Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Artilheiro em quatro meses, Sassá bate meta e avisa: "Agora quero mais"


Goleador do Botafogo em 2016 e vice artilheiro do Brasileirão, atacante recupera o tempo perdido por lesão, chega a 10 gols e vê G-4 possível: "Dá para sonhar"




Se Canales anda sumido, quem vai aproveitando a brecha no Botafogo é Sassá. Depois de perder os primeiros quatro meses do ano por conta de uma grave lesão no joelho esquerdo, soube recuperar bem o tempo perdido. Nos últimos quatro meses, o atacante virou o artilheiro do clube na temporada com 10 bolas na rede e o vice-goleador do Campeonato Brasileiro, só um atrás de Gabriel Jesus, do Palmeiras. A moral está em alta, tanto que várias câmeras e microfones cercaram o jogador na reapresentação do time, na manhã desta terça-feira em General Severiano. Com sorriso solto, ele revelou que já bateu a meta pessoal de gols, mas como ainda tem mais três meses de bola rolando, não quer parar por aí.


– Esse negócio de artilharia é consequência do trabalho. Importante é a gente tirar o Botafogo dessa situação, fazer um segundo semestre bem melhor do que a gente fez no primeiro. Espero que eu continue fazendo gols. Eu tinha um objetivo, fiquei muito tempo parado, de fazer 10 gols. Essa meta eu já bati, agora quero mais porque estou vendo que tem muita água para rolar. Agora não tenho mais meta, o que vier estou pegando. Se for 10, 20... Não quero saber, quero botar para dentro (risos) – divertiu-se o atacante.

Em alta no Botafogo, Sassá foi cercado por várias câmeras, microfones e celulares em coletiva (Foto: Thiago Lima)


Se não há mais meta de gols, há de jogos. Titular enquanto Canales resolve problemas particulares no Chile, o atacante aproveita a vaga e sonha com uma sequência de pelo menos 10 partidas para continuar mostrando serviço e melhorar a parte física que ainda não está 100%.

Tenho que melhorar mais na parte física, conseguir aguentar mais os jogos. A gente vai entrar em uma sequência difícil, espero que consiga essa sequência que eu tanto sonho, de fazer 10, 11 jogos seguidos"
Sassá, atacante e artilheiro do Botafogo


– Tenho que melhorar mais na parte física, conseguir aguentar mais os jogos. A gente vai entrar agora em uma sequência difícil, espero que eu consiga essa sequência que eu tanto sonho, de fazer 10, 11 jogos seguidos.


E para ajudá-lo, ele conta com um parceiro para lá de entrosado dentro e fora de campo.


– Eu falo que o Neilton é minha dupla, agente sai junto, come junto, sai com as nossas mulheres junto. Isso aí chega em campo flui igual foi contra o América-MG. Falei para ele: 'Neilton, a gente está na sintonia que eu já te conheço pelo olhar. Quando você olha para mim já sei o que quer fazer'. Isso só tem a crescer.


Com 26 pontos, o Botafogo é o 13º colocado do Campeonato Brasileiro. Mesmo com o equilíbrio do torneio, Sassá evita fazer projeções, mas não vê o G-4 como algo impossível.


– Esse campeonato está muito equilibrado, a gente vem de duas vitórias aí e continua com três pontos da zona. Acho que não tem nada muito distante, então acredito sim que dá para sonhar.


Os jogadores se reapresentam na manhã desta quarta-feira em General Severiano e voltam a campo na próxima segunda, contra o Atlético-PR na Arena da Baixada, às 20h (de Brasília).


Fonte: GE/Por Thiago Lima/Rio de Janeiro

Ainda sem Canales, Botafogo se reapresenta após vitória sobre o Sport


Atacante segue no Chile acompanhando a saúde da esposa. Titulares fazem treino regenerativo em General Severiano



Após dois dias de folga, o Botafogo se reapresentou na manhã desta terça-feira, em General Severiano. Mais uma vez a ausência foi Canales. O atacante, que viajou na semana passada para o Chile por conta de problemas de saúde da esposa, ainda não retornou ao Rio de Janeiro.


Em alto astral, após a vitória por 3 a 0 sobre o Sport, os titulares realizaram treino regenerativo. Alguns treinaram com bola. Fernandes e Airton, que deixou o jogo no sábado com dores, foram poupados da atividade em campo.

Botafogo se reapresentou nesta terça em General Severiano (Foto: Thiago Lima)

O time volta a treinar na manhã desta quarta-feira, em General Severiano. Na quinta, a equipe treinará em dois períodos. Com 26 pontos, o Botafogo é o 13º colocado do Campeonato Brasileiro. O próximo desafio do Alvinegro será na próxima segunda, contra o Atlético-PR, em Curitiba.


Mais informações em instantes.


Fonte: GE/Por Thiago Lima/Rio de Janeiro

Iluminado! Com média acima dos concorrentes, Sassá vive grande fase


Artilheiro da equipe, apelido na internet e confiança de Jair: Sassá vive agora seu melhor momento no Botafogo. Números são até melhores que os de Gabriel Jesus e Robinho




Sassá comemorando um dos seus gols na vitória do último sábado (Foto: Vitor Silva/ SS Press/Botafogo)


Carismático e querido pelo grupo de jogadores. Seu sucesso chegou também as redes sociais, sendo comparado - ironicamente - com o atacante italiano Balotelli. Para completar, a boa fase agora passa também pelos gramados, onde é o vice-artilheiro do Brasileirão e artilheiro do Botafogo na temporada. Sassá vive o seu melhor momento no Botafogo, desde quando subiu para os profissionais do Glorioso, ainda no final de 2012.

Mesmo sendo preterido em algumas ocasiões - na época de Ricardo Gomes - e desfalcando a equipe em tantas outras, por conta das condições físicas após lesão que o deixou afastado dos gramados por cerca de sete meses, Sassá é sinônimo de gol neste Botafogo atual. Em 16 jogos disputados na temporada, marcou 10 vezes. No Brasileirão, os números impressionam ainda mais.

Foram nove gols nas 13 partidas em que participou. Contando seus minutos em campo, foram nove tentos em 636 minutos, o que daria, somando, cerca de sete jogos. Ou seja, por minuto, a média de Sassá fica em um gol a cada 70 minutos, sendo maior que a de um por partida.

– Essa boa fase é fruto de muito trabalho e preparação. Temos um grupo é bom para caramba e não merecia estar passando por apuros no Brasileiro. Fico muito feliz. Fiquei um período de seis meses parado, no trabalho e preparação física. Pude voltar melhor do que parei. Estou bem e espero continuar fazendo gols e ajudando o Botafogo – disse Sassá, o novo xodó alvinegro.

Para balançar as redes nove vezes, Sassá precisou de 21 finalizações neste Brasileirão. É o jogador que tem o melhor aproveitamento de bolas na rede por chances criadas, na frente dos seus concorrentes à artilharia do Brasileiro.

- O Sassá está iluminado. Ele, chutou, a bola está entrando. Ele tem que aproveitar esse bom momento dele – enalteceu o arqueiro botafoguense Sidão, depois do jogo de sábado, em entrevista à TV Botafogo.

No seu papel de técnico, Jair Ventura buscou conter a euforia:

– É muito cedo, foram apenas dois jogos, mas fico feliz pelo Sassá, que está nos ajudando. Quando perdemos, não perdemos por um erro. Assim como, quando ganhamos, não ganhamos por um jogador. Ele está nos ajudando, mas a vitória de todos. Sempre vai ser assim – disse o comandante botafoguense.

Depois de sofrer no ano em busca do camisa 9, Sassá chega forte e respaldado pelos excelentes números. Canales que se cuide na disputa pela titularidade.

Média chega a ser superior as de Gabriel Jesus e Robinho
​Junto com Sassá na briga atual pela artilharia do Brasileiro estão Robinho - empatado - e Gabriel Jesus, com um gol a mais. E o botafoguense consegue se destacar, tendo a melhor média de gols marcados por minutos em campo.

Enquanto o centroavante alvinegro marca uma vez a cada 70 minutos disputados na competição nacional, Robinho tem média de um gol a cada 136 minutos jogados pelo Atlético-MG, enquanto o palmeirense Gabriel Jesus marca uma vez a cada 123 minutos (contudo, o campeão olímpico não cobrou pênaltis na campanha do Palmeiras nesta atual edição do Brasileirão).

Na comparação entre as chances que cada um tem para finalizar, o atacante botafoguense segue levando a melhor em cima da dupla: para balançar as redes, Sassá precisa de 2,3 chutes, estando na frente de Robinho - com 2,7 para marcar - e de Gabriel Jesus, que precisa de 4,4 finalizações para chegar ao gol.

Dos nove gols marcados por Sassá neste Brasileiro, três foram de pênalti e seis saíram com a bola rolando. Destes seis tentos, todos foram de dentro da área, com os pés. O centroavante já havia sido o artilheiro do Bota no ano passado, tendo marcado 11 gols. Nesta temporada, com menos jogos, já quase igualou.


Fonte: Lancenet/Vinícius Britto/Rio de Janeiro (RJ)

Da 'crise' à bonança: 10 dias depois, Bota se recupera da saída de Ricardo


Sequência de vitórias, duas partidas sem levar gol, primeira goleada no Brasileiro... depois da indefinição que surgiu após a saída de Ricardo Gomes, Botafogo se recupera com Jair



Em dois jogos, foram dois triunfos e nenhum gol sofrido pelo time de Jair (Foto: Ale Cabral/Agif)

Antes do jogo contra o São Paulo, no Morumbi, o Botafogo vivia um período de indefinição. Na sexta-feira, o técnico Ricardo Gomes - depois de um ano sob comando do time - deixou o comando do Glorioso. No mesmo momento, veio a indefinição sobre a sequência do ano, ainda mais com o clube então na zona de rebaixamento. 10 dias depois, o panorama atual é diferente do esperado.

Com Jair Ventura, o Alvinegro conseguiu vencer duas seguidas. Além disso, passou os dois jogos sem sofrer gols - o que era raro na competição - e balançou as redes três vezes em um mesmo jogo.

Além de respirar na luta contra o descenso - ainda está com um jogo a menos que os concorrentes - o elenco tem elogiado constantemente o trabalho do antigo auxiliar. Mas nada de se acomodar, como o próprio disse depois da vitória de 3 a 0 contra o Sport:

– Treinador tem que ser chato, temos sempre que buscar o que melhorar. Não vai ser uma vitória que vai nos iludir. Foi uma vitória bacana, mas já passou. Vamos buscar novas estratégias e planos para vencer o próximo jogo. Vamos com calma. É uma longa caminhada – avaliou o filho do Jairzinho

Na composição da equipe, o técnico vem mantendo o esquema de três volantes da época de Ricardo. E ele explicou o motivo da continuidade:

- A gente que trabalha com performance busca também o equilíbrio. Não adianta apenas ter três atacantes... tem que estudar o jogo. Estamos conscientes que fizemos o nosso melhor. Não é porque se joga com três volantes que o time é retranqueiro. O resultado está ai para falar - concluiu.

Fonte: GE/LANCE!/Rio de Janeiro (RJ)