Páginas

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Escalação do Botafogo: Lage tem dúvida no comando de ataque para decisão na Argentina



Time segue misto, mas "mais forte" para buscar classificação contra o Defensa y Justicia pela Copa Sul-Americana




O Botafogo divide atenções na semana que tem decisão na Copa Sul-Americana e clássico contra o Flamengo pelo Brasileirão. Pensando nisso, Bruno Lage vai colocar em campo com mais titulares em relação ao primeiro jogo, mas a equipe ainda será mista para avançar à semifinal. A tendência é que o time tenha sete titulares para o confronto diante do Defensa y Justicia nesta quarta.












Torcedor do Fluminense lança pedra em ônibus do Botafogo (https://ge.globo.com/video/torcedor-do-fluminense-lanca-pedra-em-onibus-do-botafogo-11904368.ghtml)


+ Grupo de torcedores do Fluminense ataca ônibus do Botafogo



Depois do desconforto da torcida no empate em 1 a 1 no jogo de ida, no Nilton Santos, com apenas três titulares, a estratégia vai mudar. Um dos motivos foi a boa vitória diante do Bahia, no último domingo, mesmo com desfalques por suspensões e lesões. O triunfo deu tranquilidade para a semana de decisões, assim como o "reforço" do lateral-esquerdo Marçal, que está recuperado de problema na panturrilha. Além dele, o centroavante Tiquinho Soares está sendo preparado para o jogo contra o Flamengo.



As ausências confirmadas para o jogo em Buenos Aires são do meia Eduardo e do atacante Victor Sá, que serão poupados em função da sequência de jogos.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Tiquinho repete Túlio, em 1995, e vê reserva marcar duas vezes contra Bahia para o Botafogo; compare


Bem no gol, apesar de falha conjunta com Cuesta no duelo de ida, Gatito Fernández deve ser mantido no gol. Na lateral, Di Plácido não joga há dois jogos, um deles por suspensão, e será titular, assim como Marçal, para ganhar ritmo. Suspenso no último fim de semana, Tchê Tchê retorna ao time e será um dos três meio-campistas entre os 11.





Bruno Lage comanda treino do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Na frente, Luis Henrique, que entrou no segundo tempo e marcou o último gol da vitória diante do Bahia, será um dos nomes fortes do ataque para superar os argentinos. A dúvida ainda é no ataque, com Janderson ou Diego Costa, autor de dois gols no último jogo.



Provável escalação do Botafogo: Gatito Fernández; Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Marçal (Hugo); Marlon Freitas, Tchê Tchê, Lucas Fernandes; Diego Hernández, Diego Costa (Janderson), Luís Henrique (Júnior Santos).



O jogo será nesta quarta-feira, às 19h, no Estádio Florencio Sola, em Buenos Aires. Com o empate no jogo de ida em 1 a 1, está tudo igual. Quem vencer, avança, mas em caso de igualdade a decisão será nos pênaltis.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: ge/Por Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro

Botafogo anuncia a contratação do zagueiro angolano Bastos



Após resolver burocracia, defensor já está no Brasil e iniciará treinamentos com Bruno Lage



O Botafogo anunciou o quinto reforço da última janela de transferências na tarde desta terça-feira. É o zagueiro angolano Bastos, de 32 anos, que chega para suprir a ausência de Luís Segovia, emprestado ao RWD Molenbeek, clube de John Textor na Bélgica.






Torcedor do Botafogo realiza sonho no Estádio Nilton Santos (https://globoplay.globo.com/v/11899264/)



+ Torcedor faz trajeto de 44 horas e realiza sonho de ouvir sons da torcida do Botafogo



Acertado com o clube há cerca de um mês, o jogador aguardava pela aprovação do visto imigratório, que foi aceito na última semana. Com o acerto entre as partes, o novo zagueiro assinou o contrato até o final de 2024. Fora da janela de transferências, a concretização aconteceu porque o jogador estava livre no mercado desde o começo de julho, quando deixou o Al-Ahli, da Arábia Saudita.


O anúncio contou com uma música exclusiva produzida por Evan Maurílio, cantor angolano que é torcedor do Botafogo e já havia feito as músicas "Embalado" e "É Estrela".





Bastos, do Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Bastos é destro, mas tem afinidade com a perna não-dominante e chegou até a atuar como lateral-esquerdo na Lazio. Bastos foi revelado pelo Petro Luanda, de Angola, e passou por Rostov, da Rússia, Lazio, da Itália, e Al-Ain e Al-Ahli, da Arábia Saudita, na carreira.


No último clube, fez três jogos e três gols.


Além de Bastos, o Botafogo contratou Diego Hernández, Mateo Ponte, Valentín Adamo e Diego Costa nesta janela.






+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Dez jogos de Bruno Lage no Botafogo: veja quem mais jogou, detalhes dos gols e o que mudou



Contratado há 47 dias, treinador chega à décima partida invicto e mantendo vantagem na ponta do Brasileirão



Bruno Lage chegou à marca de dez jogos no comando do Botafogo na vitória por 3 a 0 sobre o Bahia, no último domingo. Contratado para substituir Luís Castro, que deixou o clube no meio da temporada para ir à Arábia Saudita, o português já transformou alguns fatores mesmo em pouco tempo.




Caiu no tapetinho... Botafogo vence mais uma e segue disparado (https://ge.globo.com/video/caiu-no-tapetinho-botafogo-vence-mais-uma-e-segue-disparado-11900233.ghtml)


O histórico é positivo. Lage está invicto no comando do Alvinegro - quatro vitórias e seis empates - e manteve uma vantagem acima de 10 pontos para o 2º colocado na liderança do Brasileirão durante todo esse período, assumiu o time com 13 de frente e tem 11 neste momento.


São 16 gols marcados e sete sofridos desde a chegada ao Botafogo: três em bolas aéreas vindo de escanteio, um de pênalti e 12 com a bola rolando. Desses, cinco em jogada rasteira e sete em cruzamentos pelo alto. Foram 10 finalizações de dentro da área e apenas duas de fora. Os números são do Espião Estatístico.


Botafogo mudou a formação tática com Bruno Lage? Comentaristas respondem e analisam

Por lesão, suspensão ou descanso, Bruno Lage usa nove times diferentes no Botafogo; veja quais foram



Quem mais jogou
Em 10 jogos, foram 900 minutos totais sob o comando do treinador português e quem mais esteve em campo nesse período foi o zagueiro Victor Cuesta, que jogou 804. A segunda posição é de Marlon Freitas, com 771, seguido por Tchê Tchê, que jogou 751 minutos. Di Plácido (738) e Adryelson (661) completam o top 5.








Leia mais sobre o Botafogo:

+ Vestiário do Botafogo tem festa para Tiquinho e dança de Di Plácido


O que mudou?

Em relação ao time comandado por Luís Castro, a principal mudança colocada por Bruno Lage foi a marcação em pressão alta. Com o antigo treinador, o Botafogo até incomodava a saída de bola do adversário, mas não na intensidade que faz como agora.


A linha alta e a tentativa de roubar a bola do adversário o tempo inteiro são as "caras" do treinador. Não à toa, o Botafogo tem 182 desarmes nos dez jogos sob o comando de Bruno Lage - uma média de 18,2 roubadas por partida, número maior do que tinha no período com Luís Castro. A pressão alta vem rendendo frutos e o time já marcou dois gols após bolas roubadas no campo de ataque.


Ofensivamente falando que o Botafogo passa pela maior mudança nas mãos de Bruno Lage e sua comissão técnica, mais uma diferença de ritmo do que propriamente de posicionamento. A ideia de construção de jogo por trás da estrutura montada pelo treinador é de mais paciência com a bola e posicional do que era anteriormente. Aos poucos o técnico vai acrescentando esse conceito sem perder a qualidade que a equipe tem acelerando o jogo, como fez contra o Bahia.



Bruno Lage - Botafogo x Defensa y Justicia — Foto: André Durão/ge


Um reflexo dessa postura é que a bola passa cada vez mais tempo nos pés do volante Marlon Freitas, o maestro dessa estrutura. Três das cinco partidas em que o volante mais teve ações com bola foram justamente sob o comando do novo técnico. Cada vez mais, também, o goleiro Lucas Perri deve ser exigido para ajudar nessa construção com a bola nos pés.



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro