Páginas

terça-feira, 21 de abril de 2015

Botafogo demite preparador físico após série de lesões e desgaste


Trabalho de Marcello Campello vinha sendo questionado por conta dos inúmeros problemas musculares do elenco. Falta de gás contra o Flu foi decisiva na decisão




O Botafogo demitiu, nesta terça-feira, o preparador físico Marcello Campello. Nas últimas semanas, o profissional estava recebendo muitas críticas por conta do alto número de lesões musculares no elenco. A gota d`água foi a partida contra o Fluminense. Embora tenha avançado à decisão do Campeonato Carioca, o time terminou o jogo se arrastando em campo.

O técnico René Simões comunicou a demissão ao preparador no início da tarde desta terça. Pela manhã, Marcello Campello comandou um intenso treino físico na reapresentação dos jogadores, no Estádio Nilton Santos. 

Marcello Campello (esq.) não é mais o preparador físico do Botafogo (Foto: Gustavo Rotstein)


O Botafogo ainda não definiu o substituto de Campello, mas o clube trabalha para trazer um profissional ainda na reta final do Campeonato Carioca. O gerente Antônio Lopes e o vide de futebol Antônio Carlos Mantuano analisam nomes com René Simões.

O trabalho de Marcello Campello vinha sendo questionado há mais de um mês. Dos titulares do Botafogo, apenas Renan Fonseca, Willian Arão e Jefferson não sofreram problemas musculares na temporada. O goleiro, no entanto, teve uma lesão no menisco e precisou realizar uma artroscopeia no joelho direito.

Há duas semanas, após a viagem para João Pessoa, onde o Botafogo estreou na Copa do Brasil, René Simões teve uma reunião de mais de três horas com a preparação física. Na ocasião, o treinador questionou o motivo de tantas lesões musculares. 

Marcello Campello (de boné) comandou o treino físico do Botafogo na manhã desta terça (Foto: Marcelo Baltar)

Por Gustavo Rotsten e Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Jobson ou Pimpão? Bill se esquiva sobre parceiro: “O treinador é o René”


Artilheiro do Botafogo na temporada, camisa 9 não revela sua preferência por companheiro de ataque. Bem contra o Fluminense, Pimpão deve ser mantido no time


Contratado para ser o homem de referência do ataque, Bill chegou ao Botafogo no início do ano e assumiu a titularidade. Com nove gols, ele é o artilheiro do time na temporada. Nos primeiros jogos com René, ele teve Rodrigo Pimpão como companheiro. O atacante, no entanto, se lesionou e abriu espaço para Jobson, que foi bem no início. Contra o Flu, porém, Pimpão retornou à equipe e agradou. Diplomático, Bill, por ora, prefere se esquivar quando o assunto é seu parceiro de ataque.

- O treinador é o René. Sei que quem entrar vai dar o máximo O Jobson estava vindo bem, mas o Pimpão também entrou bem. Deixo a critério do René. Ele vai escalar o melhor para o time – despistou Bill. 

Bill (centro) prefere não opinar sobre a disputa entre Pimpão e Jobson. Primeiro está á frente no momento (Foto: Globoesporte.com)


No início do ano, René optou por Rodrigo Pimpão. O atacante, porém, teve uma séria lesão muscular na 4ª rodada da Taça Guanabara, diante do Bangu. Jobson, então, assumiu a titularidade e foi muito bem nos primeiros jogos. Com seis gols, ele logo se tornou o artilheiro do Botafogo em 2015.

Em campo, Jobson se entendeu bem com Bill. Enquanto o camisa 9 contribuiu com duas assistências para Jobson, o camisa 7 retribuiu com três passes para gols do centroavante. O entrosamento rendeu aos dois os apelidos nas redes sociais de “Bill Gates” e “Steve Jobson”.

Em abril, no entanto, o rendimento de Jobson caiu, e o jogador passou a ser constantemente substituído. Contra Macaé e na primeira partida das semifinais diante do Fluminense, Jobson deixou clara sua insatisfação e recebeu duras críticas de René. Pimpão ganhou a vaga no último sábado, agradou e está à frente no momento.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Bill garante presença na final, mas sem promessa de gol: 'Deixa quieto'


Atacante do Botafogo sofreu entorse no tornozelo esquerdo, caminha com dificuldade, mas garante que vai enfrentar o Vasco. Perguntado sobre promessa de gol, ele brincou: 'Melhor não'








O atacante Bill sofreu uma entorse no tornozelo direito na vitória do Botafogo sobre o Fluminense, sábado passado, por 2 a 1. O jogador vai fazer tratamento em dois períodos para ter condições de enfrentar o Vasco, domingo, no Maracanã. No entanto, mesmo ainda caminhando com certa dificuldade, o camisa 9 já garantiu presença na decisão.

- Jogaria amanhã (quarta-feira). Foi apenas uma torção. Não tem problema. Guerreiro não foge da guerra - afirmou o goleador alvinegro na temporada, ccom nove gols. 

Neste Campeonato Carioca, Bill já prometeu fazer gol no clássico contra o Flamengo. No entanto, ele passou em branco. Depois, o goleador voltou a prometer fazer um gol no duelo contra o Barra Mansa, mas novamente não conseguiu balançar a rede. Por isso, desta vez, contra o Vasco, o camisa 9 não quer nem pensar em promessa de gol.

- Deixa quieto, melhor não (risos). Toda vez que prometo não faço (risos) - disse o atacante, provocando risos da imprensa em entrevista coletiva no Estádio Nilton Santos.


Paulo Victor Reis - LANCENET! 

Jefferson treina com bola, e René já tem esperança de contar com ele


Paredão Alvinegro reaparece em treino com chuteira e luvas, sinal de que já está em outra fase de tratamento de artroscopia no joelho direito, realizada há dez dias





Os momentos marcantes de Jefferson pelo Botafogo e Seleção (Foto: LANCE!Press)
Jefferson tem chances de jogar a segunda partida da final
 contra o Vasco, segundo René (Foto: LANCE!Press)
Depois de receber notícias ruins na manhã desta terça-feira, a torcida do Botafogo pode voltar a se animar. O goleiro Jefferson reapareceu em treino no campo anexo do Estádio Nilton Santos e fez uma atividade física. O Paredão Alvinegro ainda se recupera de uma artroscopia no joelho direito, mas já está na chamada fase de transição. 

Pela primeira vez desde que foi submetido à cirurgia, há dez dias, o camisa 1 treinou com bola, com os demais goleiros do elenco. A atividade foi leve, mas deixa claro que o Paredão está em recuperação.

O técnico René Simões está animado com a possibilidade de poder contar com o capitão do time no segundo jogo da final do Carioca, contra o Vasco.

 - Vamos ver ainda. O Jefferson pode voltar para a finalíssima. Não está descartado. Acho que vai dar para ele jogar. Ele tem estado presente no clube e tem trabalhado forte - disse o treinador alvinegro à Fox Sports.


Paulo Victor Reis -  LANCENET! 

Com poupados, Bota volta aos treinos e Elvis está fora do primeiro jogo


Após dois dias de folgas, grupo fica sob os cuidados do preparados Marcello Campello. Carleto, Bill, Marcelo Mattos, Luis Ricardo e Elvis não participam



Acabou o descanso, acabou a comemoração. Após dois dias de folga por conta da classificação para a decisão do Campeonato Carioca, o Botafogo retomou os trabalhos na manhã desta terça-feira, no Estádio Nilton Santos. E os jogadores não tiveram moleza. Debaixo de um sol escaldante e muito calor, os atletas realizaram um intenso treino físico, sob os cuidados do preparador Marcello Campello. 

Nesta terça-feira o Alvinegro só treina pela manhã, já que a atividade da tarde foi cancelada (Foto: Marcelo Baltar)
No entanto, nem todos participaram. Com problemas no músculo posterior da coxa direita, Elvis, que deixou o jogo contra o Fluminense nos primeiros segundos, está fora da primeira partida contra o Vasco, mas segue em tratamento. Já Luis Ricardo - que sente o adutor da coxa esquerda -, Carleto, Bill - com uma entorse no tornozelo esquerdo -, e Marcelo Mattos ainda são dúvidas, mas seguem sendo observados pelo departamento médico do clube e fazem trabalho específico. Nenhum dos jogadores machucados foi a campo no Engenhão.

Por outro lado, Tássio voltou a treinar normalmente com o grupo. O atacante está totalmente recuperado de uma torção no joelho direito e está à disposição do técnico René Simões. Quem também pintou em campo foi Roger Carvalho. Em fase final de recuperação de uma lesão na coxa, o zagueiro treinou em campo e realizou uma atividade à parte, ao lado de Andreazzi, André Luis e Daniel Carvalho.

A atividade da tarde desta terça-feira foi transferida para quarta, quando o Botafogo treinará em dois períodos. É a primeira vez, após quatro semanas, que René Simões terá uma semana livre para treinos.

Botafogo e Vasco iniciam no próximo domingo a decisão do Campeonato Carioca. Por ter feito a melhor campanha da Taça Guanabara, o Alvinegro tem a vantagem de jogar por dois empates. As partidas serão no Maracanã.

Por Felippe Costa e Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Presidente do Bota rejeita polêmica e descarta favorecimento ao Vasco


Carlos Eduardo Pereira releva palavras de presidente do Flamengo e afirma que Alvinegro chegou com justiça à final do estadual do Rio





Carlos Eduardo Pereira destaca méritos de Botafogo e Vasco
 para chegarem à final (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Se para a torcida a vaga na final ainda é muito festejada, para quem vive o dia a dia dentro do Botafogo o pensamento já está na final do Campeonato Carioca. E no momento em que direciona seu foco para o trabalho, existe, em General Severiano, a certeza de que o melhor é minimizar as críticas dos adversários que foram derrotados e valorizar a conquista alcançada com uma vitória sobre o Fluminense nos pênaltis, após o triunfo por 2 a 1 no tempo normal.

Evitando entrar em polêmicas, Carlos Eduardo Pereira garantiu não ver como desrespeito ou demérito à campanha do Botafogo as palavras do presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, que afirmou que a decisão do estadual é a prevista. Segundo o presidente alvinegro, as divergências políticas não influenciam o que ocorre em campo.

- É a opinião de cada um, mas eu tenho plena certeza de que Botafogo e Vasco chegaram à final com justiça. O Botafogo venceu a Taça Guanabara e eliminou o Fluminense por seus méritos. Foi uma disputa bonita e vai continuar sendo. São resultados que fazem parte em disputas entre os quatro grandes. Algo normal e que não se deve misturar com política com os resultados construídos dentro de campo - disse.

Acusado por outros clubes de ser beneficiado nas partidas por conta da amizade do presidente Eurico Miranda com o presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, Rubens Lopes, o Vasco é o adversário do Botafogo na disputa pelo título estadual. Assim, Carlos Eduardo Pereira mantém a certeza de que as situações de dentro de campo ocorrem sem que haja qualquer influência das relações estabelecidas fora dele.

- Isso não preocupa. Não temos reclamações do presidente Rubens Lopes. Se houve algum problema com outros clubes, tenho certeza de que não se refletirá nessas partidas. Queremos sempre o entendimento entre os clubes, com federação e com o Maracanã.

Botafogo e Vasco começam a decidir neste domingo, às 16h, no Maracanã, o título do Campeonato Carioca. O duelo de volta acontece no dia 3, no mesmo estádio. Os ingressos começam a ser vendidos nesta quarta-feira.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE