Páginas

terça-feira, 19 de abril de 2016

Quem são os melhores goleiros do Brasil na opinião dos próprios goleiros; ranking


POMBO SEM ASA

por Bernardo Pombo





Artes: Claudio Assis e Vinicius José

Entre as muitas qualidades do futebol brasileiro, uma se destaca com léguas de distância para as outras: a força dos nossos goleiros. Há talentos de sobra, a lamentar apenas que cada clube só possa escalar um. Já vem de um bom tempo o canto "melhor goleiro do Brasil". Não importa a torcida, não importa quem veste a camisa 1. Se o cara se destaca, é homenageado. Mas quem, afinal, é o melhor do Brasil?


Dunga mexeu recentemente na posição, aquecendo o debate. Colocou Alisson como titular da Seleção, deixou um grande nome como Jefferson fora até das convocações. Por isso, o blog Pombo sem asacontou com a imensa colaboração de repórteres e assessores pelo país para levantar a opinião de cada arqueiro. São eles, os especialistas, que podem apontar melhor quem são os donos da baliza.



Dito e feito, ouvimos os goleiros das Séries A e B, exceção feita a Martin Silva, do Vasco, e Gatito, do Figueirense. Por serem estrangeiros, talvez não tivessem uma escolha tão clara sobre brasileiros. Dos 38 restantes, seis não quiseram revelar os votos, por isso não tiveram os mesmos computados já que uma das graças do post é exatamente saber as preferências de cada um.



Cada goleiro votou no seus três melhores. Assim como na eleição de melhor do mundo da Fifa, o primeiro indicado levou três pontos, o segundo, dois, e o terceiro, um. Somada a pontuação, o ranking teve o colorado Alisson como campeão com grande margem de distância. Confira:





Abaixo, voto a voto:



Critérios: cada goleiro votou nos três melhores goleiros brasileiros, não podendo votar em si. Foram ouvidos jogadores das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, com exceção feita a Martin Silva, do Vasco, e Gatito, do Figueirense. Por serem estrangeiros, talvez não tivessem uma escolha tão clara a respeito de goleiros brasileiros. Dos 38 restantes, seis não quiseram revelar os votos: Fábio (Cruzeiro), Cavalieri (Fluminense), Grohe (Grêmio), Thiago Cardoso (Santa Cruz), Jefferson (Botafogo) e Lomba (Bahia). A pontuação de 3 pontos para o primeiro, 2 para o segundo e 1 para o terceiro foi somada, chegando no ranking acima.



Colaboraram: Tomas Hammes, Marcelo Braga, Lucas Liausu, Marcelo Hazan, Ruan Ramon, Rodrigo Faber, Heitor Esmeriz, Raphael Zarko, Lucas Borges, Marcelo Jordy, Rafael Araújo, Lucas Musetti, Fernando Freire, Thiago Ribeiro Olmedo, Fernando Araújo, Vitor Vieira de Oliveira, João Lucas Cardoso, Fernando Vasconcelos, Jorge Sauma, Leandro Menezes, Carlos Insaurriaga, Roberto Leite, Gabriele Lomba, Leandro Menezes, Robson Boamorte, Mari Sequeto, Emilio Botta, Victor Melo, Romulo Alcoforado, Chico Feitosa, Dani Walzburiech, Thiago Lima, Tiago Cardoso, Marco Antonio Astoni, Eduardo Moura, e Cassius Leitão.

Quer mandar sugestões, críticas ou colaborações? Escreva para:

FONTE: bernardo.pombo@gmail.com / Twitter: @bernardopombo

Com Emerson, Bota se reapresenta para a semana decisiva do Carioca


Alvinegro inicia preparação para semifinal estadual com departamento médico vazio: Fernandes e Zen voltam a treinar na quarta; Airton está entregue à preparação física





Imagem do Botafogo Oficial
Em uma semana com confronto decisivo com o Fluminense, o Botafogo não poderia ter notícias mais animadoras. O Alvinegro começa sua preparação com o departamento médico vazio, e o zagueiro Emerson está novamente à disposição após desfalcar o time em quatro jogos pelo Campeonato Carioca. Ele treinou com os jogadores que não aturam na partida contra o Boavista, no último domingo, e na maior parte da atividade formou dupla com Carli, que volta de suspensão. A tendência é que o jovem defensor de 21 anos seja titular na semifinal do estadual, neste domingo, às 19h (de Brasília), no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

Entre os outros jogadores que estavam no departamento médico, Fernandes se recuperou de uma lesão grau 1 no bíceps femoral da coxa direita, correu no gramado nesta terça e volta a treinar na quarta-feira. Assim como Lucas Zen, outro que ficou afastado dos últimos jogos por problemas musculares. Airton, por sua vez, está entregue à preparação física e já iniciou a transição para o campo. Mas o volante, que vinha sendo um dos destaques do Botafogo na temporada, ainda não tem previsão de voltar ao time. Recém-recuperados de cirurgias, Sassá e Andreazzi vêm trabalhando normalmente com o grupo desde a semana passada.

Com isso, o Botafogo não tem nenhum jogador no departamento médico às vésperas das fases finais do Carioca e do começo do Brasileiro. Nos próximos treinos, o técnico Ricardo Gomes vai começar a esboçar a equipe titular para enfrentar o Fluminense, valendo vaga na decisão do estadual. Para avançar à final, só a vitória interessa ao Botafogo, já que o rival tem a vantagem do empate por ter tido melhor campanha na Taça Guanabara.


Fonte: GE/ Por Matheus Palmieri*Rio de Janeiro*Estagiário, sob a supervisão de Thiago Lima

Volta Redonda é confirmada como palco da semifinal entre Flu e Bota


Confronto entre as duas equipes acontece pela segunda vez, nesta edição do Campeonato Carioca, no estádio Raulino de Oliveira



Estádio da Cidadania receberá jogo entre as equipes pela
 segunda vez neste Carioca (Foto: Fred Gomes)
O jogo entre Fluminense e Botafogo, válido pela semifinal do Campeonato Carioca, será realizado em Volta Redonda, no Raulino de Oliveira. A partida está marcada para as 19h (de Brasília) do próximo domingo. A Ferj confirmou a informação nesta terça-feira.


Inicialmente, a partida estava cotada para ser em Cariacica, no Espírito Santo. O estádio Kleber de Andrade aparecia como primeira opção devido à sua capacidade. O anúncio, no entanto, dependia de um laudo oficial do Corpo de Bombeiros para a liberação do local.


Na primeira rodada do Estadual, as duas equipes se enfrentaram no mesmo estádio. Na ocasião, a partida terminou empatada em 1 a 1. Depois, somente o Flu voltou ao Raulino de Oliveira, quando enfrentou o Volta Redonda e venceu por 2 a 0, na 6ª rodada.


O outro jogo da semifinal do Estadual, que tem como protagonistas Vasco e Flamengo, será na Arena da Amazônia, em Manaus. O duelo é no mesmo dia, às 16h (de Brasília).


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com?Rio de Janeiro