Páginas

sábado, 23 de agosto de 2014

Efeito suspensivo libera Emerson para voltar ao Botafogo




Emerson já pode voltar a atuar pelo BotafogoFoto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo / Divulgação

O técnico Vagner Mancini recebeu uma ótima notícia neste sábado. O Botafogo conseguiu, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), um efeito suspensivo para a punição de três jogos concedida ao atacante Emerson e o jogador poderá enfrentar o Santos, no próximo domingo (31).

O camisa 7 cumpriu duas partidas da punição, contra Figueirense e Chapecoense, mas mesmo se não estivesse suspenso, dificilmente participaria da partidas, já que está com um forte torcicolo.

Emerson já poderia voltar no jogo de quarta-feira, contra o Ceará, no Maracanã, por ser válido por outra competição - a Copa do Brasil, no caso.

Para o jogo contra o Santos, válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, Mancini também deverá contar com o atacante Bruno Correa, recém-contratado e que fez seu primeiro treino com o elenco na última sexta-feira.

Fonte: Terra.com.br

Após tensão, Mancini vê equipe mais leve e diz: "Era fundamental vencer"


Técnico não se empolga com rendimento, principalmente no segundo tempo, mas lembra importância de bom fim de turno e destaca evolução de Ramirez, autor do gol




O técnico Vágner Mancini não escondeu o enorme alívio pela vitória conquistada na noite deste sábado. Novamente próximo da zona de rebaixamento, o Botafogo estava a perigo após a derrota no meio da semana. Mas o 1 a 0 sobre a Chapecoense foi o suficiente para dar um pouco mais tranquilidade na caminhada pela evolução do time. Em suas primeiras palavras, o comandante não fez elogios à atuação e admitiu falhas, principalmente no segundo tempo, mas citou a importância de virar bem o turno.

- Sabíamos que era fundamental vencer. Não só pelos pontos, mas também para se afastar da zona debaixo, e também pelo ambiente. Seria importante ter uma sequência de vitórias para ter uma segunda etapa de campeonato melhor, mesmo não sendo ainda segundo turno. Com um time mais equilibrado, que teve pressão fora de campo. Estou satisfeito de ver o time estar mais leve. Fizemos dois tempos distintos, mas merecemos vencer o jogo pelo que mostramos nos 90 minutos - avaliou Mancini.

Autor do gol, o peruano Ramírez caiu nas graças do treinador e assumiu a vaga de Carlos Alberto, que está mais uma vez machucado e perde cada vez mais espaço.

- O Ramírez chegou e fez o quarto jogo. Está em evolução constante. Não tínhamos um atleta com esse estilo. Ele é um organizador, pisa na bola e as vezes até para quebrar esse jogo frenético que fazemos. Está subindo no conceito de todos: treinador, torcida e imprensa, demonstrando que pode ajudar muito a equipe.

Na próxima rodada, o Glorioso encara o Santos, sábado, também no Maracanã. Antes, recebe no mesmo palco o Ceará, quarta-feira, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Confira os outros trechos da entrevista coletiva:

MUDANÇA DE POSTURA NOS DOIS TEMPOS

A partir dos 25 minutos finais, sim. O time estava tenso pela necessidade de vencer. Fizemos um belo primeiro tempo, com velocidade e troca de passes, que era fundamental para ter hoje contra a Chapecoense, fechada. Tivemos várias chances. Voltamos bem até os 15 minutos do segundo tempo. Após a saída do Daniel houve uma queda. Ele estava bem e o time passou a dar muito espaço no meio de campo. O técnico da Chapecoense recuou o Zezinho, e nós fomos empurrados para trás. Depois das substituições melhoramos, mas ficamos devendo no segundo tempo. Teríamos de ter uma postura mais ofensiva para fazer o segundo gol e finalizar o jogo.

SEGURAR RESULTADO FOI MÉRITO
Se olharmos por outro ângulo, o time passou bem e segurou o resultado, apesar da diferença de atuação nos dois tempos. A Chapecoense lançou bolas na área e fomos bem. Sempre que você é testado e passa, é porque os atletas têm merecimento.

TORCIDA E JOGAR NO MARACANÃ

Será sempre sensacional. Não só pelo estádio belo que é, e também pela história do Botafogo. Sinto o time mais seguro. A presença do público tem de ser exaltada. A torcida fez um belo espetáculo, lotou a parte de trás do estádio e deu demonstração grande de carinho. Agradeço em nome de todos do grupo. Claro que isso repercute de forma positiva em campo. O jogador se sente mais seguro, porque tem o apoio do torcedor.

SIDNEY E ANDRE BAHIA

O Bahia vem muito firme e seguro. Ele está em igualdade de condições com Bolivar e Dória. Temos outros jogadores também. Nenhum atleta deve se sentir dono da posição, porque aí cai o rendimento e a concentração. Daqui a pouco o Dória volta e outro atleta sai. Em outras funções também. Estamos sem Carlos Alberto e Emerson, referências, mas buscando as vitórias. Se não mostra futebol maravilhoso, está atrás dos resultados. O Sidney tem um futuro muito promissor, detectei isso desde que cheguei. Sempre que posso quero que ele participe da equipe nos treinos, porque sei que vou usá-lo. Ele sabe segurar a bola, fazer a sua parte e hoje entrou bem.

SORTE E DEFESAS JEFFERSON

A sorte faz parte e é um detalhe. Só é favorável quando merece, e a falta de sorte também castiga. Tivemos sorte nesse lance, mas no primeiro tempo também acho que houve dois impedimentos mal marcados que poderiam virar gols do Botafogo. No jogo acontece. Quem está vencendo por 1 a 0, nos minutos finais, sofre, porque o outro time se lança a frente. Esse lance, de onde vi, o Jefferson tocou a bola, que correu o gol inteiro e felizmente saiu. Quando tudo funciona no clube, a sorte também vem e dá uma força.

REPETIR ESCALAÇÃO

Sim. Hoje infelizmente tivemos a saída do Daniel, que sentiu lesão muscular na coxa. Não sei se recupera para quarta-feira. Repetir o time ajuda, porque os atletas vão se conhecendo. Alguns ainda estão tímidos e nesse sentido também é importante. Ainda vão chegar outros atletas de fora, mas é interessante manter o time. Dos últimos nove pontos, fizemos seis.

CEARÁ COPA DO BRASIL

Vamos ter de virar a chave. É uma disputa diferente. São dois jogos, ou um de 180 minutos. É muita coisa envolvida. Aspecto emocional fala muito. Um time maduro e que sabe jogar a Copa do Brasil caminha bem, mas preparado emocionalmente vai mais. O Ceará é traiçoeiro, tem uma defesa sólida e pude acompanhar. Tenho amigos lá dentro. O Ceará será tão difícil quanto qualquer outro de Série A. Estão liderando a Série B e poderiam estar na Série A. É importante não tomar gols em casa, para ter vantagem no segundo jogo. Isso ajuda emocionalmente.

SEQUÊNCIA NO MARACANÃ TORCIDA LOTAR ESTÁDIO

Sem dúvida. Pelo sistema de disputa, o torcedor vai vir. E se quer ver um time lutador, que apesar de ter uma série de dificuldades, as quais estão sendo resolvidas, vai vir ao Maracanã. Teremos mais gente do que hoje. Espero o dobro quarta-feira, e que domingo contra o Santos tenhamos lotação máxima, fazendo do Maracanã um caldeirão. Quando o time sente que está incentivado, se enche de brio. Falei para eles que era uma semana de nove pontos. Faltam seis e contamos com o torcedor para isso.

SANTOS

Teve a chegada do Robinho e é diferente. O Santos é bem dirigido, mas dentro do Maracanã terá de sofrer. O Botafogo tem de tornar o jogo desconfortável desde o primeiro tempo. Se não tenho Ferreyra, tenho a volta do Sheik. Não sei se terei o Daniel para domingo, o Airton também sentiu lesão. Não só nós, mas todos times passam a ter problemas para escalação, mas tentaremos achar as soluções.

COPA DO BRASIL PODE ATRAPALHAR O BRASILEIRO E VICE-VERSA

Pode sim. No Atlético-PR vivi isso e uma hora os atletas se esgotaram. Tivemos 41 jogos sequência de quarta e domingo. Chega uma hora o cara está desgastado. Nós dirigimos seres humanos. Mas enquanto tivermos perna, temos de seguir em frente. Precisamos honrar essa camisa. O torcedor quer ver o melhor time possível. Neste momento, entraremos com força máxima em todos os jogos.

JEFFERSON GOLEIRO DE SELEÇÃO

Quando você vê o jogo de fora, que é o meu caso, e olha o Jefferson no gol, a chance do adversário fazer um gol diminui muito. Ele preenche o gol, não só pela técnica e postura, mas por como conduz o sistema defensivo. Sempre está orientando os atletas. O Jefferson tem salvado o Botafogo várias vezes. Ter um jogador de Seleção no elenco é muito bom.

FALTA DE CONTRA-ATAQUES NO SEGUNDO TEMPO


Citei que o posicionamento do Zeballos no segundo tempo foi diferente do que deveria fazer. Ele ficou adiantado, então a saída de bola da Chapecoense, com o Wanderson, acabava neutralizando a nossa marcação. O nosso time ficou afastado. Perdemos o Daniel, jogador que representava perigo sendo veloz. Tudo isso contribuiu para que no momento final fosse necessário segurar o 1 a 0, mas é uma maneira de jogar que não me agrada. É importante ser perigoso o jogo inteiro, mesmo quando adota uma postura de marcação. Se você abdica do ataque, chama demais o adversário para cima.


Por Marcelo Hazan Rio de Janeiro/GE

Cachito Ramírez faz golaço e Botafogo derrota a Chapecoense


Peruano brilhou na vitória alvinegra por 1 a 0; resultado põe o Alvinegro provisoriamente na 12ª posição do Campeonato Brasileiro



Ramírez fez um golaço no Maracanã
(Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
Com um golaço do meia peruano Ramírez e lances milagrosos e de sorte do goleiro Jefferson, o Botafogo derrotou a Chapecoense por 1 a 0, e se distanciou da zona de rebaixamento. Com o resultado, o Alvinegro pula provisoriamente para a 12ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 19 pontos.

Na próxima rodada do Brasileirão, o Glorioso enfrenta o Santos, sábado, também no Maracanã. Mas antes, encara o Ceará, quarta-feira, às 22h, também no Rio de Janeiro, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Já a Chapecoense, que se manteve com os mesmos 19 pontos do Bota, enfrenta o líder Cruzeiro, sábado, em pleno Mineirão, às 18h30.

CACHITO FAZ GOLAÇO

O Botafogo entrou em campo com o espírito bem diferente da última quarta-feira, quando viu o Figueirense marcar com apenas dois minutos de jogo. Dessa vez, foi a equipe carioca que iniciou o jogo pressionando, principalmente com cruzamentos para a área buscando o argentino Ferreyra. Porém, não foi tão efetiva quanto o Figueira e não marcou no início.

Aos poucos, a Chapecoense equilibrou a partida, mas não conseguiu transformar isso em chances de gol. Por sua vez, o Botafogo fazia boas tramas de ataque e levava mais perigo. Numa dessas trocas de passes, Ramírez recebeu ótimo passe de Daniel na esquerda, ajeitou para o pé direito e bateu de curva, sem chances para o goleiro Danilo.

JEFFERSON: MILAGRE E SORTE

Em desvantagem, a Chapecoense voltou mais organizada do que na primeira etapa. Porém, o Alvinegro seguia mais efetivo nas jogadas de ataque. Mas o time de Vagner Mancini começou a cansar e, naturalmente, recuar. Com isso, a Chapecoense começou a assustar. E aos 16 minutos, Camilo cobrou falta para a grande área, a zaga do Botafogo parou e Douglas Grolli cabeceou para o chão, mas Jefferson saltou e espalmou para fora de forma sensacional.

Vendo que o seu time era superior em campo, o técnico Celso Rodrigues colocou a equipe de Santa Catarina para a frente e tirou o volante Abuda para a entrada do atacante Tiago Luis. Numa das chances criada, o perigoso Bruno Rangel arriscou da entrada da área. Jefferson saltou e não alcançou e a bola bateu caprichosamente na trave esquerda do Botafogo e depois nas costas do goleiro, para depois sair mansamente pela linha de fundo, passando na frente do gol.

Com o Botafogo cansado, mas bem fechado na defesa, a Chapecoense insistiu, mas não conseguiu furar o bloqueio alvinegro. Vitória do Botafogo e mais três pontos na briga para deixar as redondezas da zona de rebaixamento.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 0 CHAPECOENSE


Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 23/8/2014 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Fabio Pereira (Fifa-TO) e Cleriston Clay Barreto Rios (Fifa-SE)
Renda e público: R$ 273.615,00 / 15.909 pagantes / 18.450 presentes
Cartões amarelos: Bolívar e Ferreyra (BOT) e Fabiano (CHA)
Gols: Ramírez 31'/1ºT (1-0)

BOTAFOGO: Jefferson; Edilson, Bolívar, André Bahia e Junior Cesar; Airton (Bolatti 26'/2º), Gabriel, Ramírez e Daniel (Yuri Mamute 15'/2º); Zeballos (Sdiney 35'/2º) e Ferreyra - Técnico: Vagner Mancini.

CHAPECOENSE: Danilo; Fabiano, Rafael Lima, Douglas Grolli e Ednei; Wanderson, Abuda (Tiago Luis 20'/2º), Dedé (Rychely 37'/2º) e Zezinho; Camilo (Mailson 28'/2º) e Bruno Rangel - Técnico: Celso Rodrigues.

Leia mais no LANCENET! 

Antes esquecido, Tanque é elogiado e vai para o seu terceiro jogo seguido


Técnico Vagner Mancini vê o Bota com mais presença de área com o argentino em campo e destaca também sua importância para aliviar o sistema defensivo



Ferreyra no treino da véspera do jogo contra
Chape (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Tanque Ferreyra andava sumido no Botafogo, mas voltou ao time com uma boa exibição na vitória sobre o Fluminense e já vai para sua terceira partida em sequência. Mesmo sem ter uma grande qualidade técnica, ele passou a ser visto como uma peça útil na equipe mesmo quando não faz gol. Para o técnico Vagner Mancini, o argentino aumenta a presença de área do Bota e também auxilia a defesa ao prender a bola na frente.

Ferreyra retornou ao time depois da suspensão de Emerson, que até então era escalado como a referência ofensiva.

- O Ferreyra tem uma forma de jogar que acaba aliviando o sistema defensivo. Briga, segura a bola na frente... Não é jogador de velocidade, mas compensa isso com outras coisas. O jogo aéreo ofensivo e defensivo dele é importante. Com ele temos mais presença de área, que era um problema nosso.

Neste sábado, às 18h30, o Botafogo enfrenta a Chapecoense, no Maracanã. Mancini acredita que os catarinenses vão adotar uma postura defensiva, o que vai exigir mais eficiência do sistema ofensivo alvinegro.

- Diante de algumas equipes, temos sentido esse problema. Precisamos aprender a jogar contra adversários fechados. Não adianta ficar tocando de um lado para o outro se não chegar no um contra um, que é o que desmonta o adversário.

O Botafogo é o 16º colocado do Campeonato Brasileiro com 16 pontos.

Por Fred Huber Rio de Janeiro/GE

Ameaçado, Bota tenta encerrar fama de carrasco de cariocas da Chape



Alvinegro tenta vitória em casa para não correr risco de entrar na zona de rebaixamento. Catarinenses buscam "gordura" para ver de longe o fundo da tabela




O Maracanã recebe neste sábado, às 18h30, um duelo entre duas equipes que sonham com a vitória para se afastarem da zona de rebaixamento, Botafogo e Chapecoense. O caso do Alvinegro é mais delicado, já que é o 16º colocado, com 16 pontos, e corre risco de entrar para o grupo dos quatro últimos se não vencer em casa. A missão promete ser complicada, já que a equipe catarinense venceu os dois cariocas que enfrentou até agora, Flamengo e Fluminense, ambos na Arena Condá, e quer sonhar mais alto na competição - está na 12ª posição, com 19 pontos.

Ciente da importância do jogo, a diretoria do Botafogo fez uma promoção no preço dos ingressos, mas até o fim das bilheterias na sexta-feira, apenas cerca de 5 mil ingressos haviam sido comprados antecipadamente. A expectativa é de que o movimento de torcida aumente perto da hora da partida.

O Premiere e PFC HD transmitem o jogo para todo o Brasil. O GloboEsporte.com acompanha todos os lances em tempo real, com vídeos.




Botafogo: o técnico Vagner Mancini vai repetir a escalação pela primeira vez em três rodadas seguidas. A aposta é de que o time ganhe em entrosamento e oscile menos, um problema detectado desde o início da competição. O Glorioso entra em campo com Jefferson, Edilson, Bolívar, André Bahia e Junior Cesar; Airton, Gabriel, Ramírez, Daniel e Zeballos; Tanque Ferreyra. A principal novidade da equipe será no banco, já que Yuri Mamute volta da seleção sub-20 e ficará à disposição.

Chapecoense: o técnico Celso Rodrigues deve manter o esquema utilizado nas duas últimas partidas, o 4-5-1. Ele aposta na dupla Camilo e Zezinho no setor de armação. O paraguaio Enrique Meza é o provável substituto de Jaílton, que levou o terceiro amarelo. A escalação do time: Danilo; Fabiano, Rafael Lima, Meza e Ednei; Wanderson, Abuda, Dedé, Zezinho e Camilo; Bruno Rangel.




Botafogo: Emerson está suspenso após punição do STJD por causa de entrada violenta no jogo contra o Santos. Carlos Alberto ainda se recupera de um problema no tornozelo. Wallyson também se recupera de um problema físico e ainda não estará a disposição, assim como Marcelo Mattos, que está em fase de recondicionamento.

Chapecoense: Tiago Saletti, André Paulino, Roni, Nenén e Alemão seguem no departamento médico. O atacante Fabinho Alves sentiu dores na coxa direita e não embarcou para o Rio de Janeiro. Fabinho Gaúcho está em fase de transição e já trabalhou com bola. O lateral Rodrigo Biro sofreu uma pancada durante treino e faz tratamento. Bruno Silva ainda se recupera de lesão.



Botafogo: Bolatti, Carlos Alberto, Edílson, Ferreyra, Gabriel e Lucas.

Chapecoense: Fabiano, Jaílton e Rodrigo Biro.








Por GloboEsporte.com*Rio de Janeiro