Páginas

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Sacado do time, Lizio fará trabalho no Botafogo para ganhar massa muscular


Meia boliviano de 1,68m e 62kg precisa adquirir força e pode até ficar fora de alguns jogos para acelerar seu condicionamento. Ricardo avisa: "Vai demorar um pouquinho"





Lizio precisará adquirir massa muscular para voltar
a jogar pelo Bota (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Ele chegou com status de camisa 10, encheu a torcida de expectativa, mas ainda não mostrou ao que veio no Botafogo. Dos gringos contratados e que já estrearam, o argentino naturalizado boliviano Damián Lizio é o único que não teve grande destaque até o momento - apesar de ter marcado o gol da vitória sobre a Portuguesa, pela segunda rodada do Campeonato Carioca (veja no vídeo abaixo). Só que, nas duas oportunidades que teve como titular depois disso, ficou devendo. Para a comissão técnica, há uma explicação: além da adaptação ao futebol brasileiro, há a necessidade de trabalhar o condicionamento físico e ganhar mais força e massa muscular.


Aos 26 anos, Lizio tem 1,68m de altura e atualmente está com 62kg. Internamente, o diagnóstico é a necessidade de adquirir cerca de 5kg através de uma preparação que inclui trabalhos de força, musculação e alimentação específica durante pelo menos duas semanas. Contra a Cabofriense, neste domingo em São Januário, o meia deve ficar no banco após perder a vaga no time para Bruno Silva. Mas nas rodadas seguintes, pode até ficar fora da relação para acelerar o seu condicionamento.


Além disso, o caso do boliviano é comparado ao de jogadores que chegam do futebol asiático, por exemplo, com um nível de competitividade mais baixo do que o praticado no esporte no Brasil. O meia, que vem sendo convocado para a seleção boliviana, desde que deixou a Argentina jogou nas últimas temporadas no Chile e no Kuwait, além, claro, da Bolívia. O próprio atleta já comentou com pessoas próximas que o treinamento no Botafogo é muito diferente do que estava acostumado, mas a expectativa é de se adaptar o mais rápido possível.





- O Lizio jogou sem suas melhores condições. Esse vai precisar de um pouco mais de tempo de adaptação. Estava jogando um campeonato mais fraco, tem que entender o jogo mais intenso. Tem que ter mais paciência com ele do que todos, vai demorar um pouquinho. Não é só parte técnica, é física, precisa de um tempo de adaptação no nosso futebol - explicou Ricardo Gomes.


Por Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE

Caso Arão: Vasco ajuda, Botafogo usa Leandro Amaral e vê prazo de 60 dias


Departamento jurídico alvinegro consulta cruz-maltino para usar processo na defesa. Ex-atacante assinou com Fluminense em 2008 e foi obrigado a voltar a São Januário




Willian Arão já conseguiu se desvincular do Botafogo na Justiça, já se transferiu para o Flamengo, já se recusou a entrar em acordo com o ex-clube em audiência... Mas em General Severiano, o clima segue de otimismo em reverter tudo isso. É que o Alvinegro encontrou um precedente para se basear: o caso de Leandro Amaral, envolvido em um imbróglio judicial muito parecido em 2008. O ex-atacante, aposentado em 2010, trocou o Vasco pelo Fluminense, mas quatro meses depois foi obrigado a voltar a São Januário. Como as duas diretorias têm boa relação, o departamento jurídico alvinegro contou com o auxílio do cruz-maltino para levantar todo o processo e incluí-lo em sua defesa, que foi apresentada por escrito na última quarta-feira no Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ).

Troca do Vasco pelo Fluminense de Leandro Amaral vira exemplo para Botafogo no caso Willian Arão (Foto: Arte Esporte)

Na época, ao saber do interesse do Fluminense em Leandro Amaral, o Vasco avisou ao jogador que usaria uma cláusula do contrato que permitia a renovação automática por mais um ano. Para isso, daria a ele o aumento de salário previsto no contrato. O atacante, porém, não aceitou, entrou na Justiça e, com uma liminar, assinou contrato com o Fluminense. O Cruz-Maltino, por sua vez, obteve decisões favoráveis em julgamentos e, cerca de quatro meses depois, viu o atleta se reapresentar ao clube, por onde ficou até o fim do vínculo e jogou mais 33 partidas.


O caso é praticamente igual ao de Arão. O Botafogo ingressou com ação na 27ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro contra o jogador e apresentou ao TRT-RJ os comprovantes de depósitos do R$ 400 mil, valor que o clube entende que asseguraria a renovação automática por dois anos. O tribunal concedeu tutela antecipada para o volante enquanto não há uma sentença. A diferença dos dois cenários é que o atual envolve uma determinação da Fifa, vetando a participação de investidores e passando a exigir dos clubes os direitos sobre os atletas.

O caso é igual, a diferença é que lá não tinha essa determinação da Fifa que alterou o direito econômico, e todo atleta passou a ter que pertencer 100% ao clube. Só que o contrato com o Arão foi feito antes disso, e o acordo seria para o Botafogo comprar 70% dele. Ele diz que a cláusula é nula porque o Botafogo não ficaria com os 100%. Ele agiu de má fé e foi aliciado pelo Flamengo"
Domingos Fleury, vice jurídico do Botafogo


- O Leandro Amaral tinha um compromisso com o Vasco, e dentro do contrato dele havia uma cláusula com mais "x anos", mas ele entendeu que não era obrigado. O caso é igual, a diferença é que lá não tinha essa determinação da Fifa que alterou o direito econômico, e todo atleta passou a ter que pertencer 100% ao clube. Só que o contrato com o Arão foi feito antes disso, e o acordo seria para o Botafogo comprar 70% dele. Ele diz que a cláusula é nula porque o Botafogo não ficaria com os 100%. Ele agiu de má fé e foi aliciado pelo Flamengo - afirmou Domingos Fleury, vice-presidente jurídico do Botafogo, prevendo uma sentença antes do esperado.


- Eu havia falado em seis meses (após a audiência com Arão), mas o processo deu uma acelerada. Acredito que teremos novidades de 30 a 60 dias (prazo que, no total, teria duração similar ao "caso Leandro Amaral).


Se ganhar a causa, porém, o Botafogo não deve reintegrar Arão ao time de Ricardo Gomes, como aconteceu com Leandro Amaral após seu retorno ao Vasco. A tendência é que, neste cenário, ele seja negociado, assim como Henrique Almeida, outro jogador que rescindiu seu contrato na Justiça e também enfrenta o Alvinegro nos tribunais. O clube enxerga que os jogadores, por seus atos, não teriam mais clima para continuar em General Severiano.



Por Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE

Ricardo confirma volta de Neilton e revela chegada próxima de atacante


Técnico do Botafogo diz que reforço deve ser contratado "de uma a duas semanas". Recuperado, jogador começa no banco contra Cabofriense e pode jogar 30 minutos





Reforço de tirar chapéu? Ricardo anuncia chegada
 de atacante em breve (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Um novo centroavante está chegando a General Severiano. Pelo menos é o que garante Ricardo Gomes. Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, o técnico do Botafogo avisou que um jogador experiente será contratado dentro de duas semanas para dividir a responsabilidade com os jovens Luís Henrique e Ribamar. A diretoria alvinegra atualmente trabalha com dois nomes já conhecidos pela imprensa: o chileno Gustavo Canales, da Universidad de Chile, e Rafael Moura, que acertou sua saída do Internacional e despertou o interesse também de Atlético-MG, Vitória e Sport. Há, porém, outros jogadores em negociação que ainda são mantidos em sigilo.


- Estamos trabalhando para no espaço de uma a duas semanas ter um novo atacante para dividir o peso com eles - soltou o comandante, enquanto falava da responsabilidade em cima de Luís Henrique, de 17 anos, e Ribamar, de 18.


A comissão técnica trabalha com a ideia de contratar mais dois reforços para fechar o elenco para o Campeonato Carioca: um centroavante e um lateral-esquerdo são as posições mais visadas. Até o momento, o clube buscou sete peças no mercado: Joel Carli, Emerson Silva, Diogo Barbosa, Bruno Silva, Gervasio "Yaca" Núñez, Damián Lizio e Juan Salgueiro.

Ele começa no banco (domingo, contra a Canofriense). Na minha cabeça, joga no máximo meia hora para não correr risco"
Ricardo Gomes, sobre volta de Neilton


Enquanto o novo centroavante não chega, Ricardo Gomes terá a volta de Neilton. O atacante, de 22 anos,recuperado de uma lesão na coxa esquerda e após realizar um trabalho de reequilíbrio muscular, deve estrear na temporada neste domingo. O técnico confirmou que ele ficará no banco contra a Cabofriense e poderá jogar por 30 minutos.


- Ele começa no banco. Na minha cabeça, joga no máximo meia hora para não correr risco - explicou o treinador, que espera a regularização de Salgueiro, que ainda não assinou contrato, até o clássico contra o Fluminense na próxima quarta-feira.


- Não, nenhuma chance (estrear domingo). Só para quarta. Não está certo, mas é a ideia.


Por Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE