: "Meu futuro é agora" (https://ge.globo.com/futebol/video/luis-castro-evita-falar-sobre-possivel-saida-do-botafogo-meu-futuro-e-agora-11723000.ghtml)




Outras respostas de Luís Castro


O jeito do Botafogo jogar


- O que tenho ouvido ao longo da temporada é que o Botafogo se adapta e tenta impor o seu jogo. A cara do Botafogo no jogo passado foi diferente do jogo de hoje e a do próximo vai ser diferente da de hoje. Uma equipe que está sendo construída pode passar por isso. A estratégia do último jogo não tinha nada a ver com hoje. O Botafogo se ajusta em função ao que é o adversário. Uns dias tem uma cara, outros tem outra.



Sobre necessidade de reforços


- Estou muito focado nos meus jogadores e envolvido nos meus jogadores, meu trabalho não é no que eu podia ter ou não ter. Meu trabalho não é no "se", é no que tenho. Sou muito feliz com eles.


Análise do Cuiabá


- Converso com todos os treinadores e colegas de profissão antes dos jogos, claro que alguns mais, os que eu conheço há mais tempo. Me relaciono com todos os treinadores que estão no Brasileirão. Sobre o Cuiabá, eu acho que os torcedores devem estar relaxados, é uma equipe com muitos bons jogadores, desenvolve um estilo de jogo muito forte, lança bem os laterais, tem bem o Raniele, que conseguimos controlar bem na segunda parte, são dois lados diferentes a trabalhar. Tem todas as condições para fazer um grande campeonato.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Atuações do Botafogo: Perri, Segovia e Tiquinho são os melhores em vitória contra o Cuiabá



Veja quem foi bem e quem foi mal no triunfo na Arena Pantanal




Lucas Perri [GOL]: um dos responsáveis pelo resultado. Foi muito acionado e fez importantes defesas em todo o jogo. Nota: 7,5.


Rafael [LAD]: teve atuação segura na defesa diante das investidas do Cuiabá pelos lados do campo. Não contribuiu muito no ataque por dificuldades para se apresentar no terço final, mas não chegou a comprometer. Nota: 6,0.












Cuiabá 0 x 1 Botafogo - Melhores momentos - 11ª rodada do Brasileirão 2023 



Adryelson [ZAG]: teve trabalho para segurar o poderio ofensivo do Cuiabá no primeiro tempo e foi bem. Bem no alto e nas disputas pelo chão. Nota: 6,5.


Cuesta [ZAG]: bem nas antecipações e duelos físicos contra Isidro Pitta. Importante para segurar a pressão do Cuiabá no começo e fim do jogo. Nota: 6,5.



Leia mais sobre o Botafogo:

+ John Textor confia em permanência de Luís Castro no Botafogo


Hugo [LAE]: jogo ruim. Sofreu com bolas nas costas em praticamente todo o jogo e foi o pior jogador da defesa. Nota: 4,5.


Danilo Barbosa [VOL]: nem marcou e nem ajudou na criação. Teve dificuldade para contribuir com o jogo e amarrou o meio-campo. Nota: 4,0.


Marlon Freitas [VOL]: ficou confuso no primeiro tempo atuando como segundo volante, estando fora de posição. Melhorou na etapa complementar sendo o primeiro homem de meio-campo, sua posição natural. Nota: 5,0.


Tchê Tchê [VOL]: correu e se esforçou muito na marcação, mas não foi lá o melhor no sentido de contribuir com o ataque. Nota: 5,0.


Júnior Santos [ATA]: errou praticamente tudo que tentou no ataque. Tentou dribles difíceis e foi presa fácil para a defesa do Cuiabá. Nota: 4,0.





perri, botafogo, cuiabá — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Tiquinho Soares [ATA]: jogo típico de camisa 9. A bola praticamente não chegou para o atacante em toda a partida, mas ele apareceu quando tinha que aparecer e marcou de pênalti para garantir a vitória. Nota: 7,0.


Victor Sá [ATA]: contribuiu um pouco mais que Júnior Santos, mas também nada de encher os olhos. Até tentou driblar, mas ficou encaixotado e teve dificuldade pela falta de criatividade do Botafogo no primeiro tempo. Nota: 4,5.


Entraram

Matías Segovia [ATA]: mudou a postura do Botafogo na partida. Foi mais insinuante, partiu para cima e deu mais perigo para a defesa. Criou a jogada que gerou o pênalti com um lindo passe. Nota: 7,0.


Luís Henrique [ATA]: não foi nada espetacular, mas melhorou a produção ofensiva. Sofreu o pênalti que resultou no gol de Tiquinho Soares. Nota: 6,5.


Gustavo Sauer [MEI]: melhorou a criatividade e a capacidade de toque de bola do meio-campo. Importante nas cobranças de bolas paradas do Botafogo. Nota: 6,0.


Philipe Sampaio [ZAG]: entrou no lugar de Adryelson, lesionado, e deu conta do recado. Não comprometeu a defesa. Nota: 6,0.


Matheus Nascimento [ATA]: entrou no fim. Sem nota.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Cuiabá, MT

Além dos gols: entenda a importância tática de Tiquinho Soares para o Botafogo



Além de definidor, o jogador é peça fundamental no modelo de Luís Castro ao abrir espaço para companheiros e ajudar a preparar jogadas



Artilheiro do time, referência técnica e líder no vestiário: Tiquinho Soares tem muitas versões no início avassador do Botafogo no Campeonato Brasileiro.


No duelo entre Botafogo e Cuiabá, nesta quinta, às 20h, ele quer mostrar mais uma faceta: a de ser um jogador extremamente tático e peça fundamental no modelo adotado pelo treinador Luís Castro.





Tiquinho Soares comemora gol contra o Fortaleza — Foto: Marcelo de Jesus


Leia mais:

+ Botafogo brinca com semelhança entre coreografia de Taylor Swift e comemoração de Tiquinho


Tiquinho é o um camisa 9 nato, muito definidor na área e que se movimenta bastante. Chama a atenção pela eficiência: precisa de apenas 75,8 minutos para participar de um gol, a maioria com poucos toques, como foi o primeiro tento na vitória sobre 2 a 0 no Fortaleza que garantiu o Fogão na liderança do Brasileiro.


Forte pivô: jogo de costas para o gol


Uma das principais características de Tiquinho é saber sair da área para abrir espaços aos companheiros, especialmente para quem chega de trás.


Ele faz isso de costas para o gol, normalmente segurando um defensor com os dois braços. Recebe a bola e prende, espera uns segundos até alguém chegar no espaço vazio. É o movimento de pivô, que tira um rival do lugar e abre espaço para as chegadas de Tchê Tchê ou de Carlos Eduardo. Veja na imagem:





Tiquinho sabe jogar de costas e prender a bola para quem vem de trás — Foto: Reprodução



Joga nas duas larguras do campo


Perceba que Tiquinho não sai da área com o intuito de pegar a bola de frente para ver o jogo, mapear e passar. Ele não é como Firmino, Messi e tantos outros considerados "falsos nove". Ele é um nove de mobilidade, que sai da área para prender e abrir espaço.


Além do pivô, Tiquinho sai da área para buscar os dois lados do campo. Ele não tem o drible de Júnior Santos, mas consegue segurar e passar para quem ultrapassa no lado. Isso faz com que o quarteto ofensivo do Botafogo troque de posição e confunda a marcação do adversário.


Também é usado por Castro para as bolas longas de Lucas Perri. Uma jogada manjada é o goleiro chutar para Tiquinho, que tira um zagueiro para o lado e abre espaço para os dois pontas. Veja na imagem:




Tiquinho joga nas duas larguras do campo — Foto: Reprodução



Luís Castro já elogiou Tiquinho por esses atributos e até assumiu que ele é um "9 ideal" dentro de sua visão de futebol:

Conheço o Tiquinho há muitos anos, do Vitória de Guimarães, do Porto. Sempre foi a pessoa que demonstra ser aqui. É um ser humano muito bom, um jogador de grupo e que percebe que só o trabalho pode levar a conquistas. Um exemplo para todos, a nível de valores humanos. E a nível de jogar, é um finalizador e que faz o que mais gosto em um posição 9, que é pivotear no último terço de campo e jogar na total da largura do campo. E faz as tarefas defensivas com rigor. Jogador de equipe, de grupo, de treino, excelente profissional.
— Luís Castro, após o jogo contra o Corinthians


Abafa no zagueiro quando o time defende


Como prende bem a bola, Tiquinho não volta tanto na marcação. Fica mais na frente para ser a referência dos lançamentos longos que são uma arma forte da equipe nesse Brasileirão. Quando o time marca a saída de bola do rival, aí é que ele participa defensivamente e dá um "abafa" no zagueiro rival, buscando diminuir o tempo de ação do rival.


Tiquinho sempre procura o zagueiro que está com a bola, não importa o lado. Veja na imagem:




Tiquinho: trabalha defensivamente para tirar o ângulo dos zagueiros — Foto: Reprodução


Não pense que todas essas versões de Tiquinho se mostram de forma única. Ele faz tudo isso no mesmo jogo. E ainda faz muitos gols para aumentar o favoritismo do Botafogo no Campeonato Brasileiro de 2023.





Por Leonardo Miranda

Jornalista, formado em análise de desempenho pela CBF e especialista em tática e estudo do futebol

Fonte: GE

Cuiabá x Botafogo: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e outras informações do jogo da 11ª rodada do Brasileirão




Cuiabá e Botafogo entram em campo nesta quinta-feira, às 20h, na Arena Pantanal em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Os dois times chegam para a partida com 12 dias de preparação por conta da parada para a Data Fifa.


Transmissão: Premiere
Tempo Real: o ge acompanha todos os lances, com vídeos exclusivos (siga clicando aqui).


+ Veja a tabela do Brasileirão


Líder do campeonato, o Botafogo tenta manter a ponta seguido de perto pelo Palmeiras. São 24 pontos somados em 30 possíveis até aqui. A equipe de Luís Castro é a melhor mandante do torneio, com seis vitórias em seis jogos, e busca a mesma solidez jogando fora de casa, já que sofreu gols em todas as partidas longe do Nilton Santos.




Esse é o quinto encontro entre o Dourado e o Glorioso. No retrospecto, melhor para a equipe mato-grossense. São três vitórias, um empate e só um triunfo botafoguense nessas cinco partidas, justamente no primeiro encontro entre os times, em 2019. Sem perder há quatro rodadas, o Cuiabá quer manter a boa fase, mas ao mesmo tempo busca sua primeira vitória na Arena Pantanal no Brasileirão.


Prováveis escalações

Cuiabá - técnico: Bruno Lazaroni (auxiliar)


António Oliveira está em Portugal para concluir curso de treinadores da UEFA e não comanda o Cuiabá diante do Botafogo. No time, os retornos ficam por conta do zagueiro Marllon, do volante Raniele, após cumprirem suspensão, do atacante Jonathan Cafú, que não jogou contra do Corinthians por questão contratual, e do lateral-esquerdo PK, recuperado de dores no joelho.


O desfalque fica por conta do atacante Deyverson, artilheiro da equipe no Brasileirão com três gols, mas que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O lateral-esquerdo Uendel, ainda em transição física, e o lateral-direito Mateusinho, suspenso pelo STJD, seguem fora.


Provável escalação: Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Rikelme; Filipe Augusto, Fernando Sobral e Denilson; Jonathan Cafú, Wellington Silva e Pitta.




Pendurados: Alan Empereur, Fernando Sobral, Matheus Alexandre, Ronald e Pablo Ceppelini.


Desfalques: António Oliveira (curso da UEFA), Deyverson (suspenso), Uendel (transição física), Mateusinho (suspenso pelo STJD).


Botafogo - técnico: Luís Castro

Os 12 dias de preparação eram o prenúncio de recuperação de praticamente todas as peças para ter o elenco todo à disposição de Luís Castro, mas alguns desfalques de última hora mudaram esses planos. Lucas Fernandes, Matías Segovia e Gabriel Pires sentiram problemas no treino de segunda-feira e devem desfalcar o time, assim como Eduardo, suspenso. Com isso, a tendência é um meio-campo bem modificado.


Escalação provável: Lucas Perri, Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Tchê Tchê, Júnior Santos e Victor Sá (Luís Henrique); Matheus Nascimento (Breno ou Danilo Barbosa) e Tiquinho Soares.





Pendurados: Cuesta e Di Plácido.


Desfalques: Eduardo (suspenso); Lucas Fernandes, Gabriel Pires, Marçal e Patrick de Paula (lesionados).


Arbitragem



Flávio Rodrigues de Souza — Foto: Gilson Junio/AGIF


Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)
Assistente 1: Luanderson Lima dos Santos (Fifa-BA)
Assistente 2: Daniel Paulo Ziolli (SP)
Quarto árbitro: Leonardo Willers Lorenzatto (MT)
VAR: Wagner Reway (Fifa-PB)
AVAR: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa-GO)


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro